Sua pele mais bonita com colágeno hidrolisado



Responder 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Grupo de cientistas nos EUA quer proibição de 'robôs assassinos'
08-02-2014, 04:08 PM
Resposta: #1
Grupo de cientistas nos EUA quer proibição de 'robôs assassinos'
Citar:Há mais de duas décadas, Mark Gubrud, pesquisador do Programa sobre Ciência e Segurança Global da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, luta pela criação de regras para o controle de armas robóticas autônomas.

Ele é membro do Comitê Internacional para o Controle de Armas Robóticas (CICAR), um grupo de ativistas, acadêmicos e intelectuais do mundo todo que tenta conseguir a proibição do uso de robôs que podem matar sem a interferência humana.

A última preocupação deste grupo é um lançamento de uma companhia de armamentos britânica, a BAE Systems: o avião de combate autônomo Taranis.

Nesta semana, a BAE Systems divulgou imagens dos primeiros voos do protótipo do Taranis, realizados em 2013. A aeronave não-tripulada é capaz de realizar missões intercontinentais, é difícil de detectar e pode atacar alvos no ar e em terra.

O drone também pode ser controlado a partir de qualquer lugar do planeta por um piloto em terra. No entanto, o Taranis também pode funcionar sozinho, sem intervenção humana.

[Imagem: 8fev2013---mark-gubrud-trabalha-ha-25-an...00x200.jpg]

Mark Gubrud trabalha há 25 anos com organização que luta contra armas robóticas

O Ministério da Defesa britânico, que financiou parte do projeto, disse que não vai usar o Taranis no modo autônomo.

No entanto, esta questão continua preocupando Gubrud, que vê o Taranis como um novo avanço no desenvolvimento de robôs e máquinas autônomas capazes de matar sem a intervenção de humanos.

"Não está clara a razão de o Reino Unido precisar de um avião autônomo de combate furtivo no século 21. Para qual guerra ele é necessário? Que armas terá o inimigo?", questiona.

Gubrud conta que faz campanha contra o uso de armamento autônomos há 25 anos e que vê uma oposição generalizada à produção do que chama de "robôs assassinos".

"Uma pesquisa de março do ano passado (da consultoria YouGov) mostra que o público americano é majoritariamente contra as armas autônomas e apoia os esforços para proibi-las. E o interessante é que esta é a opinião predominante entre membros, ex-membros e familiares de membros das Forças Armadas (dos Estados Unidos)", disse Gubrud em entrevista à BBC Mundo.

Exterminador

Gubrud cita como exemplo de armamentos autônomos em uso as minas antipessoais, que seriam um tipo de "robô extremamente simples, que pode estar ativado, o que o faz explodir, ou esperando para ser ativado".

Como exemplos mais avançados, ele cita robôs sentinelas sul-coreanos, capazes de identificar intrusos humanos de forma autônoma dentro de uma área determinada, de "disparar também de forma autônoma, ou de ser instruídos de forma remota para abrir fogo".

Gubrud também cita mísseis, já existentes, que procuram um alvo específico fora do campo visual, mísseis terra-ar ou ar-mar que, segundo ele, têm uma tecnologia que permite distinguir o alvo real de outros falsos, um tipo de navio de outro tipo de navio.

Para Gubrud, não estamos muito distantes de um cenário em que um robô, como o da série de filmes Exterminador do Futuro, é acionado para realizar missões específicas em situações de conflito.

"O 'Exterminador' era um robô assassino. E veja o que está acontecendo hoje em dia: uma das mais importantes missões das aeronaves controladas de forma remota (drones) é matar".

O pesquisador acreditar que quanto maior for a automatização, maior será o risco de perda de controle.

"Se você pensar em um sistema de confronto automático, no qual exércitos de robôs se enfrentam, pode imaginar como seria difícil para uma equipe de engenheiros desenvolver (a tecnologia necessária) e conseguir garantir sua estabilidade no longo prazo?"

Controle humano

O pesquisador afirma que é preciso deter o desenvolvimento destes robôs autônomos o mais rapidamente possível - antes que o desenvolvimento deste tipo de armamento avance.

O primeiro passo neste sentido seria divulgar sua existência. O próximo seria lutar pela criação de regras e protocolos que regulamentem o desenvolvimento da tecnologia.

"Acho que os princípios mais fortes para basear uma proibição de armas autônomas são os da humanidade: os humanos sempre devem ter o controle e a responsabilidade do uso de uma força letal", disse.

"É uma ofensa à dignidade humana que existam pessoas submetidas à violência por decisão de uma máquina, ou que estejam sujeitos à ameaça do uso da força por parte de uma máquina, ou que um conflito entre humanos seja iniciado por uma máquina de forma involuntária."

"É um direito humano não ser morto por uma decisão de uma máquina. Este é um princípio moral muito forte, com uma atração universal. E esta deve ser a base para proibir as armas autônomas."

Para ele, é preciso definir um regime de controle de armas "que implica que os estados aceitem estes princípios e que os ensinem nas academias militares e que não tenham armas autônomas".

Mas, Gubrud também é realista e acredita que as principais potências mundiais resistirão a qualquer tentativa de proibir as armas autônomas.

"Certamente os Estados Unidos são os mais importantes; têm uma política declarada a favor de seu desenvolvimento. A China vê uma oportunidade também e já têm sistemas que seriam preocupantes. O mesmo com a Rússia e o Reino Unido."

Fonte: UOL

Para termos uma ideia mais ampla, trago mais uma matéria mais específica:

Citar:Robô militar quadrúpede feito nos EUA anda 32 km sem reabastecer

Capaz de andar cerca de 32 quilômetros sem reabastecer e carregar até 180 quilos, o robô LS3 (sigla em inglês para Sistema com Pernas de Apoio a Esquadrões) foi desenvolvido nos Estados Unidos com fins militares. Segundo a fabricante, a máquina quadrúpede é capaz de seguir soldados em terrenos acidentados e íngremes.

Um protótipo do ''robô mula'' foi apresentado nesta semana na Modern Day Marine, feira militar patrocinada pela Marinha norte-americana na cidade de Quantico. Os primeiros modelos do LS3 haviam sido apresentados no ano passado e ganharam neste ano US$ 10 milhões (R$ 22 milhões) de investimento.

[Imagem: robo-militar-quadrupede-dos-eua-anda-ate...00x200.jpg]

Robô militar quadrúpede dos EUA anda até 32 km sem reabastecer

De acordo com o "Huffington Post", o LS3 é mais largo que modelos anteriores e se movimenta silenciosamente, além de ser abastecido com diesel, combustível comumente usado em outros veículos militares. Por meio de sensores, ele segue os fuzileiros navais, como um animal treinado faria, sem precisar ser pilotado.

O robô tem blindagem a tiros de armas de fogo de pequeno porte e, segundo a fabricante, é discreto o suficiente para auxiliar em operações táticas. Ele também pode recarregar rádios e dispositivos portáteis, funcionando por 24 horas ininterruptas.

O projeto do LS3 foi desenvolvido pela empresa Boston Dynamics com financiamento da Darpa (sigla em inglês para Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa) e pela Marinha dos Estados Unidos.

Fonte: UOL

Nota: Nesta última fonte, existe uma galeria de imagem (com 24 imagens) para quem quiser "se inteirar" do tema.

Tudo isso, faz-me lembrar de uma carta no INWO:

[Imagem: nwo-cards-cyborg-soldiers.png]
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 7 usuários diz(em) obrigado a Jeyjin pelo seu post:
gabrigodofwar (09-02-2014), Giovanni Israel (09-02-2014), John Dickinson (15-05-2014), Kaboom (08-02-2014), Littlejohnbr (29-05-2014), Mister Pelf (15-05-2014), weirdo (08-02-2014)
Sua pele mais bonita com colágeno hidrolisado
08-02-2014, 05:43 PM (Resposta editada pela última vez em: 08-02-2014 05:44 PM por weirdo.)
Resposta: #2
RE: Grupo de cientistas nos EUA quer proibição de 'robôs assassinos'
Relacionado:


Professor britânico alerta sobre robôs com armas de choque



Eu não quero robocops pela rua. Acho que ninguém quer.

/quit
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 3 usuários diz(em) obrigado a weirdo pelo seu post:
gabrigodofwar (09-02-2014), Jeyjin (08-02-2014), Kaboom (08-02-2014)
15-05-2014, 04:58 PM
Resposta: #3
RE: Grupo de cientistas nos EUA quer proibição de 'robôs assassinos'
ONU vai debater a utilização de "robôs assassinos"


[Imagem: content_terminator-salvation-factory-t-8...1387068093]

Especialistas vão discutir na ONU a necessidade de máquinas autônomas letais capazes de identificar e matar alvos, sem intervenção humana. Duvidamos e muito que a ONU fará uma intervenção concreta sobre este assunto.

Pois vale lembrar que a ONU nada mais é uma intermediaria imposta mundialmente a cuidar sobre todos assuntos onde a mesma é financiada pelas grandes e milionárias nações, portanto não é de se esperar um comportamento que não seja omisso por parte da mesma como tem sido nos últimos acontecimentos mundiais...

Robôs assassinos e seu uso serão debatidos durante uma reunião de peritos das Nações Unidas em Genebra, em meio a temores de que uma vez criados, eles possam representar uma "ameaça para a humanidade".

Prof. Ronald Arkin e Prof. Noel Sharkey irão debater a necessidade dos chamados robôs assassinos durante ahttp://pt.wikipedia.org/wiki/Conven%C3%A...vencionais, marcando a primeira vez que a questão dos robôs assassinos será discutida dentro da CCW.

Robôs assassinos são máquinas autônomas, capazes de identificar e matar alvos, sem intervenção humana

[Imagem: Maquinas+de+guerra.png]

Armas totalmente autônomas ainda não foram desenvolvidos, mas os avanços tecnológicos estão fazendo com que elas se tornem realidade.

Prof. Sharkey, membro e co-fundador da Campanha Contra Robôs Assassinos e presidente do Comitê Internacional de Controle de Armas Robóticas falou antes da conferência e advertiu que não pode ser garantido que sistemas de armas autônomas "previsivelmente respeitarão o direito internacional".

Ele disse à BBC: "As nações não estão conversando entre si sobre isso, o que representa um grande risco para a humanidade".

Mas o professor Arkin alegou que os robôs assassinos podem ajudar a reduzir casualidades de não-combatentes e podem ser mais eficazes que os humanos em determinar quando não atacar um alvo.

No entanto, ele expressou preocupação de que os robôs poderiam ser levados apressadamente para a batalha de forma prematura. "Eu apoio uma moratória até aquele objetivo seja alcançado, mas eu não apoio uma proibição neste momento", explicou o Prof Arkin.

[Imagem: homem+de+ferro.PNG]

Um relatório completo sobre as discussões serão apresentados na Convenção da ONU sobre Armas Convencionais (CCW) em novembro.

Em março, o Conselho de Direitos Humanos da ONU ouviu preocupações que cercam os perigos éticos tais máquinas possam representar.
Christof Heyns - o relator especial da ONU sobre execuções extrajudiciais, sumárias ou arbitrárias para o Escritório do Alto Comissariado para os Direitos Humanos - pediu uma moratória sobre essa tecnologia para impedir a sua implantação no campo de batalha.

Em um relatório apresentado à frente de seu discurso, ele disse: "os robôs não deveriam ter o poder de vida e morte sobre os seres humanos."

Sr. Heyns destacou as operações dos EUA contra o terrorismo usando drones pilotados por controle remoto para alvejar indivíduos e argumentou: "não há razão para acreditar que os países irão, a propósito, procurar usar armas robóticas autônomas letais para assassinato seletivo".

Exemplos de sistemas de armas autônomas já em uso incluem o sistema de arma Phalanx da Marinha os EUA que ataca automaticamente ameaças que se aproximam e o drone Harpy israelense que ataca automaticamente emissores de radar.

FONTES :

http://www.anovaordemmundial.com/2014/05...a-onu.html
http://olhosolitario.blogspot.com.br/201...e-ser.html
http://www.independent.co.uk/life-style/...49037.html
http://2045.com/news/32836.html
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 3 usuários diz(em) obrigado a John Dickinson pelo seu post:
Jeyjin (23-04-2015), Littlejohnbr (29-05-2014), Mister Pelf (15-05-2014)
29-05-2014, 10:28 AM
Resposta: #4
RE: Grupo de cientistas nos EUA quer proibição de 'robôs assassinos'
Cientistas dos Estados Unidos criaram um Robô Exterminador biônico capaz de CRESCER e se REPRODUZIR


[Imagem: 6df9caa7cfea0917de5dc64f258ee412_article.jpg]

Cientistas norte-americanos, inspirados pelo filme 'O Exterminador do Futuro', afirmam ter criado novas mistura de partículas semicondutores inorgânicos biônicos com proteínas orgânicas.

Depois de experimentos de longa intermináveis, os cientistas das Universidades de Michigan e Pittsburgh conseguiram partículas biônicas através de um ‘cocktail’ incomum: a mistura de substâncias orgânicas com semicondutores informa.

http://translate.googleusercontent.com/t...Vfx5VxLdDw

Como esses pesquisadores afirmaram EUA durante seus experimentos não estava procurando "escravizar" o mundo através da criação de um exército de robôs, mas para inventar um novo biocombustível, dizem.

Partículas microscópicas que têm potencial para crescer para o tamanho de um terminador são compostas de telureto de cádmio, a qual é utilizada para o fabrico de painéis solares e de cito cromo C, uma proteína vegetal, que acelera o transporte de eléctrones durante a fotossíntese.

Uma mistura destes elementos permite reproduzir o processo que permite que plantas para converter a luz solar em energia.

Segundo os cientistas, se escolher corretamente o tamanho e a composição de partículas de enzimas biônicas, estes são potencialmente capazes de se replicar.

Isto significa que a perspectiva de criação de uma raça de ciborgues capaz de se recuperar de forma independente não pode estar muito longe.

FONTE:http://actualidad.rt.com/ciencias/view/1...terminator , http://notitecnos.blogspot.com.br/2014/0...az-de.html
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 1 usuário disse obrigado a John Dickinson pelo seu post:
Jeyjin (23-04-2015)
Loja Tudo Saudável
23-04-2015, 10:53 AM (Resposta editada pela última vez em: 23-04-2015 10:55 AM por John Dickinson.)
Resposta: #5
RE: Grupo de cientistas nos EUA quer proibição de 'robôs assassinos'
Robôs com vontade própria para MATAR


[Imagem: robos1.jpg]

ONU questiona o desenvolvimento e uso de ‘robôs assassinos’ em guerras
Acredita-se que os países Estados Unidos, Grã-Bretanha e Israel (coincidentemente aliados na implantação de uma agenda estilo Nova Ordem Mundial) estejam desenvolvendo esse tipo de robô, no entanto, esses países não mostraram nenhum interesse em se comprometer com a moratória proposta pela ONU.


[Imagem: robos_assassinos-300x168.jpg]

A Organização das Nações Unidas (ONU) está preocupada com o desenvolvimento dos robôs LARs (Robôs Autônomos Letais, na sigla em inglês) que tem autonomia de decidir quem ou o que destruir.

Pode um robô fazer a distinção entre alvos militares e civis? Entre soldados lutando e os que querem se render?

Quem será responsabilizado por erros, já que robôs não podem ser julgados por crimes de guerra?

Essas são algumas das questões que estão sendo levantada pela organização, que propõe uma moratória no desenvolvimento desse tipo de armamentos, uma nova geração de máquinas que atacam de forma independente, com autonomia de decisão – ao contrário dos ‘drones’, por exemplo, os aviões não tripulados usados pelos EUA nos Afeganistão, que respondem a comando humano.

Segundo Christof Heyns, relator especial da ONU para execuções extrajudiciais, essa suspensão permitiria um envolvimento internacional significativo no debate sobre a ética do uso dos Robôs Autônomos Letais em conflitos armados.

[Imagem: robos2.jpg]

Acredita-se que os Estados Unidos, Grã-Bretanha e Israel estejam desenvolvendo esse tipo de robô, no entanto, esses países não mostraram interesse em se comprometer com a moratória proposta pela ONU.

FONTE:THOTH3126
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 1 usuário disse obrigado a John Dickinson pelo seu post:
Jeyjin (23-04-2015)
10-11-2017, 01:52 PM
Resposta: #6
RE: Grupo de cientistas nos EUA quer proibição de 'robôs assassinos'
A arma que é a culpada pela morte de alguém?

Ou o ser humano que possui a arma?

Nesse caso, IA pode ser uma artimanha pra jogar a responsabilidade dos programadores de tais "inteligências"...







[/video]
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
Responder 


Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas Visualizações: Última Resposta
  Parker Solar Probe: NASA quer resolver um quebra-cabeça fundamental da física Bruna T 1 392 14-08-2018 05:34 PM
Última Resposta: justiceiro
  Deutsche Bank - robôs podem substituir 48 mil funcionários do banco. Cimberley Cáspio 2 689 24-02-2018 11:28 PM
Última Resposta: pablo_hp
  Os usos sexuais de robôs que estão preocupando cientistas Daia 14 6,726 25-08-2017 05:38 PM
Última Resposta: Doc S
  Elon Musk quer acelerar a evolução do Transhumanismo com malha cerebral Peter Joseph 2 3,689 06-09-2016 12:56 PM
Última Resposta: Peter Joseph
  A nova revolução chinesa feita por robôs Peter Joseph 0 3,006 30-05-2016 02:12 PM
Última Resposta: Peter Joseph

Ir ao Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes
Tópicos relacionados...

Publicidade:
Loja de Produtos Naturais Tudo Saudável

Recomende o Fórum


Sites Associados: Dossiê Vacina HPV
Registro de Efeitos Adversos das Vacinas
Rastreando Chemtrails
Site Notícias Naturais
Fórum Notícias Naturais Blog Anti-Nova Ordem Mundial

Pesquisar

(Pesquisa Avançada)

Olá, Visitante
Olá Visitante!
Para participar do fórum, é necessário se Registrar.



  

Senha
  





Usuários Online
Existem no momento 106 usuários online.
» 0 Membros | 106 Visitantes

Estatísticas do Fórum
» Membros: 20,838
» Último Membro: Marco Hifran
» Tópicos do Fórum: 25,757
» Respostas do Fórum: 273,998

Estatísticas Completas

Tópicos Recentes
João de Deus reaparece após denúncias, promete cumprir a lei e afirma ser inocente
Última Resposta Por: Paulo2011
Ontem 09:06 PM
» Respostas: 20
» Visualizações: 1072
Últimos acontecimentos ONLINE
Última Resposta Por: Cecelo
Ontem 08:43 PM
» Respostas: 1092
» Visualizações: 205037
PT ESTA FALIDO
Última Resposta Por: Aldebarâ
Ontem 08:21 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 102
Algumas músicas anom
Última Resposta Por: CaféSemAçúcar
Ontem 04:18 AM
» Respostas: 143
» Visualizações: 28624
Expropriar salário de servidor, não é somente uma prática cubana.
Última Resposta Por: CaféSemAçúcar
Ontem 04:11 AM
» Respostas: 4
» Visualizações: 209
O apartheid chinês já está mostrando as garras na África.
Última Resposta Por: Cimberley Cáspio
15-12-2018 11:39 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 157
Em dezembro a ONU dará o maior golpe contra as soberanias dos países
Última Resposta Por: CaféSemAçúcar
15-12-2018 03:26 PM
» Respostas: 11
» Visualizações: 1081
Cuidado ao caminhares na Matrix
Última Resposta Por: Infinite
15-12-2018 03:18 PM
» Respostas: 20
» Visualizações: 4204
Exército dos EUA, recrutam estrangeiros para serem usados como "bucha de canhão."
Última Resposta Por: Cimberley Cáspio
14-12-2018 05:01 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 194
O que está por trás na prisão da executiva chinesa Meng Wanzhou no Canadá.
Última Resposta Por: Marcelo Almeida
14-12-2018 03:09 PM
» Respostas: 1
» Visualizações: 474
Atentado em Igreja em Campinas
Última Resposta Por: jonas car
14-12-2018 02:15 PM
» Respostas: 5
» Visualizações: 472
Uma democracia chamada Venezuela
Última Resposta Por: Marcelo Almeida
14-12-2018 08:54 AM
» Respostas: 2
» Visualizações: 443
Imigrantes exigem de Trump 192 mil reais por cabeça, para retornarem à Honduras.
Última Resposta Por: Bogoton
13-12-2018 08:54 PM
» Respostas: 1
» Visualizações: 180
Chico Buarque foi ao Papa pedir por Lula, Cristina Kirchner e Rafael Correa.
Última Resposta Por: Bogoton
13-12-2018 06:34 PM
» Respostas: 1
» Visualizações: 224
Merkel diz que acordo UE-Mercosul fica mais difícil com Bolsonaro
Última Resposta Por: Cimberley Cáspio
13-12-2018 05:53 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 136
O teatro soberano de países incompetentes e corruptos.
Última Resposta Por: Haroldo Lucca
12-12-2018 09:24 PM
» Respostas: 2
» Visualizações: 237
A grave crise de energia elétrica na África do Sul.
Última Resposta Por: Cimberley Cáspio
12-12-2018 02:24 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 178
O lado escuro e desconhecido da história dos EUA.
Última Resposta Por: Cimberley Cáspio
12-12-2018 02:13 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 306
Ciclos de conservadorismo e progressismo no Brasil
Última Resposta Por: Marcelo Almeida
10-12-2018 12:08 PM
» Respostas: 2
» Visualizações: 431
Efeitos dos Transgênicos na Saúde
Última Resposta Por: anomia
10-12-2018 11:10 AM
» Respostas: 22
» Visualizações: 29669
O G20 jogou uma pá de cal na soberania perdida da Argentina.
Última Resposta Por: Xevious
10-12-2018 10:31 AM
» Respostas: 1
» Visualizações: 388
Bolsonaro e o Trotskismo: Um paralelo interessante
Última Resposta Por: Bogoton
10-12-2018 09:36 AM
» Respostas: 34
» Visualizações: 2330
Procurador-Geral da República Pede Explicações ao Ministro Palocci
Última Resposta Por: Aldebarâ
09-12-2018 08:43 PM
» Respostas: 1
» Visualizações: 1937
Nicks e avatar porque?
Última Resposta Por: Nucker
09-12-2018 03:13 PM
» Respostas: 217
» Visualizações: 82404
Vence Bolsonaro. Qual o rumo do Brasil agora? Which road is Brazil heading to?
Última Resposta Por: Infinite
07-12-2018 11:40 PM
» Respostas: 75
» Visualizações: 6130
Entendendo o mundo atual
Última Resposta Por: LucasN
07-12-2018 01:18 PM
» Respostas: 28
» Visualizações: 6842
Jornalistas e blogueiros estão sendo caçados e mortos, inclusive no Brasil.
Última Resposta Por: Cimberley Cáspio
07-12-2018 11:28 AM
» Respostas: 0
» Visualizações: 421
Líbia: negro que não está sendo morto nas ruas, está sendo vendido como escravo.
Última Resposta Por: Cimberley Cáspio
07-12-2018 09:22 AM
» Respostas: 0
» Visualizações: 422
A Ordem Mundial está começando a rachar.
Última Resposta Por: CaféSemAçúcar
06-12-2018 08:11 PM
» Respostas: 1
» Visualizações: 534
Xarope maldito que foi banido na Nigéria é vendido no Brasil em larga escala.
Última Resposta Por: Cimberley Cáspio
06-12-2018 01:21 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 447

Lista completa de tópicos

Divulgue o fórum em seu site!

Camisetas:
camisetas resista à nova ordem mundial