Biscoitos saudáveis e sem glúten
você encontra aqui!



Responder 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
O que significa direita e esquerda no campo da economia?
13-09-2018, 05:45 PM
Resposta: #1
O que significa direita e esquerda no campo da economia?
[Imagem: dwxik96te8gqvgzrj.png]

Diferença vai além da chamada "mão invisível" do mercado versus intervencionismo estatal. Na campanha eleitoral, candidatos adotam posições mistas quanto a questões como impostos e teto de gastos.

A economia não é uma ciência exata. Por trás de números e equações estão visões de mundo variadas, que propõem caminhos distintos para a atividade econômica, ou seja, para a maneira como um país produz bens e oferece serviços. Mas o que distingue essas visões como posições de direita ou de esquerda?

O pensamento econômico de direita se identifica com o liberalismo, que se caracteriza pela defesa da livre iniciativa e do Estado mínimo. De acordo com essa corrente, a "mão invisível" do mercado – termo cunhado pelo filósofo britânico Adam Smith para designar o equilíbrio que decorre da livre concorrência – produz as condições necessárias para o desenvolvimento econômico e social. Ao Estado cabe atuar em áreas essenciais, como saúde, educação e segurança, sem criar obstáculos à atuação da iniciativa privada.

Outra corrente do liberalismo, surgida nos Estados Unidos, está representada nas ideias da Escola de Chicago. Elas foram inicialmente postas em prática nos governos de Augusto Pinochet (Chile), Margareth Thatcher (Reino Unido) e Ronald Reagan (EUA).

As ideias dos economistas ligados à Escola de Chicago tiveram grande influência sobre o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial nos anos 1980 e foram postas em práticas em muitos países pobres. O neoliberalismo, termo pelo qual também ficaram conhecidas, é um tradicional alvo da esquerda, principalmente na América Latina. Para muitos economistas, essas ideias também estão na raiz da crise financeira de 2008.

A esquerda, por sua vez, entende que a atuação do Estado é fundamental para impulsionar a atividade econômica e a melhora das condições sociais. O mercado sozinho – ou seja, as empresas entregues à livre concorrência – não seria capaz de se autorregular nem de corrigir as distorções econômicas e sociais que ele mesmo produz. Além disso, a orientação para o lucro não daria conta de impulsionar setores estratégicos, nos quais o investimento só tem retorno no longo prazo. O principal teórico dessa corrente foi o economista britânico John Maynard Keynes – por isso, essa abordagem é chamada de keynesiana.

Nesse espectro político, há também a corrente marxista, que pregava a substituição da propriedade privada pela propriedade comum, em forma de cooperativa. O trabalho seria voltado às necessidades coletivas em vez dos lucros individuais. Após a derrocada das experiências comunistas do século 20, esse discurso perdeu força.

Brasil: de privatizações a Bolsa Família

No Brasil, a divisão entre esquerda e direita no campo da economia perpassa o debate sobre o nacionalismo econômico. Historicamente, o pensamento de esquerda defende a estatização da exploração de recursos naturais estratégicos, como o petróleo, e mantém ressalvas quanto à participação do capital estrangeiro na economia. Por outro lado, o liberalismo apoia privatizações, em maior ou menor escala, como forma de estimular a economia.

Uma análise dos últimos anos mostra que as posições dos partidos sobre o papel do Estado como provedor do bem-estar social varia de acordo com as circunstâncias políticas.

A importância de programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, por exemplo, era criticada por políticos e intelectuais ligados à direita. Com os resultados positivos da iniciativa, que se refletiram eleitoralmente, a disputa passou a se dar sobre quem teria sido seu verdadeiro idealizador.

Por sua vez, após os governos petistas terem combatido os efeitos da crise de 2008 com políticas anticíclicas, apostando no consumo como alavanca de impulso à atividade econômica, a ex-presidente Dilma Rousseff mudou o rumo no segundo mandato. Ante o crescente rombo fiscal, observaram-se cortes em benefícios sociais, como o seguro-desemprego, e o aumento da taxa de juros.

Em pesquisa do Datafolha publicada em julho do ano passado, constatou-se que 76% dos brasileiros acreditam que o Estado deve ser o principal responsável por fazer a economia crescer, posicionamento ligado à esquerda. Por outro lado, 51% desejam pagar menos impostos, e 54%, depender menos do governo – posições associadas ao liberalismo, ou à direita no campo da economia.

Eleições 2018: impostos e teto de gastos

Na disputa eleitoral deste ano, a divisão mais clara entre as duas visões econômicas se observa no tema fiscal. Ante uma estimativa de déficit superior a 100 bilhões de reais em 2018, a corrente liberal defende cortes de gastos, conforme previsto pela chamada PEC do teto dos gastos, de modo a reequilibrar as contas públicas. Tal objetivo é considerado primordial para a retomada da confiança do mercado e o crescimento econômico.

Tradicionalmente, a corrente liberal defende enfaticamente a necessidade de cumprir o superávit primário, ou seja, obter uma arrecadação superior aos gastos daquele ano. Esse valor deveria ser utilizado, então, para amortizar parte da dívida pública e os juros que incidem sobre a mesma.

No pleito deste ano, essa abordagem ortodoxa sobre o controle de gastos é refletida nas propostas de Alvaro Dias (Podemos), Geraldo Alckmin (PSDB), Henrique Meirelles (MDB), Jair Bolsonaro (PSL), João Amoêdo (Novo) e Marina Silva (Rede).

Entretanto, há divergências em relação à defesa da PEC do teto, que congela os gastos em áreas essenciais, como saúde, educação e segurança, por 20 anos. Somente as candidaturas de Amoêdo, Bolsonaro e Meirelles defendem a manutenção integral da medida. O restante dos presidenciáveis já manifestou que pretende rever as determinações da PEC, por considerarem que a restrição orçamentária é exagerada.

A doutrina keynesiana, por sua vez, defende que o Estado não opera na mesma lógica do orçamento de uma família. Portanto, pode gastar mais do que arrecada, visto que esse investimento irá retornar para a economia, no longo prazo, na forma de impostos e outras receitas geradas pelo impulsionamento da atividade econômica e consumo.

Entre os postulantes à Presidência, Ciro Gomes (PDT), Guilherme Boulos (PSOL) e Fernando Haddad (PT) estão alinhados a essa visão, considerada de esquerda. Consequentemente, são contra o teto de gastos e já manifestaram que irão revogar a PEC caso sejam eleitos. Para frear o aumento do déficit, eles defendem uma maior taxação dos mais ricos como forma de engordar o orçamento sem desestimular o consumo das famílias.

O cientista político Geraldo Tadeu, do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj), explica que, com exceção de partidos ideológicos como o PSTU e PCO, que usam a campanha com fins pedagógicos, a natureza do período eleitoral impõe aos partidos a necessidade de flexibilizar seus programas, sem ficarem completamente à esquerda ou à direita no espectro político-econômico.

"No processo eleitoral, a busca é pela obtenção do maior número de votos. Com posições muito fechadas, o candidato por afastar do seu alvo eleitores que não concordem com seu programa", afirma.

FONTE: https://www.dw.com/pt-br/o-que-significa...l-1030-rdf
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
Goji Berry Pelo menor Preço Você Encontra na Tudo Saudável Produtos Naturais
14-09-2018, 05:23 PM (Resposta editada pela última vez em: 14-09-2018 05:40 PM por Marcelo Almeida.)
Resposta: #2
RE: O que significa direita e esquerda no campo da economia?
A teoria Keynesiana foi uma criação da própria esquerda para funcionar como uma mão direita da mesma esquerda.
Trata-se da estratégia ou "teatro das tesouras". (criação de stalin)
Nada mais é que a alternância de poder entre as duas lâminas, de forma a picotar qualquer resquício de direita liberal entre as duas correntes.
Resumindo:
Direita - Liberal (Só Bolsonaro)
Esquerda - marxista (PT/PSOL/PSTU...)
Mão direita da esquerda - neoliberalismo Keynesiano. (PSDB/NOVO/PRB...)
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
15-09-2018, 01:09 PM
Resposta: #3
RE: O que significa direita e esquerda no campo da economia?
Mão direita da esquerda é, na realidade, chamado de social-democrata.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 1 usuário disse obrigado a Nikoloz pelo seu post:
Infinite (17-09-2018)
Responder 


Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas Visualizações: Última Resposta
  [Colapso Econômico] Economia em frangalhos John Dickinson 7 3,207 31-05-2017 07:56 PM
Última Resposta: Doc S
  Dívida global é de US$ 152 Trilhões e vale mais de 3 vezes a economia mundial! dementador 13 3,833 12-10-2016 07:04 PM
Última Resposta: jonas car
  Economia Ecológica Peter Joseph 0 937 23-08-2016 01:43 PM
Última Resposta: Peter Joseph
  Keynes tem que morrer para que a economia sobreviva John Dickinson 0 1,093 27-05-2016 11:16 PM
Última Resposta: John Dickinson
  Por que uma economia dirigida sempre irá fracassar John Dickinson 0 930 07-05-2016 01:48 AM
Última Resposta: John Dickinson

Ir ao Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes
Tópicos relacionados...

Publicidade:
Loja de Produtos Naturais Tudo Saudável

Recomende o Fórum


Sites Associados: Dossiê Vacina HPV
Registro de Efeitos Adversos das Vacinas
Rastreando Chemtrails
Site Notícias Naturais
Fórum Notícias Naturais Blog Anti-Nova Ordem Mundial

Pesquisar

(Pesquisa Avançada)

Olá, Visitante
Olá Visitante!
Para participar do fórum, é necessário se Registrar.



  

Senha
  





Usuários Online
Existem no momento 66 usuários online.
» 0 Membros | 66 Visitantes

Estatísticas do Fórum
» Membros: 21,096
» Último Membro: pernambucopragas
» Tópicos do Fórum: 26,185
» Respostas do Fórum: 278,321

Estatísticas Completas

Tópicos Recentes
O primeiro homem na América?
Última Resposta Por: Diakonov
Hoje 12:48 AM
» Respostas: 1
» Visualizações: 110
A perversa estratégia da NOM na desvirtualização do aceitável
Última Resposta Por: Diakonov
Ontem 11:45 PM
» Respostas: 29
» Visualizações: 1263
Últimos acontecimentos ONLINE
Última Resposta Por: Rox Extreme
Ontem 11:27 PM
» Respostas: 1202
» Visualizações: 225547
Flúor: objeto Illuminati.
Última Resposta Por: CaféSemAçúcar
Ontem 07:06 PM
» Respostas: 12
» Visualizações: 2896
Sonhos premonitórios
Última Resposta Por: CaféSemAçúcar
Ontem 06:22 PM
» Respostas: 139
» Visualizações: 54769
Astrônomos alertam sobre 'impacto catastrófico' de chuva de meteoros que se aproxima
Última Resposta Por: CaféSemAçúcar
Ontem 06:13 PM
» Respostas: 12
» Visualizações: 694
Na presença da ignorância, a inteligência se cala.
Última Resposta Por: ruicoelho
Ontem 05:12 PM
» Respostas: 6
» Visualizações: 291
Jung e Deus.
Última Resposta Por: ruicoelho
Ontem 05:07 PM
» Respostas: 7
» Visualizações: 310
Fatos que ninguém questiona (mas deveria)
Última Resposta Por: ruicoelho
Ontem 04:41 PM
» Respostas: 13
» Visualizações: 961
KIT GAY 2 - "A Farra com o dinheiro público"
Última Resposta Por: Rox Extreme
Ontem 02:31 PM
» Respostas: 7
» Visualizações: 5808
NETFLIX - Propagando o feminismo, empoderamento e LGBT
Última Resposta Por: jonas car
Ontem 01:56 AM
» Respostas: 9
» Visualizações: 492
Sinais do Apocalipse
Última Resposta Por: BioMachine
25-06-2019 11:27 PM
» Respostas: 20
» Visualizações: 1904
Algumas músicas anom
Última Resposta Por: CaféSemAçúcar
25-06-2019 09:54 PM
» Respostas: 177
» Visualizações: 32416
Ultima chamada: compre Bitcoin.
Última Resposta Por: CaféSemAçúcar
25-06-2019 09:16 PM
» Respostas: 9
» Visualizações: 903
YouTube, o grande agente da radicalização.
Última Resposta Por: ruicoelho
25-06-2019 05:52 PM
» Respostas: 4
» Visualizações: 221
Terra Plana: A Elite e a doutrinação secular da Terra em formato de globo
Última Resposta Por: Bogoton
25-06-2019 05:48 PM
» Respostas: 247
» Visualizações: 10981
Por que devemos confiar nos cientistas?
Última Resposta Por: ruicoelho
25-06-2019 05:42 PM
» Respostas: 11
» Visualizações: 416
A degeneração progressiva dos povos e das culturas
Última Resposta Por: Diakonov
25-06-2019 05:03 PM
» Respostas: 52
» Visualizações: 1959
Não há vacina contra a estupidez.
Última Resposta Por: ruicoelho
25-06-2019 04:43 PM
» Respostas: 18
» Visualizações: 539
Resumindo a NOM
Última Resposta Por: ianwilson
25-06-2019 07:06 AM
» Respostas: 16
» Visualizações: 7635
Razão e Ciência, por Noam Chomsky
Última Resposta Por: ruicoelho
25-06-2019 05:32 AM
» Respostas: 0
» Visualizações: 113
Padre: Sou maroto, sou danado...
Última Resposta Por: Xevious
24-06-2019 01:25 PM
» Respostas: 12
» Visualizações: 579
Estamos a desenvolver estudos que têm implicações na Terra
Última Resposta Por: ruicoelho
23-06-2019 01:14 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 191
Trump aprovou ataque contra o Irão, mas cancelou “abruptamente”
Última Resposta Por: Cimberley Cáspio
23-06-2019 11:33 AM
» Respostas: 1
» Visualizações: 299
(Importante) III Guerra Mundial
Última Resposta Por: CaféSemAçúcar
21-06-2019 08:01 PM
» Respostas: 695
» Visualizações: 454246
Missão MMX arranca em 2024 para explorar as duas luas de Marte
Última Resposta Por: ruicoelho
21-06-2019 05:50 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 171
NASA coletará amostra de asteroide que pode atingir a Terra.
Última Resposta Por: ruicoelho
21-06-2019 04:27 PM
» Respostas: 34
» Visualizações: 5152
Métodos de datação e as mentiras da teoria da evolução.
Última Resposta Por: ruicoelho
21-06-2019 02:53 PM
» Respostas: 44
» Visualizações: 1746
O GRANDE SEGREDO dos seus Dentes (Importante)
Última Resposta Por: Beobachter
20-06-2019 05:22 PM
» Respostas: 2
» Visualizações: 558
Nova Ordem Mundial e as Cripto Moedas (bitcoin)
Última Resposta Por: BioMachine
20-06-2019 12:22 PM
» Respostas: 18
» Visualizações: 16040

Lista completa de tópicos

Divulgue o fórum em seu site!

Camisetas:
camisetas resista à nova ordem mundial