Emagreça com saúde neste verão - Tudo Saudável Produtos Naturais



Responder 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Como o ceticismo bloqueia o progresso na ciência
18-05-2018, 05:41 PM (Resposta editada pela última vez em: 18-05-2018 05:42 PM por Bruna T.)
Resposta: #1
Como o ceticismo bloqueia o progresso na ciência
[Imagem: monumento-a-lazzaro-spallanzan.jpg]

A heresia científica de Lazzaro Spallanzani
por Guy Lyon Playfair


O ouvido de morcego para a tecnologia de radar humano atrasou por décadas devido à negação irracional da ciência do ceticismo dogmático.

Em 1794, o eminente fisiologista italiano Lazzaro Spallanzani (1729-99), um dos fundadores da biologia experimental, publicou uma proposta modesta, mas herética.

Há muito tempo intrigado com a capacidade dos morcegos de voar na escuridão total sem esbarrar nas coisas, ele começou a descobrir como o faziam. Ele raciocinou que eles deveriam estar usando um dos cinco sentidos, e em uma série de experimentos extremamente cruéis ele mutilou morcegos destruindo seus sentidos um por um, cegando-os, bloqueando suas orelhas ou até mesmo cortando-os, eliminando seu olfato e removendo suas línguas.

Logo ficou claro para ele que era a sensação de ouvir que os morcegos precisavam para evitar obstáculos. Mas ouvindo o que? Os morcegos não emitiam sons audíveis enquanto voavam, e pouco ou nada era conhecido no século 18 sobre ultrassom, o segredo do sucesso dos morcegos como navegadores noturnos. Enquanto voam, eles emitem feixes de até 50.000 ciclos por segundo - mais que o dobro do limite superior de audição humana - e 'lêem' os ecos que retornam. Foi um exemplo notável, do qual há muitos, de uma invenção feita pelo homem, neste caso, localização de eco ou sonar, tendo existido na natureza muito antes de reinventá-lo.

Spallanzani estava fazendo uma reivindicação do paranormal, assim como os pioneiros da pesquisa psíquica deveriam fazer no século seguinte, no caso da telepatia. Não havia nenhum sinal em 1794 de uma explicação normal para as habilidades de navegação do morcego, de modo que o establishment científico fez o que costuma fazer nessas ocasiões - ele criou um. Seu principal porta-voz foi o naturalista francês Georges Cuvier (1769-1832), pioneiro em anatomia e paleontologia. Ele decretou, em um artigo publicado em 1795, que “para nós, os órgãos do tato parecem suficientes para explicar todos os fenômenos que os morcegos exibem”.

Ele tinha tudo resolvido. As asas dos morcegos eram “ricamente supridas de nervos de todo tipo”, que de alguma forma poderiam receber impressões de calor, frio e resistência. No entanto, enquanto Spallanzani, e vários colegas a quem convenceu para repetir seus experimentos, chegaram à sua conclusão unânime somente após numerosas experiências, Cuvier resolveu o problema sem ter realizado um único. Foi, como observou o especialista em morcegos do século XX, Robert Galambos, “um triunfo da lógica sobre a experimentação”.

Foi também um triunfo da ignorância sobre o conhecimento. Um dos colegas de Spallanzani tinha realmente pensado na teoria da asa sensitiva e a testado, colocando morcegos em uma sala toda branca e cobrindo as pontas das asas com algum tipo de material preto que se soltaria nas paredes e vários objetos brancos se os morcegos asas as tocaram. Eles não fizeram.

A explicação de Cuvier logo entrou nos livros didáticos e lá permaneceu até o começo do século XX, quando pesquisadores independentes na França e nos Estados Unidos publicaram evidências ainda mais experimentais em apoio à teoria de Spallanzani. Então, em 1920, um pesquisador britânico chamado Hartridge, que ajudou a desenvolver os primeiros sistemas de sonar naval durante a Primeira Guerra Mundial, publicou a primeira teoria claramente declarada da navegação de morcegos por ultra-som. Isto foi devidamente confirmado, usando dispositivos de gravação recentemente desenvolvidos, por Galambos e seu colega Donald Griffin, que publicaram seus resultados em 1941 - quase um século e meio depois de Spallanzani.

Em retrospecto, é difícil ver como essas descobertas originais demoraram tanto para serem aceitas. Spallanzani não era um amador independente, mas um pesquisador versátil e experiente, considerado um dos principais fisiologistas de sua época, que fez um trabalho pioneiro em áreas como fertilização, inseminação artificial e regeneração de membros. Em sua pesquisa de morcegos, ele seguiu o que agora é a prática normal de convidar colegas para replicar as descobertas ou alegações de alguém. Seu trabalho foi amplamente divulgado - uma tradução para o inglês do relatório final e bastante conclusivo de seu colaborador suíço Louis Jurine apareceu no primeiro volume (1798) da Philosophical Magazine.. Sobre tudo. A teoria acústica foi solidamente baseada na evidência experimental de vários pesquisadores independentes. No entanto, ela permaneceria negligenciada por mais de um século, em grande parte graças ao imenso prestígio de Cuvier, a quem Napoleão encarregou da reforma educacional francesa. Vozes solitárias de discordância, como a do médico britânico Sir Anthony Carlisle, que concluiu, após realizar seus próprios experimentos, que os morcegos evitavam os obstáculos "devido à intensidade extrema da audição" não eram ouvidos em grande parte. Uma atitude mais típica foi expressa em 1809 por um George Montagu, que perguntou sarcasticamente "Desde morcegos ver com seus ouvidos, eles ouvem com os olhos?"

"Se ele [Spallanzani] tivesse sido levado a sério, quanto mais cedo poderíamos ter descoberto o radar?", Perguntou o falecido Eric Laithwaite, um engenheiro com grande interesse em tecnologia natural. Só teria que ter sido inventado cinco ou dez anos antes para possivelmente ter salvado as mais de 1.500 vidas perdidas quando o Titanic atingiu um iceberg em 1912. Os morcegos não voam em icebergs ou qualquer outra coisa, e deveria ter sido possível trabalhar quanto tempo antes que finalmente fosse. Laithwaite acrescentou: “Tentar descobrir como funciona um mecanismo biológico tem uma vantagem sobre a solução de problemas em áreas não biológicas, pois temos certeza de que o problema pode ser resolvido.” Como a Nature já resolveu seus problemas, o pesquisador tem certeza de que solução existe.

No entanto, enquanto o espírito dos Cuviers deste mundo continuar vivo, como ainda acontece em organizações como o CSICOP [agora CSI], muitos deles podem permanecer sem solução por mais um século.

Pensamento para o dia
“Em doses moderadas, o ceticismo estimula a busca da verdade; em doses imoderadas, inibe essa busca. ”
- Mario Bunge, The Skeptical Inquirer, julho / agosto 2000, p. 6


Referências:
Galambos, R. (1942) A evitação de obstáculos voando morcegos. Isis 34, 132-40.

Hartridge, N. (1920) A evitação de objetos por morcegos em seu vôo. Journal of Physiology 54, 54-7.

Laithwaite, ER (1977) Análogos biológicos na prática de engenharia. Comentários interdisciplinares da ciência 2 (2), 100-8.


FONTE: http://www.skepticalaboutskeptics.org/examining-skeptics/guy-lyon-playfair/how-skepticism-blocks-progress-in-science-2/
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 3 usuários diz(em) obrigado a Bruna T pelo seu post:
Alimah (14-05-2019), Rox Extreme (08-05-2019), ruicoelho (09-05-2019)
Onde Comprar  Cloreto de Magnésio PA
08-05-2019, 05:53 PM
Resposta: #2
RE: Como o ceticismo bloqueia o progresso na ciência
Falando de morcegos.....

As colônias de morcegos facilitam o controle de pestes.

Quando existe uma grande colônia de morcegos na região, não é necessário investir em pesticidas nocivos para a agricultura. Isso porque um único morcego come mais de 600 insetos por hora – o que faz desse animal uma excelente alternativa orgânica no controle de pestes. Com a ajuda deles, a agricultura economiza bilhões de dólares.

Porém, esse recurso se encontra ameaçado. Os cientistas buscam entender como será o futuro desses animais na América do Norte na próxima década, já que eles estão sofrendo com a perda de hábitat e com doenças.


Os morcegos formam colônias enormes

A maior colônia natural de morcegos está na caverna de Bracken Bat, no Texas (EUA), e abriga 20 milhões de morcegos. Durante uma única noite, a colônia inteira pode chegar a consumir impressionantes 200 toneladas de insetos! A quantidade de animais é tão grande que, quando eles saem em busca de alimentos, a densa nuvem que se forma chega a ser visível pelo radar responsável pela temperatura.

Já a maior colônia urbana dessas criaturas fica em Austin, também no Texas, onde cerca de 1,5 milhão de morcegos vivem embaixo da ponte Ann W. Richards Congress Avenue Bridge. Depois de passar o inverno no México, os animais migram para a cidade de março a novembro – período no qual impressionam os turistas e moradores com voos incríveis quando saem em busca de alimentos.

Agora imaginem um milhão de morcegos voando em nuvem sem encostar um no outro!!!??

Conhecimento não ocupa espaço.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 1 usuário disse obrigado a Rox Extreme pelo seu post:
Alimah (14-05-2019)
08-05-2019, 09:21 PM
Resposta: #3
RE: Como o ceticismo bloqueia o progresso na ciência
Sem ceticismo, sem ciência.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 1 usuário disse obrigado a Bogoton pelo seu post:
Velho Druida (09-05-2019)
10-05-2019, 01:04 AM
Resposta: #4
RE: Como o ceticismo bloqueia o progresso na ciência
A ciência envolve descobrir coisas e questionar se as coisas descobertas são mesmo verídicas, se é mesmo verdade ou se é só por exemplo um erro experimental. Erros experimentais podem nos fazer acreditar em certas "verdades" que são falsas, como erros metodológicos ou de cálculo podem nos levar a resultados errôneos. O ceticismo científico é isso, sempre questionar aquilo que se descobriu, que levará a novas descobertas, pois não há como haver em ciência, talvez, uma única interpretação da realidade das coisas. É sempre questionar o porque daquilo que se descobre.

O ceticismo científico é diferente do dogmático. Pois o científico se baseia na experimentação, no empirismo, enquanto o dogmático se baseia na pura lógica sem experimentação prática. E é esse o erro do ceticismo dogmático. O ceticismo dogmático tem mais a ver com a maneira como a igreja na idade média tratava sobre a realidade mundana na época, tudo reduzido a um raciocínio religioso e místico, muito mais filosófico e metafísico do que prático, que atrasou o desenvolvimento científico.

O ceticismo dogmático é ruim para a ciência.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
Temperos saudáveis você encontra pelo menor preço aqui - Loja Tudo Saudável
10-05-2019, 11:20 AM
Resposta: #5
RE: Como o ceticismo bloqueia o progresso na ciência
Por coisa assim que penso que a ciência deve considerar uma adaptação do método científico.

Que é deixar de ignorar teorias totalmente novas, com pouca base na ciência atual.

Utilizo a metáfora de Continente e Ilha de conhecimento.
Em que a Ilha poderá um dia se unir ao continente.

A ideia resumidamente é considerar toda ciência atual como um "Continente de Conhecimento"

Se alguma pesquisa não tem alguma referência a uma pesquisa anterior, ela passa a ser considerada uma "Ilha de Conhecimento".
E podem haver várias ilhas.
Elas podem se unir umas as outras ilhas.

E quando suas pesquisa alcançarem as bases atuais da ciência.
Deixam de ser ilhas para serem parte do continente de conhecimento.

Assim como se a pesquisa levar a lugar algum, e a teoria for abandonada, seria como que a "Ilha de Conhecimento" afundasse.

Assim não se barra nenhuma pesquisa.
E por outro lado se separa bem oq é uma ciência já consagrada de uma ainda desconexa com a ciência consagrada.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
14-05-2019, 03:00 PM
Resposta: #6
RE: Como o ceticismo bloqueia o progresso na ciência
(08-05-2019 09:21 PM)Bogoton Escreveu:  Sem ceticismo, sem ciência.

Então e ficamos com quê?
Só com a fé e a religião?
Será que neste mundo não há lugar para o pensamento cientifico e filosófico?
E se assim for?
Não corremos o risco de voltar de novo à idade das trevas?

Ab alio expectes, quod alteri feceris
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 2 usuários diz(em) obrigado a ruicoelho pelo seu post:
Bogoton (14-05-2019), Marck Vini (14-05-2019)
14-05-2019, 08:39 PM
Resposta: #7
RE: Como o ceticismo bloqueia o progresso na ciência
Rui, eu só declarei que o ceticismo é parte integrante da ciência. A ciência é cética.
Você pode dizer que há um dragão em sua garagem, mas a ciência vai querer provas físicas disso; caso contrário ela não vai aceitar a declaração. Evidências serão exigidas.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 2 usuários diz(em) obrigado a Bogoton pelo seu post:
Marck Vini (14-05-2019), ruicoelho (15-05-2019)
Desodorante Bion Vitta sem Alumínio ou Triclosan Você Encontra na Tudo Saudável Produtos Naturais
15-05-2019, 02:49 PM
Resposta: #8
RE: Como o ceticismo bloqueia o progresso na ciência
(14-05-2019 08:39 PM)Bogoton Escreveu:  -
(...) mas a ciência vai querer provas físicas disso (...)
-

Eu compreendo a sua colocação, mas, por exemplo como provar que o vácuo quântico cria matéria/energia do nada?

A quântica tem por base a probabilidade e, isto, não necessita de evidencia para quem se entrega à ciência.

O que afirmou está certo para mim, mas vá lá o meu caro amigo falar isto para um crente e devoto do Criador omnipotente!

É mais fácil matar uma pulga com um tiro de canhão a 1 Km de distancia do que demover um crente que tem por base de conhecimento a Bíblia...

Ab alio expectes, quod alteri feceris
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 2 usuários diz(em) obrigado a ruicoelho pelo seu post:
Bogoton (15-05-2019), Marck Vini (15-05-2019)
15-05-2019, 03:59 PM
Resposta: #9
RE: Como o ceticismo bloqueia o progresso na ciência
(15-05-2019 02:49 PM)ruicoelho Escreveu:  
(14-05-2019 08:39 PM)Bogoton Escreveu:  -
(...) mas a ciência vai querer provas físicas disso (...)
-

Eu compreendo a sua colocação, mas, por exemplo como provar que o vácuo quântico cria matéria/energia do nada?

A quântica tem por base a probabilidade e, isto, não necessita de evidencia para quem se entrega à ciência.

O que afirmou está certo para mim, mas vá lá o meu caro amigo falar isto para um crente e devoto do Criador omnipotente!

É mais fácil matar uma pulga com um tiro de canhão a 1 Km de distancia do que demover um crente que tem por base de conhecimento a Bíblia...

Melhor é basear-se na ciencia de Blavatsky!

"Existem dois tipos de história mundal: Uma é a oficial, mentirosa, própria para as salas de aula; a outra é a história secreta, que esconde a verdadeira causa dos acontecimentos."

Honoré de Balzac
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
15-05-2019, 04:25 PM (Resposta editada pela última vez em: 15-05-2019 04:58 PM por ruicoelho.)
Resposta: #10
RE: Como o ceticismo bloqueia o progresso na ciência
(15-05-2019 03:59 PM)NoNOM Escreveu:  ...
Melhor é basear-se na ciencia de Blavatsky!
...

Sim... sou um admirador.
É crime?
Ou temos de novo livros malditos que têm que ser queimados na fogueira dos inquisidores?

Caso também seja, sei que não o é... e não gosto muito de ironias, mas... aconselhava-o a ler a Doutrina Secreta Vol I: Cosmogénese. Depois disso então voltaríamos a conversar.

Ab alio expectes, quod alteri feceris
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
Compre o Melhor do Mel e Derivados na Tudo Saudável
Responder 


Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas Visualizações: Última Resposta
  Como milhões de modens ADSL foram hackeados no Brasil... Nebuladex 7 7,798 28-10-2018 05:44 PM
Última Resposta: GetWellSoon
  Como a escravidão sobrevive na Alemanha Bruna T 3 567 30-08-2018 12:16 PM
Última Resposta: Marcelo Almeida
  Sou pró-Bolsonaro e meu colega é petista: como lidar com essa situação no trabalho? Bruna T 9 1,005 29-08-2018 12:14 AM
Última Resposta: aioria
  Esquerdopatas, petralhas e bolsominions: como não inviabilizar um debate Bruna T 17 1,580 23-08-2018 09:13 AM
Última Resposta: Marcelo Almeida
  Como detetar informação falsa ou pseudocientífica Bruna T 1 602 18-05-2018 06:45 PM
Última Resposta: fallen1232

Ir ao Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes
Tópicos relacionados...

Publicidade:
Loja de Produtos Naturais Tudo Saudável

Recomende o Fórum


Sites Associados: Dossiê Vacina HPV
Registro de Efeitos Adversos das Vacinas
Rastreando Chemtrails
Site Notícias Naturais
Fórum Notícias Naturais Blog Anti-Nova Ordem Mundial

Pesquisar

(Pesquisa Avançada)

Olá, Visitante
Olá Visitante!
Para participar do fórum, é necessário se Registrar.



  

Senha
  





Usuários Online
Existem no momento 93 usuários online.
» 0 Membros | 93 Visitantes

Estatísticas do Fórum
» Membros: 21,064
» Último Membro: moises1247
» Tópicos do Fórum: 26,099
» Respostas do Fórum: 277,372

Estatísticas Completas

Tópicos Recentes
Médicos obrigados a retornar tratamento a paciente em estado vegetativo.
Última Resposta Por: ECJ
Hoje 03:14 AM
» Respostas: 10
» Visualizações: 409
Acidente? Brasileiros morrem no Chile envoltos em Mistério.
Última Resposta Por: Marck Vini
Ontem 10:26 PM
» Respostas: 2
» Visualizações: 221
Transcendendo a Caverna e a Matrix
Última Resposta Por: ruicoelho
Ontem 04:49 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 128
A Teoria de Darwin cairá por terra?
Última Resposta Por: NoNOM
Ontem 04:42 PM
» Respostas: 20
» Visualizações: 841
Físicos russos querem reconstruir a Torre Tesla para distribuir energia sem fio.
Última Resposta Por: ruicoelho
Ontem 04:24 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 66
Últimos acontecimentos ONLINE
Última Resposta Por: Xevious
Ontem 01:31 PM
» Respostas: 1173
» Visualizações: 221948
O veto da Google à Huawei pode dar início à 3ª Guerra Mundial
Última Resposta Por: Fire Fox
Ontem 12:10 PM
» Respostas: 2
» Visualizações: 223
Conspiração Judaica
Última Resposta Por: NoNOM
23-05-2019 05:19 PM
» Respostas: 77
» Visualizações: 8518
Vem ai, mais uma Crise Econômica Mundial (2019/2021)
Última Resposta Por: ruicoelho
23-05-2019 04:43 PM
» Respostas: 23
» Visualizações: 3641
Em breve vamos transferir consciências ao estilo Matrix? A resposta é sim!
Última Resposta Por: Dom Ramón Valdés "tripa seca"
22-05-2019 12:48 PM
» Respostas: 18
» Visualizações: 844
Poluição plástica prejudica a bactéria que produz oxigênio que respiramos
Última Resposta Por: _A_
21-05-2019 08:02 PM
» Respostas: 7
» Visualizações: 345
Crimes Contra a Dignidade Humana.
Última Resposta Por: NoNOM
21-05-2019 01:37 PM
» Respostas: 2
» Visualizações: 230
A nossa vocação natural: sermos mais humanos.
Última Resposta Por: DeOlhOnafigueira
21-05-2019 01:13 PM
» Respostas: 10
» Visualizações: 723
Automação, feminismo e mgtow. Redução populacional planejada.
Última Resposta Por: Marcelo Almeida
20-05-2019 10:04 AM
» Respostas: 15
» Visualizações: 1021
Erros, enganos, confusões, desentendimentos típicos do criacionismo.
Última Resposta Por: Bogoton
19-05-2019 08:55 AM
» Respostas: 51
» Visualizações: 1695
Brendon O'Connell: Israel tem Back Door em todos os dispositivos da Microsoft
Última Resposta Por: CaféSemAçúcar
19-05-2019 12:27 AM
» Respostas: 7
» Visualizações: 688
Vaza Plano Americano para destruir a Venezuela e culpar Maduro
Última Resposta Por: CaféSemAçúcar
19-05-2019 12:20 AM
» Respostas: 31
» Visualizações: 2421
O Sentido Oculto da Vida. (para reflectir).
Última Resposta Por: pequeno gafanhoto
18-05-2019 09:13 PM
» Respostas: 23
» Visualizações: 1276
Ex-Luciferianista da Elite expõe a Agenda das Trevas
Última Resposta Por: Velho Druida
17-05-2019 11:51 PM
» Respostas: 9
» Visualizações: 969
Governo estuda PL que obriga Reconhecimento Facial em espaços públicos
Última Resposta Por: rmuller
17-05-2019 03:06 PM
» Respostas: 11
» Visualizações: 998
Sonho revelador, eu tive um e posso provar
Última Resposta Por: ruicoelho
17-05-2019 01:50 PM
» Respostas: 20
» Visualizações: 1019
Não sabemos como começámos nem como vamos acabar
Última Resposta Por: ruicoelho
17-05-2019 04:48 AM
» Respostas: 2
» Visualizações: 352
5g Apocalipse [Documentário]
Última Resposta Por: CaféSemAçúcar
16-05-2019 02:37 PM
» Respostas: 13
» Visualizações: 1656
Como o ceticismo bloqueia o progresso na ciência
Última Resposta Por: ruicoelho
15-05-2019 04:25 PM
» Respostas: 9
» Visualizações: 634
A NOM Está Devorando a Liberdade no Brasil!
Última Resposta Por: DeOlhOnafigueira
15-05-2019 12:31 PM
» Respostas: 29
» Visualizações: 6223
The Brazilian Clown World
Última Resposta Por: Koala
15-05-2019 05:19 AM
» Respostas: 7
» Visualizações: 722
Filosofia MGTOW, um revés ao Feminismo.
Última Resposta Por: Koala
15-05-2019 04:51 AM
» Respostas: 22
» Visualizações: 1462
O Homem foi a Lua?
Última Resposta Por: BioMachine
14-05-2019 09:20 PM
» Respostas: 183
» Visualizações: 52437
Projeção Astral confirmado pela CIA
Última Resposta Por: ruicoelho
14-05-2019 05:45 PM
» Respostas: 19
» Visualizações: 1121
Sabedoria do Extremo Oriente (o Céu e o Inferno)
Última Resposta Por: ruicoelho
14-05-2019 03:04 PM
» Respostas: 2
» Visualizações: 384

Lista completa de tópicos

Divulgue o fórum em seu site!

Camisetas:
camisetas resista à nova ordem mundial