Compre amendoim e derivados pelo menor preço aqui - Loja Tudo Saudável


Atualizações: Operação Jade Helm

Responder 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 Votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Muito além da ideologia: o fenômeno da doutrinação na educação brasileira
01-03-2018, 09:02 PM
Resposta: #1
Muito além da ideologia: o fenômeno da doutrinação na educação brasileira
[Imagem: tempos-modernos-na-educaco-latuff-ctb.jpg]



Por Bruno Carvalho

Minha trajetória é atípica, por isso devo mencioná-la para evitar certos lugares-comuns na interpretação da caracterização que farei do problema, que é o da instrumentalização de escola e universidade para finalidades políticas. Tal qual muitos outros adolescentes de minha geração, pertenci a um senso comum que se pode classificar como marxista. Bom, era ao menos marxista o suficiente para eu ter presenteado uma namorada na época com um exemplar de bolso do Manifesto do Partido Comunista e para que em minhas primeiras participações como eleitor, tenha votado em figuraças da esquerda carioca como Jandira, Carlos Minc, Chico Alencar, etc. Mas depois como aluno de Ciências Sociais, as aulas do primeiro semestre já me frustraram por permitirem a constatação de falhas na teoria de Marx. Assim foi semestre após semestre do curso, primeiro na UERJ e em seguida na Unicamp. Decisiva, contudo, foram as leituras d’A Ideologia Alemã que me incomodaram pelo modo como se remete a filosofia, a religião, a arte, a cultura em seu conjunto a uma base econômica que estabelece a luta de classes numa sociedade.

Portanto, jamais poderia eu me opor ao ensino e estudo de Marx e autores da tradição marxista, pois me diferenciei filosoficamente de tal corrente pela via da leitura dela mesma sem qualquer influência “de direita”. Mas quando se fala de doutrinação, não se faz referência à erudição, ao senso crítico ou a altos debates, mas à negação e até proibição disso tudo como experiência em sala de aula. De fato, a doutrinação é apenas o elemento mais exposto encontrado entre causas e efeitos que remetem ao sistema educacional por completo e seus tão vergonhosos resultados. Não estamos falando de aulas de Chico de Oliveira, Carlos Nelson Coutinho, Ernesto Laclau ou qualquer outro grande intelectual marxista, mas de professores pessimamente formados em pedagogia e licenciaturas várias, que mal sabem decorar as palavras de ordem da propaganda eleitoral do PT, que atuam como doutrinadores. É disso, e não menos, que se trata. O analfabetismo funcional parece até lucro onde se tem motivos para esperar apenas analfabetismo puro e simples.

Ao invés de se posicionar diante do grave problema, inimigos do projeto Escola Sem Partido parecem preferir a fuga para ideais abstratos, não por acaso os mesmos que impõem aqueles rumos que nos trouxeram ao fundo do poço. O aluno ideal debate livremente com o professor ideal, que jamais abusa de sua autoridade para proselitismo partidário nem pune alunos refratários à sua pregação, já que idealmente não são hierarquicamente desiguais. As denúncias e gravações divulgadas que são legião, provam não apenas que aquele ideal está longe de ser atingido mas que ele falsifica o que estudantes efetivamente sofrem todos os dias no país. Além disso, é famosa a coleção de conteúdos pitorescos, até bizarros, de tentativa de manipulação da opinião política em livros didáticos que ofendem alunos inteligentes, e a muitas famílias deixam escandalizadas.

Patética é a fé que deposita esperança num tal modus operandi para “conscientizar” e “emancipar” aqueles “oprimidos”, os quais no máximo estão sendo adestrados a digitar 13 (ou genéricos) e verde para confirmar na urna. Na maior parte dos casos, nem isso conseguem mais, restando apenas o lado puramente negativo de impedir que se faça algo intelectualmente enriquecedor com o tempo dos alunos na escola. Não deixa de ser curiosa a ideia de danificar o “capitalismo” num país levando à quase extinção da mão de obra tecnicamente capaz em praticamente todos os setores do mercado. Para a atividade intelectual e científica, não há dúvida de que tal processo tenha sido fatal, tornando-se impossível distinguir na paisagem um exegeta de clássicos da filosofia de um black bloc que parece até realizar mais eficazmente a proposta revolucionária de nosso modelo “pedagógico”. O professor é um black bloc mutilado, ou o black bloc é o professor plenamente consumado, concluímos.

Aspectos jurídicos da lei proposta assim como pertinência do uso do cartaz que expõe direitos e deveres a serem respeitados durantes as aulas, são objeto de controvérsias e representantes do Escola Sem Partido naturalmente estão aí para enfrentá-las, como se faz na democracia. Mas por mais contrária que seja a posição quanto a este projeto específico, não se justifica a mera indiferença, a negação ou até a defesa aberta da doutrinação como prática comum e aceitável. Melhor dito, explica-se apenas por lealdade ao “espírito de corpo” que mobiliza conjuntamente cursos de humanas e de formação de professores, sindicatos, partidos políticos, em suma, o óbvio interesse “conservador” apegado ao atual estado de coisas nesta área.

FONTE: http://www.escolasempartido.org/artigos-...brasileira



Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 7 usuários diz(em) obrigado a Bruna T pelo seu post:
Cá Ventura (01-03-2018), CaféSemAçúcar (02-03-2018), Cimberley Cáspio (01-03-2018), Doc S (02-03-2018), Marcelo Almeida (25-06-2018), Marck Vini (02-03-2018), marcosarierom (02-03-2018)
Conheça o emagrecedor que está dando o que falar neste verão!
02-03-2018, 12:09 AM
Resposta: #2
RE: Muito além da ideologia: o fenômeno da doutrinação na educação brasileira
Tempos tenebrosos para esse fórum. Escola sem partido, isso sim é doutrinação.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
02-03-2018, 04:17 AM
Resposta: #3
RE: Muito além da ideologia: o fenômeno da doutrinação na educação brasileira
Posso confirmar a parte que fala sobre como os professores colocam algo que é da opinião deles na mente da pessoa, sou um estudante do ensino médio, e sempre que se fala de politica, o professor da a ''opinião'' dele sobre politica, que quase sempre e defendendo algo do PT. ( Não acho que o PT seja ruim, mas eu também não acho os outros bons, diria que acho todos iguais, pois tudo que está lá provavelmente está roubando )
Acredito que os professores deviam deixar o aluno criar a opinião dele sobre o assunto, não colocar algo pré-definido da opinião dele para fazer o aluno acreditar naquilo
.

"Uma lição sem dor não tem sentido. Isso é porque você não pode ganhar alguma coisa sem sacrificar algo em troca. No entanto, uma vez que você suportou a dor e venceu, você ganha um coração que é mais forte do que todo o resto. Isto é certo, um coração de aço."
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 2 usuários diz(em) obrigado a Tutomystc O alquimista pelo seu post:
Marck Vini (02-03-2018), marcosarierom (02-03-2018)
02-03-2018, 02:12 PM
Resposta: #4
RE: Muito além da ideologia: o fenômeno da doutrinação na educação brasileira
Considero este um tema polêmico, mas importante. A influência da política nas escolas e universidades.

Olha, eu acredito que muitos pais e mães simplesmente não ensinam/explicam/conversam/debatem/orientam sobre política a seus filhos na geração atual.

Deste modo, resta aos professores ensinar aos jovens para compensar esta falta.

Mas não deve ser tão simples assim.

Primeiro porque os professores nem sempre são (politicamente) imparciais.

E se forem, quem garante que as instituições de ensino lhes permitem falar de política (e de outros assuntos também) com ampla liberdade, sem restrições?

E outra: na geração atual os professores não podem mais ter autoridade (como tinham antigamente) em salas de aula, nem mesmo com os alunos problemáticos, sob risco de retaliações, processos, etc.

Sem falar na desvalorização dos seus salários, greves...

Essa geração deve ser a mais "apolítica" de todos os tempos. Muitos jovens não respeitam mais os professores, só querem saber de celular. Alguns não respeitam nem mesmo seus pais!

E os políticos simplesmente adoram isso! Pois quem não entende o mínimo de política, vota em qualquer um!

Nos meus tempos de escola, existia a matéria OSPB (Organização Social e Política do Brasil), a tal "educação cívica". Era o mínimo para dar, ao menos, uma noção aos jovens sobre política, cidadania, etc. Alguns anos depois, esta matéria foi extinta. E eu não sei como ficou nas escolas atuais, se foi restaurada ou substituída por outra.

Mas era bem melhor assim do que não se falar nada de política nas escolas, com certeza.

Gentileza gera gentileza. Smile
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 2 usuários diz(em) obrigado a Zunim pelo seu post:
Doc S (02-03-2018), marcosarierom (02-03-2018)
Shoyu e Missô Orgânicos Você Encontra na Tudo Saudável Produtos Naturais
02-03-2018, 04:16 PM
Resposta: #5
RE: Muito além da ideologia: o fenômeno da doutrinação na educação brasileira
(02-03-2018 12:09 AM)Infinite Escreveu:  Tempos tenebrosos para esse fórum. Escola sem partido, isso sim é doutrinação.

Tenebroso e assustador com a quantidade de comunas e nazis aqui escondidos...
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
02-03-2018, 05:20 PM (Resposta editada pela última vez em: 02-03-2018 07:12 PM por CaféSemAçúcar.)
Resposta: #6
RE: Muito além da ideologia: o fenômeno da doutrinação na educação brasileira
(02-03-2018 12:09 AM)Infinite Escreveu:  Tempos tenebrosos para esse fórum. Escola sem partido, isso sim é doutrinação.

Para que estudar matemática, física, química, história com imparcialidade se o que importa mesmo é aprender que só existiu escravidão negra e eles merecem todos os privilégios possíveis, que o cristianismo é a religião de controle social da "elite branca", ideologia de gênero, que o patrão é um explorador de uma sociedade patriarcal, machista e opressora, que a globo é golpista, que falar de sexo para pré-adolescentes na escola é necessário, que a polícia é fascista e o bandido é vítima da sociedade, que revolução é a nossa tábua da salvação contra o imperialismo yankee, o grande satã, né? Há!

Enquanto a elite apóia essa doutrinação seus filhos frequentam escolas que ensinam as matérias básicas e ainda ensinam Latim, Botânica, Economia, Arte clássica, Música clássica.

Escola no Brasil é fábrica de idiotas.

Para que estudar? Vamos fazer revolução.

Esnobar é exigir café fervendo e deixar esfriar - Millôr Fernandes

http://www.dossieursal.com
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 2 usuários diz(em) obrigado a CaféSemAçúcar pelo seu post:
Beobachter (03-03-2018), Doc S (02-03-2018)
03-03-2018, 11:11 AM
Resposta: #7
RE: Muito além da ideologia: o fenômeno da doutrinação na educação brasileira
(02-03-2018 04:16 PM)Binho C.R. Escreveu:  [/b]Tenebroso e assustador com a quantidade de comunas e nazis aqui escondidos...

Ser contra escola sem partido torna alguém comunista?

(02-03-2018 05:20 PM)CaféSemAçúcar Escreveu:  Para que estudar? Vamos fazer revolução.

Se você não quer revolução, porque está nesse fórum? Talvez esteja no lugar errado. Se as crianças forem criadas para serem mera mão de obra para o mercado de trabalho que alimenta os parasitas dos 1%, a NOM vencerá fácil.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
Aloe Vera Pelo Menor Preço Você Encontra na Tudo Saudável Produtos Naturais
03-03-2018, 03:43 PM (Resposta editada pela última vez em: 03-03-2018 03:56 PM por fallen1232.)
Resposta: #8
RE: Muito além da ideologia: o fenômeno da doutrinação na educação brasileira
@Infinite
Citar:Se as crianças forem criadas para serem mera mão de obra para o mercado de trabalho que alimenta os parasitas dos 1%, a NOM vencerá fácil.

Essa é justamente a ideia do projeto "Escola sem partido", buscar diminuir ou remover ideologias e doutrinações das escolas! não há nada que ensine mais o indivíduo a raciocinar e criticar algo do que o método científico.
Isso não é um jogo de futebol, a NWO já venceu e sempre vai vencer, estar contra a NOW está mais relacionado a uma atittude psicológica, no mundo real a reversão é impossível.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 1 usuário disse obrigado a fallen1232 pelo seu post:
Padawan (04-03-2018)
03-03-2018, 03:53 PM (Resposta editada pela última vez em: 03-03-2018 03:55 PM por CaféSemAçúcar.)
Resposta: #9
RE: Muito além da ideologia: o fenômeno da doutrinação na educação brasileira
(03-03-2018 11:11 AM)Infinite Escreveu:  
(02-03-2018 04:16 PM)Binho C.R. Escreveu:  [/b]Tenebroso e assustador com a quantidade de comunas e nazis aqui escondidos...

Ser contra escola sem partido torna alguém comunista?

(02-03-2018 05:20 PM)CaféSemAçúcar Escreveu:  Para que estudar? Vamos fazer revolução.

Se você não quer revolução, porque está nesse fórum? Talvez esteja no lugar errado. Se as crianças forem criadas para serem mera mão de obra para o mercado de trabalho que alimenta os parasitas dos 1%, a NOM vencerá fácil.

A única revolução que eu acredito é o fim do sistema escravagista organizado pela máfia banqueira internacional. No mais, é só discurso de gente que repete jargão de facebook e acha que entende a realidade mas se quer compreende quanto vale 1+1.

Esnobar é exigir café fervendo e deixar esfriar - Millôr Fernandes

http://www.dossieursal.com
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
03-03-2018, 03:59 PM
Resposta: #10
RE: Muito além da ideologia: o fenômeno da doutrinação na educação brasileira
(02-03-2018 12:09 AM)Infinite Escreveu:  Tempos tenebrosos para esse fórum. Escola sem partido, isso sim é doutrinação.

Você consegue ouvir o que você disse? Tem prospecto do que isso faz pensar sobre sua pessoa?

Assim como escola não é lugar para doutrinação religiosa, também não é para doutrinação política!

As escolas foram criadas para ensinar e educar a população ao passo de se criar futuros profissionais de respeito e responsabilidades para o futuro vindouro.

Você não tem nem ideia do que estar a falar.




(03-03-2018 11:11 AM)Infinite Escreveu:  
(02-03-2018 05:20 PM)CaféSemAçúcar Escreveu:  Para que estudar? Vamos fazer revolução.

Se você não quer revolução, porque está nesse fórum? Talvez esteja no lugar errado. Se as crianças forem criadas para serem mera mão de obra para o mercado de trabalho que alimenta os parasitas dos 1%, a NOM vencerá fácil.

Antes de qualquer revolução, temos que ser excelentes questionadores... Deve ser por isso que ele e eu também estar aqui no fórum!

Você questiona as escolas sem a "doutrinação partidária" e questiona quem é contra a doutrinação estudantil. Na verdade, você meu caro é a favor de doutrinação sim, apenas aquela que lhe convém.

Você quer doutrinadores e não questionadores!

Já não sou quem eu era nem voltarei a ser quem fui, mas serei sempre fiel aos meus princípios.


Não há prisioneiro pior do que aquele que não busca conhecimento, mas pensa estar livre.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
Aqui você encontra as barrinhas da Hart's Natural pelo menor preço
Responder 


Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas Visualizações: Última Resposta
  Educação gratuita na Dinamarca criou "estudantes eternos" que nunca se formam. Cimberley Cáspio 0 347 05-08-2018 01:20 PM
Última Resposta: Cimberley Cáspio
  banco SATANder promovendo ideologia de gênero, pedofilia, zoofilia e zombando Cristo CaféSemAçúcar 125 14,673 21-07-2018 08:44 AM
Última Resposta: Bogoton
  Ética na Família, na Educação e seus Reflexos na Vida em Sociedade Bruna T 0 649 03-03-2018 02:56 PM
Última Resposta: Bruna T
  Detectado mais uma ameaça da "ideologia de gênero". Senshi Hikari 1 751 01-11-2017 05:58 PM
Última Resposta: pequeno gafanhoto
  Ideologia de gênero guela abaixo Vitoreli 14 2,418 27-10-2017 02:08 AM
Última Resposta: Bogoton

Ir ao Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes
Tópicos relacionados...

Publicidade:
Loja de Produtos Naturais Tudo Saudável

Recomende o Fórum


Sites Associados: Dossiê Vacina HPV
Registro de Efeitos Adversos das Vacinas
Rastreando Chemtrails
Site Notícias Naturais
Fórum Notícias Naturais Blog Anti-Nova Ordem Mundial

Pesquisar

(Pesquisa Avançada)

Olá, Visitante
Olá Visitante!
Para participar do fórum, é necessário se Registrar.



  

Senha
  





Usuários Online
Existem no momento 120 usuários online.
» 2 Membros | 118 Visitantes
Cristiano de Oliveira Filho, Dias da Cruz

Estatísticas do Fórum
» Membros: 20,582
» Último Membro: Cristiano de Oliveira Filho
» Tópicos do Fórum: 25,368
» Respostas do Fórum: 270,659

Estatísticas Completas

Tópicos Recentes
O Brasil que a Coca Cola Quer.
Última Resposta Por: Anonymous_T.ron
Hoje 01:05 AM
» Respostas: 1
» Visualizações: 48
Youtuber Felipe Neto, Simbologia 666 para a Juventude
Última Resposta Por: jonas car
Ontem 11:45 PM
» Respostas: 2
» Visualizações: 72
Esquerdopatas, petralhas e bolsominions: como não inviabilizar um debate
Última Resposta Por: Bruna T
Ontem 11:12 PM
» Respostas: 13
» Visualizações: 546
Daciolo contra a NOM: futuro Presidente!
Última Resposta Por: draggy29
Ontem 10:54 PM
» Respostas: 11
» Visualizações: 302
Antibióticos:Voçe está se envenenando de livre e espontânea vontade.
Última Resposta Por: Dias da Cruz
Ontem 10:25 PM
» Respostas: 3
» Visualizações: 710
[VIDEO] A Máfia dos Transplantes de Órgãos e o Caso Paulinho Pavesi
Última Resposta Por: Bruna T
Ontem 10:16 PM
» Respostas: 17
» Visualizações: 26231
Óleo de Copaíba, a cura sem gastos.
Última Resposta Por: Dias da Cruz
Ontem 10:16 PM
» Respostas: 18
» Visualizações: 63372
Daciolo denuncia Nova Ordem Mundial e pede volta de voto em papel em debate
Última Resposta Por: Beobachter
Ontem 10:14 PM
» Respostas: 34
» Visualizações: 1066
Alguns pontos da entrevista do Bolsonaro na Globo News
Última Resposta Por: Bruna T
Ontem 06:10 PM
» Respostas: 126
» Visualizações: 7612
A farsa dos “5 brasileiros que têm a fortuna de 100 milhões de brasileiros”
Última Resposta Por: Bruna T
Ontem 05:32 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 92
Pó de macaco: uma nova droga que está criando 'zumbis' na Inglaterra.
Última Resposta Por: Marcelo Almeida
Ontem 04:44 PM
» Respostas: 1
» Visualizações: 116
Desemprego em escala mundial: o lado sombrio da IA.
Última Resposta Por: Cimberley Cáspio
Ontem 04:30 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 65
Após conflito, 1.200 venezuelanos deixam Roraima
Última Resposta Por: Beobachter
Ontem 03:21 PM
» Respostas: 4
» Visualizações: 202
O que a China faz com quem fala contra: invadem sua casa, ameaçam...
Última Resposta Por: Binho C.R.
Ontem 11:55 AM
» Respostas: 1
» Visualizações: 127
A Justiça Eleitoral não admite que ela seja fiscalizada
Última Resposta Por: Bruna T
Ontem 11:27 AM
» Respostas: 0
» Visualizações: 94
Draconianos, quem são?
Última Resposta Por: uendel
Ontem 11:24 AM
» Respostas: 26
» Visualizações: 22615
O Mito da Urna Eletrônica
Última Resposta Por: Bruna T
Ontem 11:18 AM
» Respostas: 7
» Visualizações: 2402
A arrogância americana & a sabedoria de Sun Tzu
Última Resposta Por: Cimberley Cáspio
Ontem 10:25 AM
» Respostas: 2
» Visualizações: 133
A verdade sobre a Vida, Reptilianos, a antiga e nova NOM [ MATERIA MUITO GRANDE ]
Última Resposta Por: CaféSemAçúcar
Ontem 02:35 AM
» Respostas: 21
» Visualizações: 18802
Polônia deporta presidente do George Soros Open Dialog Foundation
Última Resposta Por: Bruna T
Ontem 12:07 AM
» Respostas: 0
» Visualizações: 101
Os cegos, os surdos, os mudos e os roucos
Última Resposta Por: Bruna T
20-08-2018 11:34 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 94
Donald Trump acredita que não precisamos mais conservar petróleo
Última Resposta Por: Bruna T
20-08-2018 11:29 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 97
Em Portugal, brasileiros pedem ajuda para voltar ao Brasil.
Última Resposta Por: Cimberley Cáspio
20-08-2018 10:10 PM
» Respostas: 2
» Visualizações: 232
10 fotos revelam as quantias de dinheiro que os venezuelanos precisam para comprar
Última Resposta Por: Beobachter
20-08-2018 09:54 PM
» Respostas: 1
» Visualizações: 142
Especialistas apontam ilegalidades do projeto de securitização da dívida
Última Resposta Por: Bruna T
20-08-2018 08:34 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 77
Inteligência chinesa executou mais de 30 agentes da CIA e destruiu a rede americana .
Última Resposta Por: Cimberley Cáspio
20-08-2018 07:23 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 134
Índios e agronegócio: em toda guerra, a criança é a vítima principal.
Última Resposta Por: Cimberley Cáspio
20-08-2018 03:15 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 66
Eu tomo Cloreto de Magnésio P. A. e já me sinto melhor
Última Resposta Por: Paulo2011
20-08-2018 02:40 PM
» Respostas: 232
» Visualizações: 596789
É fundamental e patriótico limpar o nome dos brasileiros no SPC e SERASA.
Última Resposta Por: ULTRON
20-08-2018 11:43 AM
» Respostas: 8
» Visualizações: 441
Chefe do Pentágono visita o Brasil em missão para conter influência chinesa
Última Resposta Por: Marcelo Almeida
20-08-2018 09:54 AM
» Respostas: 3
» Visualizações: 320

Lista completa de tópicos

Divulgue o fórum em seu site!

Camisetas:
camisetas resista à nova ordem mundial