Receitas para Secar em 30 dias



Responder 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Faça seu próprio biodiesel
06-11-2013, 04:25 PM
Resposta: #1
Faça seu próprio biodiesel
[Imagem: sunflowersb.jpg]


Qualquer um pode produzir biodiesel. È fácil, podes fazê-lo na cozinha, e é melhor que o combustível derivado do petróleo que vendem nos postos. Teu motor funcionará melhor e durante mais tempo com teu combustível caseiro, e é muito mais limpo; é melhor para o ambiente e para a saúde. Se o produzes a partir de óleo de cozinha usado não só será barato, estarás reciclando um resíduo prejudicial. O melhor de todo é o grande sentimento de liberdade e independência que da. Aqui está todo o que precisas saber para fazê-lo:


Três alternativas

Um motor diesel pode funcionar com óleos vegetais. Tem três formas de fazê-lo:

Misturar o óleo com querosene (parafina), diesel ou biodiesel
Usá-lo diretamente. Combustível de Óleo Vegetal (COV)
Converte-lo em biodiesel
Os dois primeiros métodos parecem mais fáceis, mais... como tantas coisas na vida, a facilidade é aparente.

1. Mistura

Se misturas óleo vegetal com querosene ou com diesel ainda usas combustível fóssil. "Mais limpo, mais não o suficiente", dirão muitos. De todas formas, por cada litro de óleo vegetal poupa-se um litro de combustível fóssil e se libera na atmosfera muito menos anidrido carbônico.


O normal es usar uma mescla de 70% de óleo e 30% de querosene; também são freqüentes as misturas a 50%. Se pode usar a mistura diretamente, mais ha opiniões sobre a necessidade de, pelo menos, um pre-aquecimento, e incluso um sistema de dois depósitos, como com o combustível COV; estamos de acordo com isto. O mesmo acontece com as misturas de óleo e biodiesel (costumam se misturar ao 50%). Em ambos os casos é pouco provável que o uses num velho Mercedes IDI diesel de cinco cilindros, que é um motor muito tolerante e resistente. Usá-lo em outros motores não é boa idéia.

Para se assegurar que o motor funcione bem precisas de um sistema de dois depósitos com pre-aquecimento, e já não é necessário o querosene. Se usas o óleo com biodiesel, gastarás muito menos biodiesel reservando ele no depósito secundário para fazer pegar e parar o motor em vez de misturá-los. Ou simplesmente podes usar biodiesel puro e evitar os incômodos do segundo depósito e o pre-aquecimento.

Não é recomendável fazer mesclas, mais tem vantagens em climas frios. Um pouco de querosene ou diesel mineral (derivado do petróleo) mesclado com o biodiesel evita que a mescla se congele até que realmente faça muito frio, e uma mescla a 50% com biodiesel fará o mesmo em um sistema COV.

Mensagem enviada à Lista de Correio dos Bio-combustíveis:


"Comprei no supermercado três litros de óleo e os coloquei no depósito do meu furgão VW Caddy de 1998. Havia três ou quatro litros de diesel mineral. Estava usando 50% de diesel y 50% de óleo. Somente encontrei duas diferenças: A) a temperatura do motor foi 10 °C inferior; B) o intenso odor a fritadeira de restaurante. Aparte disto, nenhum problema. Segundo aquece, aumento a proporção óleo/diesel e espero ver que acontece.-- Nick"

Resposta:

"Acontecerá que tuas partidas em frio serão cada dia mais difíceis. Provavelmente o filtro de combustível comece a entupir. Com o tempo os injetores ficarão cobertos por uma crosta preta. A sujeira não permite que o combustível seja bem distribuído no cilindro e não queima bem. Também haverá sujeira nos anéis do pistão e não deixará passar o lubrificante, aumentando o consumo de lubrificante e a possibilidade de um dano, se ainda consegues arrancar pelas manhãs. Usar mais de um 20% de óleo misturado com o diesel só é boa idéia para 'experimentos' de corta duração. Infelizmente, não estás fazendo nada novo, Nick, se fosse tão fácil como mesclar um monte de óleo com o diesel, mantendo a confiabilidade, já o estaríamos fazendo todos ha muito tempo. Lembranças, Edward Beggs, Neoteric Biofuels Inc" info@biofuels.ca

Uma alternativa é agregar um dissolvente ao óleo para reduzir sua viscosidade, normalmente 3% de dissolvente de Stoddard (aguarrás mineral). Isto despertou muito interesse quando foi publicado por um programa de televisão britânico. Também despertou muito ceticismo: "experimental como muito" foi a opinião dos expertos, e "melhor não o faças" a não ser que tenhas um Mercedes IDI de 5 cilindros (em esse caso nem sequer necessitas o dissolvente). Estamos de acordo com eles. As misturas de óleo vegetal com outros dissolventes, como butanol o etanol, são ainda experimentais. De todas formas podes experimentar, mais não tem garantias de que funcione.

2. Uso direto do óleo vegetal

Para usar óleo vegetal como combustível (COV: Combustível de Óleo Vegetal) tem que fazer pegar o motor com diesel para aquecê-lo (seja fóssil ou biodiesel), passar logo para o óleo vegetal e voltar a trocar ao diesel antes de parar o motor. Se não o fizeres se formará uma crosta de resíduos requeimados nos injetores e em outras partes do motor. São necessários dois depósitos de combustível (isso é difícil nos motores diesel porque o seu circuito de combustível é hermético). O óleo precisa de um pre-aquecimento para que não esteja viscoso demais.


Ha muito que dizer sobre sistemas COV. Usar óleo vegetal, com biodiesel para partida e parada, pode ser una alternativa limpa, econômica e efetiva.

Aqui tem mais informação sobre sistemas COV.

3. Biodiesel

O biodiesel tem algumas vantagens claras respeito ao óleo vegetal: funciona em qualquer motor diesel sem modificá-lo; basta com completar o depósito e partir. Em climas frios funciona melhor que o COV, mais não tão bem como o diesel fóssil. Consulta Usando biodiesel no inverno. E, a diferença do óleo vegetal, tem superado muitas provas em distintos países, incluindo milhões de quilômetros em rodovias.

O biodiesel é um combustível alternativo, limpo, seguro e pronto para usar, entanto que a maioria dos sistemas COV são ainda experimentais e precisam muito desenvolvimento.

Por outra parte, o biodiesel pode ser mais caro, dependendo da matéria prima que se utilize e se o comparas com o preço do óleo usado (queimado) ou com o preço do óleo novo, e também depende de onde mores. O tratamento do biodiesel é mais complexo que o do óleo. Mais o número de pessoas que produzem biodiesel aumenta rapidamente em todo o mundo, e não parece que tenham em conta estas considerações. Produzindo uma vez à semana, ou uma vez ao mês, tem o subministro assegurado. Muitos deles o tem feito durante anos.


De todas formas, o óleo também deve ser processado, especialmente o usado, que muita gente prefere porque é barato, as vezes gratuito. O óleo usado deve ser filtrado, secado e desacidificado.

Os produtores de biodiesel opinam que é melhor aproveitar o trabalho fazendo biodiesel, entanto os que usam o óleo diretamente dizem que é muito menos trabalho limpar o óleo que fazer biodiesel.

x
Necessita ser processado
Confiabilidade
Mudanças no motor
É mais barato
Biodiesel
Sim
Sim
Não
As vezes
COV
menos
Não
Sim
Normalmente sim

Custos e preços: Os produtores de biodiesel que usam óleo de cozinha usado dizem que podem produzi-lo a 60 centavos de dólar o galão ou por menos. O normal é usar 600 galões ao ano (10 por semana), que são 360$ ao ano. Um sistema COV custa entre 300$ y 1.200$ ou mais. Se amortiza em um ou dois anos, que é pouco tempo na vida de um motor diesel. Mas... ¿quanto dura o motor com o óleo vegetal? É cedo demais para saber. Provavelmente durará muito se o sistema COV é bom. Aqui recomendações e muito mais.

Biodiesel

Converter o óleo em biodiesel é provavelmente a melhor alternativa, pelo menos isto é o que nos pensamos.

Também podes comprá-lo já feito.Atualmente a maioria dos fabricantes europeus de carros dão garantias cobrindo o funcionamento de seus motores com biodiesel puro; mas pode que não com qualquer biodiesel. Alguns fabricantes só garantem o uso do biodiesel produzido na Europa, não nos E.U.A. Parece que é um problema comercial mais que de qualidade. Na Alemanha tem mais de 1.500 postos que subministram biodiesel, e é mais barato que o diesel ordinário. Também se usa muito na França, que é a maior produtora de biodiesel do mundo. Quase todo o diesel fóssil que se vende na França contem entre 2% e 5% de biodiesel. Isto se estenderá pronto por toda Europa graças as novas leis da União Européia. Alguns Estados de E.U.A. estão criando leis similares entanto cresce o número de provedores. Naquele país é mais caro o biodiesel que o diesel ordinário, mas as vendas crescem rapidamente e os preços diminuem com o tempo. No Reino Unido o biodiesel paga menos impostos que o diesel ordinário e está disponível no mercado.

Se quer fabrica-lo você mesmo, tem muitas boas receitas disponíveis para fazer biodiesel de grande qualidade, e todas dizem o mesmo que nos: alguns dos produtos são perigosos, toma todas as precauções, e se te queimas, te mutilas, ficas cego ou morres nos sentiremos muito tristes, mas não responsáveis. Não recomendamos nada, a responsabilidade é de cada um.


Por outro lado, muita gente o está fazendo; é seguro se eis cuidadoso e de bom senso. "Bom senso" também significa que não tenhas medo demais, como alguns: "Gostaria de produzir biodiesel, mais me dão medo esses venenos terríveis". De fato são bastante comuns nas casas. O OHNa se vende em supermercados para limpar os esgotos, provavelmente tem um vidro debaixo da pia da maioria das casas. O metanol é o componente principal do combustível para barbacoa; também é o componente principal do combustível que usam as crianças nos motores dos seus aeromodelos. Observa com perspectiva, não tenhas medo demais. Consulta Seguridade muita mais informação Consulta Seguridade para mais informação. Primeiro aprende tanto como possas, tem muita mais informação disponível. Faz pequenos lotes de prova antes de tentar com quantidades grandes. Faça com óleo novo antes de tentar com óleo usado.

Como começar

Começa fazendo uma prova com um litro de óleo novo e uma batedeira que possas inutilizar, já que NUNCA deve voltar à cozinha (podes comprar uma barata de segunda mão). Também podes provar isto; ou melhor, constrói um simples minireator.

¡Vamos, faça! Compra metanol, soda cáustica (OHNa), óleo de cozinha, e vá em frente.


Aqui Na prova usa um litro de óleo em lugar de dez litros, e 200 ml de metanol em lugar de dois litros, com 3,5 gramas de soda. Aqui se explica como usar a batedeira, e aqui como mesclar o metóxido de sódio (metóxido, o método simples, e também seguro).

O seguinte passo

O seguinte passo é aprender. Agora tens que tomar algumas decisões. Na realidade todo é bem simples, milhares de pessoas o estão fazendo, e muito poucas são profissionais da química. Não ha nada que alguém sem conhecimentos de química não possa entender, nem nada que não possa fazer, e faze-lo bem, mas há muito que aprender. Deverias encontrar justo aqui todo o que precisas saber. Tentamos que seja do modo mais fácil. Começarás com o processo mais simples (que tem maior probabilidade de êxito) e logo avançar passo a passo seguindo uma seqüência lógica, é aprimorando a técnica.

Primeiro te contaremos como começamos nos.

O processo

Os óleos vegetais e as graxas animais são triglicéridos, quer dizer, contem glicerina. Este processo transforma os óleos em ésteres, separando a glicerina, que fica depositada no fundo do recipiente. O biodiesel pode se separar com um sifão porque flutua por cima.


Esta reação química se chama transesterificação. Consiste em substituir a glicerina do óleo por outro álcool (metanol) utilizando soda cáustica como catalisador.

Nos usamos metanol para fazer metilésteres. Preferiríamos usar etanol porque a maior parte do metanol procede de combustíveis fósseis (ainda que também pode se obter da biomassa, por exemplo da madeira), enquanto que o etanol procede das plantas e podes destilá-lo você mesmo, mas a produção de biodiesel é mais complicada com etanol. (Consulta etilésteres.)

O etanol (o álcool etílico, C2H5OH) também tem vários nomes bem conhecidos, como vino, cerveza, vodka..., mas O METANOL É UN VENENO MORTAL: primeiro te deixa cego, depois te mata, e não faz falta muita quantidade. Tarda umas horas em te matar, podes sobreviver se recebes tratamento médico a tempo. Não te desanimes, é fácil trabalhar de forma segura. Todo o que explicamos aqui é seguro se si faz bem.

O metanol também é chamado de álcool metílico, álcool de madeira, espirito da madeira , metil hidrato, carbinol, espíritos coloniais, metilol, metil hidróxido, hidroximetano, monohidroximetano, ou MeOH (CH3OH o CH4O) -- todos são o mesmo. Mais, de forma confusa, "metilcarbinol" o "metil carbinol" se usa tanto para o metanol como para o etanol.

O álcool etílico desnaturalizado (95% etílico, 5% metílico) e o álcool isopropílico não servem para produzir biodiesel.


A base alcalina (catalisador) pode ser hidróxido de sódio (soda cáustica, OHNa) o hidróxido de potássio (OHK), que é mais fácil de usar, e pode proporcionar fertilizante de potássio como subproduto. O hidróxido de sódio é mais fácil de conseguir y mais barato. Com o hidróxido de potássio o processo é o mesmo, mas tem que usar 1,4 vezes mais quantidade que com o hidróxido de sódio. (consulta Más sobre a soda.) Podes comprar KOH a provedores de produtos para a fabricação de sabão ou provedores de produtos químicos. Outros produtos como o álcool isopropílico (isopropanol) para a titulação, também podem se comprar a provedores de produtos químicos.

ADVERTENCIA: A soda (seja NaOH ou KOH) é perigosa. Não pode cair nem nos olhos nem na pele, não respires seus vapores , e mantenha afastada dos alimentos e das crianças. A soda cáustica reage com o alumínio, o cobre e o zinco. Utiliza para o metóxido recipientes de vidro, esmalte, acero inox ou HDPE (polietileno de alta densidade). (Consulta Consulta Identificação dos plásticos.)

Consulta também Making lye from wood ash.

[Imagem: k-mp-bd2.jpg]



Nosso primeiro biodiesel

Quando fizemos nosso primeiro biodiesel em Hong Kong, faz mais de cinco anos, só era um projeto de pesquisa. A maior parte do equipamento era improvisado. Alem dos produtos químicos e alguns vasos de precipitação e seringas, só tivemos que comprar uma balança.

Obtivemos 60 litros de óleo de cozinha usado de um McDonald's da ilha de Lantau (Hong Kong). Eram quatro recipientes de 16 litros, uma mistura de óleo usado com restos de graxa de novilha e de frango. Dois dos garrafões haviam-se solidificado, os outros dois continham uma pasta semilíquida. Os aquecemos um pouco na cozinha (até 50°C) e coamos num filtro de malha fina, logo a través de filtros de papel para café, mesmo que já estavam bastante limpos (ficaram muito poucos restos de comida nos filtros).

[Imagem: 52macoil.jpg]

oleo usado.


Para nosso primeiro experimento compramos 10 litros de óleo de cozinha, o mais barato que pudemos encontrar. Não sabemos de que tipo era, nas etiquetas só tinha "Óleo de cozinha".

Aquela experiência funcionou. Temos aprendido muito desde então. Agora nos resulta fácil produzir biodiesel de boa qualidade. Já não usamos recipientes abertos, nem tampouco deves faze-lo; deves mesclar o metanol num vasilhame fechado.

A experiência, os conhecimentos, a tecnologia, o equipamento, e as medidas de seguridade tem melhorado muito desde que preparamos nosso primeiro biodiesel já faz cinco anos, principalmente graças à colaboração de milhares de produtores de biodiesel de todo o mundo, na Lista de correio dos bio-combustíveis e outros forums de internet.

Como diz um membro da lista em 2002: "Quero dizer o importante que é o que estão fazendo todos aqui. Os sistemas cerrados para a produção de biodiesel a escala local ou regional, utilizando os recursos da zona e tecnologias acessíveis, e o livre intercâmbio da informação. É Impressionante. Continuem assim".


Biodiesel a partir de óleo novo


Faça a sua primeira prova usando óleo novo (fresco, sem cozinhar). Segue as instruções que tem embaixo com um litro de óleo em vez de dez litros, e 200 ml de metanol em vez de dois litros, com 3,5 gramas de OHNa. Comprova a qualidade do teu biodiesel com este controle de qualidade básico.


Tivemos problemas para encontrar metanol puro em Hong Kong. Finalmente compramos cinco litros de um distribuidor atacadista de produtos químicos, caríssimo!! 10$ por litro. Consulta Quanto metanol?

Em nossa primeira prova usamos 10 litros de óleo, 2 litros de metanol y 3,5 gramas de OHNa puro granulado (hidróxido de sódio) para cada litro de óleo. Como tínhamos 10 litros de óleo a quantidade total de OHNa foi de 35 gramas. Lê Mais sobre o OHNa.

Podes comprar o OHNa em drogarias. Agita a embalagem para comprovar se não ha umidade, se convertendo numa massa inútil, e se assegure de fechá-lo hermeticamente.

Tivemos que nos dar muita pressa em medir os 35 gramas de OHNa e voltar a tampar a embalagem (em Hong Kong a umidade estival costuma ser de 80% e a temperatura de 30° C o más). O OHNa se umedece rapidamente e perde sua eficiência.


Mesclamos o OHNa com os dois litros de metanol numa garrafa de vidro com gargalo estreito para evitar que espire fora. A mescla começo a desprender gases e a esquentar; a reação completou-se em quinze minutos. Consulta Metóxido, o método simples. O metóxido tem que mescla-lo em recipientes fechados.

O resultado da reação é metóxido de sódio, uma base extremadamente corrosiva que se diverte comendo carne humana. Utiliza todas as medidas de seguridade quando trabalhes com o metóxido de sódio. Tem por perto uma torneira de água corrente.

[Imagem: 52check.jpg]



Entre tanto tínhamos aquecido os dez litros de óleo num cubo de aço até 40° C (104° F) com o objeto da sua diluição e que se misturara melhor com o metóxido. A temperatura ótima para este processo é de 55° C (131° F). Não esquentes demais porque o metanol se evaporaria (ferve a 64,7° C, 148,5° F).

Tínhamos construído uma estrutura de madeira para sustentar uma furadeira com um misturador de tintas. Funcionou bem e sem respingar.

Transvasamos com cuidado o metóxido de sódio no recipiente do óleo. A reação começou imediatamente formando dois produtos: glicerina no fundo e biodiesel flutuando sobre a glicerina. Seguimos mexendo durante uma hora a temperatura constante e deixamos repousar toda a noite.

No dia seguinte aspiramos do recipiente 10 litros de biodiesel, quedando no fundo dois litros de glicerina.
Biodiesel a partir de óleo usado

É mais interessante fazer o biodiesel a partir de óleo usado, e também más difícil.

Primeiro comprova a quantidade de água. O óleo usado está mesclado com um pouco de água, e pode afetar o OHNa, especialmente se colocas este em demasia. Forma-se uma gelatina. Para saber quanta água tem no óleo esquenta meio litro numa panela e mede a temperatura com um termômetro. Se tem água começará a pipocar a 50° C (120° F) ou menos. Consulta Tirar a água. Se não pipoca até os 60° C (140° F) não será necessário secar o óleo.


Aqui tem outro método, de Aleks Kac. Precisa menos energia e não ha risco de que se formem ácidos graxos livres por excesso de calor (olha mais embaixo). Esquenta o óleo até 60° C (140° F), mantém essa temperatura durante quinze minutos e verte o óleo noutro recipiente para que repouse pelo menos 24 horas. O 90% do conteúdo é óleo que podes usar. O outro 10% (o que tem no fundo) é água que não deves mesclar de novo com o óleo.

O óleo usado precisa mais catalisador que o óleo novo para neutralizar os ácidos graxos libres (AGL) que se formam ao cozinhá-lo e interferem na transesterificação.

deves fazer uma titulação para determinar o conteúdo de AGL que tem no óleo e quanto de OHNa se precisa para neutralizá-los. Isto é determinar o pH, o nível ácido-base. O valor 7 é neutro, valores inferiores aumentam a acidez, e valores superiores a reduzem. O melhor é usar um medidor de pH eletrônico, ou tiras de comprovação de pH (papel tornassol), ou solução de fenolftaleína.

Também pensamos em usar suco de repolho vermelho, que muda a cor de vermelho em meio ácido forte, a rosa, púrpura, azul, e finalmente verde numa base forte (Consulta Natural test papers). Não tínhamos medidor de pH, assim que utilizamos solução de fenolftaleína. A fenolftaleína é incolor com pH inferior a 8,3, logo se torna rosa (ou melhor magenta), e vermelha com pH 10,4.

[Imagem: 52titri.jpg]



Dissolve uma grama de OHNa num litro de água destilada (solução de OHNa ao 0,1%). Num vaso de precipitados pequeno dissolve 1 ml de óleo em 10 ml de álcool isopropílico puro. Esquenta o vaso de precipitados a banho maria e remove até que todo o óleo esteja dissolvido. Agrega duas gotas de solução de fenolftaleína.

Com uma seringa graduada pôr solução de OHNa 0,1%, gota a gota, na solução de óleo-álcool-fenolftaleína. Agitar todo o tempo até que a solução vire rosa e mantenha a cor durante 10 segundos. Anotar o n° de ml de solução de OHNa que tens usado e soma 3,5 a este n°, o resultado será o n° de gramas de OHNa por litro de óleo usado que deves usar. (Consulta Titulação melhorada.)

Na nossa primeira titulação obtivemos um resultado de 6 ml de solução de OHNa 0,1% (não é bom óleo), assim foi que usamos 6 + 3,5 = 9,5 gramas de OHNa por litro de óleo: 95 gramas para 10 litros.

Depois proceder como se foce óleo novo: medir a quantidade de OHNa e misturá-la com o metanol. Vai esquentar e demorar mais em reagir porque desta vez tem mais OHNa. Se garanta que o OHNa é totalmente dissolvido.

Agregar com cuidado o metóxido de sódio no óleo quente, entanto mexer e continuar mexendo por uma hora. Deixa que a mistura repouse toda a noite, logo aspira o biodiesel com um sifão.


As cinco primeiras provas foram de dez litros de óleo usado cada uma; três vezes conseguimos biodiesel (um pouco mais escuro que o de óleo novo) e glicerina, e as outras duas formou-se gelatina. Tem cuidado com a titulação, deves faze-la duas vezes, só para segurança. Segue lendo e aprenderás como conseguir um bom biodiesel e de qualidade cada vez que o tentes.

A produção foi menor que com o óleo novo, foram 8-9 litros de biodiesel em vez de 10. O método ácido-base (método infalível), desenvolvido desde então, permite obter uma produção muito maior com óleo que já foi muito usado.

Comprova a qualidade do teu biodiesel com este controle de qualidade básico.

Para uma descrição mais detalhada da produção de biodiesel a partir de óleo de cozinha usado consulta o método de Mike Pelly.

Lavado do biodiesel

Tens que lavar o biodiesel para tirar o sabão, o metanol, o OHNa, a glicerina e outras impurezas. Alguns (cada dia menos) insistem em que não é necessário lavá-lo, argumentando que umas poucas impurezas não danificam o motor.
Lê o que tem que dizer sobre essas impurezas os Fabricantes de Equipamentos de Injeção de Combustive (Delphi, Stanadyne, Denso, Bosch):
Resumen -- html
Documento completo -- Arquivo Acrobat, 104 Kb

Consulta também: Determinação da Influenza dos Contaminantes nas Propriedades do Biodiesel, Jon H. Van Gerpen et al., Iowa State University, 32 de julho de 1996 -- Reportagem de 12.000 palavras sobre as impurezas e seus efeitos. Arquivo Acrobat, 2,1 Mb:
http://www.biodiesel.org/resources/repor...gen014.pdf

Para que o biodiesel seja de boa qualidade tens que lavá-lo. Só filtrado não serve de nada, nem tampouco deixá-lo repousar varias semanas. De todas formas lavá-lo é fácil e vale a pena.


Consulta: Lavado do biodiesel

Usando biodiesel

Não é necessário modificar o motor para que funcione com biodiesel, no entanto tem que fazer ajustes e comprovar algumas coisas.

Retardar o tempo de injeção dois ou três graus para compensar o fato do biodiesel ter um maior número decetanos. Esto também faz com que o combustível queime a menor temperatura e reduz as emissões de óxido de nitrogênio.

O diesel mineral deixa muita sujeira no tanque e o sistema de combustível. O biodiesel é um bom dissolvente. Desprende a sujeira e a arrasta. No inicio revisar regularmente os filtros de combustível. Começar com um filtro novo.

Comprovar que não tenha peças de borracha natural no sistema de distribuição de combustível. Se tiver tem que ser substituídas. O Vitón é melhor.

Consulta: O biodiesel e o teu veículo.

Seguridade

Usar luvas adequadas, avental e óculos protetores, não respirar os vapores. O metanol pode causar cegueira e morte; não deves beber por nenhum motivo. É absorvido pela pele. O hidróxido de sódio pode causar queimaduras graves e a morte. Quando se misturam estes dois produtos formam metóxido de sódio. Es um novo produto extremadamente cáustico (corrosivo). São produtos perigosos, ¡tratá-los com cuidado! As luvas devem ser resistentes aos produtos químicos e compridas para que cobram os braços e quedem totalmente protegidos. Não serve qualquer luva. Tenha sempre água corrente por perto quando manipule estes produtos. O lugar de trabalho deve estar muito bem ventilado. Não pode haver por perto pessoas alheias ao processo nem crianças nem mascotes.

O melhor conselho é não se expor diretamente aos gases. O maior perigo é o metanol quente. quando está frio ou a temperatura ambiente desprende muito pouco gás e é fácil ventilá-los. Não use reatores abertos. Os reatores para biodiesel devem estar fechados, sem fuga de gases. Todos os recipientes que contem metanol devem estar fechados hermeticamente para que não entre a umidade do ar.

Nos passamos o metanol da sua embalagem ao misturador de metóxido bombeando, sem que tenha contato com o ar. É fácil de fazer, serve qualquer bomba de aquário (a mesma que usas para lavar o biodiesel). O metóxido se mistura de esta forma: Metóxido, o método simples, que é a forma segura de faze-lo. Se esquenta bastante ao começo, mas o recipiente está fechado e não saem gases. Logo da mistura o metóxido é bombeado ao reator (também fechado) com a bomba de aquário. Não escapa nenhum gás e o líquido se transvasa lentamente, o que é benéfico tanto para o processo como para a seguridade. Consulta Adding the methoxide.


Produzir biodiesel é seguro se você é cuidadoso (ou cuidadosa) e tem bom senso. "Ter bom senso" também significa que não tenha medo demais, como alguns: "Gostaria de produzir biodiesel, mais me dão medo todos esses venenos terríveis". De fato são bem comuns nas casas. O OHNa se vende em supermercados para limpar os esgotos, provavelmente tenham um vidro de OHNa debaixo do tanque da maioria das casas. O metanol é componente principal de alguns combustíveis como o que usam as crianças nos motores dos seus aeromodelos. Seja prudente com os produtos químicos, mais não tenhas medo.

Para o risco de incêndio consulta: Riscos

fonte:http://journeytoforever.org/pt/biodiesel_fazer.html#3choices
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 8 usuários diz(em) obrigado a canismajoris9 pelo seu post:
Cida Oliveira (06-11-2013), Embuscadaverdade (06-11-2013), evandro.petrobras (14-03-2016), Fire Fox (06-11-2013), marcoscb (06-11-2013), Siouxsiesyw (06-11-2013), Urtiga (07-11-2013), yuryrodrigues (07-11-2013)
Desodorante Bion Vitta sem Alumínio ou Triclosan Você Encontra na Tudo Saudável Produtos Naturais
06-11-2013, 11:09 PM
Resposta: #2
RE: Faça seu próprio biodiesel
então pelo que entendi,nós que não temos a tal "mercedona",o ideal seria usar o biodiesel,que serveria qualquer motor diesel,da f1000 aos eletronicos tipo TDI.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 1 usuário disse obrigado a marcoscb pelo seu post:
Urtiga (07-11-2013)
07-11-2013, 01:07 AM
Resposta: #3
RE: Faça seu próprio biodiesel
Pessoal, acredito que os de mais de 40, vão com certeza lembrar do motor Elko.
Essa ideia de biodiesel passa a ser uma coisa antiga.
Vejam só: http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-...987-a.html

P.S.: não vou transferir a matéria porque está em formato de fotos e ficaria muito "grande"
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 3 usuários diz(em) obrigado a Urtiga pelo seu post:
canismajoris9 (07-11-2013), Embuscadaverdade (07-11-2013), evandro.petrobras (02-08-2015)
07-11-2013, 10:40 AM (Resposta editada pela última vez em: 07-11-2013 10:40 AM por Fire Fox.)
Resposta: #4
RE: Faça seu próprio biodiesel
Pelo que eu entendi, a menos que se possa usar um óleo, vamos dizer, de cozinha já utilizado, ao meu ver não vejo muita economia... acredito que fabricar o tal biodiesel tornaria-se até mais caro que o combustível disponível nos postos.

Claro, vendo pelo lado econômico, e não pelo lado "sustentável"...

E outra, para descontrair um pouco, vocês lembram do Delorean do filme De volta para o futuro???...Big GrinBig GrinBig Grin

[Imagem: bttf-refueling-dvd-thumb.jpg?w=500&h=317]


Esse sim era econômico...Tongue

"Combati o bom combate, terminei a corrida e, principalmente, mantive a fé!!!"
2 Timóteo 4:7
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 1 usuário disse obrigado a Fire Fox pelo seu post:
Eduardo - Unholy Confessions (07-11-2013)
receitas para secar em 30 dias
07-11-2013, 12:08 PM
Resposta: #5
RE: Faça seu próprio biodiesel
Não tem a ver com o biodiesel nem com o Vin Diesel, mas pra quem se interessa por propulsão, é uma boa pesquisa. O texto a seguir recebi da multilistalivre por email, mas não consegui achar o link no google, por isso vai sem link.

http://www.elespectador.com/economia/art...energetico

Peru: Engenheiro Cego é premiado por sua invenção. Cria um sistema capaz de mover um navio com um motor de carro.

WorldWide Tech & Science. Francisco De Jesús.

Peru: Engenheiro Cego é premiado por sua invenção. Cria um sistema capaz de mover um navio com um motor de carro.

Fernando Ramos Sixto foi premiado pelo Salão Internacional de Invenções realizada na Suíça para o seu trabalho.

Consiste em um "sistema de transmissão de potência" que transfere a força de um eixo do motor para outro de forma contínua, multiplicando a sua potência.

Sua invenção pode ajudar a resolver o problema energético mundial.

Fernando Ramos Sixto, um engenheiro peruano cego 63, saltou para a fama em seu país esta semana depois de receber um prêmio internacional para a criação de um sistema que pudesse resolver o problema energético mundial, multiplicando a força gerada por algumas vezes de motor muitos como você gosta.

Com o "sistema multiplicador de forças", uma invenção ele criou há 15 anos, como ele perdeu a visão, este engenheiro humilde conquistou a medalha de bronze na categoria de processos mecânicos e industriais da edição de quarenta do Salão Internacional de Invenções em Genebra ( Suíça) na semana passada.

Você criar uma ação e reação. A força transfere-se ao outro eixo, em seguida se multiplica, e assim continuamente. Ramos explica que o seu sistema é "capaz de mover um navio com o motor de um carro" e é baseada em dois eixos paralelos cujos centros estão ligados à extremidade de uma barra de filmar ligando os dois, por sua vez, contém em média os dois tiroteios "descêntricos" variando o seu centro de gravidade.

Isso permite que a aplicação de movimento em um eixo, o outro gira ao contrário e "devolver as vezes força o primeiro, o que também gera uma força externa que pode ampliar", se você ligar outro lado para repetir a mesma ação.

"É muito simples. Você criar uma ação e reação. Transferes força ao outro eixo, em seguida, multiplica, e assim continuamente", disse Ramos simplesmente.

O sistema é exponencial porque "um motor de um cavalo pode ser multiplicado por 20, e, em seguida, por 40 a ter 800 cavalos", uma vez que depende de variáveis ​​como a distância entre eixos, massa, diâmetro, excentricidade e a direção, que "quanto maior, tanto maior o aumento da força. "

Uma idéia inventada enquanto perder de vista

Sua simplicidade é na mecânica clássica, com a alavanca de Arquimedes e os paralelos de Tales: "Varia a gravidade de um corpo a cair e a força de queda aumenta com uma alavanca de transmissão para o outro eixo. É como Kung Fu. você usa a força do oponente para superá-la ", disse ele.

Ramos concebeu a idéia há 15 anos, quando a bomba disfarçada hidráulica e os outros engenheiros em sua companhia foram incapazes de compreender sua operação para removê-lo.

A universidade alemã tem-se interessado no projeto, mas suas aplicações Ramos Sin além de uma bomba de água, um carro ou um trator, uma vez que "poderia ser aplicada para as usinas hidrelétricas, usinas de vento" ou que aumentem o seu poder, para que "a loucura de energia eólica da usina para outras fábricas se mover. "

"Isso pode reduzir o custo da dessalinização ou purificação da água", acrescentou o engenheiro, que disse que "você pode salvar o planeta se todos nós só porque as idéias mudar o mundo."

"Com o uso do multiplicador beneficiaremos todos os países em desenvolvimento que terão uma energia mais barata e energia avançada iria resolver os seus problemas, porque eles são dedicados a otimizar o combustível, mas esqueceram-se de otimizar a mecânica, onde há um link que escapa", disse.

Ramos confirmou que uma universidade na Alemanha, que em 2011 programado para fechar suas usinas nucleares, tem-se interessado em seu projeto, mas disse que primeiro quer desenvolver no Peru "porque não é o lucro, mas o serviço".

O engenheiro cego era tarde para Genebra, para o júri a rever a sua invenção, que estava atrás de uma mão robótica e um cortador de mármore, mas o interesse entre os participantes convenceram os juízes de conceder a medalha de bronze.

O Instituto Nacional de Defesa da Concorrência e Propriedade Intelectual (Indecopi) vai tentar agilizar o processo de registro de patentes este sistema projetado por um homem cego que viu no movimento das forças de uma forma de mudar o mundo.


1. Salon International des Inventions de Genève

www. invenções - Genebra . ch / - Traduca ad this page 40e Salon des Inventions de Genève . 40 . Internationale Messe für Erfindungen, Genf. Internacional 40 Exposição de Invenções de Genebra . 18-22 avril 2012 ...

2. SALÃO INTERNACIONAL DE INVENÇÕES DES GENEVE Rue du ...www. invenções - Genebra ch / ... /. Invenções de Liste- d ... - Traduca ad this page Formato de archivo: PDF / Adobe Acrobat -Vista Rápida SALON INTERNATIONAL DES INVENÇÕES DE GENEVE . Rue du 31 Décembre-8, 1207 Genève, Suisse. Tel.+41 22 ... TEL +385 1 48 865 40 . Fax +385 1 48 ...385 uma 48 865 40

3. Salon International des Inventions de Genève - Palmares des Prix

www. invenções - Genebra .ch / cgi-bin / fr-prix.php - Traduca ad this page Le Grand Prix du Salon International des Inventions de Genève uma recompensa un système de reeducação de la main. GP 2012. Le Grand Prix du 40e Salon ...

http://worldwidegadget.blogspot.com/

http://www.agepi.md/images/events/intersalon.jpg

Mais informações sobre Salon International des Inventions de Geneve

Sob o patrocínio do Governo Federal Suíço, do Estado, a cidade de Genebra e da Organização Mundial da Propriedade Intelectual - OMPI

• Os 1'000 novas invenções e produtos
• Os 785 expositores de 45 países
• As empresas de 79% e universidades
• Os 21% inventores privados e pesquisadores
• Os 60.000 visitantes de todos os 5 continentes
• Os 650 jornalistas

A Exposição Internacional de Invenções de Genebra de benefícios a mais extensa
de apoio e privilégios que podem ser concedidos a uma exposição.É sob o patrocínio do Governo Federal Suíço, o Estado, a cidade de Genebra e do Mundial
Organização Mundial da Propriedade Intelectual - OMPI. Este apoio sobre a parte das autoridades
atesta a utilidade e a qualidade do evento, agora reconhecida como a exposição mais importante das invenções em qualquer lugar hoje.Também é o mais internacional, com a participação de mais de 40 países

Ouverture du 40ème Salon International des invenções de Genève ...

► ► 01:09 01:09

http://www.youtube.com/watch?v=FK122hrH_E4 18 Abr 2012-1 min - Subido por afpfr
Ouverture mercredi 18 avril du 40ème Salon International des invenções de Genève . Ce salão est le mais ...

This Entrada Escrita el Lunes, 30 abril de 2012 a las 13:00 y ESTA archivada en geral .Tu puedes seguir los comentarios de ESTA Entrada en el RSS 2.0 feed. Tu puedesescribir un comentario o enviar un trackback DESDE tu sitio.

Escribir un Comentario

Tienes Opaco Estar logeado parágrafo escribir un comentario.

malcolmallison ESTA Creado con WordPress
RSS de las Entradas & RSS Comentarios de los .
Citar esta mensagem em uma resposta
07-11-2013, 07:16 PM
Resposta: #6
RE: Faça seu próprio biodiesel
Conheça mais sobre o Biodiesel feito de Óleo de cozinha Reciclado

[Imagem: reciclagem-c3b3leo.jpg?w=490&h=290]


O óleo de cozinha está sendo reciclado cada vez mais e existem centenas de entidades e organizações que fazem a coleta desse resíduo extremamente poluente. O óleo sempre foi reciclável, anteriormente virava sabão, combustível de candeeiro, mas atualmente pode ser usado para fabricação de biodiesel, um diesel vegetal que polui menos e é um substituto a altura do derivado de petróleo. Se você não recicla o seu óleo de cozinha, fique sabendo que um litro de óleo de cozinha usado pode contaminar um milhão de litros de água e, além deste fato, o óleo ainda é o grande vilão no entupimento da rede de esgotos.

[Imagem: oleonapia.jpg?w=490]



Faça seu próprio biodiesel caseiro

Sim! é possível fazer biodiesel de óleo de cozinha em casa e o motor diesel pode funcionar com óleos vegetais, sem qualquer modificação, desde que se faça uma mistura, que pode ser do óleo vegetal com querosene, diesel, álcool, gasolina, etc. Mas o processo não é tão simples, você vai ter que filtrar o seu óleo de maneira que ele fique extremamente limpo, essa realmente é a parte difícil. Existem inúmeros processos para faze-lo e todos eles envolvem o dispêndio de energia (ou $$$) para se ter um óleo mais ou menos puro e, claro, quanto maior a pureza, maior o poder de queima do biocombustível.

Processo de reciclagem e transformação de óleo de cozinha em Biodiesel

Para transformar o óleo de cozinha você terá que dar inicio a uma super filtragem física, que significa retirar os resíduos e materiais mais óbvios daqueles alimentos fritos e também a água que pode estar neste sistema. Ele passará por uma filtragem química ou uma filtragem física mais apurada (e mais demorada, pois envolve o uso de filtros), que vai eliminar outros resíduos menores mas também indesejados. Depois de extremamente limpo o óleo é misturado com álcool combustível e um produto catalisador para melhorar a mistura e combustão transformando o óleo de fritura em um produto novo e extremamente eficaz, isso para um automóvel desequipado de sistemas extras porem existem possibilidades de utilizar o óleo mais vulgarmente filtrado, porem com um sistema de tanques auxiliares que estocam o bio óleo e são equipados por um sistema que aquece o óleo antes deste chegar ao motor, o que torna a queima do biodiesel bruto tão eficiente quanto do derivado de petróleo.

No mercado já existe um aparelho residencial que transforma óleo de cozinha usado em biodiesel, fabricado pela Biobot, um empresa inglesa, esse aparelho chamado de BioBot 20 consegue transformar o óleo de cozinha usado que a dona de casa iria descartar em biodiesel pronto para o uso.





No caso do BioBot 20, ele tem capacidade para processar até 20 litros de óleo, misturados ao metanol, e o tempo para produzir esses 20 litros é de 12 a 24 horas dependendo da qualidade do óleo. Seu preço é barato levando em conta que usa como matéria prima um produto que iria para o lixo, são apenas U$ 655,00.

[Imagem: reciclaoleo540.jpg?w=490&h=420]


fonte:http://jardimdomundo.wordpress.com/2013/04/29/conheca-mais-sobre-o-biodiesel-feito-de-oleo-de-cozinha-reciclado/
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 2 usuários diz(em) obrigado a canismajoris9 pelo seu post:
evandro.petrobras (22-07-2015), Fire Fox (08-11-2013)
03-07-2015, 06:14 PM
Resposta: #7
RE: Faça seu próprio biodiesel
Caros praticantes, também faço uso de OVB no motor diesel, já tendo até mesmo divulgado trabalhos na internet, sou seguidor do engenheiro Thomas Fendel, e Dr Fuchs do Sul do Brasil, no momento estou trabalhando na conversão da Hilux D4D 2008 eletronica, usando sistema duotank e valvula Pollack 6 vias, em breve novidades.
Qualquer coisa que puder ajudar perguntem aqui.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
Desodorante Bion Vitta sem Alumínio ou Triclosan Você Encontra na Tudo Saudável Produtos Naturais
03-07-2015, 06:19 PM
Resposta: #8
RE: Faça seu próprio biodiesel
Lembrando que faço uso também de oleo usado de preferência de restaurante oriental, os quais aquecem pouco o óleo, podendo ser trabalhado de duas formas, após lavagem:
1- em mistura com o diesel até 50% sem nenhuma alteração
2- usando 100% de OV, no sistema duotank, com partida e lavagem a diesel.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
22-07-2015, 09:09 AM
Resposta: #9
RE: Faça seu próprio biodiesel
Colega, estou nisso há mais de 10 anos, estudando muito e aprendendo a cada dia, veja os links abaixo e depois conversamos mais, lembrando que ov é assunto para quem gosta de estudar.
TEM 2 KITS AI NO SUL: O DO FENDEL -- http://WWW.FENDEL.COM.BR E DO PROFESSOR

-- http://www.4x4brasil.com.br/forum/geral-...TOR+DIESEL
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-...TOR+DIESEL
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-...TOR+DIESEL
http://www.4x4brasil.com.br/forum/geral-...TOR+DIESEL
http://www.4x4brasil.com.br/forum/geral-...TOR+DIESEL
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
05-09-2015, 10:45 PM
Resposta: #10
RE: Faça seu próprio biodiesel
O que o criador do tópico está sugestionando é EXTREMAMENTE errado ! eSSAS substâncias podem causar algum tipo de mal-estar e contaminação, além de explosões e NÃO DEVEM ser manipuladas em casa! e sim por PROFISSIONAIS em um ambiente laboratorial.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
receitas para secar em 30 dias
Responder 


Ir ao Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes
Tópicos relacionados...

Publicidade:
Receitas para Secar em 30 dias

Recomende o Fórum


Sites Associados: Dossiê Vacina HPV
Registro de Efeitos Adversos das Vacinas
Rastreando Chemtrails
Site Notícias Naturais
Fórum Notícias Naturais Blog Anti-Nova Ordem Mundial

Pesquisar

(Pesquisa Avançada)

Olá, Visitante
Olá Visitante!
Para participar do fórum, é necessário se Registrar.



  

Senha
  





Usuários Online
Existem no momento 108 usuários online.
» 2 Membros | 106 Visitantes
Cimberley Cáspio, Marck Vini

Estatísticas do Fórum
» Membros: 21,256
» Último Membro: coinmastrous
» Tópicos do Fórum: 26,487
» Respostas do Fórum: 281,300

Estatísticas Completas

Tópicos Recentes
Vazamento de óleo no nordeste: descobriram a nossa mentira. Desculpa aí Maduro!
Última Resposta Por: Cimberley Cáspio
Hoje 11:10 PM
» Respostas: 26
» Visualizações: 1196
Os brasileiros sem pátria em seu próprio país.
Última Resposta Por: Cimberley Cáspio
Hoje 10:39 PM
» Respostas: 3
» Visualizações: 232
Um milhão de pessoas estão presas nos Gulags da China
Última Resposta Por: ULTRON
Hoje 08:53 PM
» Respostas: 6
» Visualizações: 267
Um apanhado em OUT de 2019
Última Resposta Por: ULTRON
Hoje 04:11 PM
» Respostas: 13
» Visualizações: 767
Alerta - 03_11_2019 - Possível False Flag em Seattle - Gatilho para WW3
Última Resposta Por: naste.de.lumina
Ontem 10:34 PM
» Respostas: 30
» Visualizações: 1881
A campanha de ódio, mentiras e desinformação contra a ativista Greta Thunberg
Última Resposta Por: Velho Druida
19-10-2019 11:19 AM
» Respostas: 78
» Visualizações: 3469
Os saques em andamento da África sob vigilância de líderes africanos corruptos
Última Resposta Por: DeOlhOnafigueira
18-10-2019 04:47 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 106
13º no Bolsa Família? E a indenização bilionária pelo prejuízo de bilhões de reais?
Última Resposta Por: Velho Druida
18-10-2019 02:57 PM
» Respostas: 6
» Visualizações: 219
Revelação: Você sabia que "666" não é o número da Besta?
Última Resposta Por: DeOlhOnafigueira
18-10-2019 02:07 PM
» Respostas: 3
» Visualizações: 229
Biblioteca Virtual Anti-NOM -- Livros Raros
Última Resposta Por: Alimah
18-10-2019 12:26 PM
» Respostas: 78
» Visualizações: 99582
Você já sofreu Bullying ou Rejeição?
Última Resposta Por: DeOlhOnafigueira
18-10-2019 12:21 PM
» Respostas: 15
» Visualizações: 8201
Como vc lida com pessoas agressivas virtuais ou nao ?
Última Resposta Por: DeOlhOnafigueira
18-10-2019 11:52 AM
» Respostas: 26
» Visualizações: 4491
A Batalha da NOM contra nós
Última Resposta Por: Mister Pelf
18-10-2019 11:27 AM
» Respostas: 0
» Visualizações: 104
O problema do Brasil é o Brasileiro.
Última Resposta Por: ULTRON
17-10-2019 10:02 AM
» Respostas: 59
» Visualizações: 3110
Padre afirma que o Papa Francisco em breve ungirá o líder global
Última Resposta Por: Juquinha
16-10-2019 10:27 PM
» Respostas: 3
» Visualizações: 304
O Brazil com "Z" de Ama'Z'ônia
Última Resposta Por: Velho Druida
16-10-2019 09:38 PM
» Respostas: 112
» Visualizações: 4953
Olavogate: Olavo de Carvalho / Sidi Muhammad seria um agente a serviço do Sionismo?
Última Resposta Por: Juquinha
16-10-2019 09:37 PM
» Respostas: 133
» Visualizações: 83279
Coringa - a ideologia da destruição.
Última Resposta Por: Xevious
16-10-2019 02:05 PM
» Respostas: 20
» Visualizações: 1021
Banimento do usuário Rui Coelho
Última Resposta Por: Supermoderador
16-10-2019 10:21 AM
» Respostas: 52
» Visualizações: 2636
Banimento do usuário Café sem açúcar.
Última Resposta Por: pequeno gafanhoto
14-10-2019 06:23 PM
» Respostas: 11
» Visualizações: 1037
Glenn Greenwald envolvido na desestabilização do Equador?Quem é esse cara afinal?
Última Resposta Por: Marcelo Almeida
14-10-2019 04:22 PM
» Respostas: 2
» Visualizações: 410
30 lições de Olavo de Carvalho
Última Resposta Por: Marcelo Almeida
14-10-2019 04:15 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 252
Últimos acontecimentos ONLINE
Última Resposta Por: NoNOM
14-10-2019 10:45 AM
» Respostas: 1402
» Visualizações: 246538
Forças Ocultas (Forces Occultes)
Última Resposta Por: pequeno gafanhoto
13-10-2019 09:29 PM
» Respostas: 5
» Visualizações: 457
Echelon – A rede de espionagem global
Última Resposta Por: Bruna T
12-10-2019 08:56 PM
» Respostas: 7
» Visualizações: 2375
Os segredos do Paralelo 33
Última Resposta Por: Bruna T
12-10-2019 04:00 PM
» Respostas: 11
» Visualizações: 16156
A Vacina contra o Zika Vírus Modificará Geneticamente seu DNA
Última Resposta Por: Alimah
12-10-2019 12:09 PM
» Respostas: 7
» Visualizações: 2174
Porte de arma
Última Resposta Por: Velho Druida
11-10-2019 08:01 PM
» Respostas: 8
» Visualizações: 451
Vídeo Impressionante - O Ritual Maçônico
Última Resposta Por: Bruna T
10-10-2019 09:24 PM
» Respostas: 74
» Visualizações: 62015
Algumas músicas anom
Última Resposta Por: Bruna T
10-10-2019 08:59 PM
» Respostas: 201
» Visualizações: 35234

Lista completa de tópicos

Divulgue o fórum em seu site!

Camisetas:
camisetas resista à nova ordem mundial