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Manifesto para uma ciência pós-materialista
12-03-2019, 01:18 PM
Resposta: #1
Manifesto para uma ciência pós-materialista
Somos um grupo de cientistas internacionalmente reconhecidos, de uma variedade de campos científicos (biologia, neurociência, psicologia, medicina, psiquiatria), que participou numa cimeira internacional sobre ciência, espiritualidade e sociedade post-materialistas. A cimeira poi organizada conjuntamente por Gary E. Schwartz, PhD, e Mario Beauregard, PhD da Universidade do Arizona, e Lisa Miller, PhD da Universidade de Colômbia. Esta cimeira teve lugar em Canyon Ranch, em Tucson, Arizona, de 7 a 9 de Fevereiro de 2014. O nosso propósito foi analisar o impacto da ideologia materialista na ciência e o surgimento de um paradigma post-materialista para a ciência, a espiritualidade e a sociedade.



Chegamos às seguintes conclusões:

1 - A cosmovisão científica moderna baseia-se predominantemente em pressupostos estreitamente relacionados com a física clássica. O materialismo – a ideia de que a matéria é a única realidade – é um destes pressupostos. Uma suposição relacionada é o reducionismo, a noção de que as coisas complexas podem entender-se reduzindo-as às interacções das suas partes, ou a coisas mais simples ou mais fundamentais, como pequenas partículas materiais.

2 - Durante o século XIX, estes pressupostos reduziram-se, converteram-se em dogmas e fundiram-se num sistema de crenças ideológicas que chegou a conhecer-se como o “materialismo científico”. Este sistema de crenças implica que a mente não é mais que a actividade física do cérebro, e que os nossos pensamentos não podem ter algum efeito sobre os nossos cérebros e corpos, nem sobre as nossas acções e o mundo físico.

3 - A ideologia do materialismo científico tornou-se dominante no meio académico durante o século XX. Tão dominante que a maioria dos cientistas começou a crer que se baseava na evidência empírica estabelecida e representava a única visão racional do mundo.

4 - Os métodos científicos baseados na filosofia materialista tiveram muito êxito não só a ampliar a nossa compreensão da natureza mas também a conseguir mais controlo e liberdade através dos avanços na tecnologia.

5 - No entanto, o domínio quase absoluto do materialismo no mundo académico restringiu seriamente as ciências e obstaculizou o desenvolvimento do estudo científico da mente e da espiritualidade. A fé nesta ideologia, como uma estrutura exclusiva da realidade, obrigou os cientistas a negligenciarem a dimensão subjectiva da experiência humana. Isto conduziu a uma compreensão severamente distorcida e empobrecida de nós mesmos e do nosso lugar na natureza.

6 - A ciência é antes de mais um método não dogmático e de mente aberta para adquirir conhecimentos sobre a natureza através da observação, a investigação experimental e a explicação teórica dos fenómenos. A sua metodologia não é sinónimo de materialismo e não deve comprometer-se com alguma crença, dogma ou ideologia em particular.

7 - No final do século dezanove, os físicos descobriram fenómenos empíricos que não podiam ser explicados pela física clássica. Isto conduziu ao desenvolvimento, durante a década de 1920 e princípios de 1930, de um novo e revolucionário ramo da física chamada mecânica quântica (MQ). MQ questionou os fundamentos materiais do mundo ao mostrar que os átomos e as partículas subatómicas não são realmente objectos sólidos; não existem com certeza em localizações espaciais definidas e em tempos definidos. O mais importante é que MQ apresentou explicitamente a mente na sua estrutura conceptual básica, uma vez que se descobriu que as partículas que se observam e o observador, o físico e o método utilizado para a observação, estão vinculados. Segundo uma interpretação de MQ, este fenómeno implica que a consciência do observador é vital para a existência dos eventos físicos que se observam, e que os eventos mentais podem afectar o mundo físico. Os resultados de experiências recentes apoiam esta interpretação. Estes resultados sugerem que o mundo físico já não é componente primário ou único da realidade, e que não se pode entender completamente sem fazer referência à mente.

8 - Estudos psicológicos demonstraram que a actividade mental consciente pode influenciar causalmente o comportamento, e que o valor explicativo e predictivo dos factores causais (por exemplo, crenças, objectivos, desejos e expectativas) é muito alto. Para além disso, a investigação em psiconeuroimunologia indica que os nossos pensamentos e emoções podem afectar significativamente a actividade dos sistemas fisiológicos (por ex.: imunológico, endócrino, cardiovascular) conectados ao cérebro. Noutros aspectos, os estudos de neuroimagem da autorregulação emocional, a psicoterapia e o efeito placebo demonstram que os eventos mentais influenciam significativamente a actividade do cérebro.

9 - Os estudos dos chamados “fenómenos psi” indicam que por vezes podemos receber informação significativa sem o uso dos sentidos ordinários e de maneiras que transcendem as limitações habituais de espaço e tempo. Além disso, a investigação psi demonstra que podemos influenciar mentalmente, à distância, em dispositivos físicos e organismos vivos (incluindo outros seres humanos). A investigação psi também mostra que mentes distantes podem comportar-se de forma não localmente correlacionada, ou seja, as correlações entre mentes distantes são hipotetizadas como não estando mediadas (não estão vinculadas a algum sinal energético conhecido), nem mitigadas (não se degradam ao aumentar a distância) e de imediato (parecem ser simultâneos). Estes eventos são tão comuns que não podem ser vistos como anómalos nem como excepcionais a leis naturais.

10 - A actividade mental consciente pode ser experienciada na morte clínica durante uma paragem cardíaca (isto é o que se denominou “experiência de quase-morte” [EQM]). Alguns destes doentes que vivenciaram EQMs relataram percepções verídicas fora do corpo (isto é percepções que se podem demonstrar coincidirem com a realidade), que ocorreram durante uma paragem cardíaca. As pessoas que passaram por uma EQM também relataram experiências expirituais profundas durante as EQMs desencadeadas por uma paragem cardíaca. É digno de menção que a actividade eléctrica do cérebro cessa em poucos segundos após uma paragem cardíaca.

11 - Experiências laboratoriais controladas têm documentado que médiuns investigadores dotados (pessoas que afirmam que podem comunicar com as mentes de outras pessoas que já morreram fisicamente) às vezes podem obter informação muito precisa sobre as pessoas falecidas. Isto apoia ainda mais a conclusão de que a mente pode existir separada do cérebro.

12 - Alguns cientistas e filósofos com inclinações materialistas negam-se a reconhecer estes fenómenos porque não são consistentes com a sua concepção exclusiva do mundo. A rejeição da investigação pós-materialista da natureza ou a resposta negativa à publicação de descobertas científicas sólidas que apoiem a visão pós-materialista são antitéticos ao verdadeiro espírito da investigação científica, o qual indica que os dados empíricos devem sempre ser tratados adequadamente. Os dados que não se ajustam às teorias e crenças preferidas não podem descartar-se a priori. Tal atitude é do reino da ideologia, não da ciência.

13 - É importante verificar que os fenómenos psi, as EQM’s decorrentes de paragem cardíaca e a evidência replicável de meios de investigação verosímeis parecem anómalos só quando se veem através da lente do materialismo.

14 - Além disso, as teorias materialistas não conseguem explicar como é que o cérebro pode gerar a mente, e são incapazes de compreender a evidência empírica aludida neste manifesto. Este fracasso indica-nos que é hora de nos libertarmos das algemas e dos óculos da velha ideologia materialista, de ampliar o nosso conceito de mundo natural e de adoptar um paradigma post–materialista.

15 - Segundo o paradigma pós-materialista:

a) A mente representa um aspecto da realidade tão primordial como o mundo físico. A mente é fundamental no universo, ou seja, não pode derivar da matéria e reduzir-se a algo mais básico.

b) Há uma profunda interconexão entre a mente e o mundo físico.

c) A mente (vontade/ intenção) pode influenciar o estado do mundo físico e operar de maneira não local, ou seja, não está confinada a pontos específicos no espaço, como cérebros e corpos, nem a pontos específicos no tempo, como o presente. Dado que a mente pode influenciar não localmente no mundo físico, as intenções, emoções e desejos de um experimentador (pessoa) podem não estar completamente isolados dos resultados experimentais, inclusive em testes experimentais controlados e cegos (experiências onde a informação é omitida ao participante).

d) As mentes aparentemente não têm limites, e podem unir-se sob formas que sugerem uma Mente Única unitária que inclui todas as mentes individuais.

e) As EQMs decorrentes de uma paragem cardíaca sugerem que o cérebro actua como um transceptor de actividade mental, isto é, a mente pode trabalhar através do cérebro, mas não é produzida por ele. As EQMs que ocorrem numa paragem cardíaca, a par da evidência dos meios de investigação, sugerem ainda a supervivência da consciência, após a morte corporal, e a existência de outros níveis de realidade que não são físicos.

f) Os cientistas não devem temer investigar a espiritualidade e as experiências espirituais já que representam um aspecto central da existência humana.


16 - A ciência pós-materialista não rejeita as observações empíricas e o grande valor das conquistas científicas realizadas até agora. Procura expandir a capacidade humana para compreender melhor as maravilhas da natureza e no processo redescobrir a importância da mente e o espírito como parte da estrutura central do universo. O pós-materialismo inclui a matéria, que se vê como um constituinte básico do universo.

17 - O paradigma pós-materialista tem implicações de longo alcance. Altera fundamentalmente a visão que temos de nós próprios, devolvendo-nos a nossa dignidade e poder, como humanos e como cientistas. Este paradigma fomenta valores positivos como a compaixão, o respeito e a paz. Ao enfatizar uma conexão profunda entre nós e a natureza em geral, o paradigma pós-materialista também promove a consciência ambiental e a preservação da nossa biosfera. Além disso não é novo, porém foi esquecido durante 400 anos, que uma compreensão transmaterial vivida pode ser a pedra angular da saúde e o bem-estar, uma vez que se manteve e preservou em antigas práticas mente-corpo-espírito, tradições religiosas e enfoques contemplativos.

18 - A mudança da ciência materialista à ciência pós-materialista pode ser de vital importância para a evolução da civilização humana. Pode ser inclusivamente mais crucial que a transição do geocentrismo para o heliocentrismo.



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12-03-2019, 02:32 PM
Resposta: #2
RE: Manifesto para uma ciência pós-materialista
(12-03-2019 01:18 PM)ruicoelho Escreveu:  

10 - A actividade mental consciente pode ser experienciada na morte clínica durante uma paragem cardíaca (isto é o que se denominou “experiência de quase-morte” [EQM]). Alguns destes doentes que vivenciaram EQMs relataram percepções verídicas fora do corpo (isto é percepções que se podem demonstrar coincidirem com a realidade), que ocorreram durante uma paragem cardíaca. As pessoas que passaram por uma EQM também relataram experiências expirituais profundas durante as EQMs desencadeadas por uma paragem cardíaca. É digno de menção que a actividade eléctrica do cérebro cessa em poucos segundos após uma paragem cardíaca.

e) As EQMs decorrentes de uma paragem cardíaca sugerem que o cérebro actua como um transceptor de actividade mental, isto é, a mente pode trabalhar através do cérebro, mas não é produzida por ele. As EQMs que ocorrem numa paragem cardíaca, a par da evidência dos meios de investigação, sugerem ainda a supervivência da consciência, após a morte corporal, e a existência de outros níveis de realidade que não são físicos.


Será mesmo?



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12-03-2019, 03:38 PM (Resposta editada pela última vez em: 12-03-2019 03:47 PM por ruicoelho.)
Resposta: #3
RE: Manifesto para uma ciência pós-materialista
(12-03-2019 02:32 PM)BioMachine Escreveu:  ...
Será mesmo?
...

Não sei, mas estou de mente aberta...

Pelo que li, podem existir pelo menos 2 explicações neurológicas e, ambas envolvem a neuro-química. Será que tudo não passa de um mecanismo de defesa da mente? O medo da morte poderá desencadear uma reacção de stress que faz aumentar a quantidade de noradrenalina. A noradrenalina por sua vez vai estimula o hipocampo, zona do cérebro relacionado com o processo das emoções. Poderá a EQM ser explicada por este facto?

Uma outra explicação está relacionada com o facto de em muitas EQM, os pacientes se visualizarem a si mesmos, pairando no teto. Parece ser consensual na classe médica, que a substancia responsável por este facto, e ninguém pode negar que os pacientes se vejam mesmo no teto, será a quetamina, um anestésico vulgarmente utilizado nas intervenções cirúrgicas. Poderá a EQM ser explicada por este facto?




A grande questão que se pode colocar é que os pacientes não estão submetidos a uma força 9G. Então? Poderemos aceitar esta explicação sem questionar?

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12-03-2019, 04:26 PM (Resposta editada pela última vez em: 12-03-2019 04:35 PM por CaféSemAçúcar.)
Resposta: #4
RE: Manifesto para uma ciência pós-materialista
Excelente tópico.

Depois do obscurantismo religioso surgiu o obscurantismo materialista. Esses dois, pelo que venho concluindo, formaram a base que a elite precisou por longos anos para alienar a sociedade.

Entendo que o materialismo científico foi um projeto que teve como pretexto final e crucial a criação de todo um sistema de doutrina social que moldou o pensamento sobre nós e nossa realidade e que tem e teve importantes implicações para impor uma grande barreira limitante e ridicularizando as nossas capacidades. Tudo financiado e perpetrado pela elite que sempre teve o real conhecimento oculto e empírico sobre nossa realidade. Nada como manipular o gado o cegando espiritualmente.

Estamos finalmente, aos poucos, na ciência, equilibrando os passos e se abrindo para novos (ou não tão novos) conceitos sobre nossa realidade.
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ruicoelho (13-03-2019), ULTRON (12-03-2019)
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12-03-2019, 09:34 PM
Resposta: #5
RE: Manifesto para uma ciência pós-materialista
@ruicoelho

Vou me abster de opinar por convicção formada.
Este vídeo cá serviria muito bem para a suscitação do assunto do tópico criado, então que ajude na discussão daqueles que se dispuserem a comentar.






Mas por fim, este curto artigo vem à calhar:

Cientistas criam “fantasmas” em laboratório

Pesquisadores conseguiram recriar sensações estranhas nos participantes

Um estudo no mínimo assustador deixou a comunidade científica intrigada. Na última semana, um grupo de cientistas conseguiu recriar “fantasmas” em laboratório.

O Professor Olaf Blanke liderou um grupo de pesquisadores suíços para que eles entendessem a reação do cérebro quando a pessoa diz sentir “presenças” próximas.

Para isso, um robô foi desenvolvido que conseguia alterar os sinais sensoriais do cérebro em voluntários que estavam com os olhos tampados.

Dois dos participantes se sentiram tão assustados e incomodados que pediram para que o experimento parasse, mesmo sem saber o que estava acontecendo.

Eles disseram que estavam sentindo como se tivessem dedos gelados passando pelos braços e costas, além de sentir que não estavam sozinhos na sala.

Para que os cientistas conseguissem recriar essa sensação ruim, a máquina criou um atraso entre o processo cerebral de movimento e o processo que dá a posição do corpo no espaço.

Com isso, os voluntários sentiam que as sensações não pertenciam ao seu corpo, e sim de alguma “presença” que estivesse junto a ele.

Os resultados do estudo comprovaram que a sensação de ter fantasmas perto de você não é nada mais que uma falha no processamento do cérebro.

r7


Definitivamente...
Não há nada novo debaixo do sol.

[Imagem: images?q=tbn%3AANd9GcTeCNQAencKQRJpc1_35...BC1bQrmTYn]
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ruicoelho (13-03-2019), ULTRON (12-03-2019)
13-03-2019, 12:28 PM (Resposta editada pela última vez em: 13-03-2019 12:41 PM por ruicoelho.)
Resposta: #6
RE: Manifesto para uma ciência pós-materialista
(12-03-2019 04:26 PM)CaféSemAçúcar Escreveu:  ...
Estamos finalmente, aos poucos, na ciência, equilibrando os passos e se abrindo para novos (ou não tão novos) conceitos sobre nossa realidade.
...

De facto é verdade o que afirma, pese o facto de existirem resistências poderosas no seio da ciência. Por isso mantenho a mente aberta não tão aberta a pontos de meu cérebro cair. Veja-se por exemplo o caso do cientista Richard Dawkins que tem o seu contraponto no cientista Fritjof Capra ou no cientista Deepak Chopra, ou o caso paradigmático do filósofo Auguste Comte que afirmava que a crença religiosa não passava de uma infantilidade.

Duas vertentes ou modos de abordagem do mesmo problema cientifico. O problema da religião é somente a doutrinação, assim como o problema do cientificismo é afirmar a superioridade da ciência.

Todo o extremar de posição é insensato. A ciência moderna começa a dar os primeiros passos na investigação de fenómenos que estavam mais colados à metafisica. Cada vez mais se confrontam ideias de cariz religioso com ideias de cariz cientifico. Penso mesmo que o cruzamento do conhecimento cientifico, religioso e filosófico podem abrir caminho para uma aproximação das 3 questões que ocorrem a todo o ser humano. Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos?

(12-03-2019 09:34 PM)BioMachine Escreveu:  ...
Definitivamente...
Não há nada novo debaixo do sol.
...

Obrigado pelo video.

Confesso que já fui partidário da ciência materialista, até porque exerço profissionalmente uma ciência exacta. Mas... à medida que fui conhecendo determinados factos, que, poderiam muito bem ser explicados não por uma visão cientifica dogmática, mas por uma visão mais próxima da visão metafisica, fui modificando a minha estrutura mental. Hoje sou a soma das múltiplas visões do mundo e, acredito, que a tendência será a ciência evoluir para a unificação de várias áreas do saber. Mesmo as religiões podem ser vistas como ponto de partida para trabalhos científicos. Por isso, ciência para mim continuará a ser a soma dos muitos saberes, mesmos os ancestrais...

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CaféSemAçúcar (13-03-2019)
14-03-2019, 03:17 PM
Resposta: #7
RE: Manifesto para uma ciência pós-materialista
As habilidades psíquicas vêm sendo testadas em laboratório há mais de 150 anos com resultados satisfatórios. Aqui um exemplo que coloca em cheque todo o aspecto materialista da ciência ortodoxa:





Sinopse do vídeo: "Dr Karl Osis , diretor da ASPR (Sociedade Americana de Pesquisas Psiquicas) demonstra um teste laboratorial, no qual Alex Tanous, o famoso projetor astral, consegue ver um simbolo composto dentro de uma maquina, colocado em diversas posições , em seqüência aleatória, com algumas salas de distancia entre Tanous e a máquina . Note que você precisa espiar exatamente da posição correta para ver o símbolo dentro da máquina , não é possível vê-lo de outra posição."
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bandeirapvh (14-03-2019), CaféSemAçúcar (14-03-2019), ruicoelho (14-03-2019)
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14-03-2019, 06:56 PM (Resposta editada pela última vez em: 14-03-2019 06:57 PM por bandeirapvh.)
Resposta: #8
RE: Manifesto para uma ciência pós-materialista
(14-03-2019 03:17 PM)Infinite Escreveu:  As habilidades psíquicas vêm sendo testadas em laboratório há mais de 150 anos com resultados satisfatórios. Aqui um exemplo que coloca em cheque todo o aspecto materialista da ciência ortodoxa:





Sinopse do vídeo: "Dr Karl Osis , diretor da ASPR (Sociedade Americana de Pesquisas Psiquicas) demonstra um teste laboratorial, no qual Alex Tanous, o famoso projetor astral, consegue ver um simbolo composto dentro de uma maquina, colocado em diversas posições , em seqüência aleatória, com algumas salas de distancia entre Tanous e a máquina . Note que você precisa espiar exatamente da posição correta para ver o símbolo dentro da máquina , não é possível vê-lo de outra posição."

cara,

eu ia postando essa experiência do alex tanois aqu e em outro topico semana passada mas nao quis entrar na discussão pq ultimamente nao estou muito a fim de ficar rebatendo.

na minha opinião o empirico vale mais do q o q esta escrito, e nesse ponto a ciência tem sua razão c seus testes, o problema é o interesse/nao interesse por tras da ciência.
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CaféSemAçúcar (14-03-2019), Infinite (14-03-2019), ruicoelho (15-03-2019)
14-03-2019, 07:21 PM
Resposta: #9
RE: Manifesto para uma ciência pós-materialista
Pô @bandeirapvh Compartilhe seu conhecimento. Se há alguns que vão contestar ou criticar faz parte, mas sempre haverá aqueles que acharão muito bom o conteúdo compartilhado.
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14-03-2019, 08:19 PM (Resposta editada pela última vez em: 14-03-2019 08:20 PM por Infinite.)
Resposta: #10
RE: Manifesto para uma ciência pós-materialista
(14-03-2019 06:56 PM)bandeirapvh Escreveu:  na minha opinião o empirico vale mais do q o q esta escrito, e nesse ponto a ciência tem sua razão c seus testes, o problema é o interesse/nao interesse por tras da ciência.

O problema é que negam a existência dos fenômenos. Ao meu ver, o mais sensato seria assumir que existe a possibilidade das habilidades psíquicas serem reais, mas que elas não podem ser testadas nem replicadas dentro dos parâmetros do método científico.
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17-05-2019 03:06 PM
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Sonho revelador, eu tive um e posso provar
Última Resposta Por: ruicoelho
17-05-2019 01:50 PM
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Não sabemos como começámos nem como vamos acabar
Última Resposta Por: ruicoelho
17-05-2019 04:48 AM
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5g Apocalipse [Documentário]
Última Resposta Por: CaféSemAçúcar
16-05-2019 02:37 PM
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Como o ceticismo bloqueia o progresso na ciência
Última Resposta Por: ruicoelho
15-05-2019 04:25 PM
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A NOM Está Devorando a Liberdade no Brasil!
Última Resposta Por: DeOlhOnafigueira
15-05-2019 12:31 PM
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Última Resposta Por: Koala
15-05-2019 04:51 AM
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O Homem foi a Lua?
Última Resposta Por: BioMachine
14-05-2019 09:20 PM
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Projeção Astral confirmado pela CIA
Última Resposta Por: ruicoelho
14-05-2019 05:45 PM
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Sabedoria do Extremo Oriente (o Céu e o Inferno)
Última Resposta Por: ruicoelho
14-05-2019 03:04 PM
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