Chlorella Green Gem Pelo menor Preço Você Encontra na Tudo Saudável Produtos Naturais


Atualizações: Operação Jade Helm

Responder 
 
Avaliação do Tópico:
  • 4 Votos - 4.75 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Terremotos nas Canárias e um possível Tsunami no Brasil - A ameaça do Cumbre Vieja
16-07-2011, 05:19 PM (Resposta editada pela última vez em: 27-01-2015 10:59 AM por Mediador. Razão da Edição: Edição de Título)
Resposta: #1
Exclamation Terremotos nas Canárias e um possível Tsunami no Brasil - A ameaça do Cumbre Vieja
Fonte

Físico fala na reunião da SBPC sobre a possibilidade de um grande tsunami atingir o Brasil caso um vulcão das ilhas Canárias entre em erupção. O país ainda não tem capacidade de prever esse tipo de desastre natural.

Por: Sofia Moutinho

Publicado em 15/07/2011 | Atualizado em 15/07/2011
Tsunami no Brasil?

Por mais aterrorizantes que sejam as imagens de tsunamis, o brasileiro está acostumado a vê-las de longe. No entanto, segundo o geofísico Alberto Brum Novaes, da Universidade Federal da Bahia, existe a possibilidade de vermos uma onda gigante de perto aqui no Brasil.

Em palestra sobre tsunamis na 63ª Reunião Anual da SBPC, em Goiânia, o pesquisador explicou que a erupção do vulcão Cumbre Vieja, na ilha canária espanhola La Palma, no Oceano Atlântico, pode causar um tsunami de grandes proporções, com 500 km de extensão e até 30 m de altura, que chegaria ao Caribe e a toda a orla leste dos Estados Unidos e à costa norte e nordeste do Brasil.
A erupção do vulcão Cumbre Vieja pode causar um tsunami de grandes proporções, com 500 km de extensão e até 30 m de altura

O vulcão está ativo no momento, mas, segundo Novaes, não é possível saber quando entrará em erupção. A última vez que isso aconteceu foi em outubro 1971 e desde então ele é monitorado por pesquisadores de universidades locais e dos Estados Unidos.

“Pode acontecer a qualquer momento”, afirmou Novaes. “Pode ser daqui a pouco ou daqui a séculos, mas que vai acontecer um dia vai.”

O pesquisador explicou que o tsunami seria causado por deslizamentos de enormes pedaços de rochas que se desprenderiam devido aos tremores resultantes da erupção e adentrariam o oceano. La Palma fica sobre falhas geológicas e, por isso, um terremoto seria inevitável nessas condições, podendo, inclusive, levar ao colapso de toda a ilha.

Além das regiões Norte e Nordeste, Novaes afirmou que existe a possibilidade de a onda atingir também a região do pantanal brasileiro. Isso porque o rio Amazonas funcionaria como um caminho para as águas, conduzindo-as para o interior do território.

“O rio Amazonas é muito lânguido, com muita água e sem muitas curvas, então é possível que o tsunami cause muito estrago quando encontrar com ele”, disse.

Estudos da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, apontam que o tsunami avançaria pelo Oceano Atlântico com uma velocidade máxima de 800 km/h nas áreas mais profundas e, em seis horas, tomaria cerca de 20 km da costa do país, a partir da cidade de Miami.

Fora de foco

Desde 2009, um grupo de estudo do Departamento de Geografia da Universidade Federal da Paraíba monitora a atividade sísmica e marítima da região para entender os riscos que envolvem a erupção do Cumbre Vieja.

Em âmbito nacional, o Brasil conta com o Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), instituído por decreto no último dia 1º de julho.
A etapa inicial de implantação do Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais no Brasil não inclui tsunamis

Até o fim de 2011, o sistema de monitoramento deve estar funcionando em 25 cidades. Mas a prioridade inicial do centro é a prevenção e o alerta de tempestades, alagamentos e deslizamentos de terra, desastres naturais que mais matam no Brasil.

Segundo o físico Antonio Marcos Mendonça, analista do MCT, a etapa inicial de implantação do Cemaden, que dura até 2012, não prevê o monitoramento de outros tipos de desastres como os tsunamis.

“As catástrofes relacionadas a tsunamis são muito mais complicadas de se prever”, diz Mendonça. “Dependendo de onde ele ocorre, tem como o centro absorver as informações para emitir um alerta, mas não está no escopo do sistema no momento; a partir de 2015, isso poderá ser tratado.”

Sofia Moutinho
Ciência Hoje On-line






Erupção do vulcão Cumbre Vieja pode causar um tsunami no Brasil?


Recentemente, alguns pesquisadores passaram a se preocupar com uma possível erupção em um vulcão localizado na costa da África. Segundo eles, caso isso aconteça, bilhões de toneladas de terra despencariam sobre o mar, causando um colossal tsunami que atingiria o Brasil. Será?


[Imagem: cumbre_vieja_20140122-102608.jpg]



Tsunamis são ondas gigantes, provocadas por terremotos no fundo do mar, deslizamentos gigantescos de encostas ou erupções vulcânicas oceânicas. Apesar do Brasil se localizar no centro da placa tectônica sul-americana, sua grande extensão costeira torna o país vulnerável às ondas induzidas por sismos de grande magnitude que possam ocorrer longe da costa.

Tsunami em São Paulo
Ao que tudo indica, a costa de São Paulo já foi atingida por um grande maremoto que devastou a cidade de São Vicente. Isso aconteceu em 1541 e praticamente devastou a vila construída por Martim Afonso. Até hoje os pesquisadores não sabem ao certo o que causou o tsunami, mas como os europeus já estavam aqui, diversos documentos históricos registram o evento.


Cumbre Vieja
Recentemente, alguns cientistas passaram a se preocupar com uma possível erupção do vulcão Cumbre Vieja, localizado no arquipélago das Ilhas Canárias, na costa oeste da África.

Esse vulcão tem um de seus flancos instáveis e segundo os defensores dessa teoria, caso ocorra uma erupção muito forte poderá desmoronar, despejando no mar mais de 500 bilhões de toneladas de terra. Isso produziria um mega tsunami que se espalharia pelo Caribe, Flórida e costas norte e nordeste do Brasil, além do oeste da Europa.


[Imagem: cumbre_vieja_tempo_de_propagacao_ondas.jpg]



De acordo com alguns modelos, as ondas teriam 40 metros de altura e chegariam ao Brasil em 8 ou 9 horas.

Apesar de catastrófica, a hipótese de um tsunami provocado pelo Cumbre não é compartilhada por todos os cientistas, que acreditam que o vulcão não tem energia suficiente para provocar um mega terremoto dessas proporções.

Em 1949, uma erupção fez o cume da montanha cair vários metros adentro do Oceano Atlântico, mas não provocou qualquer tsunami.

O vulcão apresenta fortes erupções a cada 200 ou 300 anos e a última grande erupção ocorreu em 1971, também sem consequências. Isso significa que se depender do Cumbre Vieja podemos ficar tranquilos pelos próximos três séculos.


Artes: No topo, imagem de satélite mostra o vulcão Cumbre Vieja e o instável flanco oeste, que poderia desmoronar no caso de uma erupção. Acima, modelo proposto pela rede de TV BBC mostra a propagação das ondas de um hipotético tsunami. Créditos: Mega-tsunami: Wave of Destruction” British Broadcasting Corporation, Apolo11.com.


http://www.apolo11.com/vulcoes.php?posic...102743.inc





Vulcão Cumbre Vieja - Mega Tsunami atingirá o Brasil


[Imagem: 894903_433238416769578_507865762_o.jpg]



Durante uma próxima erupção, que estima-se acontecerá em algum tempo nos próximos anos, séculos ou milênios, irá causar um deslocamento da ilha, fazendo a metade ocidental, pesando talvez 500 milhões de toneladas, deslocar-se catastroficamente em direção ao fundo do oceano instantaneamente surgirá uma onda maior que mil metros de altura que depois desabará: O resultado será um megatsunami, uma onda maior do que qualquer outra da história viajando a cerca de 800km por hora em direção ao oeste do atlântico, atingindo em cheio o toda a América Central, o norte/nordeste do Brasil e à costa leste dos EUA.


[Imagem: 23vsoh6tek266uojq1plje52t.jpg]

Image Analysis Laboratory, NASA Johnson Space Center

Imagem de satélite mostra o vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma


Nesta semana, o vulcão El Hierro pegou de surpresa moradores e turistas das ilhas Canárias. O vulcão submerso entrou em atividade e deve formar uma nova ilha ao arquipélago, ainda que não se saiba exatamente quando isso vai acontecer. No entanto, se El Hierro impressionou o mundo, o perigo está a 100 quilômetros de lá, no vulcão Cumbre Vieja, de acordo com cientistas.

Há uma falha geológica na estrutura da ilha de La Palma, onde fica o Cumbre Vieja e caso ele entre em erupção, parte da ilha poderia ceder, deslocando grandes quantidades de terra para o oceano e assim formando uma onda gigante, que poderia chegar até o Caribe, costa leste dos Estados Unidos e até no nordeste brasileiro ou para a costa de Espanha, Marrocos e Portugal.
De acordo com Alberto Brum Novais, geofísico da Universidade Federal da Bahia (UFBA), não é possível prever quando isto poderá acontecer, mas o fenômeno criaria ondas de 500 km de extensão e 30 metros de altura.


[Imagem: el-hierro-volcano-phreatomagmatic-eruption.jpg]



“A ocorrência do tsunami vai depender do nível de erupção da região da ilha de La Palma”, disse Novais, que ressalta que o vulcão vem sendo monitorado há muitos anos. “Também não dá para ter uma previsão se o El Hierro vai influenciar o Cumbre Vieja”, completou. Novais lembra que o terremoto, que destruiu Lisboa em 1775, tem relação direta com o Cumbre Vieja.

[Imagem: el-hierro-nov-4-2011.jpg]



A região que vai das Ilhas Canárias à Islândia é formada por uma cadeia montanhosa dorsal atlântica, formada pelo encontro das placas tectônicas Africana e Sul-americana. Por conta disso, é uma região com muitos vulcões ativos. Veja no infográfico:


[Imagem: tsunami.jpg]



http://geografiadovale.blogspot.com.br/2...unami.html
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 3 usuários diz(em) obrigado a Nebuladex pelo seu post:
gustavohw (18-07-2011), Jsantos302 (19-10-2011), Mediador (15-01-2015)
Irrigador Nasal Lota pelo menor preço você encontra na Tudo Saudável Produtos Naturais
17-07-2011, 04:04 PM
Resposta: #2
RE: [Br] Tsunami no Brasil?
Eu vi um documentário no Youtube do History Channel, que fala sobre o Cumbre Vieja.

Existe uma placa de solo da ilha que se alarga até o topo do vulcão, que está totalmente rachada. Caso ocorra uma erupção violenta, pode essa placa se desprender e metade da ilha onde está o vulcão afundar no oceano, provocando um tsunami, e na pior das hipóteses levantadas pelos catastrofistas, um mega-tsunami de até 100 metros de altura.

Ele iria dizimar toda a costa do Pacífico nos Estados Unidos, talvez matando milhões de pessoas se não houver o alerta conveniente e antecipado.

Como aqui o tsunami chegará com menos força, ele será de menor porte, mas imagina um tsunami em um país sem a mínima infra-estrutura para um desastre desses, chegando por aqui. Talvez gerasse milhões de mortes, muito pior do que em um país como os EUA, que já está preparado para catástrofes como essas.

Se puder, procure no Youtube esse documentário, não lembro o nome, mas é só entrar no site do History e procurar nas descrições dos documentários que já passaram. É muito interessante.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 1 usuário disse obrigado a Clockwork pelo seu post:
Mediador (15-01-2015)
18-07-2011, 04:03 AM
Resposta: #3
RE: [Br] Tsunami no Brasil?


Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 1 usuário disse obrigado a gustavohw pelo seu post:
Mediador (15-01-2015)
24-07-2011, 04:16 PM (Resposta editada pela última vez em: 15-01-2015 01:57 PM por Mediador.)
Resposta: #4
Exclamation Terremotos nas Ilhas Canárias: A ameaça do vulcão Cumbre Vieja
Citar:
[Imagem: 2011071921elhierromodif.jpg]

O Instituto Geográfico Nacional (IGN) continua o monitoramento à serie de pequenos terremotos que estão sendo registrados sob a Ilha do Ferro desde o passado dia 19/07, e que já somam 386, depois que ontem se contabilizassem outros 73 tremores.

Se registra atividade sísmica anômala na Ilha do Ferro (21/07/2011)
http://www.avcan.org/?m=Noticias&a=noticia&N=884

Terremoto nas Ilhas Canárias 24 Julho-2011

[Imagem: terremotocanarias.jpg]

http://hisz.rsoe.hu/alertmap/site/?pagei...-31716-SPI
Fonte: http://buscandoladolaverdad.blogspot.com...a-del.html

Atividade sísmica de origem vulcânica. E comitê do governo criando informes para tranquilizar a comunidade científica.
http://www.02.ign.es/ign/resources/sismo...TIFICO.pdf

Vai vendo...

Twitter - http://twitter.com/eguevara2012
Blog - http://caminhoalternativo.wordpress.com
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 3 usuários diz(em) obrigado a Guevara pelo seu post:
BrazilianDefacer (03-01-2012), eduvix (29-09-2011), Mediador (15-01-2015)
Compre Alimentos Orgânicos na Tudo Saudável Produtos Naturais
24-07-2011, 08:06 PM
Resposta: #5
RE: Terremotos em Canária - Ilha de Ferro
Guevara

Por um acaso os terremotos são naquela ilha vulcânica "rachada" que se partir de vez vai criar um mega tsunami que potencialmente pode atravessar o Atlântico e "fazer uma lenha" na costa leste das Américas do Norte e Central e no norte / nordeste da América do Sul?

Sem deuses, sem reis, sem patrões.
Nenhum Homem subjugado por outro homem.
Paz, Terra e Liberdade!
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
24-07-2011, 08:19 PM
Resposta: #6
RE: Terremotos em Canária - Ilha de Ferro
É essa mesma Antonio Martins.
O preocupante é que apesar de ser de baixa intensidade, são dezenas de tremores numa região crítica e que segundo os cientistas pode provocar um mega-tsunami.

Twitter - http://twitter.com/eguevara2012
Blog - http://caminhoalternativo.wordpress.com
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 1 usuário disse obrigado a Guevara pelo seu post:
eduvix (29-09-2011)
24-07-2011, 08:30 PM
Resposta: #7
RE: Terremotos em Canária - Ilha de Ferro
Xiiii...

Recomendo que o pessoal que mora no litoral norte / nordeste (de Alagoas para cima) fique muito atento ao desenrolar dos acontecimentos.

Atentos e preparados para dar no pé para regiões altas a qualquer momento.

Tremores pequenos podem indicar que um grande está chegando.

Sem deuses, sem reis, sem patrões.
Nenhum Homem subjugado por outro homem.
Paz, Terra e Liberdade!
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 1 usuário disse obrigado a Antonio Martins pelo seu post:
eduvix (29-09-2011)
Compre Linhaça Dourada Orgânica pelo Menor Preço na Tudo Saudável!
24-07-2011, 08:48 PM (Resposta editada pela última vez em: 27-01-2015 10:53 AM por Mediador.)
Resposta: #8
RE: Terremotos em Canária - Ilha de Ferro
No livro Apocalypse: a Natural History of Global Disasters de Bill McGuire (Cassell, London, 1999). O professor Bill McGuire descreve graficamente quatro tipos de catástrofes que podem devastar a Terra. Um capítulo descreve como um mega tsunami pode resultar de uma erupção vulcânica em La Palma nas Ilhas Canárias.
http://www.starnews2001.com.br/tsunami/m...ami_2.html

O perigo maior vêm do vulcão Cumbre Vieja situado na ilha de La Palma, arquipélago das Canárias.

[Imagem: lapalmavolcano.jpg]

A Ilha de Ferro é uma das ilhas do arquipélago, este vulcão não está nesta ilha mas sim na ilha La Palma, é bom ficar de olho mesmo assim.




A Ameaça de Cumbre Vieja


[Imagem: Cumbre+Vieja+La+Palma.jpg]


Você provavelmente nunca ouviu falar de Cumbre Vieja.
E esperemos que continue assim.

Como eu escrevi em determinado trecho deste artigo, o povo dessa terra adora dizer que "Deus é brasileiro" porque nosso país não sofre com desastres naturais. Só que a gente sabe que esse pessoal tem memória MUITO curta para praticamente tudo, e com catástrofes não seria diferente.

Eu DUVIDO que algum de vocês vá se lembrar de João Acácio Pereira da Costa "luz vermelha", Sandro do Nascimento, Hildebrando Pascoal, Francisco de Assis Pereira "maníaco do parque", Paulinho Paiakan, Mateus da Costa Meira "atirador do shopping", Roberto Aparecido Alves Cardoso "champinha"... não veio ninguém na memória, admita. Vocês só se lembrarão de casos mais recentes, como o do casal Nardoni, Suzane von Richthofen, Wellington Menezes ou Lindemberg Alves, e mesmo assim olhe lá!
Tampouco vão lembrar de Yves Yoshiaki Ota, Liana Friedenbach, Gabrielli Cristina e João Hélio... novamente, casos atuais ou que ainda estão na mídia, como os de Eloá Pimentel e Isabela Nardoni, ainda poderão estar em suas cabeças. Mas não muito mais do que isso.

Se tragédias humanas, que acontecem a rodo todos os anos neste país, já temos a "incrível" capacidade de esquecer menos de 6 meses depois e até fazer piadinhas, o que dizer de catástrofes naturais?
Alguém ainda ouve falar sobre a tragédia na região serrana do Rio, a pouco mais de 01 ano? Ou sobre a enchente em Santa Catarina, igualmente recente? A seca no nordeste nem chama mais a atenção. Também posso apostar que nenhum de vocês sequer tem conhecimento da tragédia da Serra das Araras, de 1967, certo? Pois é...

Com relação a catástrofes naturais, temos alguns problemas com água, é verdade, mas nada comparado a um maremoto. Os grandes que aconteceram nos últimos tempos, como na Indonésia (2004), no Chile (2010) e no Japão (2011) ocorreram em outros oceanos que não o Atlântico – ou seja, sem nenhuma possibilidade de nos atingir. E, de fato, não sentimos efeito algum destes acontecimentos. Contudo, não é apenas no Índico e no Pacífico que eles podem se manifestar. Os meios de comunicação querem nos fazer acreditar que vivemos num país tranquilo, mas esquece-se de dizer que outros países próximos não são tão tranquilos assim, e que desastres naturais não conhecem fronteiras.

A possibilidade de um maremoto em nossa costa nem sequer é cogitada, uma vez que o Brasil está cravado no meio da placa sul-americana, longe de qualquer fronteira que esta tenha com outras regiões tectônicas. Mas existe uma catástrofe, muito, MUITO mais destruidora do que nossas enchentes e deslizamentos, cuja probabilidade de acontecer é bem real e da qual já temos conhecimento, que é solenemente ignorada por todos – incluindo aí a mídia e o próprio governo: Cumbre Vieja.


[Imagem: canarias+islands.jpg]

Este é o arquipélago das Canárias... San Miguel de La Palma está à extrema esquerda.


Quem!? Um vulcão de 1.949m de altura situado na ilha de San Miguel de La Palma, no arquipélago das Canárias, território do reino da Espanha a pouco mais de 4.200km da costa nordeste do Brasil. Trata-se de um local de intensa atividade sísmica e com muitos vulcões ativos. A própria origem do arquipélago é vulcânica. Só na ilha em questão existem os vulcões Taburiente I e II, Bejenado, Teneguía, Cumbre Nueva e Cumbre Vieja. Nada menos que 06 vulcões numa ilha com pouco mais de 40km de comprimento.
Este último ainda encontra-se em atividade, com vários registros ao longo da história, mas o que o torna um problema foi que, durante sua última grande erupção em 1949, abriu-se uma enorme fratura na parte sudoeste da ilha que, em uma próxima explosão, pode se desprender e deslizar com tudo para dentro do Atlântico. Que isto vai acontecer já não se tem dúvidas. O único problema é descobrir quando. E é daí que vem a preocupação maior...

Isto porque calcula-se que o deslizamento faria cair no mar uma massa de terra de assustadores 500km3. Só para efeitos de comparação, o maior deslizamento de terra da era moderna, ocorrido durante a erupção do Santa Helena em 1980, moveu "apenas" 2,8 milhões de m3, ou 0,0028km3 de terra. Ou seja, Cumbre Vieja despejaria quase 180 mil vezes mais terra nas águas do Atlântico norte do que o maior volume deslocado já registrado na história.


[Imagem: La+Palma.jpg]

Foto da Ilha de San Miguel de La Palma.A seta mostra a localização do vulcão e a linha contorna a área que poderia se desprender durante a próxima erupção.


Qual o problema disso? Bom, uma porrada dessa no oceano seria similar ao impacto de um meteorito, fazendo um volume horroroso de água deslocar-se subitamente, principalmente em direção ao ocidente. Viajando pelo mar à velocidade de 800km/h, entre 06 e 07 horas ondas de até 60m atingirão o nordeste brasileiro, devastando todas as capitais litorâneas como São Luís, Fortaleza, Natal, João Pessoa e Recife. O interior também seria atingido, pois calcula-se que uma onda deste tamanho avançaria até 20km terra adentro, dependendo das condições de relevo.
Na América do Norte, os EUA serão o país que mais sofrerá com a chegada da onda, e todas as grandes cidades americanas da costa leste, como Nova York, Miami e a capital Washington serão severamente abaladas. Já o México seria protegido pelas Antilhas, mas ainda assim uma parte da onda conseguirá contorná-las e alcançar seu território causando danos significativos.

E não será apenas o Ocidente a sofrer. Conforme pode se ver nas ilustrações, a onda dará a volta na ilha e também irá em direção ao outro lado. E ao chegar na Europa, após viajar pouco até atingir seu litoral, paralelamente terá perdido pouca força no trajeto, e ficará mais alta do que em qualquer outro lugar: ao chegar à Lisboa poderá estar com até 900m de altura.


[Imagem: el+hierro+eruption+october+2011.jpg]

Erupção submarina do vulcão El Hierro, em outubro de 2011.


Catastrofismo? Medo infundado? Não. Isto tudo também pode nunca acontecer, mas há evidências de que, se acontecer, pode ser potencialmente catastrófico. É claro que a mera probabilidade da catástrofe hoje em dia é enormemente amplificada pela mídia, especialmente a americana. Lá um episódio do seriado CSI Miami em 2004 falava especificamente da chegara de um maremoto à Flórida causado pela erupção do Cumbre Vieja; no mesmo ano Patrick Robinston publicou uma novela de ficção na qual o deslizamento é provocado por terroristas muçulmanos; na Alemanha outra novela similar, Der Schwarm (O Quinto Dia), escrita por Frank Schätzing, trata do colapso de La Palma provocado por (hã!?) vermes marinhos; na Espanha também foi lançada uma novela, Volcano, de Richard Doyle, focando também a erupção do Cumbre Vieja... ou seja, estão dando um tom midiático à coisa que, ao mesmo tempo em que amplia a inquietudo com relação ao fato, o "ridiculariza" e o relega à mero fruto do alarmismo de alguns cientistas. Nada mais longe da verdade. É um perigo real, com evidências reais (muito diferente daquela bobagem de 2012) e sobre o qual deveriam haver medidas preventivas sendo planejadas o quanto antes.

Os EUA possuem sistemas de alerta contra maremotos, mas praticamente todos os países do caribe e da parte oriental da América Latina não. Os que têm litoral no Pacífico dependem quase totalmente do Sistema de Alerta de Maremotos do Pacífico, cuja sede fica no Havaí.

Mesmo que Cumbre Vieja não entre em erupção, esta pode ser desencadeada pela de outro vulcão próximo, El Hierro, que se encontra na ilha homônima a apenas 128km de distância ao sul e que, calcula-se, pode entrar em erupção muito em breve. Em outubro de 2011 houve um aumento considerável da atividade vulcânica no arquipélago. No dia 08 do mesmo mês, na ilha de El Hierro, ocorreu uma erupção submarina, 500m abaixo do nível do mar. Não trouxe perigo algum, exceto a possibilidade de se ativar outros vulcões nos arredores, dentre os quais... Cumbre Vieja.


[Imagem: la+palma+fractura.jpg]

As setas apontam para a polêmica fratura que pode fazer a ilha deslizar numa próxima erupção.


Longe de ser alarmismo, o que eu quero evidenciar aqui é que a possibilidade existe e é bem mais real do que poderíamos imaginar – inclusive algo bastante parecido já aconteceu: em 1888, um vulcão na ilha Ritter, na Papua Nova Guiné, sofreu exatamente o mesmo colapso esperado em La Palma, gerando ondas de 12 a 15 metros de altura que mataram 03 mil habitantes das áreas adjacentes. A diferença é que o desta última poderá ser até 500 vezes maior... e afetará diretamente 100 milhões de pessoas.

A grande questão, conforme já dito, é QUANDO vai acontecer. Pode ser daqui a 500 anos ou nos próximos 15 minutos, não há como saber. Não temos tecnologia suficiente para prever com tanta precisão. Estimativas de geólogos norte-americanos avaliam que o vulcão pode explodir entre 2013 e 2214; já o "vidente" brasileiro Jucelino Nóbrega da Luz afirma que um megamaremoto vai destruir a costa leste americana no final do ano que vem. Esse cara ganhou visibilidade por supostamente ter "previsto" os atentados terroristas de Nova York em 2001 e Madrid em 2004. Ai ai... (bocejos)


[Imagem: Cumbre+Vieja+before+02+min.jpg]

02 minutos após o deslizamento: a área de terra que se desprende e se esparrama pelo leito do Atlântico (em branco) é de 3.456km² e tem peso estimado em 500 bilhões de toneladas, caindo ao mar à velocidade de 350km/h. A onda (em vermelho) seguirá na mesma direção e se espalhará pelos lados. O deslizamento inteiro vai durar 10 minutos.


[Imagem: Cumbre+Vieja+before+05+min.jpg]

05 minutos após o deslizamento: conforme o material for se depositando no fundo do mar, o nível deste se elevará, e a água começará a se espalhar pelo oceano, seguindo principalmente na direção oeste.


[Imagem: Cumbre+Vieja+before+15+min.jpg]

15 minutos após o deslizamento: a maior parte da onda dirige-se para a América, mas uma parte dá a volta e atinge as ilhas de El Hierro e La Gomera.


[Imagem: Cumbre+Vieja+before+30+min.jpg]

30 minutos após o deslizamento: a onda atinge a ilha de Tenerife, e continua se dirigindo circularmente para todos os lados, com maior força para a América.


[Imagem: Cumbre+Vieja+before+60+min+-+01h.jpg]

01 hora após o deslizamento: o maremoto atinge a ilha da Madeira e chega ao litoral da África, no Saara Ocidental.


[Imagem: Cumbre+Vieja+before+180+min+-+03h.jpg]

03 horas após o deslizamento: o arquipélago dos Açores e a parte mais ocidental da Europa (Portugal e Espanha) já foram atingidos, enquanto a onda avança em direção à Inglaterra e está à meio caminho do continente americano.


[Imagem: Cumbre+Vieja+before+360+min+-+06h.jpg]

06 horas após o deslizamento: todo o litoral norte da América do Sul - incluindo as cidades brasileiras de Belém, São Luís e Fortaleza - e a parte mais oriental das Antilhas serão atingidas pelo maremoto. Mais 01 hora e a onda chegará à costa dos EUA.


É isto que vai acontecer, caso a erupção do Cumbre Vieja leve ao colapso da ilha.
E se você é um daqueles interioranos que pensam "quem mora no litoral é riquinho e tem mais é que se *****", melhor mudar o raciocínio, seu idiota imbecil. Isto porque a foz do rio Amazonas mede quase 300km de largura e, mesmo com a ilha do Marajó servindo como barreira, o maremoto passará tranquilamente pelos lados e avançará para o interior. Com a largura média de 5km e correndo através de uma planície baixa, o rio pode muito bem servir como caminho, por onde essa onda gigante chegará quilômetros e quilômetros adentro do país, fazendo a pororoca parecer uma marolinha e atingindo até mesmo o distante pantanal matogrossense. Todas as planícies do país estão sob risco, e o Brasil é um país lotado de rios grandes e caudalosos, que formam planícies enormes e que se extendem quilômetros adentro de seu território.


Nunca havia ouvido falar nisso antes, não é mesmo? Pois é, mas este talvez seja um dos assuntos mais sérios deste início de Séc. XXI. O vulcão é considerado hoje como um dos maiores perigos naturais potenciais em todo o mundo. Uma das idéias propostas para evitar, ou ao menos minorar a catástrofe, seria a retirada artificial de terra do local, aos poucos, no decorrer de muitos anos. Seria uma operação muito demorada e MUITO cara, mas nada que se compare ao prejuízo que causaria um maremoto de 70m de altura chegando ao litoral norte-americano, fora o colossal número de mortos.


Links:



Para finalizar, mas ainda com relação a maremotos... o nome Lituya Bay te diz alguma coisa?

Provavelmente também não... mas foi nessa baía no Alaska que foi registrado o maior maremoto da História: 524 metros de altura. Se fica difícil visualizar, talvez a comparação abaixo ajude.


[Imagem: Lituya+Bay+Megatsunami+Comparisions.jpg]

Apenas 2 metros abaixo da antena da torre mais alta do extinto World Trade Center...


Lembra do filme Impacto Profundo? Provavelmente os produtores se lembraram de Lituya Bay quando fizeram aquela onda colossal cair em cima do exatamente do... World Trade Center.
Felizmente, o evento ocorreu numa área isolada e fez apenas 02 vítimas fatais (pessoas que estavam num barco nas proximidades). A onda foi causada por um deslizamento de rochas e gelo que fez cair no mar 90 milhões de toneladas de material de uma só vez. Aliás, a Baía de Lituya tem um histórico de megamaremotos: outro que ocorreu lá tinha "apenas" 100m de altura...


http://outrasverdadesinconvenientes.blog...vieja.html

Twitter - http://twitter.com/eguevara2012
Blog - http://caminhoalternativo.wordpress.com
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 2 usuários diz(em) obrigado a Guevara pelo seu post:
eduvix (29-09-2011), Mediador (27-01-2015)
25-07-2011, 06:17 PM
Resposta: #9
RE: Terremotos em Canária - Ilha de Ferro
Guevara,
Será ue nao estas a confundir as coisas?
O Cumbre Vieja(Ou cume antigo) é relamente um vulcao imenso e dormente.

Nao esqueçamos tambem do imenso paredao de Rochas enormes e soltas, de cerca de Kilometros entre Brasil e Africa, que se hover um tremor intenso neste costão da ilha, estas Rochas do paredao poderiam provocar uma Mega Tsuname, batendo no litoral nosrdestino.
Diga-se de passagem ue há vestigios de isto ter ocorrido no passado.
Me corrija se eu estou fazendo confusao.
Mas a sua postagem nao deixa de ser Muito interessante.
abs

"A ignorância está sempre pronta a admirar-se a si própria" (Nicolas Boileau)
“Leio e observo de tudo, analiso o importante, filtro a grosseria e agrego o puro” M. F
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
25-07-2011, 08:17 PM
Resposta: #10
RE: Terremotos em Canária - Ilha de Ferro
Tô avisando:

Estoquem sal!
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
Shoyu Orgânico Fermentado Naturalmente Você Encontra na Tudo Saudável
Responder 


Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas Visualizações: Última Resposta
  Terremotos recentes Hunter88 42 48,834 28-09-2017 02:07 PM
Última Resposta: Elenin20182024
  Terremotos pelo mundo Hunter88 19 15,153 18-09-2017 02:53 PM
Última Resposta: Elenin20182024
Thumbs Up Monitoramento Global, Terremotos, Solares, Marés etc Sann 60 40,743 23-06-2017 06:06 PM
Última Resposta: Doc S
  Terremoto de 7.1 na Nova Zelândia gera pequena tsunami Beobachter 3 1,430 16-12-2016 01:58 AM
Última Resposta: Elenin20182024
  o mundo está tremendo: 5 fortes terremotos em três dias Marcusmho 22 5,412 15-11-2016 04:51 PM
Última Resposta: Nikoloz

Ir ao Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes
Tópicos relacionados...

Publicidade:
Loja de Produtos Naturais Tudo Saudável

Recomende o Fórum


Sites Associados: Dossiê Vacina HPV
Registro de Efeitos Adversos das Vacinas
Rastreando Chemtrails
Site Notícias Naturais
Fórum Notícias Naturais Blog Anti-Nova Ordem Mundial

Pesquisar

(Pesquisa Avançada)

Olá, Visitante
Olá Visitante!
Para participar do fórum, é necessário se Registrar.



  

Senha
  





Usuários Online
Existem no momento 97 usuários online.
» 1 Membros | 96 Visitantes
Nelson Ferreira

Estatísticas do Fórum
» Membros: 20,391
» Último Membro: Malbec
» Tópicos do Fórum: 24,931
» Respostas do Fórum: 266,757

Estatísticas Completas

Tópicos Recentes
Curiosidade sobre o atentado de 11 de setembro no Microsoft Word
Última Resposta Por: DeOlhOnafigueira
Hoje 12:22 AM
» Respostas: 7
» Visualizações: 19611
A grande farsa chamada viajem a Marte, Nasa e suas missões Hollywoodianas.
Última Resposta Por: Poseidon
Ontem 10:36 PM
» Respostas: 143
» Visualizações: 13012
Liberados arquivos com milhares de videos e fotos de 911.
Última Resposta Por: Elenin20182024
Ontem 09:58 PM
» Respostas: 4
» Visualizações: 2703
15 anos de Farsa, Ataque as Torres Gêmeas e ao Pentágono.
Última Resposta Por: Elenin20182024
Ontem 09:57 PM
» Respostas: 15
» Visualizações: 4387
[youtube] Engenheiros revelam que 11 de Setembro foi orquestrado pelos Americanos
Última Resposta Por: Elenin20182024
Ontem 09:55 PM
» Respostas: 12
» Visualizações: 11521
A personalidade de nome MABUS
Última Resposta Por: Aragorn
Ontem 09:47 PM
» Respostas: 38
» Visualizações: 39234
Últimos acontecimentos ONLINE
Última Resposta Por: Doc S
Ontem 07:25 PM
» Respostas: 791
» Visualizações: 162929
De novo?! O que é isso?! Sabotagem?!
Última Resposta Por: Doc S
Ontem 07:20 PM
» Respostas: 1
» Visualizações: 550
CNN Ataca Donald Trump com Pergunta sobre Autismo e Vacinas Veja Resposta
Última Resposta Por: Justo
Ontem 11:53 AM
» Respostas: 19
» Visualizações: 9571
Depois de quase concluída a transposição do São Francisco pode ser abandonada.
Última Resposta Por: Cimberley Cáspio
Ontem 10:00 AM
» Respostas: 0
» Visualizações: 308
Inteligência Russa acertou ao revelar semanas atrás False Flag americano
Última Resposta Por: Beobachter
17-04-2018 10:01 PM
» Respostas: 35
» Visualizações: 3380
Stonehenge é uma fraude
Última Resposta Por: Thucks
17-04-2018 04:26 PM
» Respostas: 10
» Visualizações: 6057
A Vida Surgiu Antes Da Terra
Última Resposta Por: Thucks
17-04-2018 04:12 PM
» Respostas: 25
» Visualizações: 12686
Arqueólogos encontram o maior bloco de pedra do mundo em Baalbek
Última Resposta Por: Thucks
17-04-2018 04:05 PM
» Respostas: 14
» Visualizações: 9859
Erich von Daniken: mentiras, inverdades e fraudes.
Última Resposta Por: Thucks
17-04-2018 03:53 PM
» Respostas: 47
» Visualizações: 28788
Segredos dos Egípcios e o Velho Testamento
Última Resposta Por: Thucks
17-04-2018 03:43 PM
» Respostas: 32
» Visualizações: 9369
Explosões nucleares da antiguidade? Nosso passado precisa ser reanalisado
Última Resposta Por: Thucks
17-04-2018 02:58 PM
» Respostas: 13
» Visualizações: 1386
Por que sobrevivemos na Terra - e outros 'humanos' não
Última Resposta Por: Thucks
17-04-2018 02:32 PM
» Respostas: 60
» Visualizações: 10364
Descoberta arqueológica de 7300 anos coloca dúvida na história da escrita humana
Última Resposta Por: Thucks
17-04-2018 02:06 PM
» Respostas: 16
» Visualizações: 9674
O que esta por trás da ocupação de escolas em SP?
Última Resposta Por: Nikoloz
17-04-2018 11:36 AM
» Respostas: 4
» Visualizações: 1761
Governo do Brasil recua e não mais enviará militares brasileiros à África.
Última Resposta Por: Cimberley Cáspio
17-04-2018 11:27 AM
» Respostas: 3
» Visualizações: 366
SIONISMO: A verdadeira face do mal
Última Resposta Por: ULTRON
16-04-2018 11:02 AM
» Respostas: 44
» Visualizações: 18711
Nassim Haramein: O Sol é um grande Stargate (?)
Última Resposta Por: Elenin20182024
16-04-2018 12:14 AM
» Respostas: 112
» Visualizações: 25666
Netanyahu diz que Hitler matou judeus pq lider palestino pediu
Última Resposta Por: Thucks
15-04-2018 08:30 PM
» Respostas: 1
» Visualizações: 1307
Annunakis: O que Sitchin não contou!
Última Resposta Por: Thucks
15-04-2018 08:20 PM
» Respostas: 253
» Visualizações: 169916
(Importante) III Guerra Mundial
Última Resposta Por: CaféSemAçúcar
15-04-2018 08:01 PM
» Respostas: 679
» Visualizações: 430714
Flúor: objeto Illuminati.
Última Resposta Por: draggy29
15-04-2018 07:13 PM
» Respostas: 6
» Visualizações: 1207
O que é o Instituto Millenium?
Última Resposta Por: CaféSemAçúcar
15-04-2018 04:24 PM
» Respostas: 25
» Visualizações: 8724
G1 aborda sobre maçonaria
Última Resposta Por: Anonymous_T.ron
14-04-2018 10:03 PM
» Respostas: 6
» Visualizações: 643
Aluno evangélico é humilhado por professor militante do PSOL
Última Resposta Por: AnotherBrickInTheWall
14-04-2018 08:57 PM
» Respostas: 1
» Visualizações: 528

Lista completa de tópicos

Divulgue o fórum em seu site!

Camisetas:
camisetas resista à nova ordem mundial