Pasta de Dente sem Flúor Oralin Você Encontra na Tudo Saudável Produtos Naturais



Responder 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Médico alerta para excesso de diagnósticos e exames preventivos
25-03-2011, 05:59 AM (Resposta editada pela última vez em: 25-03-2011 05:05 PM por romulo.)
Resposta: #1
Médico alerta para excesso de diagnósticos e exames preventivos
Médico alerta para excesso de diagnósticos e exames preventivos

[Imagem: 11079257.jpeg]

MATÉRIA E IMAGEM EXTRAÍDA DA FOLHA.
Doenças devem ser detectadas o quanto antes, para que haja sucesso no tratamento, certo?
Não, segundo o médico americano H. Gilbert Welch. O especialista em clínica médica é autor de "Overdiagnosed", recém-lançado nos Estados Unidos.

No livro, Welch, pesquisador da Universidade Dartmouth, afirma que a epidemia de exames preventivos, ou "screening", como são chamados nos EUA, coloca a população em perigo mais do que salva vidas.

Citando pesquisas, ele mostra evidências de que muita gente está recebendo "sobrediagnóstico": são tratadas por doenças que nunca chegariam a incomodá-las, mas que são detectadas nos testes preventivos.

"O jeito mais rápido de ter câncer? Fazendo exame para detectar câncer, disse ele à Folha*, por telefone.

Folha - Como exames preventivos podem fazer mal?

H. Gilbert Welch - A prevenção tem dois lados. Um é a promoção da saúde. É o que sua avó dizia: "Vá brincar lá fora, coma frutas, não fume". Mas a prevenção entrou no modelo médico, virou procurar coisas erradas em gente saudável, virou detecção precoce de doenças. Isso faz mal. Não estou dizendo que as pessoas nunca devem ir ao médico quando estão bem. Mas a detecção precoce também pode causar danos.

De que maneira isso ocorre?

Quando procuramos muito algo de errado, vamos acabar achando, porque quase todos temos algo errado. Os médicos não sabem quais anormalidades vão ter consequências sérias, então tratam todas. E todo tratamento tem efeitos colaterais.

Há um conjunto de males que podem decorrer de um diagnóstico: ansiedade por ouvir que há algo errado, chateação de ter que ir de novo ao médico, fazer mais exames, lidar com convênio, efeitos colaterais de remédios, complicações cirúrgicas e até a morte.

Para quem está doente, esses problemas não são nada perto dos benefícios do tratamento. Mas é muito difícil para um médico fazer uma pessoa sadia se sentir melhor. No entanto, não é difícil fazê-la se sentir pior.

Os médicos dizem que a detecção precoce é essencial no caso do câncer. Mas você diz que é perigoso. Não se deve tratar qualquer tumor inicial?

Não. Se formos tratar todos os cânceres quando estão começando, vamos tratar todo o mundo. Todos nós, conforme envelhecemos, abrigamos formas iniciais de câncer. Se investigarmos exaustivamente vamos achar câncer de tireoide, mama e próstata em quase todos. A resposta não pode ser tratar todos e nem tratar todo mundo. Ninguém mais ia ter tireoide, mamas ou próstata. Câncer de próstata é o símbolo dessa questão.

Por quê?

Há 20 anos, um teste de sangue foi introduzido para detectar câncer de próstata. Vinte anos depois, 1 milhão de americanos foram tratados por causa de um tumor que nunca chegaria a incomodá-los. Esse teste é o PSA [antígeno prostático específico]. Muitos homens têm números anormais de PSA. Eles fazem biópsias e muitos têm cânceres microscópicos e fazem tratamento, o que não é mero detalhe. Pode ser retirada da próstata ou radioterapia. Isso leva, em um terço dos homens, a problemas sexuais, urinários ou intestinais. Alguns até morrem na operação. Não podemos continuar supondo que buscar a saúde é procurar doenças.

Qual é o impacto desses testes de próstata na população?

Um estudo europeu mostrou que é necessário fazer exames preventivos de PSA em mil homens entre os 50 e 70 anos, por dez anos, para evitar a morte por câncer de uma pessoa. É bom ajudar uma pessoa. Mas precisamos prestar atenção às outras 999. Por causa desses exames, de 30 a 100 homens são tratados sem necessidade.

As pessoas precisam refletir. Cada mulher pode decidir se quer fazer mamografia todo ano. Mas temo que estejamos coagindo, assustando e incutindo culpa nelas, para que façam mamografias.

Mas a detecção precoce não é o fator que mais reduz a mortalidade de câncer de mama?

Na verdade, não. Os esforços mais relevantes no câncer de mama vêm de tratamentos melhores, como quimioterapia e hormônios. Os avanços no tratamento nos últimos 20 anos reduziram a mortalidade em 50%.
O problema é se adiantar aos sintomas. Não há dúvida de que uma mulher que percebe um caroço deva fazer uma mamografia. Isso não é teste preventivo, é exame diagnóstico. Claro que os médicos preferem ver uma mulher com um pequeno nódulo no seio do que esperar até que ela desenvolva uma grande massa. A questão não é entre atendimento cedo ou tarde, mas entre buscar atendimento logo que você fica doente e procurar doenças em quem não tem nada.

Critérios usados em exames como de pressão e diabetes estão mais rígidos. Estão deixando todo mundo "doente"?

Sim. Somos muito tirânicos sobre saúde. O que é saúde? Se formos medicalizar a definição de saúde, seria: "Não conseguimos achar nada errado". A pressão está abaixo de 12 por 8, o colesterol está abaixo de tal valor, fizemos uma tomografia e não há nada de errado. Se essa virar a definição de saúde, pouquíssimas pessoas serão saudáveis. É certo tachar a maioria como doente? Saúde é muito mais do que a ausência de anormalidades físicas.

Por que essa conduta está se tornando dominante?

Os médicos recebem mais para fazer mais, o que ajuda a alimentar o círculo vicioso da detecção precoce. É um bom jeito de recrutar mais pacientes, de vender mais remédios ou exames. Nos EUA, há os problemas de ordem legal. Os advogados processam os médicos por falta de diagnóstico, mas não há punições para sobrediagnóstico.

E tem quem creia realmente na detecção precoce. Nunca se diz que há perigo nisso. Pacientes diagnosticados com câncer de próstata e mama por detecção precoce têm muito mais risco de serem sobrediagnosticados do que ajudados pelo teste. Quando você ouve histórias de sobreviventes de câncer, na maioria das vezes o paciente acha que sua vida foi salva porque ele fez um exame preventivo.

E isso não é verdade?

Ele tem mais chance de ter sido tratado sem necessidade. Histórias de sobreviventes geram mais entusiasmo por testes e levam mais pessoas a procurar doenças, gerando sobrediagnóstico.

O que fazer para evitar isso?

Um paciente nunca vai saber se recebeu um sobrediagnóstico. Nem o médico sabe. Não é preciso decidir para sempre se você vai ou não fazer exames. Mas todos os dias novos testes são criados. É preciso ter um ceticismo saudável sobre isso.

CÂNCER E DIAGNÓSTICO

250 mil mulheres americanas são diagnosticadas com câncer de mama por ano; 40 mil morrem

24% das mulheres têm ao menos um resultado falso-positivo em mamografias, mostra pesquisa feita por 10 anos

186 mil homens são diagnosticados com câncer de próstata ao ano nos EUA; 29 mil morrem

Nenhuma morte por câncer de próstata foi evitada após 10 anos de exames preventivos

Fontes: "New England Journal of Medicine" e National Cancer Institute

RAIO-X

NOME E IDADE

H. Gilbert Welch, 55

FORMAÇÃO E ATUAÇÃO

Especialista em clínica médica, pela Universidade de Washington, professor e pesquisador da área de detecção precoce de doenças na Universidade Dartmouth

LIVROS

"Should I Be Tested for Cancer?" (UC Press 2004) e "Overdiagnosed", com Lisa Schwartz e Steven Woloshin (Beacon, 2011), US$ 14,70, (R$ 24,55), na Amazon

FONTE: FOLHA
http://garupadasnoticias.blogspot.com/
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
Aqui você encontra as barrinhas da Hart's Natural pelo menor preço
25-03-2011, 08:09 AM
Resposta: #2
RE: Médico alerta para excesso de diagnósticos e exames preventivos
ele só esqueceu de citar a aids, que geralmente se o portador do hiv não for bombardeado com a propaganda que é o desastre de ter aids ele não morre. e tb nem desinvolve aids
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
25-03-2011, 04:20 PM
Resposta: #3
RE: Médico alerta para excesso de diagnósticos e exames preventivos
verdade Bions, e ainda vem Drauzio Varella avisar que tem que tratar logo pq ela pode aparecer agora ou daqui a 10 anos.
Sem nenhuma pesquisa cientifica boa.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
Responder 


Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas Visualizações: Última Resposta
  Vírus consegue alterar diagnósticos médicos. ruicoelho 0 281 06-04-2019 04:28 PM
Última Resposta: ruicoelho
Thumbs Up 5 Dicas Para Manter Seu Sistema Imunológico Forte Sann 12 13,820 17-01-2019 11:36 AM
Última Resposta: 60Seconds
  Mais Médicos: cadê o médico? Cimberley Cáspio 1 380 12-01-2019 01:43 PM
Última Resposta: pablo_hp
Question Cura Para Todas as Doenças - Dicas e Livro Annon 9 7,229 14-11-2018 03:30 AM
Última Resposta: Alimah
  Para quê água ionizada, ou alcalina???? draggy29 5 647 06-11-2018 06:06 PM
Última Resposta: draggy29

Ir ao Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes
Tópicos relacionados...

Publicidade:
Loja de Produtos Naturais Tudo Saudável

Recomende o Fórum


Sites Associados: Dossiê Vacina HPV
Registro de Efeitos Adversos das Vacinas
Rastreando Chemtrails
Site Notícias Naturais
Fórum Notícias Naturais Blog Anti-Nova Ordem Mundial

Pesquisar

(Pesquisa Avançada)

Olá, Visitante
Olá Visitante!
Para participar do fórum, é necessário se Registrar.



  

Senha
  





Usuários Online
Existem no momento 75 usuários online.
» 0 Membros | 75 Visitantes

Estatísticas do Fórum
» Membros: 21,198
» Último Membro: cycle87ink
» Tópicos do Fórum: 26,351
» Respostas do Fórum: 280,454

Estatísticas Completas

Tópicos Recentes
Marielle Franco e Raoni são indicados para prêmio Sakharov
Última Resposta Por: SE7MUS
Hoje 12:10 AM
» Respostas: 22
» Visualizações: 439
ONU: "direitos sexuais" para crianças de 10 anos
Última Resposta Por: Diakonov
Ontem 10:50 PM
» Respostas: 6
» Visualizações: 7034
Chefe indígena, defensor da Amazónia, sugerido para Nobel da Paz 2020
Última Resposta Por: Diakonov
Ontem 10:40 PM
» Respostas: 18
» Visualizações: 397
Até o Dalai Lama é contra essa onda multiculturalista
Última Resposta Por: Diakonov
Ontem 10:13 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 25
Mais um crime bárbaro de militante do “EleNão” e o silêncio sepulcral da esquerda
Última Resposta Por: Diakonov
Ontem 09:36 PM
» Respostas: 1
» Visualizações: 83
Regressão de idade usada em programas espaciais secretos são cientificamente viáveis
Última Resposta Por: Bruna T
Ontem 07:36 PM
» Respostas: 1
» Visualizações: 42
Jeffrey Epstein assassinado para ocultar rede pedófila satânica
Última Resposta Por: Bruna T
Ontem 05:15 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 74
Impressionante do triângulo voador confirma programa espacial secreto da USAF
Última Resposta Por: Bruna T
Ontem 04:59 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 49
China quer subverter a hegemonia dos EUA para se tornar o maior poder espacial
Última Resposta Por: Bruna T
Ontem 04:49 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 30
Bilderberg, banca global, nazistas e alianças alienígenas
Última Resposta Por: Bruna T
Ontem 04:49 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 49
A campanha de ódio, mentiras e desinformação contra a ativista Greta Thunberg
Última Resposta Por: ruicoelho
Ontem 04:33 PM
» Respostas: 14
» Visualizações: 356
O dinheiro brasileiro também é soberano e tem dono.
Última Resposta Por: Cimberley Cáspio
Ontem 04:07 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 48
O esquerdismo é uma religião sociopata
Última Resposta Por: SE7MUS
Ontem 04:01 PM
» Respostas: 17
» Visualizações: 409
Caçadores de alienígenas se reúnem para “invadir” Área 51
Última Resposta Por: Bruna T
Ontem 03:20 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 56
Os verdadeiros números sobre a morte de LGBTs no Brasil
Última Resposta Por: Bruna T
Ontem 03:07 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 62
PF detectou milhões em contas do hacker Chiclete
Última Resposta Por: Bruna T
Ontem 02:39 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 61
O Grupo Bilderberg é a face pública da nova ordem mundial
Última Resposta Por: Bruna T
Ontem 02:28 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 61
O Estatuto dos Animais e Sua Liberdade.
Última Resposta Por: Velho Druida
Ontem 11:47 AM
» Respostas: 43
» Visualizações: 4115
Corrupção socialista.
Última Resposta Por: Velho Druida
Ontem 10:13 AM
» Respostas: 1
» Visualizações: 84
Bilderberg 2019: encontro secreto das pessoas mais poderosas do mundo?
Última Resposta Por: Bruna T
20-09-2019 09:27 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 97
Hélio-3: o combustível do futuro, uma razão para voltar à Lua
Última Resposta Por: Bruna T
20-09-2019 02:54 PM
» Respostas: 6
» Visualizações: 196
Mecânico da American Airlines que sabotou o avião, suspeito de ligação com ISIS
Última Resposta Por: Bruna T
20-09-2019 02:52 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 119
Xi pede investigação justa sobre ataques a instalações petrolíferas sauditas
Última Resposta Por: Bruna T
20-09-2019 02:36 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 37
O Homem foi a Lua?
Última Resposta Por: ruicoelho
20-09-2019 01:44 PM
» Respostas: 211
» Visualizações: 56136
Ex-Presidente brasileiro Temer diz que destituição de Dilma Rousseff foi golpe.
Última Resposta Por: ruicoelho
20-09-2019 01:41 PM
» Respostas: 12
» Visualizações: 340
CPAC inaugura site e abre inscrições para evento no Brasil
Última Resposta Por: Bruna T
20-09-2019 11:21 AM
» Respostas: 0
» Visualizações: 51
A “geração Folha de S. Paulo” não está preparada para Rambo
Última Resposta Por: Bruna T
20-09-2019 11:15 AM
» Respostas: 0
» Visualizações: 68
Fake News: Céu de São Paulo fica escuro por causa das queimadas na Amazônia
Última Resposta Por: Bruna T
20-09-2019 11:07 AM
» Respostas: 24
» Visualizações: 1837
Para onde vai o dinheiro da loteria? Governo e Congresso planejam novos destinos
Última Resposta Por: Bruna T
20-09-2019 10:43 AM
» Respostas: 10
» Visualizações: 385
Corrupção à luz da psicologia.
Última Resposta Por: Marcelo Almeida
20-09-2019 10:27 AM
» Respostas: 1
» Visualizações: 803

Lista completa de tópicos

Divulgue o fórum em seu site!

Camisetas:
camisetas resista à nova ordem mundial