Temperos saudáveis você encontra pelo menor preço aqui - Loja Tudo Saudável



Responder 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[TÓPICO] Os perigos da guerra de informação russa
23-04-2018, 01:29 PM
Resposta: #1
[TÓPICO] Os perigos da guerra de informação russa
Reportagem completa em: https://www.epochtimes.com.br/perigos-gu...ao-russav/

O mandato de Donald Trump tem sido marcado por uma longa discussão de se o presidente norte-americano conspirou com o governo russo durante a corrida presidencial de 2016. As acusações contra ele se baseiam principalmente em um dossiê redigido pelo ex-espião britânico Christopher Steele e em uma investigação feita sobre a atuação das agências de inteligência da Rússia nas redes sociais.

O assunto é tão controverso, que não só causou a polarização da sociedade norte-americana, como também abalou os alicerces da elite do poder dos Estados Unidos. O que ambos os lados nessa luta não perceberam ainda é que essa situação de caos generalizado favorece a Rússia, tanto geopoliticamente, quanto para fins de propaganda no russkiy mir (expressão ambivalente, que se refere a uma fundação criada pelo governo russo, como instrumento de soft power, e à ideia de um mundo russo, uma pretensa civilização que se atomizou com o fim da União Soviética).

Quanto à veracidade da conspiração entre Donald Trump e Vladimir Putin, passado pouco mais de um ano das eleições, os fatos que emergem das investigações feitas pelo Congresso dos Estados Unidos, por alguns veículos de mídia e por acadêmicos indicam que na verdade a Rússia pegou carona em uma campanha de difamação iniciada por parte da elite norte-americana.

Para buscar um ponto de partida de forma a olhar com racionalidade para a questão, podemos ter em mente o seguinte questionamento: se reuniões que integrantes da campanha de Donald Trump realizaram com os russos é evidência de que o atual presidente conspirou com um poder estrangeiro, o que devemos pensar então da reunião entre o PDT e o Partido Comunista Chinês sobre a candidatura de Ciro Gomes?

[...]

Nada do que os russos fizeram em 2016, e muito provavelmente em 2017, é novo. Disseminar informação falsa para direcionar politicamente os rumos dos acontecimentos é prática antiga na nação moscovita.

Suas origens podem ser traçadas à criação da polícia secreta do czar no século XIX, popularmente conhecida por Okhrana. Essa organização trabalhou ativamente em toda a Europa, disseminando desinformação, fazendo agitação política, recrutando agentes e executando operações de assassinato.

De acordo com Amanda Ward, mestra pela Universidade de Ohio, a Inteligência da União Soviética foi herdeira e sucessora da Okhrana. De acordo com o seu estudo, foi a polícia secreta do czar quem inovou na área de inteligência, tendo a Vcheka, a primeira polícia secreta soviética, aperfeiçoado o sistema e elevando-o a níveis de brutalidade que superaram a já brutal monarquia russa.

O atual sistema de inteligência russo, composto por um punhado de agências com atribuições muitas vezes concorrentes, é herdeiro do sistema monolítico soviético. Portanto bebe de uma tradição que remonta a mais de um século de experiência. E foi todo esse conhecimento acumulado que se derramou sobre a eleição norte-americana.

[...]

Talvez o ponto crucial das operações ativas de desinformação seja o tipo de mensagem passada adiante. Ao contrário da indústria do entretenimento, que se utiliza das melhores técnicas de publicidade e propaganda para criar e guiar os interesses do grande público, as agências de inteligência russa muitas vezes trabalham em cima de opiniões existentes.

Nesse tipo de operação ativa, os russos dizem exatamente aquilo que você quer ouvir. Por exemplo, se você acha que existe perseguição política, eles colocarão seus agentes de influência para repetir exaustivamente essa afirmação, causando uma impressão que confirma suas suspeitas. Mas se o que o preocupa são os negócios escusos que algum político possui, eles apresentarão uma gravação que, apesar de não provar nada, sugere que a sua preocupação é verdadeira.

[...]

Um dos nossos erros ao lidar com a Rússia é achar que, após a queda da União Soviética, Moscou tornou-se uma democracia da maneira que entendemos no Ocidente. Sim, eles possuem eleições e tripartição dos poderes, mas as eleições não são livres. Na realidade, o Kremlin nunca abandonou suas práticas autocráticas.

[...]

Como Peter Pomerantsev nos mostra em seu artigo sobre Vladislav Surkov: a democracia gerenciada russa é o sistema político onde a retórica democrática se encontra com a intenção autoritária.

Vladislav Surkov é uma das pedras angulares do putinismo. Sua biografia é um pouco obscura, tendo ele, ao longo do tempo, dado informações contraditórias sobre seus pais e sua infância. De qualquer forma, sabemos que, ao final da década de 1980, ele chefiou o departamento de propaganda do banco do milionário russo Mikhail Khodorkovsky.

A partir de 1999, tornou-se o responsável pelas relações públicas do governo russo, assumindo o cargo de Vice Chefe do Gabinete da Administração Presidencial Russa. Para Mark Galeotti, em seu artigo sobre a guerra política de Moscou na Europa, a Administração Presidencial provavelmente é o órgão mais importante do governo moscovita.

Desde então, Vladislav Surkov é um dos principais engenheiros políticos (political technologist) da Rússia, ajudando a manter a autocracia putinista no poder.

[...]

O que os engenheiros políticos russos fazem é se utilizar dos meios de comunicação de massa e de técnicas de engenharia social para vender uma realidade inexistente para a população. O objetivo: entretenimento das massas, para dar legitimidade às políticas governamentais.

Nesse ritual macabro de conjuração de falsas verdades, os engenheiros políticos do Kremlin financiam movimentos de arte, ao mesmo tempo em que incentivam manifestações contra a arte contemporânea; organizam encontros de movimentos separatistas, ao mesmo tempo em que sufocam as mesmas pretensões em seu território. Tudo se tornou relações-públicas. A verdade é irrelevante.

[...]

Se o objetivo da campanha contra Donald Trump era o de proteger os Estados Unidos da Rússia, os adversários do bilionário acabaram por entregar as chaves do portão ao Kremlin. Para Mark Galeotti, foi a crença no Dossiê Trump, montado a pedido da campanha democrata, que deu tanta força ao esforço russo.

[...]

Sob essa luz é que entendemos o porquê de os acontecimentos ligados às eleições de 2016 nos Estados Unidos serem tão preocupantes para a população daquele país: de acordo com os pesquisadores, a mentalidade conspiratória parece advir da baixa confiança nas instituições públicas e na qualidade da democracia, ligadas a um cenário de mudança cultural, política e econômica.

Pegando carona no Dossiê Trump, os russos conseguiram abalar a confiança nas instituições e na democracia norte-americana, tanto entre os apoiadores do atual presidente, quanto entre aqueles que preferem vê-lo fora da Casa Branca.

E a conclusão desse raciocínio é simples: a campanha de desinformação russa de 2016, ao disseminar a descrença nas instituições, aumentou a propensão dos norte-americanos a serem vitimados pela próxima campanha de desinformação. Os engenheiros políticos em Moscou devem estar em júbilo.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 4 usuários diz(em) obrigado a mbrc pelo seu post:
Cimberley Cáspio (24-04-2018), Doc S (23-04-2018), marcosarierom (24-04-2018), rmuller (24-04-2018)
Temperos saudáveis você encontra pelo menor preço aqui - Loja Tudo Saudável
Responder 


Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas Visualizações: Última Resposta
  Guerra Iminente: Israel-Síria -Irã mr.newface 138 65,824 05-11-2018 10:34 PM
Última Resposta: Bruna T
  A guerra já é ruim. Pior ainda é perder a guerra; a indenização é bilionária. Cimberley Cáspio 1 234 26-10-2018 07:00 PM
Última Resposta: chuvoso
Exclamation (Importante) III Guerra Mundial GU4RD1ÃO 692 444,554 23-10-2018 09:55 PM
Última Resposta: FaggotDeny
  Não subestime o perigo da guerra comercial de Trump com a China Bruna T 0 333 21-09-2018 01:09 AM
Última Resposta: Bruna T
  Como serão os megaexercícios militares da Rússia, os maiores desde a Guerra Fria Bruna T 2 387 11-09-2018 07:46 PM
Última Resposta: chuvoso

Ir ao Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes
Tópicos relacionados...

Publicidade:
Loja de Produtos Naturais Tudo Saudável

Recomende o Fórum


Sites Associados: Dossiê Vacina HPV
Registro de Efeitos Adversos das Vacinas
Rastreando Chemtrails
Site Notícias Naturais
Fórum Notícias Naturais Blog Anti-Nova Ordem Mundial

Pesquisar

(Pesquisa Avançada)

Olá, Visitante
Olá Visitante!
Para participar do fórum, é necessário se Registrar.



  

Senha
  





Usuários Online
Existem no momento 117 usuários online.
» 0 Membros | 117 Visitantes

Estatísticas do Fórum
» Membros: 20,750
» Último Membro: Pierzaki
» Tópicos do Fórum: 25,689
» Respostas do Fórum: 273,574

Estatísticas Completas

Tópicos Recentes
Decifrado? Revista The Economist 1988 e Bitcoin, Moeda única mundial.
Última Resposta Por: basiliolp
Hoje 04:24 AM
» Respostas: 7
» Visualizações: 461
Vence Bolsonaro. Qual o rumo do Brasil agora? Which road is Brazil heading to?
Última Resposta Por: jonas car
Hoje 03:53 AM
» Respostas: 66
» Visualizações: 4340
A história que o nordeste brasileiro quer esquecer, vai virar filme.
Última Resposta Por: jonas car
Hoje 02:23 AM
» Respostas: 8
» Visualizações: 745
Migração para novo servidor
Última Resposta Por: jonas car
Hoje 12:55 AM
» Respostas: 3
» Visualizações: 242
“Mais Médicos”: nada pessoal; o problema é que Cuba não é transparente.
Última Resposta Por: Bruna T
Ontem 11:34 PM
» Respostas: 2
» Visualizações: 148
George Soros, um nazista a serviço da morte
Última Resposta Por: Bruna T
Ontem 10:48 PM
» Respostas: 18
» Visualizações: 663
Como saber se um poço artesiano tem fluoreto?
Última Resposta Por: draggy29
Ontem 07:07 PM
» Respostas: 6
» Visualizações: 268
Brasil inaugura o Sirius, um dos mais modernos aceleradores de elétrons
Última Resposta Por: fallen1232
Ontem 06:50 PM
» Respostas: 7
» Visualizações: 462
Relembrando: A Carta de 1871 que previu 3 Guerras Mundiais.
Última Resposta Por: Anonymous_T.ron
14-11-2018 10:34 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 262
A poderosa engenharia da corrupção no Brasil a partir do mensalão.
Última Resposta Por: Beobachter
14-11-2018 10:24 PM
» Respostas: 3
» Visualizações: 385
Truques de vendas usados contra você
Última Resposta Por: Aldebarâ
14-11-2018 10:21 PM
» Respostas: 1
» Visualizações: 302
A História do Obsessivo Culto Feminino à Beleza e o Joelho de Iphone
Última Resposta Por: admin
14-11-2018 09:13 PM
» Respostas: 40
» Visualizações: 10718
Estudo Sugere que a Poluição do ar Está Matando Mais Africanos do que o HIV
Última Resposta Por: admin
14-11-2018 08:39 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 61
Haiti: o lado que o governo haitiano não mostra.
Última Resposta Por: Cimberley Cáspio
14-11-2018 07:07 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 129
Palestinos condenam transferência da embaixada do Brasil para Jerusalém
Última Resposta Por: DeOlhOnafigueira
14-11-2018 06:22 PM
» Respostas: 13
» Visualizações: 751
Sudão do sul- o azar e a morte não é para todos.
Última Resposta Por: Cimberley Cáspio
14-11-2018 01:01 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 104
Os segredos do poder de manipulação
Última Resposta Por: Mercador
14-11-2018 09:15 AM
» Respostas: 5
» Visualizações: 311
Cura Para Todas as Doenças - Dicas e Livro
Última Resposta Por: Alimah
14-11-2018 03:30 AM
» Respostas: 9
» Visualizações: 6693
Contra perseguições ideológicas, acadêmicos criam revista científica 'anônima'
Última Resposta Por: DeOlhOnafigueira
13-11-2018 10:30 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 175
Perder a soberania, é se transformar em um espetáculo bizarro.
Última Resposta Por: Cimberley Cáspio
13-11-2018 04:20 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 138
Algo grande a caminho da Terra? Rússia preocupada com o aumento do orçamento dos EUA
Última Resposta Por: Anonymous_T.ron
13-11-2018 02:47 PM
» Respostas: 36
» Visualizações: 2645
Últimos acontecimentos ONLINE
Última Resposta Por: lucianotecladista
13-11-2018 10:00 AM
» Respostas: 1058
» Visualizações: 199480
Google eliminou 3 bilhões de links para combater pirataria.
Última Resposta Por: Neo1
13-11-2018 12:27 AM
» Respostas: 8
» Visualizações: 395
Profecia Biblica: Nasce Novilha Profética e TERCEIRO TEMPLO Pode Ser Construído.
Última Resposta Por: FaggotDeny
12-11-2018 09:20 PM
» Respostas: 6
» Visualizações: 635
O tempo prolongado na guerra pode seduzir?Pode criar uma espécie de vício?
Última Resposta Por: DeOlhOnafigueira
12-11-2018 08:10 PM
» Respostas: 2
» Visualizações: 220
A Ciência da Mentira - Tese do Auto Engano
Última Resposta Por: Marcelo Almeida
12-11-2018 08:29 AM
» Respostas: 1
» Visualizações: 168
FCC abandona segurança, coloca rede 5G não testada em público
Última Resposta Por: Doc S
11-11-2018 11:55 PM
» Respostas: 3
» Visualizações: 1848
[Opinião] Bolsonaro, o ponto cego da NOM?
Última Resposta Por: CaféSemAçúcar
11-11-2018 09:51 PM
» Respostas: 13
» Visualizações: 859
Isso é Impossível - Controle da Mente [History Channel]
Última Resposta Por: Bruna T
11-11-2018 07:51 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 166
Echelon – A rede de espionagem global
Última Resposta Por: Bruna T
11-11-2018 07:45 PM
» Respostas: 5
» Visualizações: 1463

Lista completa de tópicos

Divulgue o fórum em seu site!

Camisetas:
camisetas resista à nova ordem mundial