Biscoitos saudáveis e sem glúten
você encontra aqui!



Responder 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Porque não sabemos expressar o que sentimos e pensamos ?
16-04-2019, 01:33 PM (Resposta editada pela última vez em: 16-04-2019 02:05 PM por ruicoelho.)
Resposta: #1
Porque não sabemos expressar o que sentimos e pensamos ?
Um dos tantos paradoxos em que vivemos, é que na era da comunicação massiva e imediata, os seres humanos têm cada vez mais problemas para comunicar.

Hoje podemos saber em poucas horas, às vezes em minutos, o que se passa no outro extremo da Terra. As notícias chegam a toda a velocidade; rádio, televisão, jornais e revistas encarregam-se de difundir grandes e pequenos acontecimentos, a cada um dos quais dando-lhes a sua matiz de cor predilecta. E nós estamos ali, e até falamos com o ecrã do televisor ou com a rádio, dialogando com um diário ou umas páginas impressas a cor onde aparecem os personagens mais afamados.

Contudo, sabemos pouco ou nada do que ocorre na alma dos nossos amigos e familiares, não estamos muito seguros do que sentimos e pensamos e, o que é pior, custa-nos muito comunicar de verdade uns com os outros.

[Imagem: emojis-de-diferentes-emoces-colocados-no...pessoa.jpg]

“São tantas as vezes que escutamos palavras de amor nos personagens dos ecrãs, que já não sentimos a necessidade de dizê-las a quem amamos. Além do mais, a força da ficção transforma em fictícia a nossa expressão que finalmente só é possível no manifestado.”


As pessoas crêem que amam e crêem que pensam, mas não estão muito convencidos da autenticidade dos seus afectos nem das suas opiniões. A prova está na rapidez com que muitos mudam de opinião ou de companheiro/a… Os vínculos paternais e filiais mantêm-se às vezes por necessidade ou por convencionalismo, mas falta o verdadeiro carinho e a expressão natural desse carinho. Faltam palavras e gestos espontâneos que indiquem a existência de laços afetivos, deixando de lado as saudações e os grunhidos convencionais, palavras pré-fabricadas para diversas circunstâncias e algumas outras discussões.

E por outro lado, as expressões pouco cordiais, o contacto humano fica reduzido a impulsos emocionais que vão e veem, aparecem e desaparecem com igual instabilidade às desses impulsos.

As ideias sobre a vida e os seus múltiplos aspetos sociais, políticos, económicos, culturais, religiosos e tantos mais, variam segundo modas oscilantes e como ninguém quer ser assinalado como “estranho”, acopla-se às modas, mudando de opinião de acordo com a direcção do vento.

Tão-pouco podemos expor com claridade e eloquência a nossa forma de pensar, porque na realidade não pensamos e o pouco que pensamos não forma parte de nós.

Assim, permanecemos incomunicados no mundo da comunicação. Os meios de informação esterilizam-nos e neles começa e acaba as nossas relações na vida. As horas ocupadas muitas vezes artificialmente, impedem-nos de dispor de uns momentos de tranquilidade e inter-câmbio com quem nos rodeia.

São tantas as vezes que escutamos palavras de amor nos personagens dos ecrãs, que já não sentimos a necessidade de dizê-las a quem amamos. Além do mais, a força da ficção transforma em fictícia a nossa expressão que finalmente só é possível no manifestado.

O que se passa, então?

Entre nós, vejo dois problemas: falta de ideias e sentimentos- porque não nos ensinaram nem prepararam para desenvolve-los- e impossibilidade de expressar o que não temos ou temos de um modo muito vago e indefinido.

O fracasso das ideologias no grande e no pequeno, os fracassos sentimentais de todos os dias, são sinais de alerta sobre a instabilidade de sentimentos e ideias que não têm base, nem sólida confirmação.

A falta de comunicação provém da insegurança para dizer ou fazer aquilo que não temos claro nem em nós nem nos outros.

Creio que se impõe revalorizar o âmbito dos sentimentos e reconhece-los como positivos, concedendo a cada um deles o papel que pode e deve ter nas nossas vidas. Fica nas nossas mãos controlar ou evitar as emoções nefastas e potenciar as que são benéficas, e revalorizar a capacidade de pensar, de analisar, de escolher, de decidir e tomar resoluções e actuar em conformidade; sobretudo aprender a raciocinar por nós mesmos sem deixarmo-nos influenciar pelo que é aceite e não pelas correntes de opinião.

Daqui a uma correcta expressão, só falta um passo. É impossível sentir de verdade e não manifesta-lo, tanto como é impossível pensar sem actuar de acordo com essas ideias.

Ao mundo das comunicações há que agregar a comunicação entre os homens que saibam que coisas comunicar.

O Que São Emoções e Sentimentos?




Emoções: expressar ou não expressar ?




Ab alio expectes, quod alteri feceris
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 2 usuários diz(em) obrigado a ruicoelho pelo seu post:
DeOlhOnafigueira (16-04-2019), Rox Extreme (20-04-2019)
Conheça o emagrecedor que está dando o que falar neste verão!
17-04-2019, 08:43 AM
Resposta: #2
RE: Porque não sabemos expressar o que sentimos e pensamos ?
A dificuldade de traduzir em palavras a expressão da realidade se deve, exclusivamente, ao genocídio cultural praticado pela agenda cultural marxista/gramscista ao redor do planeta. Tal guerra cultural visa uma engenharia comportamental de inversão de todos os valores e princípios cristãos, a fim de legitimação da criação de uma NOM.
Não por acaso, a grande mídia frita o cerebelo de todos com informações contraditórias, com contracultura e com a ditadura do desejo sobrepujando a percepção da realidade.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 1 usuário disse obrigado a Marcelo Almeida pelo seu post:
ruicoelho (17-04-2019)
17-04-2019, 06:17 PM
Resposta: #3
RE: Porque não sabemos expressar o que sentimos e pensamos ?
Creio que a linguagem que usamos, não é realmente natural.
Tanto que temos que aprende-la.

A linguagem natural é DAS IDEIAS e não das palavras.

Tanto que vcs devem notar situações que se esquecem da palavra certa, mas sabem todas os detalhes do que querem falar. A ideia vem antes da palavra, ela tem que ser traduzida para palavras.

Então IDEOGRAMAS ou Hieroglifos, são mais precisos pra comunicação.
Até mesmo a linguagem dos sinais, também.

Se não nos matarmos antes, no futuro poderemos nos comunicar diretamente por ideias e não mais por palavras, utilizando um tipo de telepatia-eletrônica, que já esta em desenvolvimento.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 1 usuário disse obrigado a Xevious pelo seu post:
ruicoelho (18-04-2019)
17-04-2019, 08:34 PM
Resposta: #4
RE: Porque não sabemos expressar o que sentimos e pensamos ?
Basicamente porque o sujeito social – grupo de seres humanos que forma uma comunidade concreta, objetiva, por conta das relações materiais a que estão submetidos – está a confundir o conceito entre aquilo estabelecido como Real e o entendido como Virtual.

Segue um artigo do ano de 2012, (escrito a sete anos atrás) mas, mais atual do que nunca.



[Imagem: images?q=tbn%3AANd9GcQCO7RCJeLWh_NkCmS-W...E7x9u35pfQ]


Quando o virtual se confunde com o real
Estudo levanta questões sobre as novas tecnologias de informação e comunicação no jovem contemporâneo

Quando um jornal espanhol publica que um estudo revelou que jovens confundem o mundo virtual com o real abre-se uma brecha para certa desconfiança. Afinal, como estão parametrizadas tais categorias? Como definir o real?

Na matéria, os jovens são diferenciados dos adultos por perceberem o mundo virtual como uma extensão da realidade enquanto os adultos vêm a rede como um “instrumento”. Os adolescentes teriam duas realidades paralelas como constituintes da vida. Muitas de suas ações e vivências sociais ocorrem no Facebook e outras redes sociais, de tal sorte que uma grande parte já não consegue se imaginar vivendo sem acesso a elas.

Um dos impactos dessa percepção da realidade está relacionada com a não diferenciação entre espaço público e privado. Brigas, subversões e intimidades ficam expostas e facilmente acessíveis por quaisquer usuários. O prejuízo mais direto se encontra na procura de empregos, pois os empregadores têm pesquisado os candidatos na internet.

Interessante notar que o uso das TIC pelos jovens é melhor visto pelas famílias do que pelas escolas, que mantém uma postura mais conservadora em relação a elas. Apesar do incremento tecnológico de suas escolas, a metodologia não foi renovada e as redes sociais são ignoradas. Por sua parte, os alunos tendem a desautorizar os docentes que não dominam as TIC e/ou fazem parte do mundo digital

O estudo, contudo, contrasta com o destaque do jornal. Apesar de constar uma fala de Jordi Busquet, principal pesquisador do grupo, na matéria que abre espaço para tal inferência, a confusão entre real e virtual por parte dos jovens não foi abordado pelos pesquisadores catalães no texto originalmente publicado. De fato, a pesquisa conclui “que o desenvolvimento tecnológico corre paralelo ao nascimento de novos espaços e ideias sobre a vida em sociedade”.

A cultura nos dá as bases para nosso olhar sobre a realidade. Desde as estórias contadas oralmente temos uma influência do modo como percebemos a vida. O Realismo na literatura, por exemplo, foi uma reação à visão que o Romantismo engendrara (vide A mulher de 30 de Honoré de Balzac). É natural, portanto, que mudanças socioculturais influenciem nossa visão de mundo e, uma vez que os jovens estão mais próximos e receptivos a elas, são eles os primeiros a expressar as transformações decorrentes.

O mundo acadêmico se debruça sobre esse processo evolutivo, com destaque para a busca do status paradigmático contemporâneo. Nele se encontram as discussões sobre a sociedade da informação, o ciberespaço, as TIC e as investigações de Zygmunt Bauman acerca de uma “liquidez” na modernidade (dos sistemas sociais aos vínculos pessoais).

O real, a representação, o virtual, a simulação etc. são conceitos discutidos desde o início do pensamento filosófico. Dentro do vasto escopo que ele nos oferece, a fenomenologia pode ser uma base interessante para pensarmos o mundo digital.

Por meio das ideias de Charles Sanders Peirce, por exemplo, os fenômenos que percebemos no mundo não são as coisas reais em si. Quando estamos em contato com um determinado objeto, estamos em contato com o efeito que ele causa em nossas mentes (por meio de nossos sentidos e da interpretação que fazemos do objeto). O objeto em si não acessamos, pois sua apreensão é mediada por seus signos e, mais especificamente, por aqueles que podemos acessar (podem existir outros modos de perceber um mesmo objeto para além dos cinco sentidos humanos, mas não os conhecemos).

Relembremos a provocação de René Magritte, “Ceci n’est pas une pipe” e ampliemos: nem com o cachimbo presente podemos conhecê-lo integralmente. Alguns objetos (como as ondas infravermelhas) conseguimos nos relacionar apenas devido a mecanismos de tradução que os tornam acessíveis à nossa percepção.

A mente, além de se relacionar com os signos das coisas, opera também segundo uma relação de signos (imagens mentais, ideias, lembranças etc.), pois o signo é algo que está no lugar de outro algo. A lembrança de uma música está no lugar da música ouvida em outro momento. Ao sentir um determinado odor, o efeito causado na mente, além da própria percepção do aroma, pode acionar uma cadeia de signos (memórias, imagens, sensações).

Consequentemente, a diferenciação entre mundo virtual e real deve ser relativizada. O universo digital e a convivência social por ele permitida pode igualmente causar efeitos em nossa mente, pois também opera por meio de signos. Cabe, por outro lado, pesquisar também sobre as diferentes qualidades sígnicas, seus processos e efeitos. Colocando de outra forma, há aspectos gerais e específicos na investigação acerca do mundo digital dentro de um complexo universo fenomenológico.

Pensar o jovem de nossa era como um sujeito que transita em duas realidades paralelas seria, portanto, uma visão equivocada sobre ele, uma vez que esta “segunda realidade” seria também parte de uma realidade cultural geral na qual também residem outras “realidades” que afetam a percepção e o modo de vida contemporâneo.

Fonte: TV Cultura
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 2 usuários diz(em) obrigado a BioMachine pelo seu post:
ruicoelho (18-04-2019), Xevious (18-04-2019)
Compre o Melhor do Mel e Derivados na Tudo Saudável
18-04-2019, 03:47 PM
Resposta: #5
RE: Porque não sabemos expressar o que sentimos e pensamos ?
(17-04-2019 06:17 PM)Xevious Escreveu:  ...
Creio que a linguagem que usamos, não é realmente natural.
...

Sim, cada vez há mais neologismos e escrita abreviada. Eu não sei ler mensagens dos jovens nos telemóveis...

Cada dia que passa se sabe menos comunicar, quer por palavras quer por escrita, mas isso também tem a ver com a educação nas escolas.

A língua cada vez é mais mal tratada. Isto tem como consequência um desentendimento e compreensão no passar a mensagem.

Exemplo: q é igual a quê, vc é igual a você, tb é igual a também... e por aí adiante.

Quando se escreve esquecemos que a forma é diferente do conteúdo. Isto soma erros atrás de erros.

Depois a semântica é desconhecida da maioria das pessoas, o léxico é paupérrimo e, isso leva a uma linguagem vazia e por vezes mesmo destituída de sentido.

Não sei se há como reverter.

Ab alio expectes, quod alteri feceris
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
18-04-2019, 04:54 PM
Resposta: #6
RE: Porque não sabemos expressar o que sentimos e pensamos ?
(18-04-2019 03:47 PM)ruicoelho Escreveu:  Não sei se há como reverter.
Não sei se é o caso de reverter

a coisas que mudam, não voltaram nunca mais

Nós lá em casa, íamos aos fins de semana, passear nos morros e florestas.
Agora ta tudo cercado, não tem mais jeito e nunca mais retornaremos.
(triste desabafo)

Mas a linguagem muda, e quem me disse isso foi meu professor de português (apesar de ser faculdade de informática).

Segundo ele se algo falado pode ser compreendido, então esta 'certo'..

O problema é que a evolução da linguagem é em mais de um sentido e em diferentes grupos.

E estas sub-linguagens vão se diversificando e eu hoje não compreendo a maior parte do que um casal de funkeiros fala, por exemplo.

Então, a mudança é natural.. mas pode ser prejudicial?

Sim, claro, afastando as diferentes classes, há um reforço da separação entre os diferentes.

(Mais uma vez, indico o filme IDIOCRACIA, que demonstra um péssimo futuro possível que entre outras coisas a linguagem do mundo passa a ser oficialmente reduzida (em termos de quantidade de palavras) e muito chula.)

Então existe essa tendência ao afastamento de grupos.
Mas há casos de integração.

Por exemplo, um jovem da favela, acostumado a cultura do funck, passa no vestibular de letras..
Bem.. vai ter que aprender, se tudo der certo será como um bilíngue, um interprete entre as duas culturas..

Ao nosso favor (me colocando junto dos que escrevem 'melhor') esta a informática.

Corretores gramaticais nos impedem de escrever coisas erradas.
Por outro lado retiram da nossa responsabilidade a escrita correta, afinal depois é só passar no corretor.

Mas assim como o caso das matas que falei, é uma tendência da nossa época e não tem como voltar..
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 1 usuário disse obrigado a Xevious pelo seu post:
ruicoelho (19-04-2019)
19-04-2019, 09:03 AM
Resposta: #7
RE: Porque não sabemos expressar o que sentimos e pensamos ?
(18-04-2019 04:54 PM)Xevious Escreveu:  ...
Ao nosso favor (me colocando junto dos que escrevem 'melhor') esta a informática.
...

Pois... é fácil escrever com corrector digital, mas isso induz à preguiça. Hoje poucos sabem escrever bem. Exemplo são os jovens que têm uma maneira de escrita menos avançada que os hieróglifos egípcios. Os erros ortográficos são uma constante e nem conhecem léxico nem semântica... talvez até nem nunca tenham olhado para uma gramática...

Ab alio expectes, quod alteri feceris
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
Óleo de Copaíba é na Tudo Saudável
Responder 


Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas Visualizações: Última Resposta
  Tornei-me radical porque não aceitava minha homossexualidade Bruna T 1 877 29-06-2017 10:29 PM
Última Resposta: Sanderson S. Pierre
  Porque os jovens profissionais da geração Y estão infelizes Rafaelsimões 27 7,691 06-03-2017 12:02 PM
Última Resposta: Rafaelsimões
  Porque as pessoas estão criando centenas de locais de refúgio em toda a América? DeOlhOnafigueira 8 2,578 09-03-2016 01:27 PM
Última Resposta: marcosarierom
  Brigas e atritos porque acontece? vc tem paciencia? pequeno gafanhoto 21 10,135 29-10-2015 12:00 AM
Última Resposta: Guilherme Gabriel Fernandes
  O estado intervencionista se mantém porque sabe explorar o medo dos indivíduos John Dickinson 9 3,785 26-07-2015 03:00 PM
Última Resposta: paupau

Ir ao Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes
Tópicos relacionados...

Publicidade:
Loja de Produtos Naturais Tudo Saudável

Recomende o Fórum


Sites Associados: Dossiê Vacina HPV
Registro de Efeitos Adversos das Vacinas
Rastreando Chemtrails
Site Notícias Naturais
Fórum Notícias Naturais Blog Anti-Nova Ordem Mundial

Pesquisar

(Pesquisa Avançada)

Olá, Visitante
Olá Visitante!
Para participar do fórum, é necessário se Registrar.



  

Senha
  





Usuários Online
Existem no momento 115 usuários online.
» 5 Membros | 110 Visitantes
Branco, klaysson

Estatísticas do Fórum
» Membros: 21,167
» Último Membro: Daniele Helena Raphael
» Tópicos do Fórum: 26,264
» Respostas do Fórum: 279,679

Estatísticas Completas

Tópicos Recentes
(Importante) III Guerra Mundial
Última Resposta Por: CaféSemAçúcar
Hoje 01:35 PM
» Respostas: 741
» Visualizações: 459617
Professor de Harvard nega que tenha sugerido invasão da Amazônia
Última Resposta Por: Bruna T
Hoje 01:31 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 11
Fake News: Céu de São Paulo fica escuro por causa das queimadas na Amazônia
Última Resposta Por: Bruna T
Hoje 12:58 PM
» Respostas: 7
» Visualizações: 247
Últimos acontecimentos ONLINE
Última Resposta Por: CaféSemAçúcar
Hoje 12:08 PM
» Respostas: 1325
» Visualizações: 237279
O Brazil com "Z" de Ama'Z'ônia
Última Resposta Por: ULTRON
Hoje 11:06 AM
» Respostas: 35
» Visualizações: 863
Islamização da Europa.
Última Resposta Por: Bogoton
Hoje 09:56 AM
» Respostas: 10
» Visualizações: 227
Nem Deus, nem Darwin... E se o Universo for um programa?
Última Resposta Por: Bogoton
Hoje 09:38 AM
» Respostas: 11
» Visualizações: 962
General Villas Bôas, critica Macron e fala de “ameaça militar"
Última Resposta Por: Bruna T
Ontem 02:28 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 118
Se você é homem, branco, heterossexual e cristão... a NOM quer o seu fim!
Última Resposta Por: Xevious
Ontem 01:44 PM
» Respostas: 106
» Visualizações: 5705
Terra Plana: A Elite e a doutrinação secular da Terra em formato de globo
Última Resposta Por: Velho Druida
Ontem 10:44 AM
» Respostas: 401
» Visualizações: 19893
O plano global de extinção da classe média mundial
Última Resposta Por: pablo_hp
22-08-2019 11:35 AM
» Respostas: 3
» Visualizações: 221
Matrix - O Filme que Você Não Assistiu (Revelações surpreendentes)
Última Resposta Por: DonKilluminati
22-08-2019 10:56 AM
» Respostas: 166
» Visualizações: 149746
Globalização é o contrário de Globalismo
Última Resposta Por: Marcelo Almeida
22-08-2019 08:42 AM
» Respostas: 2
» Visualizações: 95
Vem ai, mais uma Crise Econômica Mundial (2019/2021)
Última Resposta Por: Xevious
21-08-2019 02:04 PM
» Respostas: 32
» Visualizações: 5426
Ilha de Epstein
Última Resposta Por: questionando
21-08-2019 01:05 PM
» Respostas: 7
» Visualizações: 1411
EUA designam oficialmente Brasil como um aliado prioritário extra-OTAN
Última Resposta Por: Aragorn
20-08-2019 03:01 PM
» Respostas: 25
» Visualizações: 1087
Perseguição cristã.
Última Resposta Por: Xevious
20-08-2019 12:09 PM
» Respostas: 21
» Visualizações: 1119
Algumas músicas anom
Última Resposta Por: CaféSemAçúcar
20-08-2019 10:59 AM
» Respostas: 185
» Visualizações: 33784
400 links que o Google não quer que você acesse
Última Resposta Por: ULTRON
15-08-2019 06:54 PM
» Respostas: 21
» Visualizações: 6160
Um Foro de São Paulo mundial? O que é a Aliança Progressista
Última Resposta Por: NoNOM
15-08-2019 11:56 AM
» Respostas: 2
» Visualizações: 301
Em terra de mico-leão, chimpanzé é rei.
Última Resposta Por: Velho Druida
13-08-2019 01:35 AM
» Respostas: 6
» Visualizações: 503
No STF, Lula tem prioridade sobre quem está morrendo sem remédio
Última Resposta Por: spydreh
12-08-2019 12:02 PM
» Respostas: 2
» Visualizações: 373
As mulheres vão destruir a atual sociedade
Última Resposta Por: Diakonov
11-08-2019 12:58 PM
» Respostas: 26
» Visualizações: 2149
Coletivismo
Última Resposta Por: Diakonov
10-08-2019 02:49 AM
» Respostas: 26
» Visualizações: 2952
Uma grande calamidade esta prevista para acontecer na América do Sul, revela profeta
Última Resposta Por: Velho Druida
09-08-2019 11:05 PM
» Respostas: 75
» Visualizações: 15261
Terrorismo ecológico.
Última Resposta Por: Velho Druida
09-08-2019 05:25 PM
» Respostas: 9
» Visualizações: 745
O que é a "ciencia" de hoje
Última Resposta Por: Xevious
09-08-2019 04:59 PM
» Respostas: 32
» Visualizações: 2143
Sentido da vida.
Última Resposta Por: pequeno gafanhoto
09-08-2019 09:52 AM
» Respostas: 3
» Visualizações: 366
A degeneração progressiva dos povos e das culturas
Última Resposta Por: Bogoton
07-08-2019 09:09 PM
» Respostas: 95
» Visualizações: 4079
Antonio Gramsci
Última Resposta Por: Diakonov
07-08-2019 08:54 PM
» Respostas: 3
» Visualizações: 339

Lista completa de tópicos

Divulgue o fórum em seu site!

Camisetas:
camisetas resista à nova ordem mundial