Loja Tudo Saudável



Responder 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
O LIMITE entre a Sanidade e a Loucura
01-04-2016, 12:22 AM
Resposta: #1
O LIMITE entre a Sanidade e a Loucura
[Imagem: Edvard+Munch+-+The+Scream++.jpg]

Edvard Munch The Scream

[Imagem: images?q=tbn:ANd9GcQ7Jvkwo-fyup-wtDHjejT...34-wa49oDQ]


Seria sanidade e loucura dois conceitos relativos? Alguém seria "são" ou "louco" conforme a subjetividade ou objetividade do olhar de quem julga?

Não é uma pergunta tão simples de se responder. Para entender o que é a loucura é necessário entender primeiro como ser humano compreende a realidade. Para alguns a realidade é tudo aquilo que podemos sentir através de nossos cinco sentidos, o que para mim não faz tanto sentido já que esses sentidos podem ser facilmente dopados, confundidos ou o ser humano pode já estar desprovido de algum deles.
Uma famosa frase também do filósofo René Descartes: “Penso, logo existo” é muito mais apropriada afinal existe melhor método de interagir com o mundo do que com a consciência? Entretanto, vale lembrar que até mesmo a mente pode ser afetada por distúrbios como a bipolaridade ou a esquizofrenia. Logo, afinal como definir a realidade e o que é ou não a falta de compreensão da mesma?

No dicionário você encontrará que a definição de loucura é alienação mental. E na psicologia são condições da mente caracterizadas por pensamentos considerados anormais pela sociedade. Pode se concluir então que a loucura pode não estar definida pelas condições mentais de uma pessoa, mas pelas diferentes maneiras de ser julgada pela sociedade. Logo, já que vivemos em uma sociedade capitalista pode se concluir que a insanidade mental é a incapacidade de viver em função do dinheiro e de obedecer as regras da sociedade civil?

Pode se concluir então que a sanidade e a loucura são conceitos relativos, o senso comum define sanidade como o comportamento idêntico ao da maioria. Analisando por este lado, não sei se haveria algum limite entre sanidade e loucura. Se sanidade é isto, então para mim não existe sanidade. O limite deve ser, então, a mente (subjetividade) humana.

A linha é muito tênue. Sanidade e loucura parecem ser conceitos antagônicos, mas na sua essência são até complementares. Ninguém é louco o tempo todo e a sanidade não aparece "ad infinito". Temos momentos em nossa loucura que são atos extremos de sanidade e em nossa sanidade, podemos agir como loucos. Disse o Coringa que “A loucura é como a gravidade, tudo o que você precisa é de um empurrãozinho” essa frase na minha opinião é brilhante. Como se a insanidade fosse algo que já existe latente em todos nós em alguns mais desperta em outros mais retraída. Assim como concluiu o fictício Doutor Simão Bacamarte no conto de Machado de Assis que é o meu favorito, O Alienista.

Faria sentido então tentar estudar psiquiatria ou psicologia para ajudar os insanos? Ou será que vale mais a pena para estes viver em seu universo paralelo, afastados de todo o horror da realidade. Até mesmo no Corão, Maomé declara que os loucos são veneráveis, e que Alá tirou o juízo destes para que não pequem. A dúvida continua.

Para finalizar. Este texto que li em um blog que visitei recentemente e que também discute assuntos relacionados à psicologia. O texto me inspirou a escrever esta postagem. A autora do blog tem o desejo de seguir uma carreira nessa área.

Uma vez, um alguém muito sábio me contou uma história de um velho morador de rua que era louco. Ele pensava que era o rei, e a rua e o bairro eram o seu reino, e andava com um graveto ordenando tarefas a seus servos imaginários e tendo luxos e poderes imaginários. Os moradores daquele bairro, comovidos com a 'pobre' situação do velhinho, decidiram que deviam tentar lhe curar, mostrando o que era e o que não era real, e assim começaram sua árdua tarefa de deixá-lo são novamente. Logo no início, nada. Ele, relutante em suas alucinações, os insultava e ia para seu imponente castelo, verdadeiramente feito de papelão, sua fortaleza particular.
Após muita insistência, finalmente o velhinho conseguiram seu objetivo. Ele caiu em si, e curou-se de sua loucura. Uma semana depois, aquele senhor se suicidou sobre sua fortaleza destruída pela sanidade.

Acho que cada um segue um conceito de sanidade e loucura diferente, aos olhos da sociedade loucos são aqueles que não seguem as condutas impostas por velhos chatos. então, cada um que se veste diferente, ouve musica diferente, fala diferente, se porta diferente é louco ?
Acho que o termo insanidade mental foi criado para impedir que as pessoas que pensam diferente sejam bem interpretadas!
Cada um vive o que quer viver, ninguem fica louco do nada e sem motivo! A insanidade vem de anos de sofrimento fisico e psicológico, que acabam destruindo a capacidade do ser humando de identificar o que é real, e o que ele gostaria que fosse real!

Fonte: Rational Culture
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 10 usuários diz(em) obrigado a Andяew pelo seu post:
BIG TITIS ( . y . ) (01-04-2016), jonas car (01-04-2016), Marck Vini (01-04-2016), Padmé Amidala (01-04-2016), Regulus T (01-04-2016), rraffa (01-04-2016), ruicoelho (01-04-2016), Salsichinha (02-04-2016), spyroots (01-04-2016), [Editado pela moderação] (01-04-2016)
receitas para secar em 30 dias
01-04-2016, 02:35 AM
Resposta: #2
RE: O LIMITE entre a Sanidade e a Loucura
Talvez loucura seja a incapacidade de compreender a realidade, não por causa de nossas limitações reais, mas por causa de nossa opção de ignorar o que nos foi proposto pela realidade.
Realidade essa que, quer ignoremos quer não, responderá a nossas atitudes de formas irremediavelmente reais e definitivas.

Em outras palavras a loucura está na mente e não no mundo. Pensar que essa tela que lemos é feita de açúcar não vai deixa-la mais doce, ou pelo menos não vai atrair formigas, essas sim criaturas que tem se mostrado mais sãs que nós, humanos.

"Não seja tolo, o mal prevalece contra a ingenuidade.
Seja astuto como a serpente e sem malicia como as pombas!"

Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 5 usuários diz(em) obrigado a jonas car pelo seu post:
Andяew (01-04-2016), BIG TITIS ( . y . ) (01-04-2016), Marck Vini (01-04-2016), Regulus T (01-04-2016), [Editado pela moderação] (01-04-2016)
01-04-2016, 03:54 AM
Resposta: #3
RE: O LIMITE entre a Sanidade e a Loucura
(01-04-2016 02:35 AM)jonas car Escreveu:  Talvez loucura seja a incapacidade de compreender a realidade, não por causa de nossas limitações reais, mas por causa de nossa opção de ignorar o que nos foi proposto pela realidade.

Me lembrou de Dom Quixote. Na minha opinião aquele livro como um todo reflete exatamente isto que estás a dizer.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 5 usuários diz(em) obrigado a Regulus T pelo seu post:
Andяew (01-04-2016), BIG TITIS ( . y . ) (01-04-2016), jonas car (04-04-2016), Marck Vini (01-04-2016), [Editado pela moderação] (01-04-2016)
01-04-2016, 11:48 AM
Resposta: #4
RE: O LIMITE entre a Sanidade e a Loucura
Muitas pessoas principalmente as que fumam qualquer substância sofrem algum tipo de demência que nem elas sabem, drogas são o principal motivo, stress e medo também são efeitos de loucura e insanidade.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 2 usuários diz(em) obrigado a spyroots pelo seu post:
Andяew (01-04-2016), jonas car (04-04-2016)
Loja Tudo Saudável
01-04-2016, 01:02 PM
Resposta: #5
RE: O LIMITE entre a Sanidade e a Loucura
Talvez a loucura e a sanidade estejam posicionadas em duas pontas extremo opostas de uma linha reta, e quando olhamos apenas para as extremidades fica fácil distinguir uma da outra.

Entretanto, quando os diversos níveis de loucura e sanidade vão gradativamente convergindo para uma zona central gris, fica quase impossível delimitar aonde começa uma e termina a outra. E aí, quem sabe, nesse estágio tão difuso as pessoas resolvam estabelecer conceitos, a partir de seus referenciais éticomorais e culturais, do que é normal e anormal a fim de delimitar uma fronteira que, em última análise, seria uma fronteira subjetiva e construida mais filosoficamente do que materialmente.

A loucura e a sanidade ainda residem nos mistérios da consciência, e sem entender plenamente o funcionamento da consciência fica impossível delimitar objetivamente as fronteiras entre a loucura e a sanidade.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 4 usuários diz(em) obrigado a Padmé Amidala pelo seu post:
Andяew (01-04-2016), crcv157 (07-04-2016), Marck Vini (01-04-2016), ruicoelho (01-04-2016)
04-04-2016, 12:10 AM
Resposta: #6
RE: O LIMITE entre a Sanidade e a Loucura
(01-04-2016 03:54 AM)Regulus T Escreveu:  Me lembrou de Dom Quixote. Na minha opinião aquele livro como um todo reflete exatamente isto que estás a dizer.

Perfeito Regulus. Hoje quando penso naquele livro tenho plena consciência de que Miguel de Cervantes ja lutava contra a NOM naquela época.
Se você observar bem irá perceber que Dom Quixote não versa apenas sobre a loucura mas é uma critica à sociedade que adotou os livros de heróis cavalariços como algo real e pratico.
Cervantes criticava ja ali, o embrião da TV/Cinema/Web que lobotomizaria as mentes das pessoas que absorvem a ficção como algo real e tornam assim o sistema um teatro pratico cujas cordas são puxadas pelas elites a seu bel prazer.
A mídia, lógico, satirizou rapidamente Dom Quixote para que este se torna-se um estereotipo de louco desvairado e perdesse sua profundidade critica de denuncia do sistema. É fod@.

"Não seja tolo, o mal prevalece contra a ingenuidade.
Seja astuto como a serpente e sem malicia como as pombas!"

Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 3 usuários diz(em) obrigado a jonas car pelo seu post:
crcv157 (07-04-2016), Marck Vini (04-04-2016), Regulus T (04-04-2016)
05-04-2016, 12:58 PM (Resposta editada pela última vez em: 05-04-2016 12:59 PM por Webdriver Torso.)
Resposta: #7
RE: O LIMITE entre a Sanidade e a Loucura
se você morou a vida todo no hospício a loucura é uma coisa normal;
e ser normal é uma loucura.

desafio de logica da mente:

uma paciente queixa pra sua psiquiatra que sofre de múltiplas personalidades.
1 Tem Transtorno de personalidade esquizoide
2 Tem Transtorno de personalidade esquizotípica
3 Tem Transtorno de personalidade paranoide
4 Tem Transtorno de personalidade antissocial
5 Tem Transtorno de personalidade narcisista

como trata este indivíduo dando 6 medicações?

Se você quer uma imagem do futuro, imagine uma bota pisando o rosto humano para sempre.
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 2 usuários diz(em) obrigado a Webdriver Torso pelo seu post:
Andяew (05-04-2016), crcv157 (07-04-2016)
receitas para secar em 30 dias
05-04-2016, 02:45 PM
Resposta: #8
RE: O LIMITE entre a Sanidade e a Loucura
Uma coisa é certa, pessoas são como alimento.
Alimento a capitalístas a políticos etc.
Só que os loucos não.. estes .. são intragáveis ..

Então o mundo precisa dos loucos, estes são a diferença
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 2 usuários diz(em) obrigado a Xevious pelo seu post:
Andяew (05-04-2016), crcv157 (07-04-2016)
Responder 


Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas Visualizações: Última Resposta
  Acerca da sanidade. ruicoelho 8 735 05-04-2019 04:01 PM
Última Resposta: ruicoelho
  A Sociedade produz a loucura? O Mensageiro 1 1,174 02-03-2018 09:29 PM
Última Resposta: Beobachter
  A diferença entre baixa cultura e alta cultura Bruna T 0 957 16-02-2018 02:26 PM
Última Resposta: Bruna T
  A Loucura. ruicoelho 8 1,820 18-03-2017 08:09 AM
Última Resposta: ruicoelho
  O letal NOVO JOGO DA FORCA entre crianças e adolescentes Firenze 10 326,343 19-10-2016 08:31 AM
Última Resposta: Jaspion

Ir ao Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes
Tópicos relacionados...

Publicidade:
Receitas para Secar em 30 dias

Recomende o Fórum


Sites Associados: Dossiê Vacina HPV
Registro de Efeitos Adversos das Vacinas
Rastreando Chemtrails
Site Notícias Naturais
Fórum Notícias Naturais Blog Anti-Nova Ordem Mundial

Pesquisar

(Pesquisa Avançada)

Olá, Visitante
Olá Visitante!
Para participar do fórum, é necessário se Registrar.



  

Senha
  





Usuários Online
Existem no momento 85 usuários online.
» 3 Membros | 82 Visitantes
Jaqueprado, naste.de.lumina, rmuller

Estatísticas do Fórum
» Membros: 21,245
» Último Membro: monstrodps
» Tópicos do Fórum: 26,478
» Respostas do Fórum: 281,149

Estatísticas Completas

Tópicos Recentes
Alerta - 03_11_2019 - Possível False Flag em Seattle - Gatilho para WW3
Última Resposta Por: naste.de.lumina
Hoje 08:35 AM
» Respostas: 3
» Visualizações: 284
Banimento do usuário Rui Coelho
Última Resposta Por: jonas car
Hoje 03:52 AM
» Respostas: 51
» Visualizações: 2259
A campanha de ódio, mentiras e desinformação contra a ativista Greta Thunberg
Última Resposta Por: jonas car
Hoje 03:39 AM
» Respostas: 68
» Visualizações: 2957
Um apanhado em OUT de 2019
Última Resposta Por: jonas car
Hoje 03:19 AM
» Respostas: 3
» Visualizações: 199
Coringa - a ideologia da destruição.
Última Resposta Por: LucianoR
Ontem 10:32 PM
» Respostas: 18
» Visualizações: 801
O Brazil com "Z" de Ama'Z'ônia
Última Resposta Por: jonas car
Ontem 02:27 AM
» Respostas: 105
» Visualizações: 4685
Banimento do usuário Café sem açúcar.
Última Resposta Por: pequeno gafanhoto
14-10-2019 06:23 PM
» Respostas: 11
» Visualizações: 827
Glenn Greenwald envolvido na desestabilização do Equador?Quem é esse cara afinal?
Última Resposta Por: Marcelo Almeida
14-10-2019 04:22 PM
» Respostas: 2
» Visualizações: 358
30 lições de Olavo de Carvalho
Última Resposta Por: Marcelo Almeida
14-10-2019 04:15 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 103
Olavogate: Olavo de Carvalho / Sidi Muhammad seria um agente a serviço do Sionismo?
Última Resposta Por: Marcelo Almeida
14-10-2019 04:08 PM
» Respostas: 132
» Visualizações: 83148
O problema do Brasil é o Brasileiro.
Última Resposta Por: Marcelo Almeida
14-10-2019 04:05 PM
» Respostas: 57
» Visualizações: 2940
Últimos acontecimentos ONLINE
Última Resposta Por: NoNOM
14-10-2019 10:45 AM
» Respostas: 1402
» Visualizações: 246009
Forças Ocultas (Forces Occultes)
Última Resposta Por: pequeno gafanhoto
13-10-2019 09:29 PM
» Respostas: 5
» Visualizações: 362
Echelon – A rede de espionagem global
Última Resposta Por: Bruna T
12-10-2019 08:56 PM
» Respostas: 7
» Visualizações: 2333
Os segredos do Paralelo 33
Última Resposta Por: Bruna T
12-10-2019 04:00 PM
» Respostas: 11
» Visualizações: 16069
A Vacina contra o Zika Vírus Modificará Geneticamente seu DNA
Última Resposta Por: Alimah
12-10-2019 12:09 PM
» Respostas: 7
» Visualizações: 2136
Porte de arma
Última Resposta Por: Velho Druida
11-10-2019 08:01 PM
» Respostas: 8
» Visualizações: 367
Revelação: Você sabia que "666" não é o número da Besta?
Última Resposta Por: Marcelo Almeida
11-10-2019 03:01 PM
» Respostas: 2
» Visualizações: 164
Vídeo Impressionante - O Ritual Maçônico
Última Resposta Por: Bruna T
10-10-2019 09:24 PM
» Respostas: 74
» Visualizações: 61892
Algumas músicas anom
Última Resposta Por: Bruna T
10-10-2019 08:59 PM
» Respostas: 201
» Visualizações: 35116
Padre afirma que o Papa Francisco em breve ungirá o líder global
Última Resposta Por: Velho Druida
10-10-2019 07:01 PM
» Respostas: 1
» Visualizações: 198
Linhas de Ley
Última Resposta Por: Bruna T
10-10-2019 06:23 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 123
Porque Tesla acreditava que os números 3, 6 e 9 são segredos para o nosso universo
Última Resposta Por: Bruna T
10-10-2019 05:18 PM
» Respostas: 3
» Visualizações: 1911
Quem são os ultrarricos no mundo, um grupo que tem fortuna equivalente a 16 brasis
Última Resposta Por: Marcelo Almeida
10-10-2019 03:45 PM
» Respostas: 1
» Visualizações: 126
Como denunciar um crime virtual – Passo a passo
Última Resposta Por: DeOlhOnafigueira
10-10-2019 03:14 PM
» Respostas: 4
» Visualizações: 320
Aquecimento Global: A maior farsa de todos os tempos
Última Resposta Por: Bruna T
10-10-2019 02:55 PM
» Respostas: 1
» Visualizações: 144
Trump afirma que indústria farmacêutica está por trás dos processos de impeachment
Última Resposta Por: DeOlhOnafigueira
10-10-2019 02:31 PM
» Respostas: 23
» Visualizações: 447
(Importante) III Guerra Mundial
Última Resposta Por: NoNOM
10-10-2019 12:34 PM
» Respostas: 744
» Visualizações: 462308
Cientistas dizem ter criado sistema que faz ‘upload’ de conteúdo no cérebro humano
Última Resposta Por: DeOlhOnafigueira
10-10-2019 12:29 PM
» Respostas: 12
» Visualizações: 2287
Nibiru, Elenin, - Transformações da Terra - o que ninguém te conta
Última Resposta Por: Velho Druida
10-10-2019 11:43 AM
» Respostas: 1308
» Visualizações: 592295

Lista completa de tópicos

Divulgue o fórum em seu site!

Camisetas:
camisetas resista à nova ordem mundial