Conheça o emagrecedor que está dando o que falar neste verão!



Responder 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 Votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
O ensino brasileiro está naufragando.
03-10-2018, 08:00 PM (Resposta editada pela última vez em: 03-10-2018 08:09 PM por Cimberley Cáspio.)
Resposta: #1
O ensino brasileiro está naufragando.
Por Pedro Flexa Ribeiro* - Jornal do Brasil

[Imagem: 7f98b-navio-afundando.jpg?w=286&h=320]

Imagem: grupodediscussaoreligiao

A divulgação da recente edição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) vem trazendo unânimes comentários de que, mais do que o retrato do momento, é preocupante a sequência de resultados monitorados ao longo das últimas edições do exame que mostram a educação brasileira, ora avançando em marcha lenta, ora retrocedendo. É louvável o empenho do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) em desenvolver um sistema de avaliação que induza as escolas do país a aprimorar suas práticas.

O interesse nacional é o de elevar a qualidade do ensino, de ver valorizada atuação docente e de despertar na população brasileira a confiança em nosso sistema educacional. Há em cada escola do país professores sérios, engajados, e gestores empenhados em fazer seus alunos avançarem. A ninguém interessa deprimi-los nem semear desconfiança em relação ao trabalho que fazem.

Contudo, a sistemática repetição de maus resultados tornou-se um ritual já previsível, como se fosse um naufrágio com hora marcada, a se dar em latitude e longitude de antemão conhecidas. Cada edição do exame é como se o governo enviasse para aquelas coordenadas uma lancha com socorristas equipados com máquinas fotográficas. Uma vez no local, os especialistas testemunham os náufragos a se debaterem e registram em imagens oficiais o seu afogamento.

Da experiência acumulada ao longo das sucessivas edições do Saeb, já se pode chegar a algumas conclusões. Dentre elas, a de que a simples reiteração de índices gerais e a mera constatação de uma realidade preocupante não têm sido suficientes para promover a sua superação. Máquinas fotográficas registram, mas não promovem o resgate nem salvam ninguém.

A simples publicação de índices pode apenas gerar rankings e comparações gerais, mas não apontam nenhuma informação relevante que aprimore práticas docentes. São constatações necessárias, mas como se tem visto, ainda superficiais e pouco efetivas para superação da realidade. A divulgação da distribuição dos resultados por faixa de desempenho é um avanço apenas parcial, informação ainda vaga e imprecisa. Saber quantos de seus alunos encontram-se abaixo do nível de desempenho esperado é informação insuficiente, que não indica ao professor que providências devem ser tomadas, tampouco permite que as escolas infiram que ajustes caberiam ser feitos.

Se o objetivo da expedição for “salvar os náufragos”, os organizadores deveriam passar a equipá-la com boias salva-vidas. Oferecê-las aos náufragos pode ser a estratégia para que futuros afogamentos não tornem a se repetir. A melhoria da qualidade do ensino virá na medida em que o avaliador passe a assegurar aos professores de cada escola um retorno que lhes permitam diagnósticos mais detalhados, que sugiram ajustes e apontem com precisão as correções de rumo necessárias ao trabalho que já fazem.

A informação realmente importante, e que pode ajudar as escolas a aprimorarem seu trabalho, implica a devolução, para cada instituição, do “raio-X” de como se saiu o conjunto de seus alunos em cada uma das questões da prova. O que importa é que as escolas saibam onde seus alunos erraram e o que lhes falta aprender: que aspectos, conteúdos ou competências precisam ser cuidados e reforçados. É responsabilidade do avaliador fazer com que cada escola que participou do exame receba essas informações completas, de forma clara e tratada. Não apenas compreensível e detalhada como também a tempo de serem consideradas no planejamento do próximo ano letivo e de inspirarem os ajustes necessários para a superação das dificuldades.

É preciso reconhecer que as dimensões continentais do Brasil trazem grandes desafios. Mas a eficácia da avaliação requer que seja assegurada às escolas a devolução de informações pertinentes e úteis. As eventuais dificuldades técnicas ou limitações logísticas do avaliador não revogam o fato incontornável de que o aprimoramento da qualidade do ensino requer informações relevantes. Nenhuma limitação técnica o desonera desse indispensável compromisso, necessário para que o grande investimento feito pelo país se justifique.

* Educador, diretor do Colégio Andrews
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 4 usuários diz(em) obrigado a Cimberley Cáspio pelo seu post:
avalon (04-10-2018), Bruna T (05-10-2018), Neo1 (05-10-2018), Salsichinha (14-10-2018)
Compre Cúrcuma em Pó na Tudo Saudável
04-10-2018, 09:07 AM (Resposta editada pela última vez em: 04-10-2018 09:08 AM por Marcelo Almeida.)
Resposta: #2
RE: O ensino brasileiro está naufragando.
Um povo imbecilizado pela mídia e idiotizado pela escola.
Essa é a materialização da revolução sem armas do filósofo italiano Antonio Gramsci.
"O IMBECIL COLETIVO" do filósofo Olavo de Carvalho explica bem isso...
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 2 usuários diz(em) obrigado a Marcelo Almeida pelo seu post:
Cimberley Cáspio (04-10-2018), Salsichinha (14-10-2018)
04-10-2018, 04:28 PM (Resposta editada pela última vez em: 04-10-2018 04:28 PM por Nikoloz.)
Resposta: #3
RE: O ensino brasileiro está naufragando.
A educação pública brasileira não está naufragando, sempre naufragou e com o PT no poder naufraga ela mais ainda...
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 1 usuário disse obrigado a Nikoloz pelo seu post:
Cimberley Cáspio (04-10-2018)
04-10-2018, 11:38 PM
Resposta: #4
RE: O ensino brasileiro está naufragando.
O problema e educação e disciplina. Os pais não querem mais educar os filhos , transferindo os problemas para escolas. E as escolas deveria ensinar matemática, física,química,português, historia. Estão mais interessada encinar educação sexual ideologia dos gêneros. As crianças de hoje em dia so falam meu namorado, minha namorada .

Mesmo desacreditado e ignorado por todos, não posso desistir, pois para mim, vencer é nunca desistir.
Albert Einstein
]
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 2 usuários diz(em) obrigado a avalon pelo seu post:
Cimberley Cáspio (05-10-2018), Neo1 (05-10-2018)
Sabonetes naturais pelo menor preço é na Tudo Saudável
05-10-2018, 10:18 AM (Resposta editada pela última vez em: 05-10-2018 10:18 AM por Bruna T.)
Resposta: #5
RE: O ensino brasileiro está naufragando.
"Para jovens, ‘preguiça de ler’ e internet são responsáveis por erros de português"

[Imagem: pregui%C3%A7a-de-ler.jpg]
"De acordo com o Núcleo Brasileiro de Estágios, 40% dos estudantes são reprovados nas seleções para estágio por apresentarem maus resultados em testes ortográficos e redações"

"Principal responsável pela eliminação de candidatos às vagas de estágio, o uso incorreto da língua portuguesa é justificado pelos jovens como “preguiça de ler”. Pesquisa, realizada pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), mostrou que 40% dos estudantes são reprovados nas seleções para estágio por apresentarem maus resultados em testes ortográficos e redações."

"Para entender porque os candidatos cometem tantos erros em português, o Nube fez uma pesquisa com 11,6 mil jovens de 15 e 26 anos, faixa etária com maior reprovação."

"O principal motivo apontado pelos entrevistados para o uso incorreto do português é que “as pessoas têm preguiça de ler”, resposta dada por 32,7% dos participantes. A segunda resposta mais comum dos entrevistados foi “terem se acostumado com o português abreviado nas redes sociais”, com 28,9%.

“Alguns se condicionam muito com esse tipo de ‘escrita encurtada’ e acabam por cometer erros, tanto na elaboração de algum texto, quanto no envio de um simples e-mail profissional”, disse Erick Sperduti, coordenador de recrutamento e seleção do Nube.

Entre os entrevistados, 22,3% ainda disseram “não haver incentivo para a leitura no Brasil”, 13,4% apontaram como causa a “baixa formação dos candidatos” e apenas 2,6% disseram acreditar que “as empresas exigem muito dos candidatos”."

FONTE: https://www.gazetadopovo.com.br/educacao...c5r30tcmw/

A internet me deixou BURRO DEMAIS!




Mark Bauerlein, que tem sido criticado na imprensa e por internautas, diz que prevalecem na web linguagem pobre e "recreações adolescentes"

RAQUEL COZER
DA REPORTAGEM LOCAL

O ataque começa já no título. É a "geração mais estúpida", anuncia "The Dumbest Generation" (Tarcher, 272 págs.), lançado nos EUA há duas semanas, em referência a quem nasceu em algum momento das últimas três décadas.

A razão para tal epíteto, ainda mais controversa, é explicitada no subtítulo: "Como a era digital embasbaca os jovens americanos e põe em risco nosso futuro. Ou, nunca confie em ninguém com menos de 30".

Às já bastante vilanizadas telas de TV e de videogames o autor Mark Bauerlein junta as telas de computadores e de celulares como as responsáveis por jovens "superficiais", incapazes de lembrar (e de dar importância a) fatos históricos.

"Eles praticamente não lêem. Com toda a informação disponível on-line, como nunca antes na história, eles preferem dedicar uma quantidade inacreditável de tempo a vasculhar vidas alheias e a expor as suas próprias em redes de relacionamento como o Facebook e o MySpace", diz Bauerlein, 49, à Folha, por telefone, de Atlanta, onde dá aulas de inglês na Universidade de Emory.

Bauerlein, ex-diretor de pesquisa e análise da Fundação para as Artes nos EUA, acredita que o excesso de informações a que as crianças e os adolescentes têm acesso na rede faz com que eles percam a capacidade de diferenciar "o significativo do insignificante" e, com isso, de embasar argumentos.

"Nossa memória cultural está morrendo", diz o autor. É uma opinião similar à do filósofo italiano Umberto Eco, que, em entrevista ao jornal espanhol "El País" (reproduzida no último dia 11 no caderno Mais!), afirmou que "a abundância de informações sobre o presente não permite refletir sobre o passado".

"Recreações adolescentes"
"The Dumbest Generation" se levanta contra as "vozes pró-tecnologia" que defendem que a navegação na internet seja benéfica à cognição (leia mais ao lado). "A realidade das práticas na web", escreve Bauerlein, "é só o que poderíamos esperar: expressões adolescentes e recreações adolescentes".

O que ele enxerga como uma dificuldade de absorção de informações entre os jovens resultaria também da leitura não-linear que os sites estimulam. No livro, Bauerlein fundamenta tal opinião com estudos do instituto de pesquisas Nielsen, segundo os quais os usuários mais "escaneiam" com os olhos do que propriamente lêem as páginas à sua frente.

"Além disso, sabe-se que, na internet, quanto mais simples a linguagem, mais os leitores acessam as páginas. O que os jovens lêem na rede não lhes acrescenta nada em termos de gramática nem de capacidade de elaborar textos", diz.

Reações
Nos últimos dias, Bauerlein vem passando mais tempo que de costume em frente ao computador, para responder, um por um, aos e-mails "raivosos" que têm abarrotado a caixa de entrada do seu Outlook.

"Li recentemente um artigo no jornal "Boston Globe" sobre seu último livro e escrevo para lhe dizer que você é um imbecil. Você deve saber disso. Ninguém que escreva um livro inteiro baseado na idéia de que uma geração esteja se tornando idiota por causa da tecnologia pode ter noção da realidade."

A experiência de ignorar os adjetivos e discutir as "questões substantivas" com os alvos de sua tese não tem surtido muito efeito. O autor aprova o debate mesmo assim. "É sinal de que os jovens se importam, de que têm valores a defender."

O diálogo que a internet permite rendeu também páginas de comentários de leitores em sites como o da revista americana "Newsweek". No último fim de semana, a publicação esquentou o debate ao lembrar que os mais velhos têm o costume de lamentar a ignorância dos mais novos ao menos desde os tempos em que, na Grécia Antiga, "os admiradores de Sófocles e Ésquilo questionaram a popularidade de Aristófanes".

As críticas mais freqüentes ao livro de Bauerlein citam os testes de Quociente de Inteligência. Desde o começo século 20, o QI de crianças e adolescentes aumenta a cada geração. O conceito de "estúpido" de Bauerlein, afirma a "Newsweek", não faz sentido se forem levados em conta aspectos como a habilidade de pensar criticamente e de fazer analogias.

"Eles [os críticos] não entenderam o ponto central da discussão", defende-se o autor, renegando o viés anacrônico do debate. "[A discussão] não é sobre as ferramentas da internet em si, mas sobre seu uso. Quando um cientista diz que a tecnologia desafia as mentes e torna as pessoas mais espertas, ele está falando do MySpace? Ele sabe que os adolescentes passam muito mais horas em redes sociais do que estudando?"

Aos detratores Bauerlein costuma responder com dados oficiais, de órgãos como o Departamento de Educação americano e o Census Bureau.

Em sites, em resposta aos críticos, despeja uma porção de números da realidade norte-americana, às vezes aleatoriamente: uma pesquisa de 2006 contabilizou nove horas semanais de adolescentes conectados a redes sociais; outra constatou que 55% deles dedicam menos de uma hora semanal aos estudos em casa; uma terceira dá conta de que apenas 6% dos estudantes são considerados "muito bem preparados para a escrita"...

Quanto ao "estúpido" do título, esclarece Bauerlein, é pura provocação. "Eu sou professor. Sei que são discussões como essa que fazem os jovens pensarem..."

FONTE: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustr...200807.htm
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 3 usuários diz(em) obrigado a Bruna T pelo seu post:
Cimberley Cáspio (05-10-2018), fallen1232 (05-10-2018), Neo1 (05-10-2018)
05-10-2018, 10:41 AM
Resposta: #6
RE: O ensino brasileiro está naufragando.
(04-10-2018 11:38 PM)avalon Escreveu:  O problema e educação e disciplina. Os pais não querem mais educar os filhos , transferindo os problemas para escolas. E as escolas deveria ensinar matemática, física,química,português, historia. Estão mais interessada encinar educação sexual ideologia dos gêneros. As crianças de hoje em dia so falam meu namorado, minha namorada .

Isso mesmo, os pais tem culpa nisso, que já vem com a mentalidade de que a escola que vai educar os filhos. Escola não educa, escola é apenas assistir aula. Enquanto continuar essa mentalidade dos pais, não vai melhorar.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 3 usuários diz(em) obrigado a Neo1 pelo seu post:
avalon (05-10-2018), Cimberley Cáspio (05-10-2018), fallen1232 (05-10-2018)
06-10-2018, 12:47 PM (Resposta editada pela última vez em: 06-10-2018 12:49 PM por Bogoton.)
Resposta: #7
RE: O ensino brasileiro está naufragando.
Foco, concentração, persistência e fibra. Se há quatro palavras que não combinam muito bem com a internet, são essas. A internet é como um parque de diversões com inúmeros brinquedos, cinemas, teatros e uma biblioteca.
Quem quer estudar em tal parque?
Alguns.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 2 usuários diz(em) obrigado a Bogoton pelo seu post:
Cimberley Cáspio (06-10-2018), Neo1 (08-10-2018)
Loja Tudo Saudável
06-10-2018, 01:47 PM (Resposta editada pela última vez em: 06-10-2018 01:49 PM por ked.)
Resposta: #8
RE: O ensino brasileiro está naufragando.
Toda cultura brasileira pós ação da CIA em 64 é uma cultura americana onde todos os filmes, músicas e padrões no Brasil são padrões dos EUA. A cultura brasileira morreu e deu lugar a uma cópia pálida dos EUA, em contraponto, os EUA através de blogueiros pagos e personagens rídiculos como Olavo afirma que a cultura brasileira é "comunista". A rede globo fundada pela empresa americana TIMELIFE com valores 100% americanos não é comunista, filmes americanos não são comunistas, eu nunca ouvi uma música russa tocando em rádio brasileira , só toca música em inglês(e inglês dos EUA e não inglês da austrália por exemplo).
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 2 usuários diz(em) obrigado a ked pelo seu post:
Cimberley Cáspio (06-10-2018), Neo1 (07-01-2019)
06-10-2018, 01:48 PM (Resposta editada pela última vez em: 06-10-2018 01:49 PM por fallen1232.)
Resposta: #9
RE: O ensino brasileiro está naufragando.
@Bogoton
Estudar em um parque com essa violência é complicado. Tudo faz parte de uma coisa só, a internet nos torna mais solitários e sinteticamente nos aproxima ao mesmo tempo. Além disso, existe um material quase infinito para ser consumido.
Infelizmente os tempos áureos não irão mais retornar, por maior que sejam os esforços. Existem ainda clubes dos livros, mas são poucos com bastante membros que verdadeiramente apreciam a arte da leitura pq a grande massa está mais preocupada com títulos, salário e carreira.
Os métodos de ensino e as expectativas devem se alinhar a essa geração que já nasce plugada. Se for ensinado desde cedo que a internet é apenas um meio, há muita sabedoria possível de ser tirada do conhecimento que ela é capaz de conceder.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 2 usuários diz(em) obrigado a fallen1232 pelo seu post:
Bogoton (06-10-2018), Cimberley Cáspio (06-10-2018)
06-10-2018, 02:25 PM
Resposta: #10
RE: O ensino brasileiro está naufragando.
Eu estou pessimista, fallen. Muito pessimista.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
Chlorella Green Gem Pelo menor Preço Você Encontra na Tudo Saudável Produtos Naturais
Responder 


Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas Visualizações: Última Resposta
  Se a barragem não leva o imóvel do brasileiro, o governo leva. Cimberley Cáspio 2 410 29-01-2019 01:10 AM
Última Resposta: pablo_hp
  A pseudo liberdade, comodidade e conforto do brasileiro iludido. Cimberley Cáspio 3 478 22-01-2019 03:37 PM
Última Resposta: Cimberley Cáspio
  Não comprem esta ideia! Anonymous_T.ron 6 958 13-01-2019 09:08 AM
Última Resposta: squallisk
  Uruguai: "não há mais garantia de Segurança Pública. O crime está ganhando terreno." Cimberley Cáspio 1 543 17-09-2018 03:09 PM
Última Resposta: Nikoloz
  Você acha que é ar que está respirando ? Thucks 0 701 27-06-2018 04:44 PM
Última Resposta: Thucks

Ir ao Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes
Tópicos relacionados...

Publicidade:
Loja de Produtos Naturais Tudo Saudável

Recomende o Fórum


Sites Associados: Dossiê Vacina HPV
Registro de Efeitos Adversos das Vacinas
Rastreando Chemtrails
Site Notícias Naturais
Fórum Notícias Naturais Blog Anti-Nova Ordem Mundial

Pesquisar

(Pesquisa Avançada)

Olá, Visitante
Olá Visitante!
Para participar do fórum, é necessário se Registrar.



  

Senha
  





Usuários Online
Existem no momento 112 usuários online.
» 3 Membros | 109 Visitantes
Anonymous_T.ron, Dom Ramón Valdés "tripa seca"

Estatísticas do Fórum
» Membros: 20,968
» Último Membro: gunstorm
» Tópicos do Fórum: 25,992
» Respostas do Fórum: 275,727

Estatísticas Completas

Tópicos Recentes
Inversão Psicótica da Realidade.
Última Resposta Por: tarcardoso
Hoje 08:26 PM
» Respostas: 5
» Visualizações: 253
Judaísmo, Selo de Salomão e a Serpente
Última Resposta Por: CaféSemAçúcar
Hoje 08:04 PM
» Respostas: 54
» Visualizações: 6078
Terra Plana: A Elite e a doutrinação secular da Terra em formato de globo
Última Resposta Por: CaféSemAçúcar
Hoje 07:53 PM
» Respostas: 23
» Visualizações: 1475
O risco da desinformação.
Última Resposta Por: ruicoelho
Hoje 04:58 PM
» Respostas: 6
» Visualizações: 296
“Eu perdoo-te”.
Última Resposta Por: ruicoelho
Hoje 04:13 PM
» Respostas: 15
» Visualizações: 587
O Brasil e o futuro que deixou de existir.
Última Resposta Por: Marcelo Almeida
Hoje 12:11 PM
» Respostas: 1
» Visualizações: 92
Por sorte, a consciência humana impediu a 3ª guerra mundial em 1999.
Última Resposta Por: pablo_hp
Hoje 11:57 AM
» Respostas: 1
» Visualizações: 96
A nova religião em que Deus é um robô
Última Resposta Por: Bogoton
Hoje 09:51 AM
» Respostas: 10
» Visualizações: 1685
Últimos acontecimentos ONLINE
Última Resposta Por: Beobachter
Ontem 08:35 PM
» Respostas: 1117
» Visualizações: 214644
Ataque informático da CIA sabotou a energia venezuelana.79 mortos,inclusive bebês.
Última Resposta Por: Bruna T
Ontem 03:02 PM
» Respostas: 1
» Visualizações: 353
Boeing 737 Max-8 - funcionários da Boeing esconderam informação dos pilotos
Última Resposta Por: Cimberley Cáspio
Ontem 10:58 AM
» Respostas: 3
» Visualizações: 287
Mais ataques como visto em Suzano/SP irão ocorrer...
Última Resposta Por: squallisk
22-03-2019 04:01 PM
» Respostas: 7
» Visualizações: 767
O mundo tem fome.
Última Resposta Por: Marcelo Almeida
22-03-2019 03:58 PM
» Respostas: 3
» Visualizações: 213
Por que é tão difícil reiniciar a rede elétrica da Venezuela?
Última Resposta Por: Marcelo Almeida
22-03-2019 09:00 AM
» Respostas: 1
» Visualizações: 236
A Quadrilha Maçônica - Cronologia dos fatos
Última Resposta Por: LucianoR
21-03-2019 07:55 PM
» Respostas: 3
» Visualizações: 505
2002 NT7: Asteróide que pode colidir com a Terra em 2019 e ninguém sabe.
Última Resposta Por: ruicoelho
21-03-2019 01:17 PM
» Respostas: 8
» Visualizações: 1332
Terremoto de grande intensidade em 19 a 20 de Março de 2019.
Última Resposta Por: pequeno gafanhoto
21-03-2019 10:50 AM
» Respostas: 16
» Visualizações: 1139
A NATO prepara uma onda de atentados na Europa
Última Resposta Por: ULTRON
20-03-2019 09:12 PM
» Respostas: 4
» Visualizações: 499
No futuro a tecnologia ocupará o espaço humano. E de humano mesmo só haverá réplicas.
Última Resposta Por: ECJ
20-03-2019 08:26 PM
» Respostas: 14
» Visualizações: 672
A Fantasia da Felicidade Plena é a Morte?
Última Resposta Por: ruicoelho
19-03-2019 04:52 PM
» Respostas: 24
» Visualizações: 1130
Atentado na Nova Zelândia - Falsa Bandeira (False Flag)
Última Resposta Por: Anonymous_T.ron
18-03-2019 08:34 PM
» Respostas: 6
» Visualizações: 735
Nacionalismo branco se expande e estimula ataques de lobos solitários.
Última Resposta Por: Marcelo Almeida
18-03-2019 12:01 PM
» Respostas: 3
» Visualizações: 372
Um dossiê americano sobre a Venezuela, muito interessante.
Última Resposta Por: Cimberley Cáspio
18-03-2019 10:35 AM
» Respostas: 0
» Visualizações: 279
Coletes amarelos vandalizam loja maçônica
Última Resposta Por: NoNOM
18-03-2019 09:52 AM
» Respostas: 8
» Visualizações: 1044
Anunnakis, hebreus e a realeza britânica governando o mundo por milênios
Última Resposta Por: NoNOM
18-03-2019 09:28 AM
» Respostas: 24
» Visualizações: 1061
Ataque a tiros em colégio de SP deixa ao menos 10 mortos e 16 feridos
Última Resposta Por: CaféSemAçúcar
18-03-2019 12:33 AM
» Respostas: 42
» Visualizações: 2774
O que estou a ler.
Última Resposta Por: CaféSemAçúcar
17-03-2019 12:28 AM
» Respostas: 60
» Visualizações: 12798
A importância das palavras no debate e confronto de ideias
Última Resposta Por: Toualy
16-03-2019 11:47 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 147
Como compreender esquematicamente a NOM
Última Resposta Por: Toualy
16-03-2019 06:42 PM
» Respostas: 17
» Visualizações: 6531
É oficial: a Argentina está em hiperinflação.
Última Resposta Por: Marcelo Almeida
15-03-2019 04:18 PM
» Respostas: 1
» Visualizações: 285

Lista completa de tópicos

Divulgue o fórum em seu site!

Camisetas:
camisetas resista à nova ordem mundial