Conheça os Benefícios do Matcha


Atualizações: Operação Jade Helm

Responder 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Como melhorar o seu bom senso
16-03-2017, 11:26 AM
Resposta: #1
Como melhorar o seu bom senso
O dicionarista Aurélio Buarque de Holanda Ferreira nos informa sobre a expressão bom senso:

[Imagem: 5a678df03a22e27260191e771eee3026.jpg]

1. capacidade de discernir entre o verdadeiro e o falso;
2. aplicação correta da razão para julgar ou raciocinar em cada caso particular da vida;
3. capacidade de julgar e resolver problemas conforme o senso comum.

Convenhamos, pessoas inteligentes nem sempre agem de forma inteligente. Em contrapartida, o bom senso pode ser aprendido e aplicado nas nossas vivências do dia a dia, independentemente do grau de QI (quociente de inteligência) ou da inteligência emocional das pessoas. Então, podemos concluir que o bom senso é uma maneira de pensar que exige dedicação e esforço constante, podendo, portanto, ser desenvolvido por pessoas preocupadas em adotar sempre uma boa escolha entre o falso e o verdadeiro.

Assim, pessoas bem treinadas neste sentido adotam julgamentos prudentes baseadas em uma simples percepção da situação ou dos fatos. É só não complicar excessivamente as coisas, aplicando a experiência de vida e o conhecimento geral para agir com simplicidade. Neste sentido, o bom senso é uma espécie de "inteligência prática" ou "habilidade mental" para lidar com os desafios e oportunidades da vida.

Como as decisões são contextuais e dependem da situação no momento, o propósito do bom senso é o de nos ajudar a tomar decisões de modo a não errarmos ou fracassarmos e, portanto, sermos bem sucedidos.

O bom senso tem, também, um escopo mais abrangente, qual seja o de nos livrar de regras retrógradas, teorias mal definidas e ideias e diretrizes inconsistentes que nos pertubariam nos momentos de decisão. Muitas coisas que são feitas e aceitas sempre da mesma maneira podem estar erradas e ser derrubadas por formas diferentes de fazer, desde que ancoradas no bom senso de pessoas treinadas e experimentadas no assunto em questão.

Muitas vezes, com certa frequência, a mente humana se convence de que uma determinada ideia é correta ainda que as evidências demonstrem o contrário. Isso porque somos sujeitos a erros e falhas. Ao longo da evolução, o nosso cérebro, operado pelo subconsciente, adotou certos atalhos de forma automática para reagir com rapidez nas situações de grande perigo e garantir a sobrevivência em um mundo cheio de predadores, que no mundo moderno não existem mais. Mas, mesmo assim, algumas dessas reações instintivas podem nos fazer cair em apuros, já que acabamos por agir sem pensar, assumindo certos comportamentos distantes da realidade atual, em vez de questionarmos sobre sua utilidade. Assim, a mente pode ignorar o bom senso, mantendo o próprio senso de realidade fora de proporção, desfocado mesmo.

É bom lembrar que a interpretação que damos à realidade varia de pessoa para pessoa, e nesse sentido o bom senso acaba seguindo a realidade de cada pessoa, gerando, muitas vezes, conflitos de decisão, principalmente quando as decisões são tomadas por mais de uma pessoa, como nas empresas, em que as decisões nem sempre são aceitas por todos.

Outras vezes, quando estamos lidando com novos contextos diferentes de contextos similares do passado, a nossa mente pode nos enganar, levando-nos a adotar um pensamento associativo ao senso comum que, no passado, dava certo, mas que agora já não se aplica mais, já que as condições que influenciam as novas situações não são exatamente as mesmas do passado.

Nesses casos, frequentemente caímos em erro, pois nos recusamos a enxergar além das associações e condicionamentos padrões. Daí, a necessidade de fazermos adaptações para que o nosso cérebro não se deixe influenciar pelos padrões antigos.

Precisamos ter cuidado com nossas convicções e certezas ditas absolutas. Elas nos enganam quando nos transformamos em pessoas teimosas. A teimosia não nos permite reconhecer os nossos erros. Quando a teimosia é baseada em razões como a insegurança, o medo, a incompreensão, a raiva e o medo do ridículo, nos perturbamos e passamos a tomar decisões irracionais e injustificadas. Nessas condições o bom senso desaparece por completo.

Quando, por qualquer motivo, nos distanciamos da realidade de outras pessoas precisamos nos reavaliar, pois a nossa realidade se torna confusa e muitas vezes insana, e nós mesmos nem percebemos que isso está acontecendo. Nessas circunstâncias, distanciamo-nos do senso comum da realidade e precisamos reaprender, tanto quanto possível, sobre como os outros pensam o mundo e idealizam a evolução do bom senso, pois ele é derivado de experiências comuns e não apenas de sua experiência. Assim, se o que fizer baseado em sua própria apreensão da situação não der certo, poderá consertar o erro e suas consequências antes que ele se agrave mais ainda.

Pense sempre e raciocine antes de agir. Não esteja "convencido" de que só você está certo. Ouça sempre as opiniões de outras pessoas, principalmente as dos amigos verdadeiros, antes de tomar decisões importantes em sua vida. Tenha por hábito pensar diariamente, pelo menos por 20 minutos. Faça isso com responsabilidade e disciplina. E o seu bom senso melhorará consideravelmente.



Ab alio expectes, quod alteri feceris
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 3 usuários diz(em) obrigado a ruicoelho pelo seu post:
Bogoton (17-03-2017), gonçalo ribas (17-03-2017), rmuller (16-03-2017)
Pasta de Dente sem Flúor Oralin Você Encontra na Tudo Saudável Produtos Naturais
16-03-2017, 11:57 AM
Resposta: #2
RE: Como melhorar o seu bom senso
A jogada é .. tentar compreender um argumento contrário ao seu

Será que ele teria razão?

Muitas vezes vemos argumentações, mas antes de a lermos, vemos quem fez, qual é a origem etc, e se é de alguém de pensamento oposto, então nem lemos, ou lemos só para encontrar um motivo para contrariar.

Em todos casos, só em ver a origem já temos a nossa opinião formada.

Mas se fazemos isto, estamos agindo com PRÉ-conceito e sendo falhos nas nossas conclusões.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 2 usuários diz(em) obrigado a Xevious pelo seu post:
Fire Fox (16-03-2017), ruicoelho (16-03-2017)
16-03-2017, 02:54 PM
Resposta: #3
RE: Como melhorar o seu bom senso
temos de saber aceitar a opiniao dos outros e muitas vezes questionar o nosso proprio censo comum. nao é facil para ninguem mas cabe-nos a todos fazer isso por um mundo mais tolerante e respeitavel. Esta fazendo boas contribuições @ruicoelho. Obrigado.

“Em guerras como essa, diz meu pai, uma guerra civil, entre cidadãos, sempre, e em todo lugar, são desarraigadas populações inteiras. Foi assim que aconteceu entre a Grécia e a Turquia, entre a Índia e o Paquistão. Entre a Polônia e a Tchecoslováquia e a Alemanha.”
AMOS OZ
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
16-03-2017, 05:10 PM
Resposta: #4
RE: Como melhorar o seu bom senso
(16-03-2017 11:57 AM)Xevious Escreveu:  ...
A jogada é .. tentar compreender um argumento contrário ao seu
...

A questão principal é que a nossa consciência por vezes nos trai e, sem nos apercebermos o orgulho salta para o debate. Este erro por vezes irracional, condiciona logo à partida o desfecho de toda e qualquer discussão.

Se eventualmente a nossa humildade estiver trabalhada no sentido de nos colocar no nosso lugar, então sim, teremos o cenário perfeito para aceitar a opinião do outro. Mas, aceitar a opinião do outro não quer dizer que estejamos de acordo com ele, mas que respeitamos a diferença. Esta atitude revela um ser evoluído espiritualmente e com a sua dignidade enaltecida.

Quanto ao preconceito, é verdade, é um erro de avaliação repentino. No entanto, se posteriormente formos capazes de reconhecer esse nosso erro, estamos a crescer e, penso que é essa a ambição de todo o ser humano, evoluir e crescer espiritualmente.

Ab alio expectes, quod alteri feceris
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 1 usuário disse obrigado a ruicoelho pelo seu post:
Xevious (17-03-2017)
Chlorella Green Gem Pelo menor Preço Você Encontra na Tudo Saudável Produtos Naturais
17-03-2017, 12:33 PM
Resposta: #5
RE: Como melhorar o seu bom senso
(16-03-2017 05:10 PM)ruicoelho Escreveu:  aceitar a opinião do outro não quer dizer que estejamos de acordo com ele, mas que respeitamos a diferença.
Isto me lembra das minhas discussões com minha esposa

tento deixar claro, que muitas vezes temos opiniões contrárias e isso não faz mal algum.
Mas ela acha que se discordamos, é porque sou contra ela e.. delhe briga hehe
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 1 usuário disse obrigado a Xevious pelo seu post:
ruicoelho (17-03-2017)
Responder 


Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas Visualizações: Última Resposta
  Feministas querem que Mentiras Ditas às Mulheres Sejam Tratadas como Estupro admin 4 2,875 23-04-2017 09:13 AM
Última Resposta: Bogoton
  Simplesmente algo como o inferno na terra: lady gaga show de horror! CENAS FORTES rdz8773 58 23,204 26-03-2017 12:16 AM
Última Resposta: H.chisholm
  A esquerda a discordância como ofensa e as universidades como zonas de guerra John Dickinson 5 900 12-04-2016 12:00 PM
Última Resposta: Agente Smith
  Como as coissa Urtiga 4 796 04-03-2016 12:50 PM
Última Resposta: Guigo Xavier
  Como Lidar com Vampiros Psíquicos FaNtOmAs 6 1,911 28-02-2016 05:33 PM
Última Resposta: John Dickinson

Ir ao Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes
Tópicos relacionados...

Publicidade:
Loja de Produtos Naturais Tudo Saudável

Recomende o Fórum


Sites Associados: Dossiê Vacina HPV
Registro de Efeitos Adversos das Vacinas
Rastreando Chemtrails
Site Notícias Naturais
Fórum Notícias Naturais Blog Anti-Nova Ordem Mundial

Pesquisar

(Pesquisa Avançada)

Olá, Visitante
Olá Visitante!
Para participar do fórum, é necessário se Registrar.



  

Senha
  





Usuários Online
Existem no momento 108 usuários online.
» 0 Membros | 108 Visitantes

Estatísticas do Fórum
» Membros: 19,620
» Último Membro: pedrohosoares
» Tópicos do Fórum: 24,234
» Respostas do Fórum: 256,276

Estatísticas Completas

Tópicos Recentes
Centros de Clonagem
Última Resposta Por: Buscadora da Verdade
Ontem 11:06 PM
» Respostas: 218
» Visualizações: 15785
500 mil tons sionistas: Exército americano estuprou 500 mil mulheres
Última Resposta Por: Sanderson S. Pierre
Ontem 10:36 PM
» Respostas: 14
» Visualizações: 6773
Reforma trabalhista e o pato que o trabalhador vai ter que pagar
Última Resposta Por: Beobachter
Ontem 10:28 PM
» Respostas: 9
» Visualizações: 360
Qual é o segredo de Ney Matogrosso?
Última Resposta Por: Sanderson S. Pierre
Ontem 10:08 PM
» Respostas: 46
» Visualizações: 16058
Jovem do Acre envolvido com ocultismo desaparece misteriosamente. Fato ou farsa?
Última Resposta Por: Beobachter
Ontem 09:26 PM
» Respostas: 114
» Visualizações: 8388
COREIA DO NORTE: Centralização de Notícias importantes
Última Resposta Por: Beobachter
Ontem 08:13 PM
» Respostas: 112
» Visualizações: 8108
Continuem a falar mal das vacinas. Ora vejam ...
Última Resposta Por: Doc S
Ontem 06:38 PM
» Respostas: 44
» Visualizações: 1845
“As fake news não são o problema”. No Zetland, só se publicam três artigos por dia.
Última Resposta Por: guilhas23
Ontem 06:25 PM
» Respostas: 2
» Visualizações: 221
Deus, o Universo e a Ciência
Última Resposta Por: dlukynha
Ontem 05:31 PM
» Respostas: 16
» Visualizações: 657
Rumo a escravização disfarçada de trabalho: carga de 60 horas semanais
Última Resposta Por: Xevious
Ontem 04:48 PM
» Respostas: 117
» Visualizações: 12961
Soberania ameaçada com a nova Lei de migração?
Última Resposta Por: Beobachter
Ontem 04:28 PM
» Respostas: 60
» Visualizações: 2245
Das Falacias e do Discurso do Lobo e do Cordeiro.
Última Resposta Por: Xevious
Ontem 04:15 PM
» Respostas: 19
» Visualizações: 721
Descubra as Mentiras que o Seu Cérebro Conta para Você
Última Resposta Por: Andяew
Ontem 04:12 PM
» Respostas: 4
» Visualizações: 8194
O Difícil e o impossível sustentado pela Elite e NOM
Última Resposta Por: Xevious
Ontem 03:55 PM
» Respostas: 12
» Visualizações: 589
Cepticismo positivo...
Última Resposta Por: Xevious
Ontem 03:50 PM
» Respostas: 21
» Visualizações: 936
Ciência e senso comum
Última Resposta Por: ruicoelho
Ontem 03:50 PM
» Respostas: 5
» Visualizações: 2007
Burrice à brasileira
Última Resposta Por: Lucas_0512
Ontem 12:43 PM
» Respostas: 18
» Visualizações: 1083
Como o Google Rouba Conteúdo, Esmaga Pequenos Editores e Monopoliza a Internet
Última Resposta Por: Doc S
Ontem 12:01 PM
» Respostas: 6
» Visualizações: 477
A destruição familiar como arma de conquista
Última Resposta Por: Doc S
Ontem 11:37 AM
» Respostas: 31
» Visualizações: 7513
Últimos acontecimentos ONLINE
Última Resposta Por: Beobachter
Ontem 09:06 AM
» Respostas: 389
» Visualizações: 111811
Terra Chata? Uma Nova Teoria sobre o Polo Sul
Última Resposta Por: MARCELO DF
Ontem 01:54 AM
» Respostas: 357
» Visualizações: 53747
A Manipulação do Homem através da Linguagem
Última Resposta Por: FaNtOmAs
24-04-2017 07:33 PM
» Respostas: 1
» Visualizações: 1446
Blogs e Similares de Membros do Fórum
Última Resposta Por: dabrilmendes
24-04-2017 01:37 PM
» Respostas: 72
» Visualizações: 45852
"Moro e Janot atuam com os Estados Unidos contra o Brasil"
Última Resposta Por: Beobachter
23-04-2017 11:32 PM
» Respostas: 180
» Visualizações: 12503
A Verdade por Trás da Censura do Google e Facebook
Última Resposta Por: Anonymous_T.ron
23-04-2017 08:41 PM
» Respostas: 5
» Visualizações: 1138
[BIBLIOTECA] Daniel, John - Scarlet and the Beast [ING]
Última Resposta Por: Apometron
23-04-2017 07:24 PM
» Respostas: 12
» Visualizações: 9197
Fraude das vacinas exposta
Última Resposta Por: ruicoelho
23-04-2017 03:59 PM
» Respostas: 7
» Visualizações: 1593
Baleia Azul - Até onde vai o nosso vazio?
Última Resposta Por: dabrilmendes
23-04-2017 03:31 PM
» Respostas: 33
» Visualizações: 3026
Libertinagem e Direitos das Mulheres, Desequilíbrio!
Última Resposta Por: Nikoloz
23-04-2017 01:43 PM
» Respostas: 70
» Visualizações: 3263
Feministas querem que Mentiras Ditas às Mulheres Sejam Tratadas como Estupro
Última Resposta Por: Bogoton
23-04-2017 09:13 AM
» Respostas: 4
» Visualizações: 2875

Lista completa de tópicos

Divulgue o fórum em seu site!

Camisetas:
camisetas resista à nova ordem mundial