Manteiga Ghee pelo menor preço é na loja Tudo Saudável


Atualizações: Operação Jade Helm

Responder 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 Votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
'Rituais de sofrimento' em treinamento alimentam violência policial
06-01-2016, 02:31 PM
Resposta: #1
'Rituais de sofrimento' em treinamento alimentam violência policial
'Rituais de sofrimento' em treinamento alimentam violência policial, diz capitão da PM

[Imagem: 151231165916_policetraining1_640x360_gov...credit.jpg]
Curso de formação de policiais no Maranhão em 2015: treinamento reforça ideal bélico e reproduz violência, avalia pesquisador e capitão da PM

Privação de sono, pauladas, tarefas em salas impregnadas de gás lacrimogêneo e pimenta, almoço misturado com água e consumido com as mãos imundas de terra e pus, humilhação e assédio moral praticados por superiores.

As cenas, registradas em um curso recente de formação policial no Brasil, se repetem pelo país. Expõem ainda o predomínio, no treinamento das PMs, de uma "pedagogia do sofrimento" que acaba por alimentar a violência de seus agentes nas ruas.

A conclusão é do capitão da PM da Paraíba Fábio França, que colheu relatos de participantes de um estágio de aperfeiçoamento realizado em agosto de 2014 em uma Polícia Militar do país – o Estado não é revelado na pesquisa porque os chefes da corporação pediram para "resguardar a imagem da instituição".

Mestre e doutor em sociologia, França especializou-se no estudo da formação dos profissionais de segurança pública no Brasil.

Com 35 anos de idade e 13 de PM, o capitão cunhou a expressão "pedagogia do sofrimento" para caracterizar o modelo de cunho militarista que, segundo ele, predomina na educação policial no país, baseado em valores como masculinidade, virilidade e exaltação ao combate bélico.

Para ele, essa pedagogia está ligada a um "ethos (conjunto de costumes e hábitos) guerreiro", que legitima a "construção de uma vontade bélica de proteger a sociedade".

"A crença geral é que o treinamento baseado em violência psicológica, moral e até física é necessário para condicionar o corpo e a mente dos soldados para vencer o medo e o perigo e ter coragem para o embate no que seria uma guerra urbana", afirma França, que relaciona o fenômeno ao que aponta como "herança ditatorial" das PMs brasileiras.

'Se não aguentar, corra'

Em conjunto com a colega de PM Janaína Gomes, o capitão reuniu depoimentos de participantes de um curso de formação de um pelotão especial de patrulhamento em motos.

[Imagem: 151231170031_policetraining2_640x360_gov...credit.jpg]
Cadete em treinamento na Vila Cruzeiro, no Rio, em 2012: lógica do confronto se sobrepõe a valores como negociação e relação com comunidade, conclui estudo

Para os autores, que publicaram os resultados do estudo na última edição da revista do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, os rituais do treinamento reforçam a "pedagogia do sofrimento" em detrimento de valores como comunicação, solução de problemas e relação com a comunidade.

"Na obtenção de um 'brevê de virilidade militar', é necessário um aprendizado voltado para o sofrimento físico e para as dores morais", escrevem os policiais e especialistas em segurança.

Nesse contexto, aponta França, mulheres que apostam na carreira policial acabam obrigadas a "introjetar o papel dominador da maioria masculina" para conseguir espaço em um "universo marcado pelo preconceito" de gênero e contra homossexuais.

Uma aluna do curso, por exemplo, relatou como os participantes eram molhados com água gelada durante a madrugada, entre outras privações.

"Além de banho de água gelada na madrugada teve também gás. Eles colocaram a gente dentro de uma sala, mandaram a gente tirar a camisa, colocar a camisa no olho, gasaram (lançaram gás lacrimogêneo ou de pimenta) a sala e desmontaram a pistola para a gente montar, e só saía da sala quem conseguisse montar a pistola", afirmou a militar aos pesquisadores.

Outro participante reclamou de uma situação em que a saúde dos alunos foi, segundo ele, colocada em risco.

"No horário de almoço da gente, pegaram as quentinhas e jogaram dentro de um isopor sujo. Aí botou (sic) a gente pra comer com a mão, a mão suja do dia todinho pegando na moto, pagando flexão, com a mão suja cheia de pus, tinha muita gente com a mão inflamada. A gente parecia um bando de animais", disse.

Reprodução da violência

Os relatos colhidos pelos pesquisadores militares da Paraíba reforçam os resultados de uma pesquisa recente com 21 mil policiais no Brasil, que mostrou que 30% deles já tinham sofrido abusos físicos ou morais dentro de suas próprias instituições.

Segundo o levantamento de 2014, realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Fundação Getúlio Vargas e Secretaria Nacional de Segurança Pública, 28% dos policiais ouvidos afirmaram ter sido "vítima de tortura em treinamento ou fora dele" e 60% narraram situações de desrespeito ou humilhação por superiores hierárquicos.

Para França, esse tipo de formação acaba motivando um efeito dominó, em que as vítimas passam a naturalizar e transmitir a violência adiante.

"Os alunos interiorizam as regras morais e vão exteriorizá-las no cidadão comum, que é o 'paisano', o 'civil', uma categoria diferente. Você sempre irá buscar uma válvula de escape para a ordem, a coerção moral", afirma o capitão.

A pesquisa registrou pelo menos um caso de violência física contra alunos, em que instrutores aproveitavam a superioridade hierárquica e a ausência do coordenador do curso para "resolver (problemas com) desafetos".

"Um instrutor que estava querendo 'tirar' um aluno que não foi com a cara pegou um pedaço de pau dentro da mata. (...) Aí ele pegou e bateu num aluno que quebrou o pedaço de pau, que o pedaço de pau voou longe na perna do dez (aluno), aí o dez deu um suspiro forte e caiu no chão do meu lado", relatou um participante.

Visão da polícia

Para o comandante do centro de educação da Polícia Militar da Paraíba, coronel Carlos Alexandre Sobreira, a formação "tem que ser dura e levar às vezes a extremos" para que o policial vivencie situações que encontrará nas ruas, mas não deve propor o "sofrimento pelo sofrimento".

Ele diz acreditar que as polícias no Brasil ainda estejam em processo de transição democrática, e reconhece que um policial desrespeitado na formação tenderá a reproduzir esse comportamento nas ruas.

"Por isso temos buscado uma metodologia de ensino voltada para humanismo, respeito e dignidade do cidadão", afirmou Sobreira, citando ênfase em temas de direitos humanos e policiamento comunitário. "O policial tem que tratar bem o cidadão, conhecer bem os problemas sociais e não ser alguém que traga mais transtornos."

No treinamento, contudo, diz o comandante, é preciso encontrar um equilíbrio. "Não podemos florear, é preciso trazer o máximo de realidade possível para a formação."

Mudança social

Os autores da pesquisa concluem que as narrativas dos alunos expõem a resistência das instituições policiais às mudanças – algo que, segundo ele, as PMs precisarão superar para não perderem ainda mais confiança na sociedade.

"Mesmo que exista a crença policial militar de que esse tipo de pedagogia seja necessária para fazer o PM crer que o curso o habilita e o fortalece para as situações encontradas nas ruas, as experiências escolares com os PMs mostram a falta de preparo profissional dos instrutores que enaltecem o sofrimento e desconhecem a lógica de poder e dominação presente nas ações desencadeadas por eles mesmos", afirmam.

França, que atua como professor de Criminologia no Centro de Educação da PM da Paraíba, diz acreditar que exista uma nova geração de policiais ingressando nas instituições, com maior bagagem cultural e educacional, e que pode tornar as polícias mais permeáveis a críticas.

"Há integrantes de PMs, por exemplo, que não aceitam as críticas que faço. Mas não há como as PMs voltarem atrás, elas têm que se adequar à realidade democrática do país."

Fonte: BBC Brasil

_____________________________________________________
Blog DeOlhOnafigueira
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 4 usuários diz(em) obrigado a DeOlhOnafigueira pelo seu post:
John Wesley (06-01-2016), Regulus T (06-01-2016), Salsichinha (08-01-2016), thiagobc (07-01-2016)
Óleo de Copaíba é na Tudo Saudável
07-01-2016, 12:19 PM (Resposta editada pela última vez em: 07-01-2016 12:24 PM por Guigo Xavier.)
Resposta: #2
RE: 'Rituais de sofrimento' em treinamento alimentam violência policial
Deixei um trecho da entrevista que li de um policial que está preso e escreveu um livro. No link poderá ter acesso à íntegra. Vale a pena!

“Nenhum, eu digo e afirmo, nenhum recruta sai do CFAP [Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças] pronto para empunhar uma arma no meio da rua”, afirma categoricamente o ex-PM. Mas logo ele vai aprender que tem que pagar para tirar férias, para ficar nos melhores postos da corporação e assistir aos oficiais lucrando com a venda de policiamento. “No Morro dos Macacos, ninguém entrava sem autorização do comando. Se um carro fosse roubado, e o bandido fugisse com o veículo para o interior da comunidade, sorte dele (…). Acredite, se um policial adentrar uma comunidade sem autorização do comando, não importa o motivo, ele responderá por descumprimento de ordem. O morro que está ‘arregado’ não tem tiro nem morte, basta estar com o carnê em dia”, denuncia.

...

"O processo de perversão começa no início da formação. Quando cheguei no CFAP, o primeiro contato quando a gente sai do campo para a companhia é um caminho cercado por árvores. Do alto daquelas árvores, os policiais antigos começavam a disparar tiros de festim e soltar bombas. O camarada que deveria ser treinado desde o início pra policiar, já começa a ser apresentado a uma guerra. Dentro do CFAP, a cultura dos instrutores não é formar policiais. É formar combatentes. E aí é que tá o problema: você formar um combatente para trabalhar numa coisa tão complexa quanto o aspecto social que ele vai ser inserido. Um dia o policial tá trabalhando com um mendigo, no outro com um juiz, no outro com um assassino, no outro com um estuprador. Para você preparar um combatente para trabalhar nesse contexto, é muito delicado. Demora muito. Se isso não for muito bem feito você acaba criando monstros."

http://apublica.org/2015/07/a-perversao-...condenado/

"Não é quem eu sou por dentro e sim o que eu faço é que me define." Batman.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 2 usuários diz(em) obrigado a Guigo Xavier pelo seu post:
Acacia (08-01-2016), DeOlhOnafigueira (07-01-2016)
07-01-2016, 05:17 PM
Resposta: #3
RE: 'Rituais de sofrimento' em treinamento alimentam violência policial
Praticamente o mesmo princípio de adestradores de cães e galos de briga! Privá-los de tudo para que se tornem hostis e soltem toda a sua fúria nas rinhas...

Eu sou humano, e me orgulho de ser humano!
Me sinto bem quando eu duvido;
Me sinto mal quando acredito sem pensarBig GrinBig GrinTongue
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 4 usuários diz(em) obrigado a mr.newface pelo seu post:
Alkin (09-01-2016), DeOlhOnafigueira (08-01-2016), Guigo Xavier (08-01-2016), Regulus T (09-01-2016)
09-01-2016, 09:45 AM
Resposta: #4
RE: 'Rituais de sofrimento' em treinamento alimentam violência policial
Apenas o de sempre no Brasil, a elite treinando seus feitores para matar ou encarcerar os escravos.

O Brasil pode ser o país mais rico do mundo, mas tem a elite mais podre do Universo.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 1 usuário disse obrigado a MARCELO DF pelo seu post:
Alkin (09-01-2016)
Chlorella Green Gem Pelo menor Preço Você Encontra na Tudo Saudável Produtos Naturais
Responder 


Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas Visualizações: Última Resposta
  Violência generalizada - debate aioria 20 1,869 18-07-2017 09:53 PM
Última Resposta: justiceiro
  Exército CLONE da Nova Ordem Mundial: Forças Especiais do Estado Policial FaNtOmAs 7 6,209 16-11-2016 12:27 PM
Última Resposta: Elenin20182024
  Misteriosa Operação Policial ou militar (que aconteceu comigo) Anonymous_T.ron 9 2,800 17-08-2016 11:25 PM
Última Resposta: Beobachter
  Uma história de redenção: Homem preso injustamente e policial que falsificou denúncia Guigo Xavier 0 760 29-04-2016 01:13 PM
Última Resposta: Guigo Xavier
  Vídeo mostra policial algemando criança de 8 anos em escola dos EUA Infinite 9 2,881 08-08-2015 09:59 PM
Última Resposta: apeofgod

Ir ao Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes
Tópicos relacionados...

Publicidade:
Loja de Produtos Naturais Tudo Saudável

Recomende o Fórum


Sites Associados: Dossiê Vacina HPV
Registro de Efeitos Adversos das Vacinas
Rastreando Chemtrails
Site Notícias Naturais
Fórum Notícias Naturais Blog Anti-Nova Ordem Mundial

Pesquisar

(Pesquisa Avançada)

Olá, Visitante
Olá Visitante!
Para participar do fórum, é necessário se Registrar.



  

Senha
  





Usuários Online
Existem no momento 132 usuários online.
» 7 Membros | 125 Visitantes
avalon, divacwozq, gonçalo ribas, oqfiketg, rxovuwwon, sownotke, zhegipre

Estatísticas do Fórum
» Membros: 20,150
» Último Membro: Fito
» Tópicos do Fórum: 24,654
» Respostas do Fórum: 264,230

Estatísticas Completas

Tópicos Recentes
Zombar com a morte alheia não é torcer pelo esporte.
Última Resposta Por: tarcardoso
Hoje 07:34 PM
» Respostas: 2
» Visualizações: 564
Fantoche Trump fez o que nem Obama conseguiu : Anunciar o fim da Internet
Última Resposta Por: tarcardoso
Hoje 07:20 PM
» Respostas: 8
» Visualizações: 559
‘É um erro trazer novos seres humanos ao mundo’: a polêmica filosofia antirreprodução
Última Resposta Por: tarcardoso
Hoje 07:02 PM
» Respostas: 1
» Visualizações: 2609
Os Bancos estão morrendo de medo: Bitcoin
Última Resposta Por: tarcardoso
Hoje 06:50 PM
» Respostas: 30
» Visualizações: 2156
O império Chinês está criando uma colônia no Brasil
Última Resposta Por: tarcardoso
Hoje 06:36 PM
» Respostas: 20
» Visualizações: 1752
Evento de "Falsa Invasão Alienígena" para implementar a NOM
Última Resposta Por: Nelson Ferreira
Hoje 06:27 PM
» Respostas: 11
» Visualizações: 2601
Feliz Natal???
Última Resposta Por: avalon
Hoje 05:15 PM
» Respostas: 16
» Visualizações: 1102
Jim Carrey Brinca com o Simbolismo Illuminati
Última Resposta Por: I me
Hoje 05:12 PM
» Respostas: 11
» Visualizações: 6366
Trump corta impostos e gera empregos!
Última Resposta Por: Vitoreli
Hoje 05:08 PM
» Respostas: 3
» Visualizações: 281
Backups do Fórum
Última Resposta Por: Doc S
Hoje 04:59 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 58
Flagelo da fome assombra o Estado do Rio de Janeiro.
Última Resposta Por: avalon
Hoje 04:54 PM
» Respostas: 1
» Visualizações: 153
O estranho "movimento" dos combustíveis fosseis.
Última Resposta Por: gonçalo ribas
Hoje 02:53 PM
» Respostas: 13
» Visualizações: 888
Investigação revela exército de perfis falsos usados para influenciar eleições
Última Resposta Por: gonçalo ribas
Hoje 02:46 PM
» Respostas: 4
» Visualizações: 623
Trump a caminho de reconhecer Jerusalém como capital de Israel?
Última Resposta Por: pequeno gafanhoto
Hoje 11:24 AM
» Respostas: 110
» Visualizações: 7622
Não há nenhum Gene para o Espirito Humano - A Armadilha Saturno
Última Resposta Por: O Mensageiro
Ontem 11:41 PM
» Respostas: 1095
» Visualizações: 113971
A história secreta da L'Oréal
Última Resposta Por: Cimberley Cáspio
Ontem 12:35 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 223
O Fim do Mundo e o Ocidente
Última Resposta Por: O Mensageiro
16-12-2017 10:40 PM
» Respostas: 6
» Visualizações: 930
Miséria, um ativo poderoso para práticas obscuras e mal intencionadas.
Última Resposta Por: Cimberley Cáspio
16-12-2017 01:37 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 115
Controle social, do Grande Irmão ao Big Data
Última Resposta Por: Beobachter
16-12-2017 08:10 AM
» Respostas: 14
» Visualizações: 2850
Guerra civil contra Governo Oculto nos EUA se intensifica.
Última Resposta Por: Cimberley Cáspio
15-12-2017 07:34 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 228
É assim que os direitos, propriedades e heranças do mais simples desaparecem.
Última Resposta Por: Neo1
15-12-2017 06:06 PM
» Respostas: 2
» Visualizações: 553
Geração Nem-Nem+: uma bomba-relógio
Última Resposta Por: Beobachter
15-12-2017 11:22 AM
» Respostas: 16
» Visualizações: 14700
Últimos acontecimentos ONLINE
Última Resposta Por: Nelson Ferreira
14-12-2017 04:41 PM
» Respostas: 643
» Visualizações: 141928
1º Medicamento de Maconha no Brasil
Última Resposta Por: Beobachter
14-12-2017 02:42 PM
» Respostas: 4
» Visualizações: 937
Ex-membro do HAMAS desmascara palestinos
Última Resposta Por: ASAFernandes
14-12-2017 02:32 PM
» Respostas: 1
» Visualizações: 482
Donald trump:O pervertido predador pedófilo
Última Resposta Por: Binho C.R.
13-12-2017 11:21 PM
» Respostas: 7
» Visualizações: 1608
(Importante) III Guerra Mundial
Última Resposta Por: ULTRON
13-12-2017 09:45 PM
» Respostas: 663
» Visualizações: 421197
Seul exige que EUA lhe entreguem o comando das tropas sul-coreanas.
Última Resposta Por: Nikoloz
13-12-2017 08:54 PM
» Respostas: 6
» Visualizações: 577
Padrão de ouro 2.0' da Rússia e China promete acabar com dólar
Última Resposta Por: jonas car
13-12-2017 07:45 PM
» Respostas: 4
» Visualizações: 530
Expo 2020: O 'Espírito Global' - A NOM em Dubai
Última Resposta Por: O Mensageiro
13-12-2017 06:26 PM
» Respostas: 1
» Visualizações: 741

Lista completa de tópicos

Divulgue o fórum em seu site!

Camisetas:
camisetas resista à nova ordem mundial