Biscoitos saudáveis e sem glúten
você encontra aqui!



Responder 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 Votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Larvicida que mata mosquito da dengue existe há 10 anos, mas Governo não libera
04-02-2016, 04:16 PM
Resposta: #1
Larvicida que mata mosquito da dengue existe há 10 anos, mas Governo não libera
DENÚNCIA GRAVÍSSIMA: LARVICIDA BIOLÓGICO QUE MATA O MOSQUITO AEDES AEGYPTI, ESTÁ PRONTO A 10 ANOS MAS GOVERNO NAZI-PETISTA NÃO LIBERA A VENDA

[Imagem: 1284.jpg]


A famosa ‘Teoria da Conspiração’ que afirma que o Governo do PT quer ver a população morrer, ganhou um novo capítulo ao ser descoberto que a 10 anos o governo do PT impede o uso de um Larvicida que mata o Aedes, transmissor de várias doenças, alegando não poder liberar o produto.

O larvicida biológico que usa uma bactéria para matar as larvas do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, do chikungunya e do zika vírus, já está pronto para utilização em larga escala há quase dez anos. A fórmula criada no Brasil foi registrada na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2006, mas nunca foi usada de forma sistemática no país.

O produto tem como “princípio ativo” o Bacillum thuringiensis israelense (BTI), uma bactéria inofensiva para humanos e animais domésticos, mas letal para o mosquito. Quando a larva do Aedes come essa bactéria na água limpa e parada, recebe quatro toxinas que causam paralisia generalizada e matam o vetor.

A versão brasileira, criada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em parceria com a empresa nacional Bthek, traz um bacilo em uma solução líquida. Ela é vendida pelo nome comercial “Bt-Horus” e custa cerca de R$ 60 por litro.

Em nota enviada, o Ministério da Saúde informou que só pode incluir um produto no Programa Nacional de Combate à Dengue se ele obtiver registro na Organização Mundial de Saúde (OMS). Essa restrição se aplica, segundo a pasta, porque a aquisição é feita por licitação internacional, com verbas da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

O ministério diz analisar, “além da segurança e da eficácia, o custo-efetividade, o impacto epidemiológico esperado, o protocolo e estratégia de utilização do produto e o impacto orçamentário que será produzido”. Apesar de não prever a aquisição do bacilo na formulação nacional, o governo federal importou oito toneladas do produto em 2010 e fez a distribuição para 13 estados e o DF.

A diferença, segundo o próprio ministério, está na forma de apresentação do produto. O BTI foi licitado na versão “efervescente” (WDG, na sigla em inglês), regulamentada pela OMS. A versão nacional, o Bt-Horus, é vendida em solução aquosa e, por isso, precisaria de nova permissão do órgão ligado à ONU.

O Programa Nacional de Combate à Dengue foi criado em 2002. Catorze anos depois, o ministério não soube informar ao G1 porque mantém um regulamento que impede a compra de produtos nacionais para o programa, mesmo aqueles com autorização da Anvisa. Os governos locais e a própria União podem comprar o Bt-Horus diretamente do fabricante mas, para isso, não podem contar com as verbas da Opas.

Sem continuidade
Em 2007, o produto foi testado pela Embrapa e pela Bthek em São Sebastião, no DF, com resultados acima dos esperados pela equipe. O índice de infestação, medido pelo número de focos encontrados a cada 100 casas inspecionadas, passou de 4 para 1 após a aplicação do bacilo. De “risco iminente de epidemia”, o índice caiu para “aceitável”, segundo critérios da Organização Mundial de Saúde.

As pesquisas foram concluídas na sede da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, a 8 km do Palácio do Buriti e a menos de 200 metros da sede da Secretaria de Saúde, no fim da Asa Norte. A Embrapa afirma que tem como missão “viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação”, e que a criação de políticas públicas e aplicação de alternativas cabe ao Executivo.

Depois do teste bem-sucedido em São Sebastião, o produto sumiu dos protocolos distritais até a última segunda-feira (18), quando o governo anunciou o recebimento de 600 litros do produto. A carga foi doada pela União Química, empresa brasileira que comprou a Bthek.

O subsecretário de Vigilância em Saúde do DF, Tiago Coelho, afirma que a estratégia foi “revisitada” em função do aumento da ameaça causada pelo Aedes aegypti, que passou a transmitir a chikungunya e o zika vírus. “Os instrumentos que estávamos utilizando para conter a dengue estavam se mostrando ineficientes. O controle químico, por inseticida e larvicida, e o ambiental, com retirada de entulho e água parada”, diz.

Novo protocolo
Desta vez, a aplicação do BTI será feita apenas pelos agentes autorizados da Secretaria de Saúde, e não pela própria população, como em 2007. Coelho afirma que os testes daquela época foram feitos pela própria empresa, e não pela pasta, e diz que a estratégia utilizada “não se mostrou efetiva”. Ele preferiu não comentar os dados de redução de epidemia passados pela Bthek e pela Embrapa.

“Neste momento, depois de revisitar os pontos positivos e negativos, nós estamos introduzindo com um novo protocolo. Vamos fazer o monitoramento de todos os indicadores e divulgar o resultado, dentro do protocolo que a secretaria entende como correto. É um processo contínuo: a pesquisa alimenta a política pública, que fornece novos dados para a pesquisa”, diz o subsecretário.

Os 600 litros doados devem ser suficientes para dois ou três meses de aplicação, nas estimativas do GDF e considerando o “nível atual” de focos. Nesse período, a Secretaria de Saúde promete avaliar os resultados. “Assim que a gente identificar a efetividade, a intenção é fazer um termo de referência para adotar a compra regular”, diz Coelho.

Na manhã desta quinta (21), 150 agentes da Vigilância Ambiental receberam o treinamento necessário para usar o produto, que será dividido em 12 mil ampolas de 50 ml. A previsão do GDF é de que o produto começasse a ser aplicado ainda nesta quinta nas regiões com o maior índice de focos do mosquito: Santa Maria, Gama, Brazlândia, Lago Norte e Planaltina.

O GDF garante que seguirá o cronograma de reaplicação indicado pelo fabricante – onde houver foco, o agente de vigilância terá que retornar a cada três semanas. O governo não explicou como fará esse controle na segunda etapa de implementação, quando todo o DF passar a receber o bacilo.

Nova tentativa
O gerente de produção da Bthek e da divisão de biotecnologia da União Química, José Eduardo Sacconi Nunes, diz que a aplicação do BTI no DF vai funcionar como um “segundo projeto piloto”, em uma tentativa de reinserir o larvicida no mercado. Desde 2010, segundo ele, nenhum governo municipal, estadual, distrital ou federal adquiriu o produto, de modo contínuo, para o combate à dengue.

“O produto foi utilizado sistematicamente na região Sul, mas no combate ao mosquito borrachudo, pelo incômodo que ele causa em populações ribeirinhas. É um mosquito que gosta de água corrente, não bota ovo em água parada. Como o larvicida ataca a larva, e não o adulto, pode ser que o Aedes volte a pôr ovos ali. Por isso, você precisa ir reaplicando até matar toda a cadeia”, diz.

A dose necessária para eliminar as larvas de Aedes varia de uma gota (para ralos domésticos) a um litro (piscinas de 20 mil litros). “Dependendo da dose, as larvas morrem em 24 horas. A vantagem é a especificidade, ou seja, essas toxinas só agem nas larvas e são inofensivas aos humanos, animais, plantas”, diz a pesquisadora Rose Monnerat, que liderou a pesquisa do bacilo na Embrapa.

Após aplicado, o bacilo se reproduz muito pouco, e apenas dentro da larva morta. Como a bactéria é sensível à luz solar, o produto é mais eficiente para ambientes internos e precisa ser reaplicada, “religiosamente”, a cada três semanas. A ação funcionaria como complemento ao uso dos “fumacês”, mais eficazes na área externa porque os moradores fecham as portas e janelas durante a aplicação.

Dengue no DF
O Distrito Federal registrou aumento de 110% no número de casos de dengue nas primeiras duas semanas de 2016, em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 253 infecções confirmadas até a última segunda-feira (18), contra 120 apurados em 2015. Os dados foram divulgados nesta quarta (20) no boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde.

Entre os dias 11 e 18 deste mês, o índice de casos pulou de 59 para 253 – foram 194 infecções em apenas sete dias. A variação, segundo a Saúde, foi impulsionada pelo crescimento das ocorrências em Brazlândia – de 3, em 2015, para 100 em 2016. Em 13 regiões, o índice caiu em relação ao ano passado, e em outras nove, houve estabilidade.

Reportagem Especial de Matheus Rodrigues – G1

Fontes:
http://redegni.com/larvicida-biologico-q...a-a-venda/

http://g1.globo.com/distrito-federal/not...-2006.html

http://illuminatielitemaldita.blogspot.com.br/

http://www.libertar.in/2016/02/denuncia-...ogico.html
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 6 usuários diz(em) obrigado a Álvaro pelo seu post:
Elenin20182024 (04-02-2016), Regulus T (04-02-2016), rmuller (05-02-2016), ruicoelho (05-02-2016), spyroots (05-02-2016), Urtiga (05-02-2016)
Spirulina Orgânica da Fazenda Tamanduá Você Encontra na Tudo Saudável Produtos Naturais
05-02-2016, 05:43 PM
Resposta: #2
RE: Larvicida que mata mosquito da dengue existe há 10 anos, mas Governo não libera
Atendimento do hospital evangelico de londrina e 1 porcaria
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
Responder 


Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas Visualizações: Última Resposta
Exclamation A Farsa do Zika Vírus: Microcefalia ligada à larvicida na água Mediador 61 36,562 25-11-2018 11:52 AM
Última Resposta: Beobachter
  Surto de cólera em Camarões mata mais de 200 pessoas avalon 2 1,835 01-08-2014 05:23 PM
Última Resposta: Javelin
  Vírus da gripe A/H1N1 mata duas pessoas na Polônia GU4RD1ÃO 5 7,091 30-07-2013 10:49 PM
Última Resposta: GU4RD1ÃO
  Cepa de vírus da varíola de 300 anos é achada em corpos na Sibéria admin 0 2,551 01-12-2012 01:11 AM
Última Resposta: admin
  RAPAZ DE 26 ANOS MORRE APÓS VACINAÇÃO comunicadointerno 4 3,397 09-06-2010 09:10 PM
Última Resposta: ODaniel

Ir ao Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes
Tópicos relacionados...

Publicidade:
Loja de Produtos Naturais Tudo Saudável

Recomende o Fórum


Sites Associados: Dossiê Vacina HPV
Registro de Efeitos Adversos das Vacinas
Rastreando Chemtrails
Site Notícias Naturais
Fórum Notícias Naturais Blog Anti-Nova Ordem Mundial

Pesquisar

(Pesquisa Avançada)

Olá, Visitante
Olá Visitante!
Para participar do fórum, é necessário se Registrar.



  

Senha
  





Usuários Online
Existem no momento 113 usuários online.
» 0 Membros | 113 Visitantes

Estatísticas do Fórum
» Membros: 20,927
» Último Membro: conspiradoroficial
» Tópicos do Fórum: 25,892
» Respostas do Fórum: 274,925

Estatísticas Completas

Tópicos Recentes
O suposto relatório de 300 páginas que sacudirá a Igreja Católica
Última Resposta Por: DeOlhOnafigueira
Hoje 12:49 AM
» Respostas: 16
» Visualizações: 1889
Brasil, aqui o otário é você.
Última Resposta Por: Cimberley Cáspio
Ontem 11:54 PM
» Respostas: 3
» Visualizações: 95
A estação ELF . O projeto secreto chinês.
Última Resposta Por: Cimberley Cáspio
Ontem 09:44 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 71
Energia Solar De graça? Não se o Governo e Empresas Puderem Evitar.
Última Resposta Por: jjbrazil
Ontem 06:08 PM
» Respostas: 3
» Visualizações: 303
O Homem foi a Lua?
Última Resposta Por: jjbrazil
Ontem 05:33 PM
» Respostas: 126
» Visualizações: 48707
As Agências Reguladoras não servem pra nada. Não é melhor encerrar as atividades ?
Última Resposta Por: jjbrazil
Ontem 05:12 PM
» Respostas: 2
» Visualizações: 227
Se isso é realmente verdade, não sei mais o que dizer.
Última Resposta Por: Xevious
Ontem 01:42 PM
» Respostas: 4
» Visualizações: 514
Fraude do PIB
Última Resposta Por: Marcelo Almeida
Ontem 09:49 AM
» Respostas: 1
» Visualizações: 127
Passei por isso.E durante a queda,não houve mão amiga p/me segurar e cheguei ao fundo
Última Resposta Por: pablo_hp
Ontem 12:35 AM
» Respostas: 1
» Visualizações: 217
Monitoramento Global, Terremotos, Solares, Marés etc
Última Resposta Por: Beobachter
14-02-2019 07:08 PM
» Respostas: 63
» Visualizações: 44153
O CADÁVER POLÍTICO DE RENAN CALHEIROS
Última Resposta Por: Cimberley Cáspio
14-02-2019 03:18 PM
» Respostas: 1
» Visualizações: 161
Candidato Bolsonaro leva facada
Última Resposta Por: Beobachter
14-02-2019 02:30 PM
» Respostas: 197
» Visualizações: 15216
O que a China faz com quem fala contra: invadem sua casa, ameaçam...
Última Resposta Por: tarcardoso
14-02-2019 10:20 AM
» Respostas: 3
» Visualizações: 594
China: Marxistas Radicais causam temor
Última Resposta Por: tarcardoso
14-02-2019 10:01 AM
» Respostas: 10
» Visualizações: 578
Venezuela no fogo cruzado das potências mundiais
Última Resposta Por: Bogoton
14-02-2019 08:31 AM
» Respostas: 15
» Visualizações: 752
[VIDEO] A Máfia dos Transplantes de Órgãos e o Caso Paulinho Pavesi
Última Resposta Por: Xevious
11-02-2019 10:10 AM
» Respostas: 42
» Visualizações: 28733
E a tragédia se repete:Barragem em Brumadinho se rompe deixando vários mortos.
Última Resposta Por: Xevious
11-02-2019 09:46 AM
» Respostas: 65
» Visualizações: 3370
O lobby da classe médica venceu. Governo deu por encerrado o programa Mais Médicos.
Última Resposta Por: tarcardoso
11-02-2019 09:09 AM
» Respostas: 6
» Visualizações: 347
Cybermortadelas estão atuando no Fórum?
Última Resposta Por: Bruna T
10-02-2019 10:31 PM
» Respostas: 82
» Visualizações: 3777
Importação de esperma vem crescendo vertiginosamente no Brasil.
Última Resposta Por: Cimberley Cáspio
10-02-2019 09:35 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 173
A morte do segredo bancário suíço.
Última Resposta Por: Cimberley Cáspio
09-02-2019 08:15 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 188
Projeto de coleta do lixo marinho já está em andamento.
Última Resposta Por: Cimberley Cáspio
09-02-2019 11:48 AM
» Respostas: 0
» Visualizações: 116
Por que gastar do meu dinheiro se posso gastar do seu e ainda não te pagar?
Última Resposta Por: Cimberley Cáspio
08-02-2019 09:16 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 240
Novidade, Voce Não é Escravo da NOM, Voce é Servo Voluntário.
Última Resposta Por: tarcardoso
08-02-2019 01:46 PM
» Respostas: 9
» Visualizações: 812
A facada no Mito
Última Resposta Por: Xevious
08-02-2019 09:51 AM
» Respostas: 25
» Visualizações: 2190
Pesquisas sobre os danos da Radiação Eletromagnética, Wifi, Celulares, Torres PG 4
Última Resposta Por: jonas car
07-02-2019 11:09 PM
» Respostas: 39
» Visualizações: 32519
"Não é o trabalho que tira alguém da pobreza. Um bom trabalho,sim,consegue isso."
Última Resposta Por: Beobachter
07-02-2019 09:53 PM
» Respostas: 3
» Visualizações: 199
Deixa Brumadinho chorar p/Brumadinho. Aos amigos do rei,o tempo agora é de carnaval.
Última Resposta Por: ULTRON
07-02-2019 02:07 PM
» Respostas: 5
» Visualizações: 343
Uma história de sofrimento japonês no campo de concentração brasileiro no Pará
Última Resposta Por: Cimberley Cáspio
07-02-2019 01:58 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 170
Judaísmo, Selo de Salomão e a Serpente
Última Resposta Por: jonas car
06-02-2019 07:52 PM
» Respostas: 49
» Visualizações: 5333

Lista completa de tópicos

Divulgue o fórum em seu site!

Camisetas:
camisetas resista à nova ordem mundial