Óleo de Coco Extra Virgem pelo menor preço é na Tudo Saudável


Atualizações: Operação Jade Helm

Responder 
 
Avaliação do Tópico:
  • 3 Votos - 3.67 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Terra Chata? Uma Nova Teoria sobre o Polo Sul
Ontem, 01:23 PM (Resposta editada pela última vez em: Hoje 11:23 AM por Rafaelsimões.)
Resposta: #361
RE: Terra Chata? Uma Nova Teoria sobre o Polo Sul
@MARCELO DF

Antes de comentar esse longo texto gostaria de fazer um apelo: nas próximas vezes poste as fontes dos textos que colocar!

Na resposta #324 deste tópico você postou esse mesmo texto com o título "GEOCRENTRISMO X HELIOCENTRISMO - breves observações de quem foi mandado ler um livro de ensino médio.", entretanto, essas considerações não são suas! Seu post é uma tradução de um texto do astrônomo Walter van der Kamp (um dos fundadores da Tychonian Society) incluindo alguns comentários seus sobre “livros de ensino médio” . O texto original pode ser acessado no site: http://www.geocentricity.com/ba1/no066/vdkamp.html

Aliás, todo o modelo geocêntrico proposto pelo autor, conhecido como “Tychoniano modificado”, se baseia em uma TERRA ESFÉRICA!

Agora sim, sobre o texto, como disse no comentário anterior, ele foi bem escrito. De fato, analisando com mais cuidado não há nenhuma falha nos relatos sobre os experimentos e a história da ciência, entretanto o mesmo não pode ser dito das interpretações extremamente questionáveis e do modelo falho que o autor apresenta. Como o artigo é longo, focarei no que acho essencial.

Primeiramente é importante dizer que nem eu e nem a própria astronomia moderna temos qualquer coisa contra o modelo geocêntrico além da dificuldade em se adotar esse referencial. Na verdade, o autor tem razão ao afirmar que não há razões empíricas para indubitavelmente preferir o heliocentrismo ao geocentrismo e também acerta ao dizer que, do ponto de vista da relatividade geral, é apenas uma questão de referencial. Para facilitar o entendimento dessa questão vou relatar rapidamente um experimento famoso e ainda hoje discutido:

O balde de Newton:


[Imagem: 186.png]

Para argumentar em favor de sua tese de que o espaço era um referencial absoluto e imutável, Newton propôs o seguinte experimento: se pendurarmos em uma corda um balde cheio d’água e o girarmos, torcendo a corda, perceberemos que, devido ao movimento de rotação a água em seu interior, irá formar um rodamoinho, girando com um nível mais elevado nas bordas do que no meio. O procedimento é bastante simples, o mesmo, entretanto não pode ser dito da pergunta que vem dele: a água gira em relação a que??

A resposta de Newton foi a que parece mais óbvia: em relação ao espaço absoluto, ou no caso, o éter. Porém, muitos criticaram essa resposta. Dentre eles, o que merece mais destaque foi Ernest Mach. Para Mach, não existe um espaço absoluto que sirva de referencial, portanto, todos os movimentos só podem ser descritos tomando algum sistema de referência arbitrário. Assim, a resposta para a questão do balde seria: podemos dizer que a água está em movimento em relação à todos os outros corpos massivos do universo, porém, se girássemos todos os corpos massivos do universo, o mesmo efeito seria observado. Em suma: não existe movimento absoluto, tudo depende do referencial.

Para a relatividade geral, em princípio a ideia é a mesma. Ainda que hajam discussões a respeito.

Dito isto, o problema do modelo geocêntrico é essencialmente o seguinte: a descrição fica incrivelmente complicada e matematicamente inviável frente aos conhecimentos advindos das observações astronômicas.


Para se ter uma ideia, o modelo proposto pelo autor do artigo, Walter, postula que todas as 10^23 estrelas conhecidas atualmente estão à mesma distância de nós (o tal conceito de stelarium), com exceção do sol (sabe-se Deus porque). Porém, não da conta de explicar porque medimos paralaxes diferentes e consequentemente, através de trigonometria, resultados diferentes para as distâncias das estrelas até nós. Lembrando que paralaxe é diferente de aberração estelar (os deslocamentos são em direções diferentes) e não era mensurável na época de James Bradley devido ao valor pequeno, da ordem de 10^-3, incompatível com o grau de precisão dos telescópios que se tinha. Atualmente tais valores são, por exemplo, de 21.14 microsegundos para a Gamma Draconis e de 8.58 microsegundos para a Beta Draconis, o que dá uma distância de 154 anos-luz para a primeira e 380 anos-luz para a segunda.

Outro ponto ainda pior é sobre a aberração estelar. O autor argumenta que seu modelo é consistente com a aberração anual de 20.5’’ e que o heliocêntrico não. Sinceramente, a alegação é tão absurda que me faz questionar se ele realmente entendeu no que consiste a aberração estelar. Para começar existem vários tipos de aberração com valores diferentes, tudo depende do movimento considerado e do referencial adotado. Dois exemplos são:

- aberração diurna: devido ao movimento de rotação da Terra em relação ao seu centro. Depende da hora de observação, além da latitude e longitude. O efeito no equador é de 0’’.32 e apesar de pequeno é mensurável.

- aberração secular: devida ao movimento do sistema solar em relação ao centro da galáxia. Aqui fica claro que van de Kamp não compreendeu bem a questão. Não se soma o movimento de translação da Terra com o do sistema solar ao redor da Via Láctea porque são referenciais diferentes. O cálculo no caso da aberração secular toma como referencial em repouso o centro da galáxia e não o sol como no caso da aberração anual. Assim, para a primeira o desvio da estrela é diferente e seu ângulo é extremamente pequeno e difícil de observar. Entretanto, recentemente as técnicas estão evoluindo e muitos autores afirmam que isso está mudando.

O modelo geocêntrico, além de não ser compatível com tais tipos de aberrações, também tem dificuldades com a própria aberração anular. Vejamos:

[Imagem: 250px-Aberration3.svg.png]

Citar:Assumindo-se uma órbita circular, a aberração anual faz com que as estrelas localizadas exatamente na eclíptica (o plano da órbita da Terra) pareçam se mover para frente e para trás ao longo de uma linha reta, variando em em cada lado em sua posição em relação ao referencial do Sol. Uma estrela que esteja precisamente sobre um dos polos eclípticos (a 90 graus do plano da eclíptica) parecerá se mover em um círculo de raio em torno de sua posição verdadeira, e estrelas em latitudes eclípticas intermediárias parecerão se mover ao longo de uma pequena elipse.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Aberra%C3%...A3o_da_luz

Como podemos ver, nem sempre o movimento é elíptico, com destaque para o ultimo caso da figura, o movimento de vai e vem. Tendo especialmente ele em mente, vejamos o modelo geocêntrico de Walter:

[Imagem: vdkfig2.jpg]

Pergunto: como esse modelo explica esse resultado??

Não explica.

Ainda sobre a aberração estelar, Kamp faz uma crítica quanto à explicação relativística que acho interessante comentar:

Citar:Quanto a este último, na concepção dominante do espaço, todo movimento é considerado relativo... No caso de a fonte de luz se mover em relação a esse observador, ele será capaz de alinhar seu telescópio com a sua linha de olho sem ajuda. Se ao contrário, ele se move em relação à fonte de luz, ele será dificultado por "aberração".

Isso costuma gerar confusão mesmo em físicos. A questão é a seguinte: a aberração da luz em si ocorre para ambos os casos, fonte se movendo ou observador. Entretanto, no caso da aberração estelar, não temos como medi-la através de uma única medição, pois não saberíamos a “posição real” para traçar o ângulo. Para isso, a medição é feita através da variação apresentada entre duas medidas em um determinado intervalo de tempo, no caso da anual: de 6 meses (conforme a imagem que postei acima). Dessa forma, o que causa a mudança de posição da estrela na aberração estelar é a variação do vetor velocidade da Terra, mais precisamente: a variação da direção da velocidade, afinal ela não é um referencial inercial. Se por exemplo ela se movesse em linha reta e velocidade constante (referencial inercial), a aberração existiria, mas nunca seria visível.

Portanto, a questão é como a medida é feita e, por isso, não há inconsistência com a relatividade especial.

Deixo aqui um artigo que trata sobre isso para quem quiser se aprofundar. Entretanto partes exigem um conhecimento maior em matemática: http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/dow...1&type=pdf

Outro ponto importante é o seguinte:
Citar:Para enfatizar a importância crucial dessas considerações para uma análise científica logicamente convincente do fracasso de Airy, eu necessariamente recorro ao experimento gedanken...

Primeiro que não existe “experimento de gedanken”. O termo original em alemão é gedankenexperiment e significa “experimento mental”.

Sobre o experimento do telescópio cheio de água de Airy, que dá título ao artigo original, a explicação relativística é simples: o raio de luz que atinge o telescópio com água é sempre perpendicular a ele, portanto não há refração da luz e o ângulo de aberração é o mesmo. Afinal, para o fenômeno da aberração da luz, como disse anteriormente, tanto faz dizer se o observador se move ou se a fonte se move.

Novamente aqui: o que dará a medida da aberração estelar que vemos é a variação da direção do vetor velocidade da Terra. Usar a velocidade instantânea de translação da Terra nos cálculos é uma ótima aproximação.

Não vou entrar em maiores detalhes sobre a relatividade aqui. Sei que o assunto é confuso e visto com desconfiança por muitos. Futuramente, quando eu também adquirir conhecimentos mais profundos a respeito, para poder abordar com maior clareza e profundidade, farei um tópico apenas sobre ela. Mas adianto desde já que apesar de não ser perfeita, como nenhuma teoria é, a Relatividade é o melhor modelo que temos atualmente.



Não digo que seja impossível construir uma teoria para um modelo geocêntrico convincente e matematicamente coerente. Porém ficaria a seguinte questão filosófica: porque nesse sistema é tudo tão complicado e no outro é muito mais simples? Ainda que talvez não haja uma resposta certa para essa questão, a ideia de simplicidade é o motivo pelo qual se ensina o sistema heliocêntrico nas escolas, onde não há base matemática para demonstrar a possibilidade de uma mudança de referencial e suas consequências. Mas concordo que tais discussões deveriam existir.

Por fim, existe outro problema com o modelo geocêntrico: se somente ele é correto, por que as observações também mostram uma equivalência com o modelo heliocêntrico? A resposta, para van der Kamp e outros, se baseia unicamente em interpretações pessoais da Bíblia, que, aliás, nem são admitidas pelo Vaticano.

Obs: desconheço o experimento que deixou destacado em negrito no fim do texto. Nem no artigo original há referências dele. Se encontrar, poste aqui e eu comento.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
Compre Spirulina e Chlorella da OceanDrop na Tudo Saudável
Responder 


Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas Visualizações: Última Resposta
  "Don't Make Me Go Back, Mommy": Um Livro Infantil Assustador sobre Abuso Ritual Satân MARCELO DF 3 580 24-01-2017 01:43 PM
Última Resposta: Sanderson S. Pierre
  Nova teoria sobre chemtrails descubra o que eles escondem no céu. yoda 73 102,999 14-01-2017 11:50 AM
Última Resposta: Elenin20182024
  Nasa Não Pode Ir Além Orbita Baixa Da Terra MARCELO DF 37 4,381 28-11-2016 10:42 AM
Última Resposta: Elenin20182024
  Nasa quer alterar a Ionosfera da Terra Xevious 5 1,312 31-08-2016 05:57 PM
Última Resposta: Doc S
  Teoria da conspiração ou apenas mais uma verdade? John Dickinson 0 787 03-01-2016 06:20 PM
Última Resposta: John Dickinson

Ir ao Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes
Tópicos relacionados...

Publicidade:
Loja de Produtos Naturais Tudo Saudável

Recomende o Fórum


Sites Associados: Dossiê Vacina HPV
Registro de Efeitos Adversos das Vacinas
Rastreando Chemtrails
Site Notícias Naturais
Fórum Notícias Naturais Blog Anti-Nova Ordem Mundial

Pesquisar

(Pesquisa Avançada)

Olá, Visitante
Olá Visitante!
Para participar do fórum, é necessário se Registrar.



  

Senha
  





Usuários Online
Existem no momento 175 usuários online.
» 1 Membros | 174 Visitantes
avalon

Estatísticas do Fórum
» Membros: 19,628
» Último Membro: Given 633
» Tópicos do Fórum: 24,245
» Respostas do Fórum: 256,531

Estatísticas Completas

Tópicos Recentes
Baleia Azul - Até onde vai o nosso vazio?
Última Resposta Por: MALLBORO
Hoje 09:04 PM
» Respostas: 37
» Visualizações: 3404
Qual o seu lado no Brasil??
Última Resposta Por: CaféSemAçúcar
Hoje 08:17 PM
» Respostas: 21
» Visualizações: 1251
500 mil tons sionistas: Exército americano estuprou 500 mil mulheres
Última Resposta Por: Beobachter
Hoje 07:31 PM
» Respostas: 18
» Visualizações: 7057
Jovem do Acre envolvido com ocultismo desaparece misteriosamente. Fato ou farsa?
Última Resposta Por: Beobachter
Hoje 07:23 PM
» Respostas: 116
» Visualizações: 8841
Hitler viveu e morreu no Brasil
Última Resposta Por: WithoutDoctrine
Hoje 06:50 PM
» Respostas: 36
» Visualizações: 19268
Filmes e series de graça Em HD.
Última Resposta Por: Sanderson S. Pierre
Hoje 06:27 PM
» Respostas: 75
» Visualizações: 12191
Quem está por trás das emendas da "Reforma" Trabalhista?
Última Resposta Por: ULTRON
Hoje 06:03 PM
» Respostas: 3
» Visualizações: 200
Novo Trailer da 29ª Temporada dos Simpsons (estranho)
Última Resposta Por: Mayaman
Hoje 05:01 PM
» Respostas: 15
» Visualizações: 1668
COREIA DO NORTE: Centralização de Notícias importantes
Última Resposta Por: Doc S
Hoje 05:00 PM
» Respostas: 133
» Visualizações: 9608
FÁTIMA E A MAÇONARIA
Última Resposta Por: ruicoelho
Hoje 03:00 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 107
Das Falacias e do Discurso do Lobo e do Cordeiro.
Última Resposta Por: Rafaelsimões
Hoje 12:01 PM
» Respostas: 23
» Visualizações: 1080
O rapto de Maddie McCann
Última Resposta Por: ruicoelho
Hoje 07:12 AM
» Respostas: 23
» Visualizações: 15209
Surto de Compras Atinge o Japão Devido uma Possível Guerra
Última Resposta Por: want_to_believe
Hoje 06:36 AM
» Respostas: 13
» Visualizações: 1051
Nibiru, Elenin, - Transformações da Terra - o que ninguém te conta
Última Resposta Por: Elenin20182024
Hoje 12:07 AM
» Respostas: 1152
» Visualizações: 480221
Reforma trabalhista e o pato que o trabalhador vai ter que pagar
Última Resposta Por: gonçalo ribas
Ontem 11:56 PM
» Respostas: 26
» Visualizações: 1323
Filtro de barro brasileiro é o mais eficiente do mundo
Última Resposta Por: nocego
Ontem 09:28 PM
» Respostas: 31
» Visualizações: 35068
Continuem a falar mal das vacinas. Ora vejam ...
Última Resposta Por: Beobachter
Ontem 08:57 PM
» Respostas: 49
» Visualizações: 2243
Se você não existisse, que falta faria?
Última Resposta Por: pequeno gafanhoto
Ontem 08:51 PM
» Respostas: 14
» Visualizações: 8832
Facebook assume que a rede social é utilizada por governos para manipular as massas
Última Resposta Por: jonas car
Ontem 07:01 PM
» Respostas: 4
» Visualizações: 193
Soberania ameaçada com a nova Lei de migração?
Última Resposta Por: Beobachter
Ontem 04:30 PM
» Respostas: 66
» Visualizações: 2804
Como o Google Rouba Conteúdo, Esmaga Pequenos Editores e Monopoliza a Internet
Última Resposta Por: Marie597091
Ontem 01:24 PM
» Respostas: 7
» Visualizações: 706
Terra Chata? Uma Nova Teoria sobre o Polo Sul
Última Resposta Por: Rafaelsimões
Ontem 01:23 PM
» Respostas: 360
» Visualizações: 54194
MMS - Jim Humble
Última Resposta Por: TECNICA
Ontem 10:31 AM
» Respostas: 47
» Visualizações: 67856
A ilusão americana.
Última Resposta Por: MARCELO DF
Ontem 02:28 AM
» Respostas: 0
» Visualizações: 127
Centros de Clonagem
Última Resposta Por: Buscadora da Verdade
Ontem 12:54 AM
» Respostas: 236
» Visualizações: 16601
Burrice à brasileira
Última Resposta Por: tufoeffect
27-04-2017 02:43 PM
» Respostas: 21
» Visualizações: 1574
Últimos acontecimentos ONLINE
Última Resposta Por: Xevious
27-04-2017 02:29 PM
» Respostas: 395
» Visualizações: 112367
As Raízes Satânicas da Música Rock
Última Resposta Por: Bogoton
27-04-2017 11:28 AM
» Respostas: 86
» Visualizações: 28845
Estará a ciência em declínio?
Última Resposta Por: aioria
26-04-2017 08:55 PM
» Respostas: 4
» Visualizações: 417
Congresso quer proteger políticos corruptos!
Última Resposta Por: Beobachter
26-04-2017 04:41 PM
» Respostas: 15
» Visualizações: 2556

Lista completa de tópicos

Divulgue o fórum em seu site!

Camisetas:
camisetas resista à nova ordem mundial