Voce nao esta logado ou registrado. Por favor faca login ou se registre para utilizar todas as funcionalidades deste forum...



Responder 
 
Avaliação do Tópico:
  • 2 Votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
O que é uma pessoa alienada?
13-07-2011, 03:47 PM
Resposta: #1
O que é uma pessoa alienada?
http://www.yesachei.com/2011/07/conceito...enada.html

A alienação é, antes de tudo, uma forma de relação entre os homens e, ao mesmo tempo, entre os homens e determinados objetos ou coisas que lhes são exteriores. Essa forma de relação não é natural. Ela surge em um determinado momento, no processo do desenvolvimento histórico das sociedades humanas. Embora esse desenvolvimento seja criação e exteriorização dele próprio, o homem é profundamente afetado pelo processo: aliena-se.
O termo alienação, originariamente -e ainda hoje -, era um termo da Psiquiatria que designava uma forma de perturbação mental, como a esquizofrenia - uma perda de consciência ou de identidade pessoal... Do ponto de vista econômico-social, é a perda da consciência de si, em virtude de uma situação concreta. O homem perde sua consciência pessoal, sua identidade e personalidade, o que vale dizer, sua vontade é esmagada pela consciência de outro, ou pela consciência social - a consciência do grupo. É uma forma de para-consciência, ou seja, uma consciência particular incompleta, pela qual o homem perde parcial ou totalmente sua capacidade de decisão. É ainda sua integração absoluta no grupo: ele massifica, passa a pertencer à massa e não a si mesmo.

Diz-se ainda que o homem está alienado quando deixa de ser seu próprio objeto para se tornar objeto de outro. Deixa de ser algo para si mesmo. Sua vontade é assim a vontade do outro: ,ele é coisificado. Deixa de ser homem, criatura consciente e capaz de tomar decisões, para se tornar coisa, objeto.

Com o advento da máquina, o trabalho tornou-se duplamente alienante: à máquina e ao dono da máquina. No período em que vigorava ainda o regime de trocas, o homem, para suprir suas necessidades elementares, devia produzir não apenas aquilo de que necessitava, mas também as necessidades do outro, para qual ele era por sua vez o outro. Era ao mesmo tempo sujeito e objeto. Poderíamos dizer que se tratava de uma alienação parcial.

A introdução da máquina no sistema de produção subverteu totalmente esta situação. A máquina tem esta particularidade: substitui com eficiência o esforço físico humano, mas não dispensa o homem: é sempre necessário para movimentá-la, fazê-la andar corretamente e detê-la no momento preciso.

O homem se torna parte dela, como um parafuso ou uma engrenagem. Não,é o homem que produz, é a máquina. O homem limita-se a fazê-la funcionar. O aperfeiçoamento das máquinas, à medida que reduz o esforço físico do homem, mais reduz sua participação e, em conseqüência, mais reduz sua intervenção consciente no trabalho. A máquina moderna dispensa a inteligência e a consciência humana, e o anula como homem. Este se torna uma peça de engrenagem cada vez mais insignificante.

Nesse sistema mecanizado de produção, o homem não mais produz o que quer. Limita-se a fazer a máquina funcionar. Ignora o destino do seu produto, que não lhe pertence e, quase sempre, nem sabe mesmo para que serve. Recebe apenas um salário em troca da sua força de trabalho, o qual lhe permite recuperar as energias gastas, recompor seu organismo, para que amanhã possa novamente vendê-las ao dono da máquina. Ele se coisifica, anula-se nesse processo: é uma máquina, ou um apêndice da máquina, uma estranha máquina cujo óleo combustível é constituído de proteínas. Não é mais um homem com capacidade de pensar, agir, tomar decisões. É apenas uma peça de engrenagem que, quando gasta pelo uso, pode ser substituída.

Para o dono da máquina, ele não passa disso mesmo: uma peça da máquina que deve ser lubrificada diariamente. Não, é claro, com os mesmos cuidados, pois uma máquina custa dinheiro enquanto o homem nada custa: se adoece ou morre, é facilmente substituído pelo exército industrial de reserva, a percentagem fIxa de desempregados em cada nação capitalista que impede a luta dos salários.

Assim, o homem, assalariado pelas circunstâncias, não mais se pertence. Como parte da máquina, pertence ao patrão. Sua átividade tornou-se inconsciente e irracional e tanto mais quanto mais se aperfeiçoa a máquina: tornou-se num objeto que nem sequer necessita pensar.

E isso vale não apenas para a fábrica mas para toda atividade humana nesse processo de mecanização crescente que é o sistema capitalista de produção: o datilógrafo diante de sua máquina de escrever, contador diante de sua máquina de calcular. Num caso, como noutro, o produto não é determinado pelo homem que trabalha mas pelo dono da máquina.

O 'amor ao trabalho' transforma-se numa expressão hipócrita e cínica, pois nada significa e não tem outro objetivo senão condicionar o homem, desumanizando-o, tirando-lhe a capacidade de optar em sua vida. Como pode amar o trabalho um homem que passa 8 ou 10 horas por dia apertando o mesmo pedal o mesmo botão, ou escrevendo 'prezado Sr.' mil vezes por dia? Nessas condições o trabalho torna-se realmente maldição, e essa maldição, esse trabalho maldito, é obra do capital, da propriedade privada.

Nossa honra se chama lealdade, seguindo as leis do lobo solitário.

"Posso não concordar com nenhuma das palavras que você diz, mas defenderei até a morte seu direito de dize-las"
Voltaire
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 8 usuários diz(em) obrigado a Hunter88 pelo seu post:
A.Xavier (12-01-2013), Equites_Levis (12-01-2013), FaNtOmAs (12-01-2013), mr.newface (06-02-2013), nelson manuel jesus ferreira (12-01-2013), Redfoca (12-01-2013), Sergio Santos (12-01-2013), watchman (07-02-2013)
12-01-2013, 10:55 AM
Resposta: #2
RE: O que é uma pessoa alienada?
Tópico interessante para se debater na comunidade. Abs a todos!

"Num tempo de engano universal, dizer a verdade é um ato revolucionário"

Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
12-01-2013, 06:40 PM
Resposta: #3
RE: O que é uma pessoa alienada?
Começou com a revolução industrial e hoje se transforma em um dínamo de problemas psicológicos e físicos. Eu faço parte de uma engrenagem e me sinto exatamente assim, entretanto eu não consigo enxergar de maneira diferente.
Infelizmente ou felizmente?

Vejo que até o meu discernimento com relação a fazer parte de uma engrenagem não é bem definido. Eu simplesmente faço e vou pra casa com uma sensação de missão cumprida.

Um detalhe que me ajuda bastante é o fato de manter minha cabeça pensante o tempo todo e, construir uma lógica para não entrar totalmente na alienação.
Undecided

"Uma vida sem questionamento não vale a pena ser vivida"- Sócrates
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 6 usuários diz(em) obrigado a A.Xavier pelo seu post:
mr.newface (06-02-2013), nelson manuel jesus ferreira (07-02-2013), Redfoca (12-01-2013), Sann (12-01-2013), Sergio Santos (12-01-2013), vin (13-01-2013)
12-01-2013, 07:31 PM
Resposta: #4
RE: O que é uma pessoa alienada?
¨O Governo não quer uma população capaz de fazer pensamentos críticos . Ele quer trabalhadores obedientes . Pessoas inteligentes o suficiente pra controlar as máquinas, e burras o bastante pra aceitarem pacificamente a própria situação .¨
Palavras de George Carlin. E um certo Cidadão do Mundo que não me recordo o nome agora disse : ¨Temos empregos que odiamos pra comprarmos merdas que não precisamos. ¨ Desde muito jovem tenho a seguinte pergunta porque temos que pagar para viver neste planeta ? Me chamam de doido quando faço essa pergunta aos meus semelhantes....

Até um cão tem a coragem de lutar ... enquanto nós ????
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 4 usuários diz(em) obrigado a Sergio Santos pelo seu post:
A.Xavier (14-01-2013), nelson manuel jesus ferreira (07-02-2013), Redfoca (12-01-2013), Sann (12-01-2013)
12-01-2013, 08:42 PM
Resposta: #5
RE: O que é uma pessoa alienada?
Bem para falar a verdade gosto do que faço (será que isso é realmente verdade, sei lá), mas com certeza não faço o que gosto, se pudesse escolher faria outra coisa.

Entendo como funciona a engrenagem que os homens criaram na relação de capital/força de trabalho e que atualmente nos prende num modelo que esta longe do ideal. Angry

Pois ignora as diferenças humanas, considera a todos substituiveis, descartaveis e em muitos casos um mal necessário. Um modelo de trabalho criado para concentrar esforços numa competição apenas para remunerar e criar valor para os acionistas. Esforço de muitos direcionados para poucos, isto é justo, é légal, é humano? Chega não dá mais, um dia isto acaba e ai...

...eu vejo o mundo diferente no futuro, é o que eu sonho, e é o mundo que eu gostaria de ver para as futuras gerações, onde todos trabalhassem não para remunerar interesses privados, mas para construir um mundo melhor, para fazer o que é melhor para as pessoas, para preservar o planeta, não para aumentar a carga de trabalho diario, mas para reduzi-la com o objetivo de dar mais tempo para as pessoas cultivarem a espiritualidade, as artes, a saude, a qualidade de vida e o que é bom e belo no desenvolvimento real do ser e não do ter.

Sonho com a humanidade buscando o progresso direcionada pelo bem comum, uma visão universal, com pessoas felizes que trabalhem por amor e se dediquem por prazer de realizar algo de bom e assim a felicidade será a remuneração e a construção de todos, pois não faz sentido muitos trabalharem para poucos terem tanto, muito mais do que são capazes de usufruir.

Além disso o modelo atual já consome mais do que o planeta pode repor, e é justamente baseado no crescimento continuo e crescente para se manter de pé, ou seja a conta não fecha, quando esse sistema cair, seremos nós que teremos que dar um basta e procurar uma forma nova para vivermos e sermos felizes.Cool

Pensem nisso!

Onde o espírito não teme, a fronte não se curva.

Rabindranath Tagore
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 5 usuários diz(em) obrigado a Redfoca pelo seu post:
A.Xavier (14-01-2013), mr.newface (06-02-2013), nelson manuel jesus ferreira (07-02-2013), Sann (12-01-2013), Sergio Santos (13-01-2013)
13-01-2013, 10:49 AM (Resposta editada pela última vez em: 13-01-2013 10:51 AM por Sann.)
Resposta: #6
RE: O que é uma pessoa alienada?
O que é Alienação:

Alienação tem diversos significados, pode ser uma cessão de bens, transferência de domínio de algo ou uma perturbação mental.

A alienação é a diminuição da capacidade dos indivíduos em pensar em agir por si próprios, os indivíduos alienados não tem interesse em ouvir opiniões alheias, e apenas se preocupam com o que lhe interessa, por isso são pessoas alienadas. Um indivíduo alienado pode ser também alguém que perdeu a razão, está louco.

Alienação também pode se referir a alienação de uma propriedade, que é a mesma coisa que vender, ou também pode ser a alienação a título um gratuito, uma doação.

Alienação é o estado que uma pessoa que foi educada em condições sociais determinadas, e se submete aos valores e instituições dadas, perdendo assim a consciência de seus verdadeiros problemas, e se tornando uma pessoa alienada.

Fonte: http://www.significados.com.br/alienacao/

Abraço a todos! Smile

"Num tempo de engano universal, dizer a verdade é um ato revolucionário"

Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 2 usuários diz(em) obrigado a Sann pelo seu post:
izziboy (13-01-2013), nelson manuel jesus ferreira (07-02-2013)
13-01-2013, 04:36 PM
Resposta: #7
RE: O que é uma pessoa alienada?
Sann disse: "Um indivíduo alienado pode ser também alguém que perdeu a razão, está louco".

Verdade, mas pergunto: Não teremos todos nós um pouco de alienação?
As sociedades ditas modernas e democráticas, encontraram um meio de esconder os alienados (diferentes). Têm vergonha e medo de os deixar viver uma vida diferente do "normal" (o que é normal?) em plena sociedade. Então, ao abrigo do proteccionismo hipócrita, dizem ter criado instituições dedicadas à cura da alienação. Refiro-me aos hospícios e hospitais psiquiátricos. Mas não dizem que os mesmos foram criados para isolar os diferentes porque deles têm medo. Há muito que este tema é debatido pela classe médica dedicada à psiquiatria, existe a corrente que defende a integração dos diferentes na vida social e a corrente que se quer ver livre dos diferentes porque assim se podem controlar melhor. É que por vezes, o alienado, vê as coisas de uma forma mais realista do que nós os normais, e os seus comentários e atitudes, são verdades que por vezes não temos coragem suficiente para as dizer, porque incomodam.
Diz o povo aqui em Portugal que "de são e de louco todos temos um pouco". E não será verdade?

“Seja como for, a grandiosa revolução humana de uma única pessoa irá um dia impulsionar a mudança total do destino de um país e, além disso, será capaz de transformar o destino de toda a humanidade.”
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 3 usuários diz(em) obrigado a ruicoelho pelo seu post:
izziboy (13-01-2013), mr.newface (06-02-2013), Sann (13-01-2013)
13-01-2013, 05:28 PM (Resposta editada pela última vez em: 20-01-2013 05:30 PM por ViciadoEmAnime.)
Resposta: #8
RE: O que é uma pessoa alienada?
Além ser uma peça de uma máquina, que pode ser "descartada" quando necessária, o alienado pode , modernamente ser entendido como o "manso", que não reage a nada de errado e que defende com unhas e dentes o sistema, tamanha sua dependência a ele, em todas as suas formas. Quer ver um exemplo?Fale mal da novela ou diga que telejornais abertos são manipulados(ver jn e sua histórica manipulação de comícios das diretas já, divulgada como uma comemoração do aniversário da cidade de São Paulo). É possível que uma briga ocorra por falar mal de uma "fonte infalível de notícia" e um "pilar da cultura nacional". Parece piada mas é verdade Sad
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 1 usuário disse obrigado a ViciadoEmAnime pelo seu post:
Sann (13-01-2013)
13-01-2013, 05:55 PM
Resposta: #9
RE: O que é uma pessoa alienada?
Alienação pode ser entendido como o homem "manso", passivo, que aceita as coisas como são em sua sociedade, "pois sempre foram assim" e por defender o sistema com tanto afinco que luta e o defende quando alguém , mesmo que de maneira bem estruturada e argumentada. Um simples exemplo é criticar a programação de tv aberta, os jornais, o tempo gasto com novelas, a incapacidade de muitos de questionar uma notícia num telejornal...Do nada aparece pessoas que lhe chamam de "invejoso", chato,exagerado, sem cultura, etc
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 1 usuário disse obrigado a ViciadoEmAnime pelo seu post:
nelson manuel jesus ferreira (07-02-2013)
13-01-2013, 07:16 PM
Resposta: #10
RE: O que é uma pessoa alienada?
optimo tópico! Deixar a população alienado é o primeiro passo para uma pessoa ficar escrava, quando está "alienado", baixamos as nossas defesas mentais e deixamos entrar qualquer tipo de mensagem.
Existem dezenas senão centenas de maneiras de uma pessoa ficar alienada, pelo uso de drogas é outra, para quem está dentro do assunto, o tráfigo de droga é controlado 90% pelo governo, as drogas já nao eram o mesmo há um tempo atrás, vêm com químicos mais artificiais do que naturais, e claro, não deixando o álcool de parte..
Uma pessoa agarrada as drogas, diz que ouve vozes, isso é mentira mas ao mesmo tempo verdade, o cerebro fica paranóico e começa a "pensar" sozinho, ai se chama de maluco, como tivesse duas "caras".
O termo de "Alienado" é novo para muitos mas muito conhecem o que é.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 2 usuários diz(em) obrigado a izziboy pelo seu post:
nelson manuel jesus ferreira (07-02-2013), Sann (13-01-2013)
Responder 


Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas Visualizações: Última Resposta
  Controle da pessoa através de equipamento eletrônico. GU4RD1ÃO 23 7,322 09-03-2013 02:49 PM
Última Resposta: Jumper
  Droga que fez homem comer cão torna pessoa um monstro GU4RD1ÃO 8 2,820 01-07-2012 11:56 PM
Última Resposta: ULTRON

Ir ao Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes
Tópicos relacionados...

Publicidade:
Anuncie no Fórum Anti-Nova Ordem Mundial

Recomende o Fórum


Sites Associados: Dossiê Vacina HPV
Rastreando Chemtrails
Site Notícias Naturais
Fórum Notícias Naturais Blog Anti-Nova Ordem Mundial

Pesquisar

(Pesquisa Avançada)

Olá, Visitante
Olá Visitante!
Para participar do fórum, é necessário se Registrar.



  

Senha
  





Usuários Online
Existem no momento 209 usuários online.
» 16 Membros | 193 Visitantes
Ateomundoacabar, Billian, carlos demetrio, Cyrus de Torq, djaga, Droid Z, dyego.jhou, Guinaldo, Hoest, Hybrida, IqueSouza, LIRMC ...8, naste.de.lumina, Rox Extreme, Urtiga

Estatísticas do Fórum
» Membros: 12,831
» Último Membro: Eliane Nogueira
» Tópicos do Fórum: 17,843
» Respostas do Fórum: 165,597

Estatísticas Completas

Tópicos Recentes
9 segredos revelados por funcionários de redes de fast food
Última Resposta Por: Hoest
Hoje 07:12 PM
» Respostas: 2
» Visualizações: 116
Os 85 + ricos acumulam US$ 1,7 trilhão, riqueza equivalente aos 3,5 bilhões + pobres
Última Resposta Por: Machiavelli
Hoje 06:35 PM
» Respostas: 4
» Visualizações: 279
Momento histórico: encontramos outra Terra no Universo
Última Resposta Por: naste.de.lumina
Hoje 06:25 PM
» Respostas: 13
» Visualizações: 1011
[Nova Ordem Cultural] Como inverter conceitos e legalizar fenômenos sociais
Última Resposta Por: FaNtOmAs
Hoje 06:20 PM
» Respostas: 1
» Visualizações: 111
Será que viemos todos de um mesmo lugar ?
Última Resposta Por: ked
Hoje 05:42 PM
» Respostas: 41
» Visualizações: 5836
Para "the economist" brasileiro é gloriosamente improdutivo.
Última Resposta Por: Droid Z
Hoje 05:19 PM
» Respostas: 10
» Visualizações: 906
O.T.O Ordo Templi Orientis faz uma nova oferenda - A modelo Peaches Geldof
Última Resposta Por: Jah Soldier
Hoje 04:50 PM
» Respostas: 10
» Visualizações: 2628
Nós recebemos os políticos que merecemos
Última Resposta Por: sleber
Hoje 04:47 PM
» Respostas: 7
» Visualizações: 283
Homens japoneses desistindo de mulheres
Última Resposta Por: jack award
Hoje 04:36 PM
» Respostas: 26
» Visualizações: 4896
Mulher compra brinquedo Chinês e encontra carta de funcionário escravo pedindo socorr
Última Resposta Por: Maiode1968
Hoje 04:05 PM
» Respostas: 2
» Visualizações: 525
E agora a SÍRIA...
Última Resposta Por: Henriquepp30
Hoje 02:42 PM
» Respostas: 260
» Visualizações: 50639
Chemtrails,Haarp,Mind Control, está acontecendo 2012-2014!!!
Última Resposta Por: Urtiga
Hoje 02:38 PM
» Respostas: 3
» Visualizações: 894
Os Senhores do Caos
Última Resposta Por: naste.de.lumina
Hoje 02:30 PM
» Respostas: 1
» Visualizações: 260
OTAN v. Rússia: Xadrez Europeu
Última Resposta Por: Henriquepp30
Hoje 02:27 PM
» Respostas: 11
» Visualizações: 1819
Vírus Ebola Mortal, agora "uma ameaça regional", se espalha para capital de Guiné
Última Resposta Por: Henriquepp30
Hoje 02:15 PM
» Respostas: 9
» Visualizações: 944
(Importante) III Guerra Mundial
Última Resposta Por: Henriquepp30
Hoje 01:44 PM
» Respostas: 518
» Visualizações: 236498
Deputado ofende os "defensores dos direitos humanos"
Última Resposta Por: Mister Pelf
Hoje 01:32 PM
» Respostas: 4
» Visualizações: 410
[ATUALIZAÇÕES] Reatores de Fukushima
Última Resposta Por: Henriquepp30
Hoje 01:25 PM
» Respostas: 80
» Visualizações: 3239
[Mistério] O avião desaparecido da Malaysia Airlines
Última Resposta Por: FaNtOmAs
Hoje 01:23 PM
» Respostas: 240
» Visualizações: 60731
[Atualizações] Conflitos na Ucrânia
Última Resposta Por: Henriquepp30
Hoje 01:19 PM
» Respostas: 339
» Visualizações: 37779
Prova "infalível" fumaça química.
Última Resposta Por: Urtiga
Hoje 12:50 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 165
Illuminati, os nazistas e o Estado Ilegal de Israel
Última Resposta Por: Henriquepp30
Hoje 12:34 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 169
Casa Branca diz: Crianças "conflituosas" provaveis futuros Terroristas
Última Resposta Por: naste.de.lumina
Hoje 12:29 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 75
Banqueiros estão por trás de guerras
Última Resposta Por: Paulo2011
Hoje 12:13 PM
» Respostas: 1
» Visualizações: 114
Guerra da informação.
Última Resposta Por: Julio Cesar
Hoje 12:02 PM
» Respostas: 6
» Visualizações: 589
Tentativa de mordaça ao SBT
Última Resposta Por: Randradeknives
Hoje 11:40 AM
» Respostas: 86
» Visualizações: 6064
Delegado muda de sexo e agora vai assumir a Delegacia da Mulher
Última Resposta Por: AktAnnd
Hoje 07:44 AM
» Respostas: 5
» Visualizações: 873
Alteração da frequencia cerebral atraves de batidas binaurais
Última Resposta Por: naste.de.lumina
Hoje 01:38 AM
» Respostas: 16
» Visualizações: 8229
O que representa o Forum Anti-NOM para você?
Última Resposta Por: Dave Wilderwein
Hoje 12:54 AM
» Respostas: 39
» Visualizações: 4267
Michael Jackson esta VIVO diz Fã e mostra vídeo do astro no Balanço Geral dia 14 04 2
Última Resposta Por: Urtiga
Hoje 12:09 AM
» Respostas: 25
» Visualizações: 7590

Lista completa de tópicos

Divulgue o fórum em seu site!

Camisetas:
camisetas resista à nova ordem mundial