Maca Peruana pelo menor preço você encontra na Tudo Saudável


Atualizações: Operação Jade Helm

Responder 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Uma breve história da medicina diagnóstica e laboratório clínico
07-05-2018, 11:38 PM (Resposta editada pela última vez em: 07-05-2018 11:49 PM por fallen1232.)
Resposta: #1
Uma breve história da medicina diagnóstica e laboratório clínico
Caros, boa noite!

Fazendo um paralelo á sequência de tópicos que a colega @bruna T tem feito a respeito da lógica e método científico, decidi trazer este documento contendo a história da medicina diagnóstico e o nascimento do laboratório clínico.

Métodos antigos de diagnóstico (Gregos)
HIpócrates e Galeno são descritos como os "pais" da medicina. Especificamente Hipócrates, foi o pioneiro a descrever que as doenças eram causadas por "distúrbios" dos humores, e que o reestabelecimento dos humores, trariam de volta o equilíbrio (termo hoje conhecido como homeostase). Além do exame físico, Hipórates recomendava uma análise da pele, olhos, odor e descreveu a relação entre o tom/odor da urina e as funções renais.
Desde os tempos antigos, os clínicos analisavam a situação física dos pacientes e queixas dos sintomas (400 A.C) e o material biológico mais conhecido até então era a urina.
Mais tarde, Galeno (131-201 DC) que hoje é reconhecido como o pai da fisiologia experimental, criou um sistema de patologia onde misturava as ideias de hipócrates e os conceitos pitagóricos. Assim, a doença não tinha apenas uma relação com os "humores", mas também tinha relação com os elementos naturais (terra, fogo, ar e água), além de ter reconhecido um sintoma clássico da diabetes, e batizou como "diarréia urinária". O seu dogmatismo persistiu até o início do século 14.
[Imagem: hippocrates-on-right-and-galen-where-everett.jpg]

Idade média
Os primeiros cristãos desse período, acreditavam que as doenças eram causadas por bruxaria ou possessão. O diagnóstico era supérfluo. A teria básica era através de reza, penitencia, e invocação dos santos. O diagnóstico era baseado até então em sintomas, examinações, pulso, palpitação, percussão e inspeção de excrementos e as vezes semen. O diagnśotico por urina era praticado e o frasco continha um emblema da medicina medieval.
Em 900 D.C, Isaac Judaeus descreveu um guideline para análises em urina, no entanto, um grande problema da época era o tempo da coleta até a chegada da análise para o clínico.
Nesse mesmo período, os sonhos também eram usados como método de diagnóstico, e significavam "evaporação excessiva dos humores".
[Imagem: greek_wheel.jpg]

Século 17
O século 17 foi marcado principalmente pela introdução de sociedades científicas e periódicos.
William Harvey (1578-1675) marcou o período de explorações mecânicas de uma variedade de processos e funções, incluindo a digestão, metabolismo, respiração e gestação através da análise da circulação sanguínea. O cientista inglês provou através da vivasecção, ligação e perfusão que o coração age como uma bomba enviando sangue para todo o corpo através de um cíclo contínuo
[Imagem: 045641b9a3c60e85899651d35fec60b6--warnin...lation.jpg]


A invenção do microscópio foi tão importante quanto a criação do telescópio por Galileu na astronomia.
Acredita-se que o primeiro a fazer uso da ferramenta para diagnosticar uma doença foi um padre jesuita chamado Anthanasius Kircher (1602-168O) de Fulda (Alemanha). O seu experimento mostrou que parasitas e larvas desenvolviam-se em matérias decadentes. Suas descrições incluem algumas dessas "pragas" presentes no sangue de pacientes acometidos. Nessa época o microscópio tinha um ampliação de 32X (hoje usa-se até 1000X)
Robert Hooke (1635-1703) mais tarde usou o microscópio para documentar a existência de células em formato de "pequenas caixas" nos vegetais, que mais tarde inspirou o trabalho de histologistas, sendo um dos maiores deles o italiano Marcello Malpighi (1628-1694).
Malpighi serviu como clínico ao Papa Inocente XII e tornou-se famoso pela sua investigação na embriologia de galinhas, bem como histologia e fisiologia de glândulas e visceras. O seu trabalho em embriologia descreve os arcos da aorta, nervos, vesículas óticas e cerebrais.

Ainda nesse período, a uroscopia avançava, de forma que servia de diagnśotico para "esclerose" e teste de castidade. A análise de gravimetria através da urina foi introduzida pelo belga místico Jean Baptiste van Helmont (1577-1644). Van Helmont fez uso de uma amostra de 24 horas, mas foi incapaz de tirar conclusões de suas medidas. Apenas no final deste século que Frederik Dekkers of Leiden, da Holanda, obserovu em 1694 que a urina contém proteinas poderia formar um precipitado quando mergulhada em ácido acético, promovendo assim uma ferramenta científicamente válida e de maior valor diagnóstico. O melhor método qualitativo de análise da urina foi introduzido por Thomas Wills (1621-1675), químico e clínico Inglês. Nessa época, era difícil o diagnóstico de diabetes e diferenciar a diabetes mellitus da insipidus, quando Wills, através do gosto da urina conseguiu demonstrar que o gosto da urina do portador de diabetes mellitus era doce, enquanto o paciente portador da diabetes insipidus não (provar a urina e o odor das fezes serviu como método diagnóstico até o começo do século XX!!!!).

Experimentos com transfusão sanguínea tiveram avanços sob o nome de Richard Lower, um fisiologista de Conwall, Inglaterra. Foi pioneiro ao realizar transfuões entre animais. Outras inovações da época foi a introdução intravenosa de drogas e a primeira tentativa de medir a frequência do batimento cardíaco e tempratura para servirem como indicadores de saúde.

Século 18
O século 18 foi marcado por mais avanços teóricos do que práticos. Os primeiros hospitais eram sujos e o conceito de sepsticemia não era bem descrito até o século 19.
William Hewson (1739-1774) foi o primeiro a introduzir métodos que pudessem medir o tempo de protrombina, tempo de protrombina do plasma e outros testes de coagulação, assin como descrever os mecansimos de coagualação. Isso seria muito importante para determinar o método de coleta apropriado da amostra. Hewson, descreveu qeu o sangue após um tempo fora do corpo, formava um espécie de "linfa de coágulo", hoje conhecida como fibrinogenio. Por essa razão, para testes hematológicos, hoje se faz uso de um tubo com tampa rosa/lilás, contendo EDTA. Uma substância que evita o sangue de coagular e mantém as estruturas das hemácias e leucócitos coesas.

O uso de percusão, temperatura, batimentos cardíacos, e pressão sanguínea estavam sendo refinados para servirem de diagnóstico.

Leopold Auenbrugger (1722-1809) foi o primeiro a usar a percussão do tórax como método de diagnóstico em 1754, Viena. O método envolvia em fazer uma pressão no peito do paciente enquanto o mesmo segurava a respiração. Auenbrugger propôs que o som de uma pessoa saudável seria suave. O seu estudante francês, Jean Nicolas Corvisart, foi pioneiro em utilizar o método de Aunbrugger para diagnóstico e escreveu um tratado intitulado "Nova interveção para detectar doenças ocultas no tórax por percussão".

James Currie (1756-1805), um Escocês, foi o primeiro a fazr uso de banho frio para tratar febre tifóide, e monitorar a tempartura do paciente utilizando um termômetro. Levou outra centena de anos até que o termômetro foi reconhecido como ferramenat de diagnóstico.
Em 1707, Sir John Floyer (1649-1734) de Staffordshire, Inglaterra, introduziu o conceito de mensuração da frequência de pulso cardíaco com o auxílio de um relógio. Ele contou os batimentos por minuto e montou uma tabela, no entanto, o seu trabalho foi rejeitado por conta de um conceito Galênico onde dizia que cada doença tem uma característica diferente e especial.

Stephen Hale (1677-1761), um clérigo Inglês, elaborou o primeiro monômetro ou tonômetro que era utilizado para fazer estimativas quantitativas da pressão sanguínea, a capacidade do sangue de bombear o coração e a velocidade do seu conteúdo. O seu trabalho foi precursor do desenvolvimento do esfigmomanômetro como conhecemos hoje e os experimentos iniciais foram realizados no interior de uma artéria de cavalo.

Alguns trabalhos signifcativos foram publicados na época, como a observação de sedimento na urina de pacientes portadores de diabéticos (1774); Matthew Dobson provou que o sabor açucarado da urina e do sangue sérico era causado pelo açucar (1776); e o desenvolvimento de testes para açucar em urina diabética por Francis Home (1780)

Na transição do século 18 e 19 muitas revoluções ocorreram na cultura científica. Cientistas dos EUA viajavam com frequência para a Europa, especificamente França e Alemanha para adquirirem e compartilahrem conhecimentos e pesquisa. A partir desse período, muitos clínicos passam a ter um microscópio em casa ou no escritório para diagnóstico, e em casos de doenças mais graves, o caso era reportado em um laboratório especializado em patologia (hoje conhecido como laboratório de análises clínicas).

Esses laboratórios foram divididos de acordo com a análise e especialização. Sendo as áreas mais comuns nessa época, a bioquímica e hematologia. Os diagnósticos mais comuns eram de cólera, tuberculose, febre tifóide e difeteria.

Nesse período também surgem os conceitos modernos de hospital, o método de Pasteur e a descoberta dos bacilos de Koch (causador de tuberculose). Entre o século 19 e 20 surge o conceito de saúde pública e o conceito de sepse, o que levou a grandes baixas na mortalidade durante cirurgias, a primeira aplicação generalizada de anestesias (1880) que reduziu pelo menos 40% o risco de mortalidade e a descoberta do fator RH, bem como o estabelecimento do sistema ABO por Karl Landsteiner.
[Imagem: why-were-these-people-important-surgery-...1273545596]

Ainda nesse período foi estabelecida a dinâmica entre os clínicos/pesquisadores como conhecemos hoje. Com a finalidade de garantir a sua autoridade, os doutores clínicos tornaram-se chefes dos laboratórios de análise. Isso ocorreu por um conta de uma ruptura que houve entre a medicina prática e a medicina diagnóstica, onde os laboratórios tornaram-se líderes da certeza da causa da doença, e em um período de transição, muitos médicos ainda preferiam suas observações empíricas e suspeitas clínicas unicamente em contato com o paciente. No final da carreira, esses doutores tornavam-se editores de periódicos ou tornavam-se professores.

Fonte: https://pdfs.semanticscholar.org/c99a/b3...a03a4f.pdf
Encontrar todas as respostas deste usuário
Adiciona agradecimento Citar esta mensagem em uma resposta
[-] O(s) seguinte(s) 3 usuários diz(em) obrigado a fallen1232 pelo seu post:
gidnet (10-05-2018), marcosarierom (08-05-2018), rmuller (08-05-2018)
Loja Tudo Saudável
Responder 


Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas Visualizações: Última Resposta
  Diplomatas no laboratório fallen1232 3 863 26-10-2017 01:04 PM
Última Resposta: jonas car
  Stephen Hawking: ''Se quisermos sobreviver, teremos que sair desse planeta em breve'' John Dickinson 5 4,097 14-12-2015 10:30 PM
Última Resposta: ELE-AMA-nos
  Nobel da física, química e medicina. ruicoelho 11 2,276 14-10-2015 06:11 PM
Última Resposta: jonas car
  A importância da história da ciência. ruicoelho 13 5,643 20-04-2015 06:16 PM
Última Resposta: ruicoelho
  Proteina criada em laboratório pode revolucionar tratamento contra a AIDS. Popeye 1 1,576 27-02-2015 10:08 PM
Última Resposta: A.Xavier

Ir ao Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes
Tópicos relacionados...

Publicidade:
Loja de Produtos Naturais Tudo Saudável

Recomende o Fórum


Sites Associados: Dossiê Vacina HPV
Registro de Efeitos Adversos das Vacinas
Rastreando Chemtrails
Site Notícias Naturais
Fórum Notícias Naturais Blog Anti-Nova Ordem Mundial

Pesquisar

(Pesquisa Avançada)

Olá, Visitante
Olá Visitante!
Para participar do fórum, é necessário se Registrar.



  

Senha
  





Usuários Online
Existem no momento 95 usuários online.
» 1 Membros | 94 Visitantes

Estatísticas do Fórum
» Membros: 20,638
» Último Membro: Byll
» Tópicos do Fórum: 25,497
» Respostas do Fórum: 271,657

Estatísticas Completas

Tópicos Recentes
Porta do Inferno - República Gramscista do Brasil
Última Resposta Por: Bruna T
Hoje 08:53 AM
» Respostas: 16
» Visualizações: 836
É possível hackers invadirem urnas eletrônicas se elas não são conectadas à internet?
Última Resposta Por: Bruna T
Hoje 08:47 AM
» Respostas: 15
» Visualizações: 556
[VIDEO] A Máfia dos Transplantes de Órgãos e o Caso Paulinho Pavesi
Última Resposta Por: Bruna T
Hoje 08:39 AM
» Respostas: 26
» Visualizações: 26761
Modus Operandi do Jornalismo
Última Resposta Por: Bruna T
Hoje 08:15 AM
» Respostas: 34
» Visualizações: 1031
Por que a esquerda brasileira está muda diante da fome que mata crianças na Venezuela
Última Resposta Por: Bruna T
Hoje 08:00 AM
» Respostas: 30
» Visualizações: 993
Atentado contra Bolsonaro - Informações
Última Resposta Por: Cecelo
Ontem 09:43 PM
» Respostas: 50
» Visualizações: 2798
Condenada à seca extrema, África do Sul, discute projeto p/rebocar icebergs da Antárt
Última Resposta Por: Cimberley Cáspio
Ontem 05:24 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 64
O suposto relatório de 300 páginas que sacudirá a Igreja Católica
Última Resposta Por: CaféSemAçúcar
Ontem 08:03 AM
» Respostas: 5
» Visualizações: 434
Não subestime o perigo da guerra comercial de Trump com a China
Última Resposta Por: Bruna T
Ontem 01:09 AM
» Respostas: 0
» Visualizações: 193
Alguns pontos da entrevista do Bolsonaro na Globo News
Última Resposta Por: Beobachter
20-09-2018 08:52 PM
» Respostas: 152
» Visualizações: 10185
Somos um povo tipo casal sem vergonha, ou podemos deixar de ser?
Última Resposta Por: Cimberley Cáspio
20-09-2018 06:23 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 154
A Origem da Vida
Última Resposta Por: NoNOM
20-09-2018 05:49 PM
» Respostas: 30
» Visualizações: 1785
Precisamos acabar com a CLT
Última Resposta Por: Marcelo Almeida
20-09-2018 12:13 PM
» Respostas: 2
» Visualizações: 237
Candidato Bolsonaro leva facada
Última Resposta Por: Bilim
20-09-2018 11:16 AM
» Respostas: 178
» Visualizações: 10271
Grupo Bilderberg, o que eles podem estar planejando
Última Resposta Por: Marcelo Almeida
20-09-2018 10:29 AM
» Respostas: 1
» Visualizações: 325
Últimos acontecimentos ONLINE
Última Resposta Por: DeOlhOnafigueira
20-09-2018 12:23 AM
» Respostas: 986
» Visualizações: 191290
ABORTO
Última Resposta Por: Marcelo Almeida
19-09-2018 04:27 PM
» Respostas: 16
» Visualizações: 685
Uruçuí-PI - Epidemia que avança sob o silêncio forçado das vítimas.
Última Resposta Por: Cimberley Cáspio
19-09-2018 03:34 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 234
(Importante) III Guerra Mundial
Última Resposta Por: CaféSemAçúcar
19-09-2018 03:11 PM
» Respostas: 690
» Visualizações: 441634
Imposto Justo
Última Resposta Por: tarcardoso
19-09-2018 10:07 AM
» Respostas: 3
» Visualizações: 246
Maduro banqueteia em restaurante caro enquanto o povo passa fome.
Última Resposta Por: Neo1
18-09-2018 07:12 PM
» Respostas: 1
» Visualizações: 322
Plano dos EUA Para Invasão do Brasil
Última Resposta Por: klanpaia
18-09-2018 06:14 PM
» Respostas: 27
» Visualizações: 22364
Daciolo denuncia Nova Ordem Mundial e pede volta de voto em papel em debate
Última Resposta Por: Nikoloz
18-09-2018 03:42 PM
» Respostas: 52
» Visualizações: 3257
Governo estuda tornar obrigatória vacinação de crianças.
Última Resposta Por: Cimberley Cáspio
18-09-2018 03:15 PM
» Respostas: 0
» Visualizações: 147
Grécia:"o sentimento no país é de que não há futuro.O pessimismo chegou para ficar."
Última Resposta Por: Nikoloz
18-09-2018 02:54 PM
» Respostas: 5
» Visualizações: 352
Tudo que está na Wikipédia é confiável?
Última Resposta Por: pablo_hp
18-09-2018 10:10 AM
» Respostas: 2
» Visualizações: 181
Para a NOM, é proibido permitir uma vida decente para todos.
Última Resposta Por: pablo_hp
18-09-2018 09:07 AM
» Respostas: 3
» Visualizações: 262
União Europeia: 84% querem que a Europa pare de mudar o horário no verão!
Última Resposta Por: pablo_hp
18-09-2018 05:20 AM
» Respostas: 1
» Visualizações: 136
Por que a "Conspiração dos Chemtrails" é Real
Última Resposta Por: jonutz
18-09-2018 04:53 AM
» Respostas: 16
» Visualizações: 8134
Muito mais perdeu o Brasil, do que o Museu Nacional.
Última Resposta Por: Kaen Ashura
18-09-2018 12:54 AM
» Respostas: 26
» Visualizações: 1463

Lista completa de tópicos

Divulgue o fórum em seu site!

Camisetas:
camisetas resista à nova ordem mundial