O Melhor em Suplementos Esportivos Você encontra na Tudo Saudável

Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 2 Votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
A Fantasia da Felicidade Plena é a Morte?
30-03-2019, 11:48 AM (Resposta editada pela última vez em: 30-03-2019 11:48 AM por Infinite.)
Resposta: #31
RE: A Fantasia da Felicidade Plena é a Morte?
Excelente tópico.

Infelizmente a felicidade plena, que só pode ser alcançada através do autoconhecimento, foi substituída pelo acúmulo de coisas. Ter ao invés de ser. O consumismo exacerbado representa uma grave distorção no qual todos nós estamos inseridos. Ninguém jamais se tornará feliz com o que vem de fora, mas apenas através da plena sintonização com o seu interior. O consumismo exacerbado é mais um dos tentáculos da matrix e uma consequência direta do capitalismo selvagem.

Como alguém que vive para trabalhar pode buscar a felicidade plena? Em grandes metrópoles trabalhadores chegam a ficar 12-14 horas fora de casa e ao chegar em seu lar mal tem tempo para comer e sua única forma de "lazer" é ligar a TV e ser impelido a consumir. Poucos são aqueles que estão despertos em algum nível e a maneira na qual a sociedade está organizada limita as possibilidades da busca pelo despertar. As religiões, que embora possuam um importante papel de certa forma educativo e introdutório à espiritualidade, quando assentadas em fundamentalismo religioso e não respeito às diferenças, se configuram em prisões-religiões e aspectos da própria matrix. Assim, materialismo ateísta e fundamentalismo religioso são dois lados da mesma moeda que mantém as massas cegas e sonolentas.

É meu humilde entendimento que nossa noção de felicidade precisa voltar às origens. Ser feliz tem a ver com contato com nosso íntimo, com nosso papel no mundo e em como podemos servir ao próximo. Esqueçamos os brinquedos tecnológicos que são meras distrações de maya e nos foquemos em trabalhar sobre nós mesmos. Recomendo meditação diária, não como forma de aliviar estresse como grande parte do Ocidente a vê, mas como uma sincera busca por si mesmo.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 4 usuários diz(em) obrigado a Infinite pelo seu post:
bandeirapvh (30-03-2019), Rox Extreme (07-04-2019), ruicoelho (30-03-2019), Toualy (06-04-2019)
Stévia pelo menor preço você encontra aqui
31-03-2019, 07:52 AM
Resposta: #32
(30-03-2019 11:48 AM)Infinite Escreveu:  ...
É meu humilde entendimento que nossa noção de felicidade precisa voltar às origens. Ser feliz tem a ver com contato com nosso íntimo, com nosso papel no mundo e em como podemos servir ao próximo.
...

Serão muito poucos os seres humanos que conseguem entrar em contacto com o seu íntimo. O principal caminho para a felicidade é conhecermo-nos a nós mesmos. Exige disciplina, rigor, desapego, meditação, oração, etc. São muito poucos os que conseguem encontrar tempo para estas prácticas, até porque, a maioria dos seres humanos, transformaram-se em andróides consumistas. O capitalismo selvagem assim o determinou.

Vivemos rodeados de estímulos que nos fazem esquecer quem somos. Vivemos como sonâmbulos que caminham em direcção ao abismo sem se darem conta. Alienados pelas luzes dos néons, somos levados para onde não queremos ir, tal é a força da publicidade agressiva, uma ferramenta de manipulação de massas.

Infelizmente substituímos a nossa felicidade pela alegria fútil e momentânea. O consumismo tornou-se num mecanismo de compensação da mente, que, ofusca a tristeza de não sabermos quem somos. Ao estarmos em silencio sozinhos, temos medo de nós, pois não sabemos o que aqui fazemos, quem somos. Na verdade, estamos abandonados à nossa sorte e, essa sorte, não nos dá a felicidade que tanto pensamos mas não queremos.

Gosto de lembrar sempre a felicidade verdadeira encontrada por alguns místicos na solidão da sua cela e, nas horas e dias passados a meditar ou a orar. A manifestação da felicidade, nestes casos, levou-os ao êxtase e à sua transformação espiritual a pontos de sentirem no corpo a presença transcendente de algo superior. Embora a psicanálise tenha uma forma diferente de entendimento destes fenómenos, pessoalmente, não descarto que estiveram e sentiram a verdadeira felicidade, ou seja, a comunhão com o todo, a diluição do seu eu no todo, o que, para muitos, pode representar um estado de transição entre a vida e a morte, mas auto-controlado de alguma forma.

“Eu quero ver Deus, e para isso é necessário morrer. Não morro, mas entro na vida.”
Santa Teresa D’Avila

Ab alio expectes, quod alteri feceris
[-] O(s) seguinte(s) 3 usuários diz(em) obrigado a ruicoelho pelo seu post:
bandeirapvh (31-03-2019), Infinite (31-03-2019), Toualy (06-04-2019)
06-04-2019, 04:38 AM (Resposta editada pela última vez em: 06-04-2019 05:25 AM por Toualy.)
Resposta: #33
(19-03-2019 04:52 PM)ruicoelho Escreveu:  ...
Gostaria também de referir, ou enunciar um comentário sobre o que diz ser : ... "estas sucessivas reencarnações como um ciclo vicioso e malicioso que nos prende e limita no espaço e consequentemente no tempo" ...

Bom, na verdade, o objectivo ultimo da filosofia e da pratica do Dharma, é a libertação total e infinita do ser humano desta roda de renascimentos, ou seja, a libertação da essência humana do sofrimento total que cada reencarnação nos dá. Assim, e caso o trabalho feito em vida/vidas, como compensação das boas praticas, nos conduz ao Nirvana e consequentemente a um estado de não existência. Em suma, a libertação total da existência. Simplesmente deixamos de ser.
...

Caro Rui, desculpe a ausência, estive doente e com duas semanas cheias de exames.

Respondendo à sua questão e esclarendo a minha afirmação isto é o que eu entendo sobre a libertação total:

Citar:Retorno ao aeon eterno

Nós viemos de cima deles todos, dos alienígenas e deuses, dos anjos da pobreza e os monstros deles. Muitas pessoas aqui são imortais, mas eles não sabem disso, então eles vivem como se fossem escravos. Eles acreditam que eles são parte do mundo, não sabem que o mundo é curral deles, e seus corpos suas prisões, porque eles estão iludidos. Eles não confiam em sua natureza espiritual, eles confiam na carne que irá perecer, então colocam suas esperanças nesta vida, e não encontram nenhuma verdade.

Mesmo aqueles que possuem certa percepção espiritual não percebem que precisam encontrar a verdade enquanto estão vivos, de outro modo, quando o corpo morre e eles estão nas mãos das autoridades, terão que passar por uma revisão, em seguida um julgamento, e serão jogados em outra carne para servidão.

Há sempre muita dor quando eles descobrem que desperdiçaram suas vidas. Mas cada vida nova é uma chance nova. Quando eles alcançam a palavra doadora-de-vida, eles permanecem com ela até a hora chegar. E fazendo isso, eles passarão pelos portões de todas as autoridades sem medo. E eles se despirão do fardo da escuridão, que é o corpo, e serão batizados três vezes. Eles serão recebidos por aqueles que entregam as vestimentas eternas, a luz perfeita do espírito, porque eles não são estranhos a eles.

E eles se dirigirão para o lugar mais alto, já que se tornaram dignos das glórias indescritíveis, pois eles rejeitaram o mundo e os poderes para serem livres da escravidão do esquecimento. Eles habitarão lá para sempre, com os Grandiosos, os Imortais, na Luz do Pai Eterno. E eles aprenderão da sabedoria imperecível perfeita, e eles viverão e nunca mais morrerão.

Quem tiver ouvidos para ouvir que ouça!

Assim, e caso o trabalho feito em vida/vidas, como compensação das boas praticas, nos conduz ao Nirvana e consequentemente a um estado de não existência. Em suma, a libertação total da existência. Simplesmente deixamos de ser.
...

Caro Rui o que entende por deixar de ser? O que acontece quando deixarmos de ser? Poderá o ser deixar de ser e desaparecer?

É que eu andei um pouco perdido, não sabia o que era, mas descobri o Caminho, a Verdade e a Vida. Isto é, fui criado à imagem e semelhança do Pai Criador e assim como ele EU SOU, pela imensa Graça concedida pelo Grande Irmão que nos deu Vida Plena e Eterna. Sendo assim jamais em hipótese alguma deixarei de Ser, simplesmente não é possível! Pelo exposto, coadjugado pela minha citação acima não entendo, nem consigo sequer conceber, as suas afirmações daí necessitar e solicitar os referidos esclarecimentos.

(19-03-2019 04:52 PM)ruicoelho Escreveu:  ...Será que na verdade existimos em corpo? Ou por outro lado tudo não passará de uma ilusão criada pela nossa mente? Talvez não seja tão errado colocarmos a questão nestes moldes: Existimos sim, mas simplesmente como mente e, como sabemos, a mente tem um grande poder, poder esse que pode criar uma verdadeira ilusão. Serei eu assim estúpido ao estar a equacionar esta possibilidade?
...

Concordo com esta afirmação porém não na sua totalidade. Esclarecendo o meu ponto de vista e reformulando, diria: "...existimos sim, mas para além da mente e, como sabemos, a mente tem um grande poder, poder esse que pode criar uma verdadeira ilusão." E cria, inibe e diminui o nosso Verdadeiro Eu. Este é o meu entendimento e como o amigo Rui devolvo a sua última questão, mas nos meus moldes: serei idiota ao equacionar esta, minha, possibilidade? Com esta expressão pretendo reforçar apenas se será uma ideia totalmente parva, descabida, inusitada e/ou surreal?

Caro amigo Rui acho esta última expressão mais adequada - não no sentido pejurativo mas no sentido de talvez não ser uma ideia peregrina, pois estúpido tenho a certeza que não é, o Rui é essencialmente um questionador inconformado, um livre pensador tão raro nos dias que correm, um "sonhador divagador" e não raras vezes um professor. Sabe bem que tenho um grande apreço e estima por si apesar de divergirmos de opinião em muitos e variados assuntos. Não obstante, é sempre um prazer e um enorme aprendizado debater consigo.

Forte Abraço

(17-03-2019 12:46 PM)BioMachine Escreveu:  Caro @Toualy

Gostaria verdadeiramente de enveredar por tal discussão acerca de toda essa temática contigo, mas por estar em viagem, tudo fica um pouco mais complicado...
Inclusive o tempo disponível ao fórum, o que me impede acessar mais vezes ao dia.

Mas faço questão de arrematar o assunto da referida correlação, deixando dois links aqui e aqui, para que analise sob prismas distintos.

@BioMachine vi com atenção os links por si sugeridos, mas discordo, contudo, humildemente de algumas coisas. Entretando adoeci e tive de estudar para exames e já estou algo esquecido, além de que já é bastante tarde e necessito de descansar um pouco. Porém, já respondi a alguns pontos na minha resposta ao Rui e quanto a outros, muito brevemente, irei analisar novamente para relembrar e darei a minha modesta opinião. Obrigado pela partilha meu amigo.

Forte Abraço

“If I´m wrong about God them I wasted my life. If you´re wrong about God then you wasted your eternity.” – Lecrae

"Não são os políticos os que governam o mundo. Os lugares de poder, além de serem supranacionais, multinacionais, são invisíveis." – José Saramago
[-] O(s) seguinte(s) 1 usuário disse obrigado a Toualy pelo seu post:
ruicoelho (06-04-2019)
06-04-2019, 01:42 PM (Resposta editada pela última vez em: 06-04-2019 01:47 PM por ruicoelho.)
Resposta: #34
(06-04-2019 04:38 AM)Toualy Escreveu:  ...
Assim, e caso o trabalho feito em vida/vidas, como compensação das boas praticas, nos conduz ao Nirvana e consequentemente a um estado de não existência. Em suma, a libertação total da existência. Simplesmente deixamos de ser.
...
...
Caro Rui o que entende por deixar de ser? O que acontece quando deixarmos de ser? Poderá o ser deixar de ser e desaparecer?
...
(19-03-2019 04:52 PM)ruicoelho Escreveu:  ...Será que na verdade existimos em corpo? Ou por outro lado tudo não passará de uma ilusão criada pela nossa mente? Talvez não seja tão errado colocarmos a questão nestes moldes: Existimos sim, mas simplesmente como mente e, como sabemos, a mente tem um grande poder, poder esse que pode criar uma verdadeira ilusão. Serei eu assim estúpido ao estar a equacionar esta possibilidade?
...
...
Concordo com esta afirmação porém não na sua totalidade. Esclarecendo o meu ponto de vista e reformulando, diria: "...existimos sim, mas para além da mente e, como sabemos, a mente tem um grande poder, poder esse que pode criar uma verdadeira ilusão." E cria, inibe e diminui o nosso Verdadeiro Eu. Este é o meu entendimento e como o amigo Rui devolvo a sua última questão, mas nos meus moldes: serei idiota ao equacionar esta, minha, possibilidade? Com esta expressão pretendo reforçar apenas se será uma ideia totalmente parva, descabida, inusitada e/ou surreal?
...

Como sabe sempre lhe fico grato pelas suas respostas. A admiração é mutua. Mas adiante...

O ser e o deixar de ser.

Como deve de entender, os conceitos orientais e muito em particular os budistas, são para nós ocidentais (moldados e doutrinados numa visão da realidade tridimensional muito clara e objectiva e, reforçada por um método, que, pese o facto de ser muito contestado é o que é ainda válido, o método cientifico), algo que tolda a nossa interpretação e entendimento dos mesmos.

Talvez por esta razão, tem vindo a ser comum e muito actual, mesclar conceitos subjectivos do budismo, com teorias da moderna física quântica e interpretações de uma certa linha de conhecimento designada de esoterismo, mas um esoterismo bacoco. Hoje, tudo e/ou todos, emitem opiniões sobre temas transcendentes, todos sabem de quântica, todos sabem de teosofia, orientalismo, etc, mas, se forem "espremidos", não produzem nem um pingo de sumo. Está na moda o orientalismo e as mal designadas ciências ocultas e/ou esotéricas.

Talvez por isto, a verdadeira sabedoria ancestral dos Vedas, Sutras, do livro sagrado do hinduísmo, o bhagavad gita, do Tripitaca budista, etc, não consiga ser descodificada pelas mentes baralhadas dos ocidentais. Como explicar a vacuidade budista a uma pessoa que pensa que o vácuo é um local onde nada há? Como explicar a não existência a uma pessoa que entende a existência pois tem um corpo físico que sente e que ele vê? Não é fácil. E, se quiser entender, terá que passar horas e dias a queimar as pestanas a ler e a estudar para depois chegar à conclusão que não entendeu nada do que leu. Mas chega de conversa e vamos tentar explicar por palavras minhas ás suas questões.

Deixamos de "ser" quando o nosso corpo físico morre. Não há dúvidas. Sei que para si subsiste a alma, aceito e não me incomoda. Portanto o meu caro amigo continuará a ser o mesmo mas numa outra dimensão. Mas o deixar de "ser", é deixar de ser este eu, o que estava agregado ao corpo que morreu. No entanto a consciência imutável persiste e, mais tarde, voltará a ser um novo eu com o seu retorno a um novo corpo, e não reencarnação, pois esta é para seres mais desenvolvidos. Este ciclo de retornos da consciência, visa a perfeição do ser, ou seja de uma essência que determina a nossa existência ou não existência.

Esta essência imutável é o todo de onde viemos e, quando atinge a perfeição, ela se dilui no todo, ou seja, deixa de ser. Liberta-se do ciclo de retornos ou reencarnações. Atinge o limite máximo da sua libertação do mundo físico, assim passa para um estado de não existência em termos de "andar para cá e para lá". Para melhor entender este conceito, vamos colocar as coisas na perspectiva de um católico mas levado ao limite da perfeição. Pense que a sua alma, que é uma alma perfeita, quando morre o seu corpo físico, ela retorna ao Pai e se funde Nele. Aí tem, você deixa de ser. Não sei se me fiz entender. Só que no budismo este conceito de Pai e de Alma não é assim tão claro e linear. Não há sequer equiparação de conceitos, porque não há Pai nem Alma. Mas objectivamente pode assim ser entendido. Claro que toda a tradição e linguagem e de conceitos budistas difere algo relativamente ao entendimento católico ocidental.

O que refere na sua teoria ... (existimos sim mas para além da mente), não é estupidez nenhuma. A mente é algo que necessita de uma matriz biológica para exercer a sua acção. Mas a morte destrói essa matriz, no entanto, a consciência, algo que faz parte da sua mente ou dos seus processos mentais, não desaparece, ela permanece. Seria um desperdício total a sua consciência diluir-se no éter. Não faria sentido termos consciência só porque sim. Por tanto o meu caro amigo continua a existir em consciência apesar de deixar de ser, ser no sentido objectivo, no sentido do eu, do seu eu ou do seu corpo.

A questão é que esta consciência tende para a perfeição e só o consegue com a aquisição de experiência, logo necessita de voltar para se aperfeiçoar. No catolicismo isto não faz sentido nenhum, daí no ocidente não se aceitar como verdade alguns dos conceitos budistas e, pior, não os entendermos.

Terminaria dizendo que tudo o que equacionamos aqui talvez até nem faça sentido nenhum. São meras especulações que elaboramos para dar respostas ás nossa dúvidas. Pessoalmente tendo em aceitar cada vez mais que a vida e a nossa existência não tem justificação para ser assim tão complicada. E, pelo facto de não ser tão complicada não a entendemos. Nós não entendemos coisas simples. Necessitamos de fazer exercícios mentais e jogos mentais, pois assim o nosso ego vai engordando. A vida não é complicada, simplesmente devemos viver e deixar viver. Evidentemente que a vivência deve de ter em conta uma conduta que tenda para a perfeição, coisa que não conseguimos por natureza.

Ainda para terminar, deixaria só uma simples curiosidade. O vácuo. A vacuidade budista não tem nada a ver com o vácuo, mas as pessoas associam o vácuo à vacuidade. Mas mesmo o vácuo está cheio de coisas e, agora falo cientificamente, o vácuo esta trespassado por ondas electromagnéticas e gravitacionais, isto está no vácuo, então como pode o vácuo ser vácuo? Há uma confusão de conceitos, pois quando as pessoas se referem ao vácuo, estariam correctas se se referissem ao vazio. Este sim, é o vazio absoluto. Algo muito complicado...

Vou deixar-lhe aqui um link para uma matéria que irá gostar de ler apesar da complexidade de entendimento para a nossa formação, mas caso entenda leia e pense por si.
- Ausencia do Eu, identidade e interdependencia.

Ab alio expectes, quod alteri feceris
Maca Peruana pelo menor preço você encontra na Tudo Saudável
Responder 

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes
Tópicos relacionados...

Publicidade:
Loja de Produtos Naturais Tudo Saudável

Recomende o Fórum

Sites Associados: Dossiê Vacina HPV
Registro de Efeitos Adversos das Vacinas
Rastreando Chemtrails
Site Notícias Naturais
Fórum Notícias Naturais Blog Anti-Nova Ordem Mundial

Pesquisar

(Pesquisa Avançada)

Olá, Visitante
Olá Visitante!
Para participar do fórum, é necessário se Registrar.

Senha

Usuários Online
Existem no momento 79 usuários online.
» 2 Membros | 77 Visitantes
pequeno gafanhoto, rmuller

Estatísticas do Fórum
» Membros: 21,162
» Último Membro: majerodpe
» Tópicos do Fórum: 26,260
» Respostas do Fórum: 279,566

Estatísticas Completas

Tópicos Recentes
Islamização da Europa.
Última Resposta Por: Marcelo Almeida
Hoje 11:42 AM
» Respostas: 0
» Visualizações: 21
Globalização é o contrário de Globalismo
Última Resposta Por: Marcelo Almeida
Hoje 11:31 AM
» Respostas: 0
» Visualizações: 11
Terra Plana: A Elite e a doutrinação secular da Terra em formato de globo
Última Resposta Por: pequeno gafanhoto
Hoje 10:28 AM
» Respostas: 393
» Visualizações: 19443
Nem Deus, nem Darwin... E se o Universo for um programa?
Última Resposta Por: Velho Druida
Hoje 12:16 AM
» Respostas: 10
» Visualizações: 641
Vem ai, mais uma Crise Econômica Mundial (2019/2021)
Última Resposta Por: CaféSemAçúcar
Ontem 08:12 PM
» Respostas: 31
» Visualizações: 5262
Últimos acontecimentos ONLINE
Ontem 07:22 PM
» Respostas: 1291
» Visualizações: 236311
O plano global de extinção da classe média mundial
Ontem 07:14 PM
» Respostas: 2
» Visualizações: 114
EUA designam oficialmente Brasil como um aliado prioritário extra-OTAN
Última Resposta Por: Aragorn
Ontem 03:01 PM
» Respostas: 25
» Visualizações: 1011
Perseguição cristã.
Última Resposta Por: Xevious
Ontem 12:09 PM
» Respostas: 21
» Visualizações: 1084
Algumas músicas anom
Ontem 10:59 AM
» Respostas: 185
» Visualizações: 33694
(Importante) III Guerra Mundial
18-08-2019 10:10 PM
» Respostas: 740
» Visualizações: 458592
Se você é homem, branco, heterossexual e cristão... a NOM quer o seu fim!
Última Resposta Por: Diakonov
18-08-2019 01:05 PM
» Respostas: 99
» Visualizações: 5447
400 links que o Google não quer que você acesse
Última Resposta Por: ULTRON
15-08-2019 06:54 PM
» Respostas: 21
» Visualizações: 6069
Um Foro de São Paulo mundial? O que é a Aliança Progressista
Última Resposta Por: NoNOM
15-08-2019 11:56 AM
» Visualizações: 293
Em terra de mico-leão, chimpanzé é rei.
13-08-2019 01:35 AM
» Respostas: 6
» Visualizações: 479
No STF, Lula tem prioridade sobre quem está morrendo sem remédio
Última Resposta Por: spydreh
12-08-2019 12:02 PM
» Visualizações: 362
As mulheres vão destruir a atual sociedade
11-08-2019 12:58 PM
» Respostas: 26
» Visualizações: 2039
Ilha de Epstein
Última Resposta Por: ULTRON
10-08-2019 03:06 PM
» Respostas: 6
» Visualizações: 1312
Coletivismo
10-08-2019 02:49 AM
» Respostas: 26
» Visualizações: 2909
Uma grande calamidade esta prevista para acontecer na América do Sul, revela profeta
09-08-2019 11:05 PM
» Respostas: 75
» Visualizações: 15209
Terrorismo ecológico.
09-08-2019 05:25 PM
» Respostas: 9
» Visualizações: 689
O que é a "ciencia" de hoje
Última Resposta Por: Xevious
09-08-2019 04:59 PM