Conheça o emagrecedor que está dando o que falar neste verão!



Responder 
 
Avaliação do Tópico:
  • 3 Votos - 3.67 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Perdendo a guerra cultural
09-07-2019, 10:20 AM
Resposta: #1
Perdendo a guerra cultural
Olavo de Carvalho

Diário do Comércio, 18 de fevereiro de 2008

“Cultura é o novo nome da propaganda”, explicava o crítico literário português Fernando Alves Cristóvão. Bem, quando ele disse isso, o nome não era tão novo assim. Fazia quase setenta anos que os comunistas haviam reduzido a cultura a instrumento de propaganda e manipulação, rejeitando todos os seus demais usos e significados como superfetações burguesas puníveis, eventualmente, com pena de prisão. A novidade, nos anos 90, era que esse conceito havia se universalizado, tornando-se regra usual em círculos que antes o teriam desprezado como mero sintoma da barbárie comunista. A expressão mais visível desse fenômeno é a mudança drástica do sentido do título de “intelectual”, hoje conferido automaticamente a qualquer um que engrosse por escrito alguma campanha de propaganda político-ideológica, mesmo que o faça em termos intelectualmente desprezíveis e numa linguagem de ginasiano relapso.

O plano de colocar o sr. Lula na Academia Brasileira de Letras, lançado anos atrás pelo falecido cientista político Raymundo Faoro, não foi levado adiante, mas já era um sinal visível de que a acepção elasticamente gramsciana do termo “intelectual” se tornara moeda corrente fora dos meios comunistas estritos. Mais ou menos na mesma ocasião, o sr. William Lima da Silva, líder do Comando Vermelho, por ter escrito um livro de memórias onde alegava que bandidos eram os outros, recebia tratamento de autor respeitável em plena Associação Brasileira de Imprensa, enquanto na Folha de São Paulo a jornalista Marilene Felinto dava estatuto de filósofo ao estuprador e assassino Marcinho VP, que salvo engano tinha também olhos verdes. O silogismo aí subentendido fundia Herbert Marcuse e Antonio Gramsci. O primeiro dizia que os bandidos eram revolucionários. O segundo, que os revolucionários eram intelectuais. Logo, os bandidos eram intelectuais. A ABI e a Folha não eram instituições formalmente comunistas. Apenas tinham-se deixado dominar pela mentalidade comunista ao ponto de obedecer os seus mandamentos sem ter de aderir conscientemente à sua proposta política.

Mas o pior veio uns anos depois, quando a redução da cultura à propaganda começou a parecer natural e desejável aos olhos dos conservadores — ou “liberais”, como são chamados usualmente no Brasil (mais uma curiosa inversão numa república onde tudo cresce de cabeça para baixo, como as bananas). Aconteceu que o conservadorismo brasileiro foi, em essência, uma criação de pequenos empresários. Essas pobres criaturas, acossadas pelo fisco, pelas leis trabalhistas, pela concorrência das multinacionais e pela crença estatal de que os capitalistas só não comem criancinhas porque preferem vendê-las sob a forma de salsichas, estavam tão preocupadas com a sua sobrevivência imediata que mal tinham tempo de pensar em outra coisa. Seu conservadorismo – ou liberalismo – foi assim reduzido à sua expressão mais frugal, ascética e descarnada: a defesa pura e simples do livre mercado, tomado como se fosse uma realidade em si e separado das condições civilizacionais e culturais que o tornam possível.

O primado do econômico, adotado inicialmente por mera urgência prática, acabou adquirindo, por força do hábito, o estatuto de uma verdade axiomática, da qual se deduziam as conclusões mais estapafúrdias e perigosas. Talvez a pior delas fosse a de que o progresso econômico é a melhor vacina contra as revoluções sociais. O fato de que jamais tivesse acontecido uma revolução social em país de economia declinante não abalava em nada o otimismo progressista daqueles risonhos empreendedores, que julgavam o estado geral da nação pelo balancete de suas respectivas empresas e se julgavam tremendamente realistas por isso. Nem os demovia da sua crença a obviedade histórica, já reconhecida pelos próprios marxistas, de que a classe revolucionária não se forma entre os proletários ou camponeses, muito menos entre os miseráveis e desempregados, mas entre as massas afluentes de classe média alimentadas de doutrina comunista nas universidades.

De outro lado, aconteceu que os liberais, ao mesmo tempo que se inchavam de entusiasmo ante a modesta recuperação econômica do país, eram cada vez mais excluídos da representação política. As eleições presidenciais de 2002 ofereceram à escolha do eleitorado quatro candidatos esquerdistas, dos quais nenhum, ao longo de toda a campanha, disse uma só palavra em favor da livre empresa. Nos anos subseqüentes, o partido nominalmente liberal – PFL – adaptou-se às circunstâncias aceitando sua condição de mero coadjuvante da esquerda light , mudou de nome para ficar parecido com o Partido Democrata americano (o partido preferido de Hugo Chávez e Fidel Castro) e nem mesmo resmungou quando foi declarado, pelo presidente petista reeleito, “um partido sem perspectiva de poder”.

Condenados à marginalidade política, mas ao mesmo tempo anestesiados pelos sinais crescentes de recuperação da economia capitalista no país, os liberais apegaram-se mais ainda ao seu economicismo, desistindo do combate nos demais fronts , quando não aderindo ao programa esquerdista em todos os pontos sem relevância econômica imediata, como o gayzismo, o abortismo, as quotas raciais e o anticristianismo militante, na esperança louca de concorrer com a esquerda no seu próprio campo, sem perceber que com isso concediam ao adversário o monopólio da propaganda ideológica e se transformavam em dóceis instrumentos da “revolução cultural” gramsciana.

É compreensível que, nessas condições, toda a atividade mental da “direita” brasileira acabasse se reduzindo às análises econômicas e à propaganda de um produto único – o livre mercado –, perdendo toda relevância no debate cultural e rebaixando-se ao ponto de passar a aceitar como “intelectual representativo” qualquer moleque idiota capaz de dizer duas ou três palavrinhas contra a intervenção estatal no mercado.

Ironicamente, a esquerda, no mesmo período, decaiu intelectualmente ao ponto de raiar a barbárie pura e simples, mas, como os liberais não se interessavam pela luta cultural, continuou desfrutando do prestígio inalterado de suprema autoridade intelectual no país, sem sofrer nenhum abalo mais forte desde a publicação do meu livro “O Imbecil Coletivo” (1996).

Nunca, como ao longo das últimas décadas, o esquerdismo esteve tão fraco intelectualmente: um ataque maciço a esse flanco teria quebrado a máquina de doutrinação esquerdista nas universidades e na mídia, destruindo no berço a militância em formação e mudando o curso das eleições subseqüentes. Mil vezes tentei mostrar isso aos liberais, mas eles só davam ouvidos a quem falasse em PNB e investimentos. Trancaram-se na sua torre-de-marfim economicista e lá se encontram até hoje, perdendo mais terreno para os esquerdistas a cada dia que passa e conformando-se com sua condição de forças auxiliares, destinadas fatalmente a tornar-se cada vez mais desnecessárias à medida que a esquerda não-petista acumule vitórias contra o partido governante.

Fora dos círculos do liberalismo oficial, noto com satisfação algumas iniciativas novas destinadas a formar uma intelectualidade conservadora e liberal apta a oferecer uma resistência séria à “revolução cultural”. Essas iniciativas partem de estudantes, de intelectuais isolados, e não têm nenhum apoio nem dos partidos “de direita”, nem muito menos do empresariado. Mas é delas que dependerá o futuro do país, se algum houver.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 2 usuários diz(em) obrigado a Marcelo Almeida pelo seu post:
Anonymous_T.ron (10-07-2019), Marck Vini (09-07-2019)
Conheça os Benefícios do Matcha
09-07-2019, 02:03 PM
Resposta: #2
RE: Perdendo a guerra cultural
Sim a guerra cultural esta sendo perdida.
Nosso governo vai contra a filosofia, que é como uma ancora para os descabimentos, para os excessos de ações direcionadas para o lucro máximo.

As universidades em geral estão também perdendo força neste governo.

E ainda até mesmo a formação básica, agora que o governo resolveu apoiar o trabalho infantil.

Temos cada vez menos cientistas.
Filósofos pior ainda, estes são atacados pelo governo.

Mão de obra especializada pra que? se não teremos mais fábricas no nosso país.

Cabe a nossa população é retornar a área rural.
Mas tem que irem logo, pois não haverá emprego pra muitos.

O restante, devem ficar tentando irem morar a algum lugar que há empregos, como os EUA. Mas a maioria vai ficar pelo caminho.

Emfim, extinção da cultura, entre outras coisas.

Um pais colônia, não em cultura, importa tudo, até a cultura.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 1 usuário disse obrigado a Xevious pelo seu post:
ruicoelho (09-07-2019)
10-07-2019, 12:23 PM
Resposta: #3
RE: Perdendo a guerra cultural
Citar:Nosso governo vai contra a filosofia
Contra a filosofia vírgula, o que o governo do Bolsonaro vai contra é esse viés marxista que tomou as escolas e universidades desde o fim do regime militar, desde quando acabou a URSS e os comunistinhas tiveram que mudar de estratégia, trocar a luta armada pela subversão na educação, para formar militantes partidários e ideológicos. Mas o governo jamais atacou a verdadeira filosofia, e não essa pseudofilosofia que é o marxismo. Sobre os cortes, não é 30%, mas 3% e não é nem corte, mas um contingenciamento de gasto, o que é diferente.

Citar:E ainda até mesmo a formação básica, agora que o governo resolveu apoiar o trabalho infantil.
Não é bem assim. O que o governo apoia é que as pessoas possam escolher começar a trabalhar mais cedo, e não obrigá-las a trabalhar. É uma decisão facultativa. Mas acredito que isso tenderá a ocorrer entre aqueles com menor renda.

Citar:Temos cada vez menos cientistas.
Porque de tanto essa esquerda bandida ter ficado no poder que o Brasil não investiu no que realmente presta para a sociedade, no que é realmente produtivo. A esquerda não queria ver o brasileiro se libertar de seus programas sociais, como forma de mantê-lo apoiando seus partidos e desta forma se perpetuar no poder. Que a verdade seja dita, PT e PSDB só investiram em suas próprias causas partidárias, e não no que o Brasil realmente necessitava. Essa "educação" dada pelo PT nada mais é do que ferramenta para formação de militantes.

Citar:Filósofos pior ainda, estes são atacados pelo governo.
Só se for "filósofo" militantezinho comunistinha.

Citar:Emfim, extinção da cultura, entre outras coisas.
Só se for do marxismo cultural, né.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 1 usuário disse obrigado a Diakonov pelo seu post:
Anonymous_T.ron (10-07-2019)
10-07-2019, 01:54 PM (Resposta editada pela última vez em: 10-07-2019 01:54 PM por Xevious.)
Resposta: #4
RE: Perdendo a guerra cultural
Citar:
Citar:Emfim, extinção da cultura, entre outras coisas.
Só se for do marxismo cultural, né.
Pelo pouco que te conheço, creio que acharia que ideal seria discutir filosofia/sociologia ou política, mas sem uma única virgulinha vermelha, certo?

O ideal seria então só variações 'a direita' da história certo?
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
As delícias de ALFARROBA da Carob House você encontra na Tudo Saudável Produtos Naturais
11-07-2019, 12:10 PM
Resposta: #5
RE: Perdendo a guerra cultural
(10-07-2019 01:54 PM)Xevious Escreveu:  
Citar:
Citar:Emfim, extinção da cultura, entre outras coisas.
Só se for do marxismo cultural, né.
Pelo pouco que te conheço, creio que acharia que ideal seria discutir filosofia/sociologia ou política, mas sem uma única virgulinha vermelha, certo?

O ideal seria então só variações 'a direita' da história certo?

O problema é que a esquerda deturpa a história e usa a mentira descarada, para transformar a história e a cultura em mera propaganda marxista.
Não por outro motivo, os esquerdopatas se instalam na mídia e na universidade, transformando esses lugares em centros de adestramento militante esquerdopata.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 1 usuário disse obrigado a Marcelo Almeida pelo seu post:
Anonymous_T.ron (14-07-2019)
11-07-2019, 01:48 PM
Resposta: #6
RE: Perdendo a guerra cultural
(11-07-2019 12:10 PM)Marcelo Almeida Escreveu:  O problema é que a esquerda deturpa a história e usa a mentira descarada, para transformar a história
Curiosamente, nós os esquerdístas, costumamos fazer as mesmas acusações a voces, direitístas..

Se percebe que não somos muito diferentes, mas enxergamos como opostos um ao outro.

Mas não somos, nenhum de nós, é um real opositor.
Afinal eu não mudo a história nem vc.

Portanto nós, dois.. podemos nos unir contra os que deturpam as coisas.
E creio que na real.. estes não tem lado, tem só o lado deles..
São uns malandros..

Se vieram de um circulo de amizades na maioria de esquerda, se utilizam de subterfúgios enganatórios, para crescer fazendo com que os outros acreditem nas suas palavras.

E se vieram de um circulo de amizades da direita, fazem o mesmo.

Parecido com o ditado que dizia, "Mãe é tudo igual só muda de endereço"

Podemos adaptar para a política

"Malandro é tudo igual, só muda de lado"

Mas..

Perceba, que toda essa minha fala indica uma coisa, um fato..
Não são todos os esquerdistas que são uns malandros corruptos, nem posso dizer isto de todos direitistas também..
Vamos ser coerentes né..

E pra terminar, um 'novo' ditado, porque eu que inventei

Quem generaliza esta certo
certo que errou
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
Responder 


Ir ao Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes
Tópicos relacionados...

Publicidade:
Loja de Produtos Naturais Tudo Saudável

Recomende o Fórum


Sites Associados: Dossiê Vacina HPV
Registro de Efeitos Adversos das Vacinas
Rastreando Chemtrails
Site Notícias Naturais
Fórum Notícias Naturais Blog Anti-Nova Ordem Mundial

Pesquisar

(Pesquisa Avançada)

Olá, Visitante
Olá Visitante!
Para participar do fórum, é necessário se Registrar.



  

Senha
  





Usuários Online
Existem no momento 74 usuários online.
» 0 Membros | 74 Visitantes

Estatísticas do Fórum
» Membros: 21,122
» Último Membro: abhi8533
» Tópicos do Fórum: 26,216
» Respostas do Fórum: 278,902

Estatísticas Completas

Tópicos Recentes
Se você é homem, branco, heterossexual e cristão... a NOM quer o seu fim!
Última Resposta Por: Ade Pires
Ontem 10:23 PM
» Respostas: 69
» Visualizações: 2788
URSAL
Última Resposta Por: Ade Pires
Ontem 10:16 PM
» Respostas: 14
» Visualizações: 876
Foro de São Paulo - versão anestésica.
Última Resposta Por: Marck Vini
Ontem 12:54 PM
» Respostas: 1
» Visualizações: 181
Últimos acontecimentos ONLINE
Última Resposta Por: NoNOM
Ontem 01:30 AM
» Respostas: 1246
» Visualizações: 228799
PROJETO VERITAS Fake News, manipulação da mídia e falsos dados
Última Resposta Por: CaféSemAçúcar
Ontem 01:22 AM
» Respostas: 10
» Visualizações: 536
Cruzeiro: Uma distopia brasileira
Última Resposta Por: Diakonov
17-07-2019 11:54 PM
» Respostas: 5
» Visualizações: 349
(Importante) III Guerra Mundial
Última Resposta Por: NoNOM
17-07-2019 03:53 PM
» Respostas: 708
» Visualizações: 455677
"Intolerância religiosa é o resultado da limitação do conhecimento"
Última Resposta Por: Xevious
17-07-2019 11:32 AM
» Respostas: 24
» Visualizações: 891
O que é o “lookism” e por que ele pode virar o racismo do século XXI
Última Resposta Por: Xevious
17-07-2019 11:13 AM
» Respostas: 2
» Visualizações: 166
Algumas músicas anom
Última Resposta Por: CaféSemAçúcar
16-07-2019 04:50 PM
» Respostas: 181
» Visualizações: 32806
Toy Story 4 - Ideologia de gênero para as crianças.
Última Resposta Por: Velho Druida
16-07-2019 01:50 PM
» Respostas: 11
» Visualizações: 1235
Terra Plana: A Elite e a doutrinação secular da Terra em formato de globo
Última Resposta Por: Velho Druida
16-07-2019 12:48 PM
» Respostas: 306
» Visualizações: 13728
NASA ocultou a verdadeira trajetória de NIBIRU/Planeta X/Hercólubus
Última Resposta Por: Velho Druida
15-07-2019 08:26 PM
» Respostas: 16
» Visualizações: 5695
O acordo de paz que é só sobre Israel
Última Resposta Por: Diakonov
15-07-2019 05:59 PM
» Respostas: 20
» Visualizações: 954
Em que país você moraria?
Última Resposta Por: Diakonov
15-07-2019 05:54 PM
» Respostas: 85
» Visualizações: 17724
Olavo de Carvalho - Ideologia.
Última Resposta Por: Xevious
15-07-2019 10:31 AM
» Respostas: 15
» Visualizações: 1312
O Homem foi a Lua?
Última Resposta Por: pequeno gafanhoto
12-07-2019 09:39 PM
» Respostas: 186
» Visualizações: 53613
A morte do segredo bancário suíço.
Última Resposta Por: callietawny
12-07-2019 04:35 AM
» Respostas: 1
» Visualizações: 427
Dicas para Criar Tópicos Mais Atraentes
Última Resposta Por: masonlava
12-07-2019 04:05 AM
» Respostas: 53
» Visualizações: 84973
NETFLIX - Propagando o feminismo, empoderamento e LGBT
Última Resposta Por: Xevious
11-07-2019 01:35 PM
» Respostas: 13
» Visualizações: 1003
Universo Cyberpunk
Última Resposta Por: Tecnocrata
11-07-2019 02:12 AM
» Respostas: 16
» Visualizações: 13268
A degeneração progressiva dos povos e das culturas
Última Resposta Por: Diakonov
10-07-2019 10:28 PM
» Respostas: 94
» Visualizações: 3543
Seria o Anti-Cristo um Islâmico?
Última Resposta Por: BioMachine
10-07-2019 06:57 PM
» Respostas: 41
» Visualizações: 1392
No futuro o aborto será tão comum quanto tomar pilula do dia seguinte.
Última Resposta Por: Xevious
09-07-2019 01:57 PM
» Respostas: 6
» Visualizações: 349
Filme Café: E se o mundo que você vive não for real?
Última Resposta Por: Anonymous_T.ron
09-07-2019 01:13 AM
» Respostas: 1
» Visualizações: 307
Fundamentalismo Científico: uma forma de Pseudo-Ciência
Última Resposta Por: Xevious
08-07-2019 02:08 PM
» Respostas: 3
» Visualizações: 217
Revolução "copernicana"
Última Resposta Por: Bogoton
07-07-2019 07:18 PM
» Respostas: 5
» Visualizações: 373
Monitoramento Global, Terremotos, Solares, Marés etc
Última Resposta Por: Beobachter
06-07-2019 11:30 AM
» Respostas: 68
» Visualizações: 46100
Agenda 2030 Oculta - Big Bang e o Deus da ciência
Última Resposta Por: Koala
05-07-2019 05:50 AM
» Respostas: 6
» Visualizações: 501
Viagem humana a Marte começará por voltar à Lua, afirma responsável da NASA
Última Resposta Por: ruicoelho
04-07-2019 06:01 PM
» Respostas: 3
» Visualizações: 306

Lista completa de tópicos

Divulgue o fórum em seu site!

Camisetas:
camisetas resista à nova ordem mundial