Balas de Colágeno pelo melhor preço é na Tudo Saudável



Responder 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Fundamentalismo Científico: uma forma de Pseudo-Ciência
07-07-2019, 03:22 PM
Resposta: #1
Fundamentalismo Científico: uma forma de Pseudo-Ciência
O fundamentalismo cientifico não é compatível com a ciência. Ciência é a observação e descrição das leis naturais, de modo a compreender a natureza. Dentro desse método científico existem outras características que permitem que haja objectividade, aperfeiçoamento constante, e afastamento de qualquer crença/desejo pessoal que afecte essa compreensão da natureza. Uma dessas características é a experiência objectiva. Outra dessas características é a previsão, de modo a saber se a descrição permite ter sempre razão. Ainda outra característica é a confirmação dos resultados por entidades independentes. Tudo isto não se verifica no fundamentalismo cientifico...

[Imagem: 5c33d0191d0000e50132274e.jpeg?ops=scalef..._noupscale]



O termo fundamentalismo científico designa a atitude de colocar a ciência e a opinião dos cientistas como verdades incontestáveis. Seus principais representantes não são charlatães ou jornalistas que ignoram mas escrevem sobre ciência. Ao contrário, muitos fundamentalistas científicos são cientistas de renome.

A palavra fundamentalismo tem um sentido parecido com radicalismo. Fundamentalismo é a fidelidade aos fundamentos de uma teoria, ideologia ou crença. Já o radicalismo vem da palavra raiz onde esta última também tem o sentido de fundamento. Os adjectivos fundamentalista e radical são positivos se tomados etimologicamente. Mas o sentido que estas palavras tem hoje em dia é depreciativo. Ser fundamentalista ou radical significa defender uma idéia de forma estreita e irracional, sem adaptações, atacando qualquer pessoa que discorde dela. Destacam-se hoje em dia o fundamentalismo religioso, político e científico. O fundamentalismo religioso moderno caracteriza-se por uma interpretação literal de textos sagrados (Bíblia e Alcorão respectivamente para os fundamentalismos cristão e islâmico). Já o fundamentalismo político é marcado pela tentativa de aplicação de ideologias políticas e sociais por meios não democráticos como golpes de estado, extermínio de populações, sequestros de figuras públicas, etc. No fundamentalismo científico o que mais chama a atenção é a tentativa de qualificar a ciência como perfeita e desqualificar todo e qualquer conhecimento não científico.

O procedimento adotado por teólogos e cientistas políticos no combate aos fundamentalismos religioso e político é exibir os princípios respectivos de suas religiões e teorias políticas. Os cientistas e os divulgadores de ciência precisam seguir os mesmos passos para desmascarar o fundamentalismo científico. Explicando o que é ciência, desmonta-se o discurso fundamentalista. O que é ciência?

A ciência e o método científico

Sem pretensão de fornecer uma resposta definitiva, ciência é o conhecimento obtido graças ao método científico. Esta resposta pode parecer ingénua, mas ela é um lembrete de que a ciência é metódica. Embora a aplicação do método científico seja muito ampla, não existe ciência anárquica ou alternativa. Mas o que é o método científico.

Há muitas definições de método científico. Novamente sem grandes pretensões de fornecer respostas definitivas, o método científico pode ser definido como elaboração de hipóteses para explicar determinado fenómeno seguida de colecta de dados experimentais para confirmar ou negar cada hipótese. As hipóteses confirmadas formam o conhecimento científico. Para ilustrar a ciência e seu método é possível citar a ``lei da queda dos corpos'' e a "teoria atómica''.

O filósofo grego Aristóteles (séc. IV a.C.) acreditava que os corpos mais pesados caiam mais rápido que os mais leves. Já Leonardo da Vinci (sécs. XV e XVI) propôs a hipótese de que o peso não afectava as velocidades dos corpos. Era a resistência do ar que podia tornar a queda mais suave ou até sustentar um corpo. Usando este princípio, Leonardo projectou (sem construir) o para-quedas, o helicóptero e diversas máquinas voadoras. Ele também propôs uma fórmula matemática para descrever como a velocidade de queda dos corpos variava com o tempo na ausência da resistência do ar. Outro italiano, Galileu Galilei (sécs. XVI e XVII), fez diversos diversos experimentos envolvendo planos inclinados. Ele testou e confirmou experimentalmente a hipótese de Leonardo. Mas os experimentos também revelaram que a fórmula de Leonardo para a velocidade estava errada. Galileu supôs outra fórmula que os experimentos confirmaram. Galileu é considerado um dos primeiros cientistas da história, no sentido de pessoa que usou o método científico para tirar suas conclusões. Leonardo também foi um exímio observador da natureza, mas faltou a ele o rigor metódico de Galileu.

Os filósofos gregos Leucipo de Mileto e seu discípulo Demócrito de Abdera (sécs. V e IV a.C.) postularam que todas as coisas eram formadas por partículas indivisíveis, em grego, átomos. O filósofo Epicuro aperfeiçoou a filosofia atomista, mas depois que as ideias de Aristóteles se tornaram mais populares, o atomismo foi abandonado. Retomado por filósofos árabes e posteriormente por alguns alquimistas, o atomismo continuou sendo uma tese filosófica. Foi o inglês John Dalton (séc. XIX) que tratou a ideia de átomo como uma hipótese a ser testada cientificamente. Ao analisar diversos experimentos envolvendo difusão de gases em líquidos e medida da pressão em misturas gasosas, Dalton confirmou a hipótese de que toda a matéria era formada por partículas. Como os experimentos da época não revelavam que estas partículas podiam ser divididas, ele as chamou de átomos. Experimentos posteriores revelaram que a partícula de Dalton não era indivisível. A partícula ``descoberta'' por Dalton continuou sendo chamada de átomo, mas a hipótese dela ser indivisível foi descartada.

Voltando ao tema deste artigo, o fundamentalismo científico omite a possibilidade e necessidade de experimentação e ainda a revisão das hipóteses por novos experimentos. Nem toda a hipótese pode ser testada experimentalmente. Por exemplo, supondo que Deus existe, como fazer um experimento que teste esta hipótese? A ciência não pode afirmar nem negar a existência de Deus. Questões de cunho religioso em geral não podem tratados pela ciência, nem confirmando, nem negando.

Mesmo as hipóteses que podem ser testadas nem sempre o são, seja por razões tecnológicas, seja pelo custo financeiro do experimento. Para citar um exemplo famoso, Einstein propôs os princípios do que seria o laser em 1916. Mas o experimento só pode ser realizado em 1953.

E até as hipóteses testadas e confirmadas podem ser descartadas, pelo menos parcialmente, por novos experimentos. Todo o conhecimento científico de hoje em dia ``pode'' simplesmente estar errado. Novos experimentos poderão revelar que as hipóteses se confirmaram porque os aparatos experimentais não foram tão precisos. Por exemplo, a lei da queda dos corpos de Galileu continua sendo confirmada em experimentos nas proximidades da crosta terrestre. Já a indivisibilidade do átomo de Dalton foi descartada por experimentos posteriores.

Um jornalista ou escritor que apresenta um tópico de ciência sem fazer referências aos experimentos, mesmo se tratando de fatos devidamente comprovados, não está fazendo divulgação científica. Ele está propagando o fundamentalismo científico!

Precedentes históricos do fundamentalismo científico
O fundamentalismo científico não é um fenómeno novo. O mesmo Galileu Galilei que testou tão rigorosamente suas hipóteses, tratou a afirmação de que a Terra gira em torno do Sol como uma verdade absoluta. O Papa Urbano VIII, considerado pela Igreja Católica Apostólica Romana como representante terrestre de Jesus Cristo (chamado de galileu em alguns trechos da Bíblia), entendeu melhor do que Galileu Galilei o carácter não fundamentalista do conhecimento científico. O Papa propôs a Galileu Galilei que apresentasse o heliocentrismo como hipótese que simplificava cálculos astronómicos. A visão deste papa se adequa a descrição do movimento como dependente do referencial. No referencial da Terra é o Sol que se move. Porém, o visão ampla de Urbano VIII não era a mesma dos inquisidores, mas isso é outra história...

Assim como Galileu Galilei, outros cientistas de renome assumiram uma postura fundamentalista. John Dalton rejeitou a ideia que existissem partículas menores do que seu átomo, Albert Einstein nunca aceitou os postulados da Mecânica Quântica, etc.

Fundamentalismo Científico e Pseudo ciência

Um dos objectivos da divulgação científica é denunciar as idéias apresentadas como sendo científicas sem serem de fato. O termo genérico dado a estas idéias é pseudo ciência, onde o prefixo grego pseudo significa falso. Geralmente apenas as teorias apresentadas por charlatães é classificada como pseudo ciência. Citando exemplos populares de teorias pseudo científicas, a realidade é produto de nossa consciência (comprovado pela Mecânica Quântica), a água pode gravar nossos estados emocionais e o congelamento deste líquido fornece provas disso, a água em contrato prolongado com ímans adquire poderes curativos, a teoria do design inteligente, o criacionismo, a teoria da Terra Oca, a origem Atlante dos povos indo-europeus, etc. Não existem provas de nenhuma destas hipóteses. E muitas pessoas desonestas lucram alto com estas ``teorias'', vendendo livros, lançando documentários, etc. Mas por que interromper este texto sobre fundamentalismo científico para falar de pseudo ciência ? Porque o fundamentalismo científico poderia ser classificado como pseudo ciência.

Ao fazerem afirmações polémicas como ``Deus não existe'', ``a religião é prejudicial à humanidade'', ``não há vida depois da morte e nem em outros planetas'' entre outras, os fundamentalistas ficam famosos e ganham espaço na média. Todos os activistas anti-religiosos se juntam a eles e a ciência é apresentada como a verdade que veio varrer todas as crenças. Em contrapartida, os fundamentalistas religiosos se aglutinam para contestar os fundamentalistas científicos e apresentam a ciência como algo diabólico. E surgem debates infindáveis onde ninguém quer ouvir, apenas falar. Explode o ódio irracional incompatível tanto com o amor pregado pela religião como pela razão defendida pela ciência. Cada fundamentalista agrada seu respectivo público. Todos ganham excepto a ciência.

Mostrar o fundamentalismo científico como pseudo ciência é difícil justamente porque o primeiro ataca o segundo. Eis algumas características da pseudo ciência que também caracterizam o discurso fundamentalista.

a) - Respostas prontas para questões que sequer podem ser testadas experimentalmente, como por exemplo especulações de religiosos, dilemas filosóficos, etc.

b)
- Apresentação da ciência como conhecimento definitivo, ignorando-se a evolução histórica desta.

c) - Omissão dos fundamentos filosóficos da ciência ou de qualquer reflexão sobre a mesma como por exemplo as apresentadas por Karl Popper, Thomas Kuhn, Paul Feyerabend, Gaston Bachelard, etc.

d) - Apresentação idealizada de cientistas como homens sem crenças, sem ideologias, sem interesses políticos e imparciais cujo o único ponto de partida de suas declarações é a ciência.


Apesar de tudo o que foi escrito neste texto, a grande dificuldade em lidar com o fundamentalismo científico não está em sua caracterização. A tentação narcisista do cientista e do divulgador em apresentar-se como o sábio que tem as respostas é o fundamento do fundamentalismo científico. E "talvez'' a vitória sobre estas tentações sejam um dia alcançadas pela própria ciência.


Ab alio expectes, quod alteri feceris
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
Shoyu e Missô Orgânicos Você Encontra na Tudo Saudável Produtos Naturais
08-07-2019, 09:37 AM
Resposta: #2
RE: Fundamentalismo Científico: uma forma de Pseudo-Ciência
Se é fundamentalismo não é científico!
Que mania de misturar as coisas...
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 1 usuário disse obrigado a Marcelo Almeida pelo seu post:
ruicoelho (08-07-2019)
08-07-2019, 11:03 AM
Resposta: #3
RE: Fundamentalismo Científico: uma forma de Pseudo-Ciência
(08-07-2019 09:37 AM)Marcelo Almeida Escreveu:  Se é fundamentalismo não é científico!
Que mania de misturar as coisas...

Agradeço que releia a minha afirmação na introdução ao tópico, assim como a ultima frase que fecha essa mesma introdução.

Citar:O fundamentalismo cientifico não é compatível com a ciência.


Citar:Tudo isto não se verifica no fundamentalismo cientifico...

Ab alio expectes, quod alteri feceris
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
08-07-2019, 02:08 PM
Resposta: #4
RE: Fundamentalismo Científico: uma forma de Pseudo-Ciência
Também percebo isso.

Uma certa inércia forçada para se atualizar conceitos.

Por exemplo, no fundamentalísmo científico se afirma que a luz não tem massa.
Mas hoje sabemos que tem, inclusive já criamos algo como um trator a luz, e há previsão de um meio de transporte espacial impulsionado a luz.

E que deriva na constestação da afirmação de que o desvio para o vermelho das estrelas é causado pelo afasamento delas.
O que se sabe hoje em dia, é que é em parte verdade, mas não totalmente.
Afinal como a luz tem massa ela interfere a sí própria (feixes perndiculares), causando um desvio para o vermelho 'também'.

Outro exemplo é o princípio da incerteza, que neste ano foram divulgados dois experimentos que enterram de vez esta teoria.

Creio que um dos motivos desta 'estranha inércia' na atualização dos conceitos deve-se a fatores financeiros.
Afinal muito foi publicado afirmando os conceitos antigos e há muito lucro ainda sendo causado por isto.
Retirar os louros dos grandas astros da ciência para passar a cientístas desconhecidos, me parece que cessaria a maioria dos lucros.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 1 usuário disse obrigado a Xevious pelo seu post:
ruicoelho (08-07-2019)
Stévia pelo menor preço você encontra aqui
Responder 


Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas Visualizações: Última Resposta
  O legado de Galileu para a ciência moderna. ruicoelho 1 228 11-06-2019 10:14 AM
Última Resposta: Marcelo Almeida
  Sobre porquê a ciência é a única forma de conhecimento que vale a pena? ruicoelho 0 208 06-06-2019 05:24 PM
Última Resposta: ruicoelho
  Método Científico e o Senso Comum. ruicoelho 0 205 06-06-2019 04:47 PM
Última Resposta: ruicoelho
  Cientistas descobrem porque algumas pessoas não acreditam no que a ciência descobre. ruicoelho 52 2,171 03-06-2019 08:27 PM
Última Resposta: Bogoton
  É a “ciência” quem decide o que existe ou não existe? ruicoelho 11 532 13-04-2019 09:32 AM
Última Resposta: ruicoelho

Ir ao Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes
Tópicos relacionados...

Publicidade:
Loja de Produtos Naturais Tudo Saudável

Recomende o Fórum


Sites Associados: Dossiê Vacina HPV
Registro de Efeitos Adversos das Vacinas
Rastreando Chemtrails
Site Notícias Naturais
Fórum Notícias Naturais Blog Anti-Nova Ordem Mundial

Pesquisar

(Pesquisa Avançada)

Olá, Visitante
Olá Visitante!
Para participar do fórum, é necessário se Registrar.



  

Senha
  





Usuários Online
Existem no momento 98 usuários online.
» 0 Membros | 98 Visitantes

Estatísticas do Fórum
» Membros: 21,118
» Último Membro: arielross
» Tópicos do Fórum: 26,215
» Respostas do Fórum: 278,879

Estatísticas Completas

Tópicos Recentes
Cruzeiro: Uma distopia brasileira
Última Resposta Por: Diakonov
Ontem 11:13 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 112
(Importante) III Guerra Mundial
Última Resposta Por: NoNOM
Ontem 11:03 PM
» Respostas: 704
» Visualizações: 455406
Últimos acontecimentos ONLINE
Última Resposta Por: NoNOM
Ontem 06:53 PM
» Respostas: 1245
» Visualizações: 228440
Se você é homem, branco, heterossexual e cristão... a NOM quer o seu fim!
Última Resposta Por: ULTRON
Ontem 04:52 PM
» Respostas: 66
» Visualizações: 2578
Algumas músicas anom
Última Resposta Por: CaféSemAçúcar
Ontem 04:50 PM
» Respostas: 181
» Visualizações: 32773
O que é o “lookism” e por que ele pode virar o racismo do século XXI
Última Resposta Por: CaféSemAçúcar
Ontem 04:40 PM
» Respostas: 1
» Visualizações: 86
"Intolerância religiosa é o resultado da limitação do conhecimento"
Última Resposta Por: CaféSemAçúcar
Ontem 03:26 PM
» Respostas: 23
» Visualizações: 827
Toy Story 4 - Ideologia de gênero para as crianças.
Última Resposta Por: Velho Druida
Ontem 01:50 PM
» Respostas: 11
» Visualizações: 1176
Terra Plana: A Elite e a doutrinação secular da Terra em formato de globo
Última Resposta Por: Velho Druida
Ontem 12:48 PM
» Respostas: 306
» Visualizações: 13614
NASA ocultou a verdadeira trajetória de NIBIRU/Planeta X/Hercólubus
Última Resposta Por: Velho Druida
15-07-2019 08:26 PM
» Respostas: 16
» Visualizações: 5654
O acordo de paz que é só sobre Israel
Última Resposta Por: Diakonov
15-07-2019 05:59 PM
» Respostas: 20
» Visualizações: 940
Em que país você moraria?
Última Resposta Por: Diakonov
15-07-2019 05:54 PM
» Respostas: 85
» Visualizações: 17700
Olavo de Carvalho - Ideologia.
Última Resposta Por: Xevious
15-07-2019 10:31 AM
» Respostas: 15
» Visualizações: 1293
O Homem foi a Lua?
Última Resposta Por: pequeno gafanhoto
12-07-2019 09:39 PM
» Respostas: 186
» Visualizações: 53558
A morte do segredo bancário suíço.
Última Resposta Por: callietawny
12-07-2019 04:35 AM
» Respostas: 1
» Visualizações: 421
Dicas para Criar Tópicos Mais Atraentes
Última Resposta Por: masonlava
12-07-2019 04:05 AM
» Respostas: 53
» Visualizações: 84953
NETFLIX - Propagando o feminismo, empoderamento e LGBT
Última Resposta Por: Xevious
11-07-2019 01:35 PM
» Respostas: 13
» Visualizações: 971
URSAL
Última Resposta Por: Infinite
11-07-2019 09:42 AM
» Respostas: 13
» Visualizações: 785
Universo Cyberpunk
Última Resposta Por: Tecnocrata
11-07-2019 02:12 AM
» Respostas: 16
» Visualizações: 13259
A degeneração progressiva dos povos e das culturas
Última Resposta Por: Diakonov
10-07-2019 10:28 PM
» Respostas: 94
» Visualizações: 3530
Seria o Anti-Cristo um Islâmico?
Última Resposta Por: BioMachine
10-07-2019 06:57 PM
» Respostas: 41
» Visualizações: 1355
No futuro o aborto será tão comum quanto tomar pilula do dia seguinte.
Última Resposta Por: Xevious
09-07-2019 01:57 PM
» Respostas: 6
» Visualizações: 346
PROJETO VERITAS Fake News, manipulação da mídia e falsos dados
Última Resposta Por: Velho Druida
09-07-2019 08:24 AM
» Respostas: 8
» Visualizações: 436
Filme Café: E se o mundo que você vive não for real?
Última Resposta Por: Anonymous_T.ron
09-07-2019 01:13 AM
» Respostas: 1
» Visualizações: 294
Fundamentalismo Científico: uma forma de Pseudo-Ciência
Última Resposta Por: Xevious
08-07-2019 02:08 PM
» Respostas: 3
» Visualizações: 208
Revolução "copernicana"
Última Resposta Por: Bogoton
07-07-2019 07:18 PM
» Respostas: 5
» Visualizações: 368
Monitoramento Global, Terremotos, Solares, Marés etc
Última Resposta Por: Beobachter
06-07-2019 11:30 AM
» Respostas: 68
» Visualizações: 46084
Agenda 2030 Oculta - Big Bang e o Deus da ciência
Última Resposta Por: Koala
05-07-2019 05:50 AM
» Respostas: 6
» Visualizações: 486
Viagem humana a Marte começará por voltar à Lua, afirma responsável da NASA
Última Resposta Por: ruicoelho
04-07-2019 06:01 PM
» Respostas: 3
» Visualizações: 299
Em breve vamos transferir consciências ao estilo Matrix? A resposta é sim!
Última Resposta Por: BioMachine
04-07-2019 05:42 PM
» Respostas: 25
» Visualizações: 1580

Lista completa de tópicos

Divulgue o fórum em seu site!

Camisetas:
camisetas resista à nova ordem mundial